Postado originalmente por Muchacho
Lá vai:
Tutorial: Iniciantes
INTRODUÇÂO:
Então, você começou a jogar Dofus heh!? Primeiro de tudo, é saber como batalhar, logo após, vem os atributos, e por fim, os equips
Batalhas: a essência do level
Olha! um White Gobball! ele tá me chamando!
Bom, para batalhar, você precisa estar com a vida cheia... para não morrer e perder energia...
Clique em um monstro... (de preferência, começe com white/black gobballs)
Agora é táticas... arme uma para vencer de seu inimigo... note que você tem skills, que geralmente não precisam de equipamento para ser usadas.
Se por exemplo, você for um crã, você não precisa de arco para usar a magic arrow...
Dica:
- Os bichos tendem a não ficar na sua frente, pois o range é maior nos lados lógicos da pessoa (Norte, Sul, Leste, Oeste da pessoa). Apenas quando o bicho está perto e tem condições de atacar no próximo turno. Portanto, fique na frente dos bichos que não possuem range grande... pois eles desviam, demorando mais para chegar até você.
Bom, Na batalha, existem 3 elementos que te levam à vitória:
- Vida: Bom, esse se explica sozinho... chegando no "0", você morre, e se não tiver ninguém na party pra te ajudar, você perde energia e a batalha acaba.
- AP: Esse é o mais importante para um jogador que ataca à distância. Você tem no máximo 6AP. A cada 100 levels você ganha +1 AP... AP (ou Attack points), é uma limitação de ataque que você tem... Por Exemplo:
Se você é um crã (arqueiro)... a magia Frozen Arrow custa 3 ap para ser usada... como você tem 6, ela pode ser lançada 2 vezes. Mas existem bichos, como as larvas, que atacam tirando AP do jogador... então, no próximo turno, o AP será reduzido... uma boa tática para se livrar dessas larvas é: Chegando perto. Sim, você pode tomar muito dano, mas, como a melhor defesa é o ataque, chegue perto e ataque sem piedade. (contra jogador não funciona... pois eles irão fugir e retirar seu ap a qualquer custo... geralmente...)
- MP: Bom, Eis uma grande ajuda para Iops, fecas, sacriers, etc: a movimentação... Você começa com 3 MP, a cada passo, 1 é subtraído. Você ganha 1 MP a cada 100 levels também....(ou Movement Points...)
Use os 3 acima com sabedoria e a vitória é sua.
Atributos:
Bom, um dia o char tem que ficar forte, não é? É para isso que os atributos funcionam... SENDO ELES:
STRENGHT: Força bruta! Aumenta o ataque e Danos elementais da Terra (earth).. (se por exemplo, um mago usasse magias da Terra e quisesse se especializar em danos Terrestres, é só colocar em STR... não é porque ele é mago que ele não precisa de força... alguns atributos aumentam danos elementais também...)
VITALITY: Vida. Aumentando 1 aqui, faz você ganhar 1 de vida.
WISDOM Aumenta a chance de evitar perda de AP/MP e Aumenta a experiência recebida... 3 pontos aqui faz aumentar 1 de Wisdom.
CHANCE: Aumenta a chance de receber itens... 1 ponto aumenta 0.1% de achar algo... Eu conheci um Enutrof (velhote), que tinha 150 de chance... não era a toa que ele achava itens gobball facinho nos gobballs... ele trabalhava sempre em equipe, claro...)
AGILITY: Aumenta a chance de desvio, Iniciativa, e Impede os inimigos de desviar de você, caso vocês estiverem frente-a-frente. Aumenta também danos de Água (water).
INTELLIGENCE: FOGO! Inteligência aumenta a força de summons, CURAS, E melhora o dano de fogo... (fire).
bom, tem também um, mas não pode aumentar/curar, só com poções...
ENERGY: a cada morte, você perde "seu level*10" de energy. Se chegar a 0, você vira um fantasma, e deve ir até o mapa "3 -18" para voltar a ser humano.
Equips
Bom, Equips devem seguir de acordo com o char... se por exemplo, você é um crã fire, seus equips devem oferecer INT e VIT (ou life)...
Porque VIT?
Arqueiro não deve ter mais que 20 em vit... o resto, os equips que cuidam... Eu por exemplo, ao invés do arco, eu uso um martelo... que dá 30 de life e 8 de INT... Minha capa dá 60 de life... Bom, somando o resto dos meus equips eu fico com 180 de vida... Os bichos tem um bom trabalho pra me matar...
Então, Ajuste seus equips de acordo com suas necessidades...
Existem os Sets, que quando peças do set se junta, atributos extras são dados a você. Existe o Gobball Set, que ele completo (300~400 kamas K) dá mais 1 de AP e dá muitos outros atributos, como vida, Agi, Int e vit... Bom, eu almejo ter um desses...
Bom esse é o básico do básico.. qualquer pergunta, "tamos ae"...