Postado originalmente por
Tio sorriso
Parabéns, você é só mais um mage MIMADO que acabou de dar sua opinião unilateral que não vale absolutamente nada, e para provar isso, eu vou começar meu post contextualizando o jogo:
Tibia foca-se hoje em dia em pegar EXPERIENCE POINTS, quem não acha isso, não liga para nenhum balanceamento, pois tem o foco em outra coisa, mas não vamos mentir, todos gostamos de aumentar levels e estar mais fortes em nossos respectivos chars, certo?
Antes do Tibia 7.6 as vocações eram equilibradas, porém ainda havia uma pulga atrás da orelha de todos pois sorcerers começavam mais dificilmente do que as outras vocações, podiam até ser melhores nos levels mais altos, porém tinham incoerências que faziam uma vocação um pouco menos escolhida.
A Cipsoft pensou nisso e resolveu dar wands e rods, e como iam fazer uma reforma nos magos, porque não deixar algumas magias obsoletas um pouco mais úteis como o Exori vis? O DESBALANÇO COMEÇOU AQUI, logo o novo sistema foi proposto, foi tudo ótimo, maravilhoso, até ser posto em prática.......
Os impactos logo de cara foram diversos, com mages level baixo impedidos de fazer runas e obrigados a depender dos spells instantâneos, os runemakers como conhecíamos ou ainda os caras que gostavam de fazer runas acabaram, o mercado de runas foi substituido por uma quantidade maciça de NPC's com preços altos e inegociáveis, as hunts para paladinos com runas tornaram-se inviáveis quando HMM triplicou de preço, knights não foram tão prejudicados pois substituiram suas runas de UH por mana fluids onde não só poderiam se curar equivalentes, mas também poderiam aumentar o magic level enquanto isso.
Liberty bay veio, e nessa época o auge dos mages também veio, as já famosas Hydras que dão loots CAROS conseguiram desvalorizar o server graças a mages que matavam 1 milhão de hydras a cada 5 segundos e despejavam uma quantidade grande de royal helmets e boots of haste nos servers, com o tempo esses, e outros itens cairam na mão do povão, parabéns, o que custava 90k e 60k passou a custar somente 30 nem pagando o waste.
Mages simplesmente olham para o bicho no level 33, dão um exori vis de 90 e um tiro de wand de 70 CURIOSIDADE: VOCÊ SABIA QUE 90+70 = 160 E QUE MEU BEST HIT É 159? SIM MEU CARO, VOCÊ, MAGE LEVEL 33 TIRA *SEMPRE* MAIS QUE EU NO LEVEL 77 SKILL 87 JÁ TIREI MINHA VIDA INTEIRA! agora tente comparar eu com outro level 77 mage e verá como meu dano é inferior e minúsculo.
Com o tempo mages dominaram simplesmente tudo, desde tumbas até guards, desde d-lairs até behemoths, o exori vis e o exori mort simplesmente resolvem tudo, PEGUE UM PALADINO E UM SORCERER DE MESMO LEVEL: O SORCERER SEMPRE VAI FAZER MAIS EXP, onde a média do bolt é 70 em skills altas o mage já tira mais de 200 por turno, onde 280 de mana são gastos para fazer 5 bolts, o mage com 280 de mana faz mais de 14 exori vis, o que supera o dano de 5 bolts em MUITAS E MUITAS E MUITAS vezes.
Knights diminuem de número, mas ainda persistem, afinal no update de liberty bay ganharam as tartarugas, monstro ideal para eles caçarem! Mas.... ainda era insuficiente....
Paladins sofreram muito, a maior parte dos paladins level alto parou de jogar, eu particularmente parei desde o início do ano, não que eu seja high level mas me senti incomodado, os paladinos level baixo eram simplesmente impossíveis de se começar.. porquê???? SIMPLES: Spears quebrando, respawns ruins, você tinha até de esperar 10 segundos para conseguir sequer pegar as spears debaixo do monstro morto, RIDÍCULO! Onde um dia faltavam druids para fazer a desert quest... começaram a faltar paladins........
Mas a decadência era cada vez maior, com o tempo, mages começaram a aprender os melhores esquemas e os melhores lugares para se fazer Xp, e com isso XP rates absurdas começaram a surgir, enquanto Eternal Oblivion, knight level 280 levelava aos poucos e já jogava a 8 anos, diversos mages sedentos rushavam em direção a ele com velocidade desleal, em apenas 1 ano e meio, power gamers mages conseguiram tirar o lugar de muitos power gamers knights e paladins, o primeiro level 300 foi um druid!!! Mas como explicar isso se a pouco menos de 1 ano e meio os druids eram os mais fracos? Desbalanço talvez? Ou coincidências demais?
Os mages viraram os tops de todos os mundos lançados depois do update de wands e rods, dominam disparado em qualquer lugar que cacem e contra qualquer vocação que não sejam outros mages, tomaram os lugares de knights e paladins além de terem danos constantes e imbloqueáveis.
MAS CHEGA, esse update veio para acabar com o abuso, para acabar com os mages power gamers e devolver esperança aos poucos que ainda se voluntariaram a jogar com knights e paladins, e os mages que estão chorando, pensem bem, lembrem-se dos argumentos que eu disse, vocês estão em vantagem extrema e balancear é necessário, nenhum balanceamento seria possível sem remover forças abusivas dos mages, ou vocês teriam de ver paladinos tirando 300 nos bolts e knights metendo porradas que provavelmente matariam muitos low levels aqui em um único hit.
Termino por aqui, se você tivesse jogado em um PALADIN todo esse tempo, eu teria um profundo respeito por você, mas visto que nem ao menos jogou em um MAGE por pouco tempo, deixo de lado minhas honrarias.