Darkon, vc já atualizo o tuto por causa do update?
@topic
muito bom o tuto, sempre venho aqui dar uma conferida. :riso:
Versão Imprimível
Darkon, vc já atualizo o tuto por causa do update?
@topic
muito bom o tuto, sempre venho aqui dar uma conferida. :riso:
Acabei de atualizar, Dunha Djow.
Na atualização, quero deixar claro, que é uma honra para mim ter 15,000 visitas no tópico, que provavelmente ajudou muitos jogadores.
E nessa atualização coloquei o que precisava, e tirei coisas que não precisava. Vou fazer um resumo do que eu fiz na atualização...
Primeiro, coloquei mapas novos, menores e mais simples.
Também mudei partes de Magic Level, partes de Sorcerer, corrigindo erros de ortografia e adicionando coisinhas novas.
Acrescentei "sets" na parte equipamentos, e tirei alguns equipamentos que já vi serem inviáveis, como Crown Armor.
Os "sets" que acrescentei são tipo assim:
http://img72.imageshack.us/img72/3474/set50ty3.png
A parte runas foi extremamente modificada, coloquei imagens de uso das runas, quanto tempo Sorcerer e Master Sorcerer demoram para fazer a runa, quanto é o gasto de mana total por backpack da runa, e outras coisas.
A parte monstros, vocês vão gostar e não gostar, gostar porque fiz fichinhas como essa:
http://74.53.186.200/conteudo/criaturas/hero.gif
Hero (com EXORI MORT)
Level recomendado para caçar: 85+
HP: 1400 XP: 1200
Ataque: Melee (0-240), Arrows (0-120), Self-Healing.
Loot: De 0-100 gp, 0-15 Arrows, Rope, Scroll, Lyre, Green Tunic, Bow, Scarf, Meat, Grapes, Red Rose, Wedding Ring, Two Handed Sword,0-6 Sniper Arrow, War Hammer, Red Piece of Cloth, Might Ring, Piggy Bank, Crown Armor, Crown Shield, Crown Helmet, Fire Sword, Crown Legs.
Locais de caça: Hero Cave (Edron).
Essas fichinhas ajudam a saber mais do monstro, a sua localização, loot, e etc. Não irão gostar porque ainda está sem videos e eu só deixei bem "detalhado" até o level 60+, pois a Valéria colocou umas coisinhas novas nas regras de tutorials que não me permite, por exemplo, falar sobre hunt Hero, já que as únicas hunts que fiz desse monstro não foram com meu char do 8.0, logo vou precisar de ajuda de HL's amigos ou aqui do fórum para terminar essa parte.
Fiz uma matéria que foi logo colocada logo no tópico, está na 2ª página, 1º post, e é "Vantagens de Premium Account Sorcerer". Qualquer free account que ler isso vai ficar com muita vontade de colocar premium. ;)
Teve várias outras "coisinhas", mas acho que essas são as principais.
Tutorial atualizado e espero comentários, e criticas sobre coisas erradas no tutorial, se vocês acharem, claro. :P
Aeee!
Atualização do tutorial, xD
Tá mais perfeito do que nunca, só tem um errinho que vc fez nos depots, uma hora vc colocou 200 slots, outra vc colocou 2000....
^^
abraços
Ajeitei esse erro, ou foi o teclado, ou foi o sono. O certo mesmo é 2000 slots. xd
Tô adicionando vídeos na parte de monstros, quem quiser pode mandar vídeo a vontade, da versão 8.0, de rots, de amazon, de soldier, do que quiser, que tô colocando no tópico. :)
Bem Darkon, ótima atualização... ^^
Só estou aqui para lhe dizer que, se ainda precisa de videos ou qualquer coisa do tipo de Premium, estou a dispor... Qualquer coisa me manda PM, ou entra no MSN.
PS: Quase toda a enciclopédia é tirada do seu tutorial Darkon XD Parabens.
Cya
cara, com as atualizaçoes do update o tuto fiko melhor do q jah tava....., mt bom msm...
parabens :D
Darkon, eu sei que você parece ser um cara que preza pela perfeição em tudo o que faz.
Por isso, quero lhe deixar uma dica: por que não se concentrar em ensinar com destreza e clareza, os assuntos que você realmente domina?
É de conhecimento geral que você não alcançou o level desejado para ministrar muitos dos tutoriais que você produziu.
Seria mais transparente de sua parte, se você ensinasse aqui o que realmente sabe na prática.
Me tome por exemplo: o level máximo que alcancei com um sorcerer foi 63 e magic level 60. Como pois eu poderia opinar sobre níveis acima dos que eu consegui chegar???
É claro que, quase 4 anos de jogo, a gente acaba aprendendo muita coisa, mesmo não havendo chegado a um determinado level, não é verdade? ;)
Não levando em consideração a minha humilde opinião, você corre o risco de receber críticas como esta:
É óbvio que nosso colega powergamer Ensei, exagerou em alguns pontos. Mas em partes ele tem razão.Citação:
Postado originalmente por Ensei
Segundo fontes confiáveis, tive o conhecimento de que você utiliza OT Servers como base de experimentos para muitos de seus tutoriais... Isto não é uma coisa muito sensata de se fazer, visto que um OT Server dificilmente (eu diria até que seria impossível) chegará a um nível de precisão das fórmulas do Tibia original.
Por favor, não brinque com as milhares de vidas de jogadores iniciantes e inexperientes. Isso é sério.
Preferível seria, se ao invés de somente pesquisar, formatar e postar tutoriais, você escrevesse com riqueza de detalhes, a sua experiência pessoal como um sorcerer.
Isto enriqueceria muito mais o fórum.
Outra coisa: procure ter o coração certo ao manter seus tutoriais. Não deixe o número de posts subirem a sua cabeça. A queda pode ser dolorosa, portanto, siga em frente com o único intuito de somente ajudar os iniciantes. ;)
Espero que você Darkon, encare este post como uma crítica construtiva. Pois gosto muito do seu trabalho por aqui, ok?
@Leo, apenas Leo...
Engano seu meu caro. Apenas utilizamos a mesma fonte de dados, não é, Darkon? :DCitação:
Postado originalmente por Leo, apenas Leo...
A enciclopédia está um pouco inativa, sim, pois ultimamente estamos um pouco atarefados com a vida real. Mas em breve, atualizações de toda sorte surgirão, é só aguardar com paciência. :)
Sem mais para o momento,
Nem é pra tanto, só tento melhorar cada vez meus tópicos, daí vou atualizando eles, e quem sabe chegue perto da "perfeição" que você diz. ^^
Eu tento, em alguns que tenho 100% de dominação, eu falo bastante, agora entenda também que é dificil você ficar digitando na frente do PC, vendo sites, vendo videos, e caçando no tibia, isso chega a dar cansaço, além dos problemas da RL, Gryllo, que você deve saber que eles podem tomar todo o tempo da sua vida virtual.Citação:
Por isso, quero lhe deixar uma dica: por que não se concentrar em ensinar com destreza e clareza, os assuntos que você realmente domina?
Eu fiz 5 tutos apenas: um sobre Venore, um sobre Dark Cathedral, um sobre o update 8.0, um sobre vantagens de premium account e meu tutorial para sorcerers. Em todos (menos esse de up level) eu tive o level que precisava, ao menos não tive problemas com nenhum, apenas alguns com esse.Citação:
É de conhecimento geral que você não alcançou o level desejado para ministrar muitos dos tutoriais que você produziu.
Sabe Gryllo, eu nunca falo coisas como essa, mas eu fui um péssimo tibiano no sentido moral. Já fui sharer (com meu irmão), já vendi char, já lurei muito, mas deste meu último char, que é este pequeno Sorcerer level 34, eu parei de fazer tudo isso, e me concentrar apenas na diversão e em ser um Sorcerer, logo eu não quero rushar assim o level, apenas ter o necessário para algumas coisas. Esse level 34, de agora, eu queria fazer vídeo de Dwarf Guard com um char meu, consegui. Agora, como fazer vídeos de Dragons, por exemplo, sem uma premium account? Daí vem a pergunta, se você não tem premium, como que vai experimentar teses? Vai simplesmente deixar elas de lado? Aí não, pois tive uns recursos.Citação:
Me tome por exemplo: o level máximo que alcancei com um sorcerer foi 63 e magic level 60. Como pois eu poderia opinar sobre níveis acima dos que eu consegui chegar???
É claro que, quase 4 anos de jogo, a gente acaba aprendendo muita coisa, mesmo não havendo chegado a um determinado level, não é verdade? ;)
O nosso amigo Ensei não percebeu que a parte feita do tutorial, era para Free Account Sorcerer, que não tem muito futuro, como eu mesmo falei pra ele. Ele pensou que eu estava totalmente errado, pensando que não sabia do vis, entre outros, porém mostrei pra ele que o erro foi dele, que criticou sem antes ler 2 vezes o assunto.Citação:
É óbvio que nosso colega powergamer Ensei, exagerou em alguns pontos. Mas em partes ele tem razão.
Sim, uso OT, muita gente deve saber disso. Porém uso OT apenas para ver como são áreas premium, por exemplo, saca? Eu dificilmente uso OT pra fazer hunts, pois sei que isso pode afetar drasticamente players, tantos que não expliquei coisas detalhadas sobre Warlock, sobre Hydra, só falei o método de caça, saca? Vê a parte de monstros, que vai ver que tá tudo editado e que mudei muita coisa, com algumas dicas da Valéria.Citação:
Segundo fontes confiáveis, tive o conhecimento de que você utiliza OT Servers como base de experimentos para muitos de seus tutoriais... Isto não é uma coisa muito sensata de se fazer, visto que um OT Server dificilmente (eu diria até que seria impossível) chegará a um nível de precisão das fórmulas do Tibia original.
Nesse tutorial eu não dou nenhuma informação incorreta, e se dou, deixo avisado que a informação não é 100% correta. Inclusive tô falando com bastante pessoas, como o Rocky (jogou bastante de sorc) e alguns amigos de Server, só pra perguntar se a tese está certo, se é seguro postar, coisas do tipo.Citação:
Por favor, não brinque com as milhares de vidas de jogadores iniciantes e inexperientes. Isso é sério.
Até certa parte do tutorial, eu fiz isso, porém pela parte do level 60+, que eu nunca fiquei muito tempo nesse level, eu parei de dar informação detalhadinhas, já que não tenho as mesmas.Citação:
Preferível seria, se ao invés de somente pesquisar, formatar e postar tutoriais, você escrevesse com riqueza de detalhes, a sua experiência pessoal como um sorcerer.
Eu sigo esse intuito, fiz o Tutorial e tópicos, não para ser famoso, mas sim, para ajudar, e para ver se as pessoas gostam do meu trabalho, para receber criticas (como a sua), para melhorar cada vez, tendo mais conhecimento cada vez mais. Eu faço tópicos, tutoriais, por amor á vocação, nada mais que isso.Citação:
Outra coisa: procure ter o coração certo ao manter seus tutoriais. Não deixe o número de posts subirem a sua cabeça. A queda pode ser dolorosa, portanto, siga em frente com o único intuito de somente ajudar os iniciantes. ;)
Opa, sempre tento melhorar meus trabalhos, vou tentar a sorte em concursos e conseguir uma premium, para não depender de amigos e videos, e passar a depender apenas da minha conta.Citação:
Espero que você Darkon, encare este post como uma crítica construtiva. Pois gosto muito do seu trabalho por aqui, ok?
Sim, Gryllo, mas além disso a Valéria sabe que o que ela precisar do meu tutorial, pode pegar á vontade, pois eu quero muito ajudar a enciclopédia, e dentre os meus limites eu ajudarei ela.Citação:
Engano seu meu caro. Apenas utilizamos a mesma fonte de dados, não é, Darkon? :D
Muito obrigado pela crítica, Gryllo, levo todas as criticas em consideração, e espero que se quiser debater ou dar dicas novamente, sinta-se livre, responderei ela tranqüilamente como essa aqui.
E bom, antes de criticar de novo sobre level, lê de novo o tuto cara, eu parei de detalhar caçadas na hora que falei sobre Dragons, eu fiz o que você havia criticado, de não falar nada a mais do que eu já fiz, só que acho que você não essa atualização do tuto.
Aliás, seu tutorial sobre os "maps" do update 8.0, me ajudou muito aqui, devo agradecimento á você por isso.
bem, eu ja disse o que eu acho sobre esses tutoriais.
o que virá depois disso e que veremos.
eu quero que voces tenham fontes seguras de informaçoes, e prefiro que isso seja feito centrado no proprio level e experiencias pessoais de voces.
não tiro o merito de formatarem tudo lindinho, traduzirem outros sites bem direitinho, nao, de forma alguma. mas de que adianta isso tudo, se o proprio char de quem ta ensinando nao viveu isso?
explicando melhor: um char tem seus proprios equipamentos, dinheiro, jeito de fazer caçadas, e isso depende do player que ta por tras. se ele usa cheats, bots, programas para facilitar o jogo, ja nao e uma fonte segura de informaçao, pois se usa isso, como pode querer passar uma experiencia para quem nao usa?
outro ponto: voce diz que usa ot para ver melhor uma area premmy acc, e sabemos que ots nao sao a realidade do tibia, pois quem joga ot sabe muito bem o quanto e facil. so que as formulas utilizadas nao sao as mesmas, como o fe falou ai em cima, nao tem condicão alguma de se basear em ot para ver isso. eu entendo que voce nao seja premmy, mas querer falar de premmy sem ter a vivencia de um premmy, é irreal. eu esperaria ter a experiencia desas areas para me arriscar a falar delas.
sou level 71, premmy acc, e as minhas caçadas sao diferentes de outros players. sei a hora que preciso caçar para ganhar grana, para pegar xp, para divertir. me preparo para isso, mas o que eu acho que é o certo, pode nao ser certo para quem nao tem as mesmas vantagens que eu ,por exemplo. entao evito dar receitas de bolo baseadas em meu char. tento levar em consideraçao que o player nao tem tanta grana quanto eu, que nao tem os mesmos equipamentos, os mesmos skills, e isso pode ter certeza faz muita diferença.
admiro que voces tentem vir aqui e tornar o forum melhor, e até incentivo isso. mas nao posso continuar mais admitindo que pessoas que nao tem level suficiente para determinada caçada, venham ensinar outros como fazer. que primeiro tenham o level e o façam com seu proprio char, entendem?
ai terao respaldo para poder ensinar. a gente corre um grande risco de ensinar errado, e pessoas aprenderem errado. e com isso, desanimarem com seus chars, ao verem que fazem tudo que ta escrito aqui, mas nao veem resultados. é disso que eu to falando.
nao tem problema algum ficarem postando dezenas de tutos aqui. mas os tutos que aparecem, sao copias de sites, copias de outros topicos, tiram ss de outros chars, contam experiencias de outros chars, e é isso que ta me cansando. os jogadores entram aqui, em busca de informaçoes, mas o que querem encontrar e como fazer um char fodonico em 72 horas.
isso descaracteriza o jogo, e cria jogadores mimados, preguiçosos, que nao se aventuram e nao tem a minima vontade de aprender por sua propria conta.
são jogadores, que quando chegam updates, correm para fazer um char que ta mais em voga, mais facil de se chegar ao topo, e assim, nao conseguem criar raizes em vocaçoes que realmente gostam de jogar. o que pretendemos ao utilizar o board de vocaçoes? falar sobre nossas vocaçoes, sobre as dificuldades e facilidades delas, criar discussoes importantes e que tenham futuro como fonte de informação. mas infelizmente, estamos criando um novo tipo de jogador ao admitir tutoriais aqui: leia, faça o que eu digo e sera hl!
nao vejo mais discussoes interessantes como as que tinhamos.
nao vi ninguem aqui ainda criando novas estrategias depois do update para conseguirem caçar e se divertir no jogo. so sabem reclamar que sorc nao bate mais, nao upa mais, e etc.
e procuram incessantemente por mais receitas. o querer jogar de forma livre, sanando duvidas que tem que ser sanadas, mas que nao interferem no modo de jogar ficou pra tras.
informaçao aqui agora é só isso:
tuto de fulano sobre como upar 50 levels em 5 dias. e da-lhe receitinhas. e da-lhe um monte de gente indo atras.
o que me admira nisso tudo, é ver que a populaçao frequentante daqui, nao aumenta level, nao fica forte. tao sempre na mesmice de seus chars, e sempre com o mesmo tipo de duvidas. e entra meu questionamento: será que estamos mesmo ajudando? quem le os tais tutos fica fodão em 5 dias?
a resposta é não. justamente por que receitas de bolo tem alguns fatores que eles nao levam em conta. por que a experiencia usada é totalmente teórica. por que as opinioes de alguns aqui como as do Rambo, mackz, pap's, gryllo, Eu e outros sao amplamente respeitadas? por esses citados aí, tem seus chars procurados nos mundos que jogam para pedirem dicas? exatamente por que vivenciam o que falam. mostram com seus proprios chars que pode ser feito.
eu cacei tarantulas num level 9, e isso o Rambo ta de prova, pois joguei no mundo dele. isso nao indica que todo level 9 pode sair por aí caçando tarantulas. usei tecnicas que me permitiram, mesmo com o pouco level, fazer isso. fui ousada, nao tive medo. peitei um quara pincher, no susto, no level 13. e matei! usando estrategias. ah, e muitas mfs! hehehehe... isso nao quer dizer que todos consigam fazer isso. foi uma experiencia minha.
tivemos oportunidade de ter a visita de Hennete aqui em casa, do qual somos amigos. e fiquei orgulhosa ao ver ele sentado, vendo o Fe jogar e se inspirando nele, ate fazendo um char no mundo dele. e realmente começando a gostar de jogar, de maneira como ele nunca havia jogado antes. Ander e Trasgo estiveram aqui tambem, e viram meu marido jogar. e hoje sabem que ele realmente conhece do que fala. isso é reputação. adquirida pelo modo de jogar, pela forma de conduzir o char.
queria que voces alcançassem o mesmo patamar. que sejam um level 12 falando de suas experiencias, mas que seja um level 12 respeitado, falando do que sabe prum level 12 e que outros levels 12 tenham confiança em voces. entenderam né? so exemplos.
bem, espero que essa modinha de tutoriais começe a ter uma nova visão do que é ajudar as pessoas que estão começando. e espero de coração, que materias pipoquem falando de coisas que ninguem ainda notou, coisas ineditas, duvidas coerentes, fatos e dicas que podem realmente fazer o forum crescer. isso é forum. nao um amontoado de topicos bunitinhos e bem escritos, mas que podem nao ter relevancia alguma no quesito experimental e pratico. teoria ajuda, mas a pratica faz o monge.
pensem nisso.
com muito carinho, e querendo sempre o melhor pra voces, de coração,
quem muito ama voces: Val.
Bom como ja falei na pagia 1 ou 2 nao lembro vou repetir oq eu acho, e estou postando isso agora para complementar o que o gryllo falou;
tibia eh sim conhecimento digamos 40% mais nenhum conhecimento chega aos pes da experiencia, vc saber que tenque blocar determinado bixo na diagonal eh uma coisa, vc ter blocado esse bixo e ter visto que tenque blocar na diagonal ja eh algo diferente, e exsitem muitos tipos de experiencia para o memso assunto, eh muito diferente eu caçar dl na fire axe, em venore ou em PoI para cada lugar tem uma estrategia, um jeito de andar, de matar, sinto muito mais des do 1 dia em que vi seu tutorial so faltou estar escrito no topo dele "TibiaWiki" eh sim uma forma mais organizada que o TibiaWiki adimito, so que acho que no momento que vc vai começar a construir um tutorial, antes disso vc tenque estar na situacao que vc ira contar, nao da para vc falar "caçe isso no lvl 35+" sendo que vc eh lvl 34, primeiro porque vc nunca caçou aquilo sendo lvl 35+ (lembrando q o 35 foi um exemplo caso vc ja tenha tido um lvl 50 so trocar para lvl 55+) sei que sua intençao eh ajudar mais ja que vc tem tanta paciencia para editar fotos, escrever, e traduzir textos do ingles para o portugues, vc deveria usar esse "talento" pensando no que vc ja fez no jogo e nao no que vc leu ou te contaram, vc aprende sim com o que vc "estuda" mais nao eh o suficiente para querer passar essa informaçao a diante, em um tutorial, minha opniao eh vc manter organizado o que ja esta feito sobre equips, runas, magias e etc e refazer tudo sobre os lvls, escrevendo aquilo que vc ja fez, nao estou querendo ofender a vc ou a seu topico, so estou dizendo que vc esta dando informaçao a "pessoas folgadas" (nada contra a quem procura coisas "mastigadas" ou a quem gostou da enciclopedia, respeito todas as opnioes).
O post nao ficou muito elaborado, primeiro porque ja sao meia noite e tenho que ir dormir, e segundo que sou preguiçoso, logo preguiça de corrigir tudo e elaboralo melhor;
so acho que vc tenque perceber que informaçao eh diferente de experiencia e que de certo modo pode prejudicar jogadores iniciantes, mesmo as teses dando certo, afinal caçar todos sabem, eh so clicar no bixo e esperar ele morrer para ganhar a exp, bom vou ficando por aqui se quiser um resumo do texto;
experiencia diferente de informaçao;
faça o que vc ja fez e comprovou para passar a diante;
tome cuidado com o que vc fala.
Para fexar o post quero parabenizalo pela paciencia e organizacao, e sei que sua intençao eh ajudar.
Tendo mais a falar,
Makz~
Editando: bom fiz esse post ao mesmo tempo da valeria, e so li o post dela depois de concluir o meu, basicamente o que ela falou era oq eu queria falar so que o dela esta organizado, mas no final a ideia a se passar era basicamente a mesma, apenas com outras palavras.