O problema está no início
Vocês já pararam pra pensar que o problema social de Tibia está no início? Rookgaard.
Pra mim a solução seria encher essa ilha de GMs e Tutores jogando role-play, ensinando a maneira correta de se portar com os outros e, acima de tudo, fazendo o jogador se questionar o porquê de ter uma atitude egoísta ao invés de simplesmente aproveitar o jogo.
Rookgaard é um verdadeiro afugentador de role-players... Basta você parar 5 minutos pra olhar o que acontece nas caves... É roubo de loot (vagabundo, ainda por cima), xingamentos dos mais diversos, traps babacas do tipo ensinar o caminho errado... É desempolgante demais.
Por isso muitos jogadores não escondem seu ódio mortal à ilha newbie. E os que passam pra Mainland ou já se acostumaram com o clima "penitenciária de segurança máxima" ou pensam que jogar Tibia é isso mesmo... "Agora em Mainland, que é PvP, quem se meter comigo eu mato primeiro, depois pergunto o nome".
A verdade é que também em Mainland os reinos de Tibianus III ou da Rainha Eloise não são muito respeitados. Me digam em que terras pacificadas os cidadãos são assassinados em pleno centro da cidade sem que nenhuma autoridade seja percebida? O única preocupação é com a boca suja dos viajantes.
Mas ainda acho que uma Rookgaard alinhada com o espírito do jogo permitiria que uma nova geração de jogadores surgisse.