Amigo, você diz que sua família recebe apenas o dobro do empregado, ou seja, 3000 reais. Mas se ele consegue sobreviver com 600, o que te impede de sobreviver com 1500 (ou seja, dividindo meio a meio com ele)?
Quer manter o estilo de vida?
Orgulho?
Eu vou te dizer o que te impede: seu pai provavelmente batalhou para conquistar o direito de receber 3000 no final do mês. Ele estudou anos da vida dele, desde o ensino fundamental até a faculdade. É injusto que depois de tudo isso, ele tenha que dividir igualmente com alguém que provavelmente não fez colegial.
Eu não estou desmerecendo o valor do trabalho do seu empregado. Acho até mesmo que ele merecia ganhar mais, uns 1000 sei lá. Mas o valor de um trabalho não é medido apenas pelo prórpio trabalho. Mas também pela dificuldade que a pessoa teve para adquirir aquele trabalho.
Porque se isso for desconsiderado na soma, ninguém mais vai querer fazer vestibular. Pense na maravilha: eu fico até os 18 anos estudando apenas o mínimo para passar de ano, porque sei que meu salário será medido pelo esforço do trabalho apenas. E sei que se eu me esforçar para ser um empresário ou algo parecido, ganharei menos do que aquele cara que ficou só em boate até os 18, e arrumou um emprego braçal, já que o emprego dele é mais difícil e mais importante.
Sem falar no valor do investimento. Eu também tenho direito de ser milhonário se eu investi 1kk reais numa empresa e ela deu certo. Não sou obrigado a repartir isso com ninguém, pois o dinheiro veio de mim. Se eu for obrigado, não vou investir e a empresa vai falir.
No capitalismo, é necessário que todas as pessoas tenham oportunidades iguais. Não como existe no Brasil, mas como existe na Europa, por exemplo. Assim seu empregado teria a mesma chance que o seu pai de entrar numa boa universidade.
E é necessário que haja competição. Competição traz progresso, pois a votade do humano de vencer o outro faz ele criar, ter idéias. Um governo que se preocupe apenas em dar o necessário não se esforça para vencer um concorrente. Não investirá tanto em pesquisas tecnológicas, apenas o necessário para que se viva bem. Mas quando 2 empresas competem, elas investem para que se viva melhor ainda, pois querem que seus produtos sejam consumidos.
Nossa, escrevi uma bíblia aqui. Mas esses tópicos são ótimos para melhorar a minha nota de redação :P