Eu nao acredito em deus.
Versão Imprimível
Eu nao acredito em deus.
Citação:
Postado originalmente por Nobre Valente
Eu não acho que privar um criminoso da sua liberdade seja um ato maldoso. É apenas a justiça. Não é bom, mas deixá-lo solto é errar por omissão. E isso é pior que matar o infeliz. É um ato que causa mau à um pelo bem de todos...
Definindo:Citação:
Postado originalmente por Lord_Petrus
Altruísmo: Uma atitude em que o indivíduo abre mão de algo vital para o benefício de outrem. Não falo de dinheiro, carros, falo de uma pessoa querida, um sonho, a vida.
Egoísmo: Pensamento "genocêntrico."
O egoísmo muitas vezes é confundido com altruísmo. Se uma mãe morre pelo filho, ela não fez isso por ele, mas pela carga genética dela que ele carrega. Os genes não ligam pra morte de suas máquinas: somente para o processo transitório de um para outro. Muitos genes "ruins" morrem na primeira geração, porém os mais fortes estão em mim, no seu cachorro, e até mesmo alguns em todos os vertebrados. Há uma necessidade de ajudar o próximo, sim. Desde que o próximo esteja relacionado á você. O altruísmo pode até existir entre humanos de forma mínima, mas isso pouco importa para os genes o que suas máquinas pensam ou deixam de pensar. O importante é que se reproduzam de acordo com as regras da seleção natural.
Agora vem aquela coisa de bem e mal, típico de ocidentais. Para os genes e a natureza, bem e mal não existem. É costume nosso dividir as coisas assim: Céu e terra, deus e demônio, homem e mulher, abutre e andorinha.Nós pensamos duas coisas opostas não podem estar no mesmo estado.
Você pensa que mal é aquilo que fere a liberdade do indivíduo, seja ela qual for.
Os mulçumanos não pensam assim. Para eles, o bem é aquilo que está no Corão. O mal é aquilo fora dele.
Os orientais nem pensam em bem e mal. Para eles, tudo está em um só estado.
Logo, podemos perceber que altruísmo e egoísmo é um tema perigoso, pois depende de como você pensa. Eu prefiro ficar do lado do que se provou, pois o pensamento humano varia e é perigoso para tirar conclusões se não for justificado.
Pode até ser que os instintos ajam mais forte nessa hora, eu não duvido disso, mas se fosse assim tão pesada a carga genética nos ombros das mães, nenhuma mãe bateria nos filhos ou os abandonaria. O fato é que, mesmo sem as "provas", dá pra se notar que há todo um envolvimento maior em relações assim do que meramente carga genética sim. Os argumentos que você apresenta sobre carga genética e etc. são muito parecidos com uns que eu li numa Super Interessante ha um ano e meio atrás, acredite se quiser xD
Por que se fossemos pensar só pelo lado de garantir que seus genes prevalescerão, não haveriam pessoas que dão suas vidas ou as arriscam para salvar desconhecidos. Ok, isso hoje em dia é raro? É, mas não deixa de ser uma prova de que a semente de bondade ainda floresce na alma humana. E eu evito tratar bem e mal como conceitos filosóficos, ao seu ponto de vista isso pode ser errôneo mas, como você mesmo citou, são apenas pontos de vista diferentes :)
ps.: vale lembrar que, por se tratar de instintos e sentimentos, não se deve realmente afirmar que assuntos assim foram provados, afinal a ciência sequer conseguiu definir ainda se o cérebro gera ou recebe a consciência...
Acho que os genes não tem nada haver nessa história. Digo "acho" porque nunca vi nenhum argumento científico ou de cunho comprobatório que diga que os genes influenciem no caráter de alguém. Se fosse assim, se Einsten tivesse um filho (se é que ele não teve), ele seria tão inteligente quanto ele. O meio é que influencia o sujeito. Desde cedo somos educados aos costumes e regras sociais e comportamentais, e isso acaba tornando o nosso modo de agir unilateral. A visão é ampla e sabemos exatamente o caminho certo a ser tomado, mas simplesmente sabemos que isso só pode ocorrer se houver cooperação de todos, o que obviamente é algo praticamente impossível.
Eu diria que o melhor termo a ser usado seria instinto. Todos somos animais, e ainda que sejamos racionais, ainda estamos sob influência dele. É um mecanismo de auto defesa que nós temos.
ok, entendido... (eeeê grosseria) se enganos matassem eu taria fu e descobriria a resposta para esse tópico ou talvez não :confused:Citação:
Postado originalmente por Guardian of Muritanya
desculpe, não tinha li os posts no começo, apenas o do nobre e os no fim.
na realidade não sei no que acreditar. isso significa que sou agnóstico? acho que não. não significa necessáriamente que eu ache impossível.
tudo acontece por acaso? não creio nisso.
somos nada mais, nada menos que seres multicelulares individualistas descendentes daqueles seres unicelulares invisíveis a olho nu? acredito nisso, mas acho meio cruel que a realidade seja apenas isso, sem haver um significado para estarmos vivendo
me tornei contraditório nesse ponto, por que:
mostrei que senti necessidade disso e não sei se ele existeCitação:
Postado originalmente por Eu mesmo
mas numa coisa eu acredito, ficar só no "achismo" não nos levará a nada
Quando mãe bate no filho, isso é coisa do meio, não dos genes. Se bem que eles não estão nem aí pra o que a mãe faz ou deixa de fazer com o menino.Citação:
Postado originalmente por Lord_Petrus
A pessoa espera morrer, mas não tem certeza. Os genes não fazem algo pensando no perigo que representa, mas no que eles percebem que representa. Se a pessoa saísse viva, teria vários benefícios para si mesma ( aumentaria seu ego, seria conhecido como herói). Isso eu chamo de egoísmo na mais pura essência. É o pensamento genocêntrico em ação.Citação:
Por que se fossemos pensar só pelo lado de garantir que seus genes prevalescerão, não haveriam pessoas que dão suas vidas ou as arriscam para salvar desconhecidos. Ok, isso hoje em dia é raro? É, mas não deixa de ser uma prova de que a semente de bondade ainda floresce na alma humana. E eu evito tratar bem e mal como conceitos filosóficos, ao seu ponto de vista isso pode ser errôneo mas, como você mesmo citou, são apenas pontos de vista diferentes :)
Esse seu pensamento é absolutamente sem lógica. O que você gera é á partir do meio, e o que não já estava programado. Os memes são as unidades disso, memes são tudo que entra na sua cabeça. Eles se propagam da mesma forma de um gene. A primeira tese já está mais do que provada e a segunda que apresentei se enquadra muito bem na evolução das espécies e na arquitetura do cérebro humano. Dizer que a ciência não tem poder para saber disso é um insulto aos nossos conhecimentos. Os seus próprios sentimentos( ou instintos, a mesma coisa), falando nisso, sejam "bons" ou "ruins" foram desenvolvidos pelos mesmos genes que controlam seu corpo. Seria algo como comprar um controle remoto novo. Só que com mais botões.Citação:
ps.: vale lembrar que, por se tratar de instintos e sentimentos, não se deve realmente afirmar que assuntos assim foram provados, afinal a ciência sequer conseguiu definir ainda se o cérebro gera ou recebe a consciência...
Não, não é ofensa, é a mais pura verdade. Há vários pesquisadores investindo na teoria de que o cérebro é um mero captador, assim como há pessoas tentando convencer o mundo que atos e sentimentos nobres são provas de egoísmo :)
Quem tenta encontrar nas teorias e nas provas apresentadas até hoje uma resposta absoluta se utiliza da ciência manca da qual Einsten falava; saiba que nem mesmo cientistas (pelo menos os mais sensatos) afirmam com 100% de certeza nada, pois sabem muito bem que todas as suas teorias podem ir por água abaixo com provas apresentadas minutos depois.
"Os genes não fazem algo pensando no perigo que representa, mas no que eles percebem que representa"Citação:
A pessoa espera morrer, mas não tem certeza. Os genes não fazem algo pensando no perigo que representa, mas no que eles percebem que representa. Se a pessoa saísse viva, teria vários benefícios para si mesma ( aumentaria seu ego, seria conhecido como herói). Isso eu chamo de egoísmo na mais pura essência. É o pensamento genocêntrico em ação.
Representa uma ameaça a um ser que é igual a você. Pode ser uma pessoa, um cachorro, um pássaro. Você conhece a dor e sabe como é sentí-la; por temê-la, você tenta acima de tudo evitar que outros a sofram, mesmo que isso signifique ter que prová-la com seu próprio corpo. É claro, isso ocorre numa minoria, pois a sociedade de hoje tem alimentado valores egoístas, do tipo "Tem que ser malandro/esperto".
"Se a pessoa saísse viva, teria vários benefícios para si mesma (aumentaria seu ego, seria conhecido como herói)."
Acredite, isso que você disse não foi muito de acordo. O medo da morte desaparece pois você sabe que não deu sua vida a um incêndio ou a um caminhão desgovernado. Você a deu a uma pessoa desconhecida, que, axxim como você, tem sonhos, pretensões, e uma vida a seguir. No último momento, você apenas queria que esta pessoa vivesse. É como se todos os seus sonhos se realizassem naquele momento; você cumpriu sua meta de vida naquele momento, e aquele que sobreviveu graças à seu sacrifício será a continuação desses sonhos. Como diria em uma música: "Now my dreams are left to live through you"
"Isso eu chamo de egoísmo na mais pura essência. É o pensamento genocêntrico em ação."
Elefantes têm um estranho hábito. Na Savana, muitas vezes, as manadas passam por animais feridos e à beira da morte. Muitos animais simplesmente passariam longe, por causa do perigo de predadores atrás do corpo. Já os elefantes não. Eles investem contra os predadores e tentam "reanimar" ou levar consigo o animal caído, mesmo que isso signifique um atraso em sua marcha. Caso ele morra, todos se reunem e urram à plenos pulmões, como se chorassem pela morte do animal. Eles fazem isso pra aparecerem pra televisões? Não. O mesmo com o ser humano. O altruísmo não é uma parte egoísta de nossos genes, é apenas algo que você pratica sem motivo. Se você faz algo de bom pra ser elogiado então não ha nada de altruísta em seus atos.
Mas, sinceramente? Você vai tentar nos convencer que altruísmo é uma farsa genética, e eu vou tentar convencê-lo do oposto. Algum de nós dois vai mudar de opinião?
petrus de boa...a pessoa seria reconhecida como herói mesmo morto ;/
genética lol...
comose tudo fosse a base dos genes neh? odeio como a ciencia tenta provar tudo mas pra falar a verdade a maioria eh teoria ;/
foda viu...
fiz um ato meio altruísta ano passado o petrus sabe...mas muitos diriam q foi por amor ;/...
Esses tópicos são sempre estúpidos, nem sei pra que fazem..
A ciência não pode provar que Deus não existe, e os crentes não podem provar que ele existe..
0x0