Mas se essa carga hereditária é influencida pelos memes que nascem do meio, como separar causa e consequência?
Versão Imprimível
Mas se essa carga hereditária é influencida pelos memes que nascem do meio, como separar causa e consequência?
A discussão já está muito avançada, mas resolvi postar.
Pra mim estas três opções não são mutuamente excludentes, alguma coisa pode ser manifestada por motivos genéticos e ainda ser uma doença, ex: hemofilia ou Síndrome de Down, portanto a pergunta não deveria ter sido formulada deste modo.
Mas quando falamos de escolha não podemos tratar de uma característica física (seja fisiológica, anatômica ou o quer for) inata, mas sim de uma ação.
Acredito que em todas as nossas ações nós temos escolhas, a não ser que você forçado por uma força externa, como se alguém apontasse uma arma na sua cabeça e mandasse você praticar certa parafilia, você sempre pode escolher livremente.
Acredito que o objeto de desejo sexual não se dá por uma escolha, como se exigisse alguma reflexão racional.
Fazendo uma analogia, se eu olho a Pietà de Michelangelo Buonarroti ou ouço a Morgenstemning de Edvard Grieg eu a acho bela, não porque eu escolhi no momento meu gosto artístico, mas sim porque ela se encaixa no meu gosto já definido ou em formação.
Logo, se alguém sente prazer por botas, por exemplo, não acredito que essa pessoa escolheu sentir esse tipo de desejo, mas mesmo que isso seja natural àquela pessoa, isso não exclui ou dá a qualidade de doença.
O único modo de ser considerado que não existe de modo algum escolha é se a pessoa for uma completa escrava dos seus desejos primitivos, o que não é verdade. Ou seja, nós não escolhemos nossas inclinações como se houvesse um menu, mas isso nunca nos tira a liberdade de escolha.
Mas também acho que nossas inclinações possam ser trabalhadas e direcionadas, embora isso seja um trabalho muito exaustivo, elas não são em si absolutas. As pessoas por vezes não experimentam mudanças de gostos e desejos, mesmo sexuais? Por que soa tão absurdo que uma pessoa alterar sua sexualidade? Porque o único desejo imutável no homem tem de ser o sexual?
Mas, supondo que as parafilias sejam naturais, seriam elas doenças ou não?
A maioria das pessoas dirá que pedofilia é uma doença, embora um pedófilo não tenha nenhum problema físico ou mesmo de sanidade mental por ser pedófilo, a única coisa diferente entre ele e uma pessoa dita saudável é que ele se excita com crianças, essa posição é justificada pelas pessoas porque a pedofilia é um mal para a sociedade e não pelas conseqüências em si da parafilia a quem a carrega.
Primeiramente o que é exatamente uma doença? É um conceito complicado.
Poderíamos considerar doença um distúrbio, ou seja, quando algo não cumpre o papel para o qual ele existe, pelo menos não em sua plenitude ou do modo como deveria.
Uma célula cancerígena não cumpre seu papel, um fígado com cirrose não cumpre totalmente seu papel, assim como um coração com arritmia, um olho com astigmatismo ou o sangue de um hemofílico.
E qual é a função da sexualidade?
A reprodução, talvez alguém diga também o prazer, mas são as pessoas que usam a sexualidade como um meio para se obter o prazer, o fim natural da sexualidade é unicamente a reprodução, talvez o prazer exista para dar um incentivo à sua prática, especulações à parte.
Então (vou ser apedrejado), acho que o uso da sexualidade que não vise a reprodução é de certa forma uma doença, então pra mim quase todo mundo é doente, em maior ou menor grau, eu inclusive.
Não dá pra pegar uma padrão social e estabelecer quem ta fora disso é doente (mental) e quem ta dentro não é, essa idéia já foi descartada pela psiquiatria. Se algo é uma doença tem de haver um motivo na doença em si, e não por comparação.
@Rohn John
Mas você há de convir, que o padrão do belo de uma determinada época ou cultura, pode não ser belo em outras; se voce apresenta a Pietá, eu por outro lado apresento a Venus de Willendorf; se voce apresenta a musica erudita ocidental, eu apresento a musica oriental, com todas as suas esquisitisses e escalas exóticas.Quem poderia dizer que estas coisas não despertam a idéia do belo?Citação:
Fazendo uma analogia, se eu olho a Pietà de Michelangelo Buonarroti ou ouço a Morgenstemning de Edvard Grieg eu a acho bela, não porque eu escolhi no momento meu gosto artístico, mas sim porque ela se encaixa no meu gosto já definido ou em formação.
Em algum ponto, o comportamento fez-se genético, e os genes fizeram-se comportamento. Ou teria sido o oposto?
Editado: Esta musica do Edvard me lembra bastante o impressionismo o_O.
Aqui eu concordo com você, mas assim como eu aquelas pessoas tinham um gosto formado diferente.
Mas eu acredito que há um caráter universal na beleza, ela não é totalmente subjetiva, mas também essa discussão não convém.
Não entendo como isso entra em conflito com o que eu disse.
Não penso que exista uma relação tão forte entre os genes e o comportamento social da pessoa. Pelo menos eu nunca soube de alguém que pudesse predizer com precisão como seria o comportamento de uma pessoa pelos genes dela, não é verdade que mesmo gêmeos idênticos, que possuem o mesmo genoma, agem e pensam diferentes? Eu não conheço nenhum caso, mas deve haver gemêos idênticos em que um é heterosexual e o outro é homosexual, ou que eles apresentem comportamento sexual completamente distinto, parece-me perfeitamente possível.
Tampouco creio que o comportamento possa moldar os genes, motivo pelo qual eu vi que você foi muito criticado neste tópico por ressuscitar a tese de Lamarck ou uma semelhante.
Você fala como se existisse uma relação biunívoca entre genes e comportamento.
Eu acho que nós somos o que nós escolhemos ser, nós nascemos com algumas qualidades primordiais e daí é só escolhas, nenhum gene é tão forte pra imperar sobre o livre-arbítrio.
Livre-escolha certamente.
Eu acho que e genético, na verdade, eu acho que tudoooooo mesmooooo nos seres vivos e genetico, ou grande parte é influenciado pelo Dna, só nao sabemos ao certo como(por enquanto).
Anyway, mesmo assim, acho que a pedofilia em questão, é muita sacanagem e é errado, eu acho que quem tem vontade dessas coisas, mesmo que nao consiga mudar, tinha que se controlar e nunca praticar a pedofilia, pois a criança ainda nao tem dissenrnimento, ela é inoscente e nao está na fase de fazer sexo nem explorar esse mundo, portanto, acho pedofilia super errada, e quem é, deveria se conter e nunca colocar tais esquisitiçes em pratica para o bem do pcicologico das crianças.
OBS: Quando digo crianças, não me refiro às ninfetinhas de 14~15 anos novinhas que ficam seduzindo os kras mais velhos na balada/festas e afins, nem dos viadinhos iniciantes que entram na balada com carteira falsa e querem dar ate cansar...
Coveiros masters =x
Em tempo, uma coisa é uma parafilia quando a sociedade diz que é, até os anos 60 homossexualidade era uma parafilia, e não é mais pq a sociedade aceitou esse comportamento sexual, as coisas tendem a evoluir :D
Certo que algum idiota vai tentar distorcer o que eu falei e dizer que pedofilia ou algo parecido pode vim a ser aceito...
Pra verem como é uma coisa de opinião, olha as parafilias que eu tenho:
Agorafilia, acho válido transar na sacada ou na festa.
Agrofilia, sempre quis transar ao ar livre num sitio.
Coreofilia, nunca se excitaram vendo alguém dançar?
Crinofilia, um suorzinho sempre é bom.
Cronofilia, vale por pessoas mais jovens?
Exibicionismo, gente que vai numa casa de striptease não curte?
Fetichismo, adoro transar com chapeuzinhos vermelhos ou lobos maus.
Frotteurismo, olha o encoxamento ae genteeeeeee
Nesofilia, sempre quis =x
Odaxelagnia, odeio quando me mordem, mas acho acontece em uns 40% das vezes.
Partenofilia, #adoro.
Aposto que se vocês pararem pra ler, verão que tem várias delas \o
Eu achei divertido ler e fazer essa lista huauhauha
Acredito que seja algo que o cérebro crie como consequência de algum complexo. É como o cara que mata por sofrer na infância ou que estupra por ter alguma influência na adolescência. Mas, claro, algo controlável e que não justifica sua ação.
Vocês falam demais, não consigo ler tudo. Bom, como já disse, tenho mais da metade dessas parafilias... Perai, agora vou cagar meu almoço.