Então não seria mais correto:
Estou com saudade de ficar bom. Escrever seria consequência natural.
?
Versão Imprimível
Então não seria mais correto:
Estou com saudade de ficar bom. Escrever seria consequência natural.
?
O que pode ocasionar em erros de interpretação dos próprios vestibulares. Uma coisa que eu aprendi em literatura é que há como duas ou mais teorias estarem corretas, desde que a argumentação seja bem estruturada. Então, ao meu ver, é um erro colocar opções como a e b. O mais correto seria colocar linhas para vocês explicar o porquê.
Eu tava falando de forma mais ampla. Aquela frase que eu postei eu não entendi nada mesmo. Eu devo ter pirado na batatinha por causa do "é". Pra mim o "é" dá uma ideia do que está acontecendo no momento, que, no caso, é ele doente e com saudades.
Em negrito: o que fode é que nem sempre há uma linha de pensamento na interpretação (não estou dizendo que é o caso dessa frase, estou só dizendo que colocar opções limita demais o pensamento)
Mas eles não pode colocar uma frase com intenções linguísticas, tempo e tudo bem definido, como "estou com fome" e perguntar qual a provável intenção do autor ao usar o presente.
Quem tem poder de interpretação elevado consegue "brincar" com as palavras e passar mensagens sem realmente escreve-las. É um processo seletivo, seleciona os melhores, necessita criar uma confusão inicial em quem não domina a língua.
"Estou com saudade de ficar bom > Ele esta com saudades, agora, no presente, de ficar bom, ou seja: esta doente.
Escrever é conseqüência natural > Vou tentar explicar melhor com um exemplo:
"Quando o coração parar de bater a conseqüência é a morte." Da uma ideia que primeiro precisa acontecer alguma coisa pra dps acontecer a morte ( o coração parar de bater) e não se necessita uso exclusivo do futuro (será) e se usa o presente por questões estilísticas.
Então em é consequência natural, tbm precisa acontecer algo dito na frase anterior (implicitamente) que é ficar bom.
GEIK
EXISTE DIFERENÇA ENTRE A DERIVADA DE e^x e e^x^2 ?
se liga só.
f(x) = (x+2) e^x2
f1 = (x+2) logo f'1 = 1
f2 = e^x^2 logo f'2 = e^x^2
derivada do produto = e^x^2 + (x+1).e^x^2
e^x^2 [(x+2) + 1]
Gabarito tá diferente tá e^x^2 (1+2x(x+2))
só mais outra que tem a mesma merda
f(x) = lnx/x²+1
f1 = lnx f1' = 1/x
f2= x²+' f2' = 2x
derivada do quociente = 1/x . (x²+1) - 2xlnx / (x²+1)²
gabarito tá dando x²+1-2x²lnx/x(x²+1)²
abraço
Respondendo pelo Geik.
Você já deve ter visto pela definição porque a derivada de e^x = e^x
a partir daí usando regra da cadeia:
e^x^2 = e^u sendo u = x^2
dy/dx = dy/du.du/dx
dy/du = e^u
du/dx = 2x
dy/du.du/dx = e^u.2x = (e^x^2).(2x)
na tua equação usando a rega do produto fica
e^x^2 + (x+2)(e^x^2).2x
daí
e^x^2 ( 1+ 2x(x+2))
A outra tu tá certo, é só fazer MMC.
1/x(x^2+1) - lnx(2x) / (x^2+1)^2
1/x {[(x^2+1) - xlnx(2x)] / (x^2+1)^2}
[(x^2+1) - xlnx(2x)] / [x(x^2+1)^2]
Eu vou derivar ele, tipo e^x e colocar na frente a derivada do expoente ?
e^x^5 = e^x. 5x^4
Sim, é só raciocinar usando a regra da cadeia.
derivada de e^x = e^x
Se você tiver um e^x^5 ,dy/dx é o mesmo de ter um e^u sendo u = x^5 usando a regra da cadeia dy/du.du/dx que vai ficar e^u . 5x^4
Como u = x^5 tu vai ter
e^x^5 . 5x^4
Coisa semelhante ocorre por exemplo com a derivada de lnx, que é 1/x
Mas a derivada de ln (x^2+1) por exemplo é 2x/(x^2+1).