Bolsonaro é inelegível não dá pra votar, a não ser que esteja falando de outro Bolsonaro que não o Jair
Versão Imprimível
A esquerda tem três únicas chances hoje, Bolsonaro, colisão de ruptura e golpe de estado. A primeira é fácil e joga só no risco, a segunda é difícil, pois esse povo safado não tem coragem e vai jogar sempre em detrimento da vantagem pessoal e a terceira é invenção de guerra/golpe de estado que pode desandar numa guerra civil. 90%, 9% e 1% de acontecer.
Pra mim, a segunda e a terceira são próximas a 0%, principalmente agora com o Trump nos EUA. O old money brasileiro não permite a segunda. Já a terceira, não existe (e nunca existiu) força armada militar no Brasil que esteja fora do espectro da direita.
O máximo que pode acontecer (e quase aconteceu) é um contragolpe de um setor das Forças Armadas que é mais positivista do que "liberal-conservador". Inclusive, a falta de entendimento de que o Estado-Maior brasileiro não é liberal e nem entreguista foi o que comprometeu os planos do capitão.
O cenário de 2026 vai depender do quanto a fragmentação da direita vai criar desavenças políticas no centro político. Se a direita chegar a um consenso no próximo ano em torno de um candidato, dificilmente perde. Agora, se pintarem elementos externos, como um Marçal, e se o bolsonarismo resolver avacalhar, aí fica indefinido. Mas acho que a esquerda só ganha se for o Lula em pessoa, qualquer outro vai tomar um pau.
Os discursos de Dirceu e de próprios generais e outros membros do próprio alto escalão do exército não dão a entender isso não, a propósito, o governo fez um monte de expurgos do exército e demitiu uns 9 generais e colocou os compadres lá sem qualquer resistência do exército. Esse papo de exército anti-esquerda só existe embaixo da cama de militante.
Seu raciocínio é raso e carece de conhecimento de hierarquia militar. Parafraseando o Xinshon, você não tem noção que está debatendo com alguém que tem um lado familiar formado de oficiais das Forças Armadas e vários amigos dentro do militarismo. Não sei o que os militantes acreditam, acho que, na real, eles sonham em ter os militares do seu lado, assim como em outros países. Mas isso nunca aconteceu e nem vai acontecer, todo mundo sabe disso, menos quem se faz de bobo.
Quem controla as FA's do Brasil é o EMCFA (Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas), órgão de Estado composto pelos comandantes e pelo Alto-Comando das três forças. Os critérios para a nomeação para o EMCFA são antiguidade e competências. Apenas os chefes das forças, o chefe do Estado-Maior e o Ministro da Defesa são cargos escolhidos pelo Presidente da República. Para cargos militares, a escolha do presidente precisa obedecer diversos critérios, inclusive por questões de hierarquia. Importante destacar que ser nomeado ou promovido pelo presidente não é ser escolhido. A nomeação e promoção pelo presidente é pré-requisito para a investidura de diversos cargos na administração pública e na militar. Eu fui nomeado para um cargo pelo Bolsonaro, com portaria e tudo, mas certamente não fui escolhido por ele.
A ideia de que o Lula "mudou 9 generais" por eles não serem de esquerda é fake news. Ela provavelmente deriva das trocas que TODO presidente faz na composição do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A maior parte dessas mudanças preserva critérios militares, de antiguidade e movimentação de servidores. Ao todo, o Lula modificou 10 posições (8 generais e 2 brigadeiros), cargos que são da administração pública, não militares. Também pode derivar do fato do presidente, por conta de sua função, promover anualmente Coronéis à Generais de 1 estrela. Mas os critérios são militares, a própria Doutrina Militar os estabelecem.
Estabelecido isso, não existe espaço para a esquerda ideológica dentro das escolas superiores militares e nem entre o generalato. O que existe de divisão ideológica dentro das forças é entre uma visão conservadora (no sentido de costumes e hierarquia) e uma visão positivista (valorização da técnica e competências pessoais). A corrente majoritário durante toda a Ditadura foi a positivista, o que fez com que o regime no Brasil fosse bem mas "leve" do que em outros países da LATAM. Nunca existiu, dentro das Forças Armadas, nenhum movimento em favor de qualquer um dos governos de esquerda. O máximo que os governos Lula conseguiram foi elevar para cargos escolhidos militares mais positivistas. Mas a Dilma, por exemplo, não conseguiu, teve que entubar um Gen. Souza Cruz, que foi fiador militar do impeachment.
Agora, o contrário já aconteceu: já tivemos manifestações políticas públicas de 2 ex-comandantes do exército, 2 da aeronáutica e 1 da marinha nos últimos 10 anos da política nacional. E nenhuma delas foi pró-esquerda. Além, é claro, do alto número de militares dentro do último governo que indicava claramente qual é a preferência política majoritária dentro das Forças.
Então você tem vários comunamigos no exército e jura que não tem esquerdistas no exército? :vtlol:
Positivismo é 100% esquerda, teve membro do STM falando que esquerda só quer ajudar os pobres, denunciando "extrema-direita", outro falando que não existe Brasil sem China, General sendo demitido 20 dias após posse pra colocar um que foi bater papo com o STF pra escolher os novos gerais, não sei bobão, não estou vendo os "direitistas" nas ações do exército, não são petistas mas claramente o pau é torto pra esquerda.
Ah, não vamos esquecer de quando o Maduro ameaçou invadir o Brasil quando o Bolsonaro foi eleito e nossas gloriosas forças armadas de ultra direita foram fazer exercícios militares em conjunto com a mesma Venezuela.
https://www.youtube.com/watch?v=iXuAgwMf4Do (Discurso digno de militante de um membro do STM)
https://www.youtube.com/watch?v=o9woamINa38 (encontro com o STF)
Nenhum desses aí são pracinhas ou coronéis, são de altíssima patente.
:lol:
Se eu te apresentar meu tio, no dia seguinte você se filia à CUT e entra para o MST. O bicho é brabo. :lol:
Ou continua bolsonarista mesmo né, já que todo mundo do oficialato sabe que o Bolsonaro, além de ser um líder ruim, foi um péssimo soldado. Poucos fizeram tão mal à imagem das Forças.
Sua definição de direita está ficando tão restrita que, em breve, só vão entrar pro clubinho você, o véio morto da Virgínia, o Paulo Kogos e meia dúzia de malucos.
Tem que aceitar que o mundo real impõe dissidências, sutilezas, fenomenologia, fusões e mudanças de contexto social e histórico. Esse dualismo aí é meio burrão, Ozco. Te faz perder a chance de perceber muita coisa.
Tem uns direitinhas aí que aposto que a mãe e a tia são a mesma pessoa e tiveram zika durante a gestação, mas não vou citar nomes, só dizer que colocam animais como foto de perfil.
Quando um governo de direita defende juros alto no BC e o de esquerda critica, mas na primeira oportunidade faz igual, é o que? Lucro recorde pra banqueiros, mesma política que o Paulo Guedes, distribuição de cargos pra políticos historicamente de direita... Está mais à direita que os democratas.
A questão aí é sequer abrir a discussão, ninguém está pedindo canetada nem revolução armada. O que o governo está fazendo pela redução da jornada de 44h e escala 6x1? Por que o Dória (presidente do grupo LIDE) está lambendo o Lula?
PT é a esquerda que a direita gosta, sempre foi, a única vantagem é não ser neonazista, mas está mais pra uma "esquerda" norte-americana do que uma esquerda europeia ou sul-americana.