A (In)Estabilidade Tibiana
Todos os que aqui entraram provavelmente pensaram que se tratava de mais um tópico sobre a filosofia tibiana e o equilibrio de determinados factores como vocações e diversos pontos de discórdia generalizada. Bom, não se trata desse tipo de questões aqui.
Estou aqui para chamar à atenção da magnitude do que hoje aconteceu pelos mais variados servers do tibia. Durante a tarde europeia, nomeadamente por volta das 6 horas e meia segundo o que recordo(sou Portugues), todos os servers americanos foram abaixo. Os dados mais recentes apontam para que no espaço de 2-3,5 segundos, cerca de 34200 jogadores foram kickados e os servers obviamente passaram a estar offline. Exactamente 2 minutos apos 10000 pessoas foram por sua vez kickados de servers alemães. Os mass kicks, kicks e lags sucederam-se infindavelmente ao longo do dia. Estes mass kicks e estes pequenos lags deixaram de se restringir aos servers americanos passando depois para os servers alemães também. Ao ínicio da noite a cipsoft noticiou no seu site oficial que todos os mundos experienciavam kicks e lags.
Esta e muito brevemente a exposição resumida do que aconteceu.
Conclusões a tirar:
1- É seguramente o maior mass kick da história do tibia, nunca vi 34000 pessoas e dezenas de servers a desligarem-se numa fracção de segundo. (nao contando com updates)
2-Demonstra profundas falhas de organização no interior da cipsoft. Como podem ocorrer tamanhas quebras energéticas e informáticas num jogo online existente desde 1997 com boa reputação e que conta hoje em dia com mais de 100000 jogadores?(Não é mais uma critica infundamentada á cipsoft que na minha opinião tem até realizado um óptimo trabalho).
3-Como pode haver tamanhas falhas de comunicações entre a empresa produtora e administradora do jogo e os seus jogadores? Os fórums oficiais estão completamente inundados por reports, queixas e pedidos de esclarecimento de duvidas. Não houve um único gamemaster ou God que viesse a público, desse a cara e explicasse os desenvolvimentos da questão. Como é possível não adientar informações sobre um eventual reset?
4- Deixando as criticas, gostaria de vos sugerir que amanha dessem uma vista de olhos a tabela de mortes no site erig.com e comparassem a quantidade de mortes e a magnitude dos kicks na comunidade, com o que acontece normalmente.
Consequencias:
1-Surgem duas correntes de opinião generalizadas apoiadas por petições nos fórums oficiais. Enquanto que um grupo de jogadores pretende o reset alegando perda de level skills e items( grupo do qual faço parte pois acabei de desistir de tibia, perdi todos os meus equips , nao sobrou um), posição que compreendo e acho completamente normal. Existe também um outro grupo que pede para que não se realize um reset alegando precisamente o contrario dos que o pedem, ou seja alegando o facto de terem completado quests, subido levels e skills. Posição também completamente legal e justa.
Questões que se colocam:
1-Como a cipsoft vai justificar perante uma comunidade de 100000 pessoas o que se passou em todos os mundos tibianos?
2- Qual vai ser a decisão relativamente ao reset?
3- Como serão compensados(se forem) os jogadores que se encontram na corrente de opinião oposta a qual sera recompensada por um eventual ( ou nao) reset?
A Cipsoft acaba de borrar a pintura e consegue por si própria mais uma vez separar jogadores,provocar desunião e acaba também por se encurralar a si própria.
(Este post não tem o intuito de humilhar ou criticar de forma não comedida a cipsoft, apenas alargar a visão perante o panorama de caos que se gerou)
Peço desculpa se não perceberem algo mas o Portugues de Portugal e totalmente diferente do do Brasil.
VOU MORRER DE ATAQUE PSICOLÓGICO =(
Já, são mais de 10 horas desde o ocorrido com esses lags, freezes e kicks que a Cipsoft não toma nenhuma prividência.
TIBIA PRA MIM É TUDO SEM ESSE JOGO EU NÃO SOU NADA NA VIDA. :triste:
POR FAVOR EU IMPLORO COMPREM 1 UMA P.A PARA MIM PARA SPOIBILIZAR AS QUESTS RARAS QUE EU SEI. :triste: