Citação:
que é o Botafogo?
Botafogo de Futebol e Regatas, ou simplesmente “O time do Garrincha”
• Local: Rio de Janeiro (RJ)
• Fundação: 8 de dezembro de 1942
• Principais apelidos: “Bostafogo”, “Viúvas do Garrincha”, “Cavalo Paraguaio”, “Time de bonecas”
• Patrocinador: LiquiGás (2008) / Amarinhos Pixote (2010)
• Material Esportivo: Kappa (2008) / Vettor (2010)
• Algumas informações importantes e verdadeiras:
- O Botafogo é atendido também ao nome de “O Glorioso clube da Estrela Solitária”, por ter apenas um título de considerável importância.
- O maior ídolo do Botafogo, Mané Garrincha, era torcedor do Flamengo. Garrincha veio parar no Botafogo por um tremendo acaso: ele confundiu o clube com uma fábrica de cachaça. Garrincha, como todos sabem, era alcoólatra e vivia de fogo, e achou que "Botafogo" era o nome de alguma nova bebida. Acabou parando na peneira do clube, e mesmo bêbado conseguiu driblar todos os "craques" do clube de então. Humilhados ao ver que uma pessoa "mamada" jogava melhor do que todos no elenco, a diretoria resolveu contratá-lo.
- Em 1948, quando o Botafogo perdia para o poderoso Canto do Rio por 3 x 0, um misterioso vira-lata entrou em campo e começou a molestar a perna do técnico alvinegro. Eis então que o inesperado acontece, e contrariando todas as expectativas o Botafogo consegue marcar quatro gols, perdendo ‘apenas’ por 10 x 4. Carlito Rocha, então presidente do Botafogo chegou à conclusão de que o cachorro dava sorte, e ordenou que antes de todos os jogos o cão pulguento, batizado posteriormente de Biriba, fizesse sexo com a perna do técnico e dos 11 jogadores.
- O Botafogo é de fato, como se diz, um time muito “macho”. Não existem provas conhecidas de que alguma mulher torça para o Botafogo. Quando aparece uma, é sempre sapatão, vide os exemplos de Marlene Mattos, Edicléia Carabina, Adriana Calcanhoto, etc. 12/12/07 Buchecha 9°
- Em 2007, o Botafogo conseguiu o inédito feito de ser quase campeão em quase tudo que disputou, sendo Quase Campeão Carioca, Quase Campeão da Copa do Brasil, Quase Campeão Brasileiro, Quase Eliminou o River Plate e Quase foi para a Libertadores.
- O Botafogo tem ao menos um recorde na história do futebol: “O time do Garrincha” ficou extos 21 anos sem títulos, sendo somente superado pelo Corinthians.
- “O Glorioso” é o time do Rio de Janeiro que menos têm Estaduais (apenas 18, no total)
- “O Glorioso” é o time do Rio de Janeiro que perde em confrontos diretos para todos os grandes da capital carioca (Fluminense, Flamengo, Vasco e Americano).
- Único time do RJ a ter um grito de torcida cantado por todas as torcidas cariocas:
“Não ganha naaada, time sofredooor e é por isso que eu canto assim... Tomar no cú foooogo.”
- É o time brasileiro mais zuado na internet.
- É grande freguês do poderoso time de Americano, de Campos.
[...]
• Algumas frases que envolvem à instituição:
- “Já jogamos em todos os 3 grandes clubes do Rio de Janeiro!”
Romário, Edmundo, Felipe e Petkovic sobre o Botafogo
- “Não jogamos em time pequeno!”
Romário, Edmundo, Felipe e Petkovic sobre o Botafogo
- “Agora sim estou num time grande!”
Jonílson sobre sua transferência do Botafogo para o Cruzeiro
- “Já fui sondado pelos dirigentes do Botafogo, mas preferi ficar no Cabofriense!”
Marcelinho sobre o Botafogo
- “Sim, eu lembro... a última vez que eu recebi, foi em 1968! O Botafogo inclusive ganhou algo nesse ano!”
Um funcionário qualquer sobre os salários atrasados no clube
• Campanhas em Brasileiros – desde 2000:
2000 – lutou contra o rebaixamento
2001 – lutou contra o rebaixamento
2002 – caiu p/ série B após o polêmico “Caso Sandro Hiroshi”, em 1999.
2003 – vice campeão da série B
2004 – lutou contra o rebaixamento
2005 – campanha razoável: Sulamericana
2006 – campanha razoável: Sulamericana
2007 – campanha razoável: Sulamericana
Lol vsf quem fez isso