Postado originalmente por Mr eMe
Eu já fui católico, já fui testemunha de jeová, já fui calvinista, já fui agnóstico, e no momento sou ateu...
Aproveitando o clima do tópico que já é uma especie de "bloguinho", vou contar um pouco da história da minha vida, se você não quizer ler, recomendo parar por aqui....
------
EX-CATÓLICO:
Deixar de ser católico na verdade não foi muito difícil. Mas como desde pequeno fui doutrinado em todas as cerimônias que tinha direito (1ª comunhão, etc), foi inevitável que eu mantivesse essa crença até os 12 anos. (Se quer saber é uma crueldade imensa fazer uma criança acordar sábado às 8:00 hs da manhã para ir perder tempo em bobagens como essa. Eu odiava, mas fazer o quê, eu era obrigado... ¬¬)
Porém haviam algumas coisas que, mesmo quando criança, não me entravam na cabeça. Por exemplo, lá pelos 12 anos eu tinha procurado na bíblia sobre os 10 mandamentos, e vi que o que estava na bíblia era diferente do que fui ensidado! Ora, na bíblia falava que era proibido fazer imagens, e ué, a igreja era cheia delas! Que coisa mais estranha!
Outra coisa, também achei a parte em que Jesus dizia que não era para rezar fazendo vãs repetições. Porra, mas e os terços que a gente era obrigado a rezar? Quer repetição mais chata e monótona que essa?? E as penitências dadas nas confissões?
O que que está acontecendo? - Eu me perguntava.
Ou seja, percebi desde jovem que o que é ensinado na igreja católica não é nem de perto o que é ensinado na bíblia, e isso me deixou confuso, bem confuso...
De fato, depois de algum tempo aprendi que a autoridade máxima na igreja católica não é a bíblia, e sim o Papa! Eles sequer aconselham os fiéis a lerem a bíblia sem acompanhamento, pois segundo eles, "só o papa e os demais membros do clero são capazes de entender o real significado das escrituras".
Ou seja, nós não temos entendimento suficiente para sair por aí lendo a bíblia. Somente eles são os "iluminados" e os "abençoados" para fazer isso, e podem inclusive, ignorar o que está escrito lá, e fazer exatamente o contrário. Enquanto isso nós, pobres e ignorantes, sequer podemos pensar por nós próprios. Devemos sentar, abaixar a cabeça e obedecer...
Isso porque o papa, todos nós sabemos, possui um canal de comunicação direto com Deus...
Porém, no fundo no fundo, nós sabemos o real motivo para eles não aconselharem a leitura da bíblia... motivo esse esclarecido muito bem por Isaac Asimov:
"Lida propriamente, a Bíblia é a força mais potente para o ateísmo jamais concebida."
Então, abanonei o catolicismo. Isso que ainda não tinha visto os famosos versículos "rasgando barrigas de grávidas", "ursas despedaçando crianças" e "matem meninos de peito". Senão já teria virado ateu lá mesmo, e poupado muita dor de cabeça...
EX-TESTEMUNHA DE JEOVÁ:
Eu era o típico católico não-praticante. Acreditava em Jesus e aquela coisarada toda, mas não ia na igreja a não ser para casamentos e batizados.
Por um tempo isso funcionou, até que um dia, um cologa me mostrou uns livros das Testemunhas de Jeová. Ora, ao ver aqueles estudos, eu fiquei maravilhado!
Tantas profecias cumpridas! Tantos argumentos consistentes! Tantas provas que a bíblia é verdadeira! (estou me segurando para não bater com a cabeça na parede, de tão burro que eu era...)
Os seus estudos eram de fato hipnóticos. As TJs tinham um esquema fantástico para atrair as pessoas. A principal delas, na minha opinião, era de não aceitarem a doutrina do inferno.
O inferno, para mim, é a idéia mais repugnante jamais concebida pela mente do homem.
A idéia de que as pessoas são torturadas eternamente, por causa do pecado de duas pessoas que morreram há milhares de anos atrás, é ridícula, idiota, nojenta, grotesca, imbecil, cruel, sádica, burra, injusta, desonesta, e mais um monte de adjetivos que alguém possa imaginar.
Essa idéia de fato é um câncer para a humanidade, um legado deixado pela podridão da Idade Média para nós. Temos que nos livrar desse tumor fédido se quisermos um dia melhorar como civilização.
Mas estou fugindo do tema...
Outras coisas que chamavam a atenção é que os TJs regeitam a doutrina da trindade, algo duro de engolir por qualquer um. Francamente, os crentes inventam todo o tipo de analogias para dizer que o deus três-em-um deles de algum modo faz sentido, mas, será que eles realmente acreditam nisso? Será que eles realmente entendem? Ou será que eles apenas fingem que entendem?
Bem, não posso generalizar dessa forma, então vamos supor que todos eles entendem... ou, se não entendem, convivem tranquilamente com o fato de que é apenas um "mistério de Deus".
Bem, eu não, e é por isso que mais uma vez, as TJ vieram como uma solução ótima: Jesus não é Deus. É um mero anjo, a primeira criação de Deus.
O problema disso, e sim, muitos outros problemas apareceram, era que como (hoje eu já sei) a bíblia é uma colcha de retalhos, composta por livros escritos por pessoas diferentes em épocas diferentes por motivos diferentes, e, ao contrário do que os crentes dizem, não é nem um pouco coerente entre si.
Ou seja, numa hora era dito que "o verbo era Deus", outra era dito que "Deus era maior que ele", outra "ele e Deus eram um", outra "nem ele sabia a resposta, apenas Deus", outra hora ele era "Deus Forte e Prííííncipe da Paaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaih", e outra hora ele chora e pede para Deus "afastar dele esse cálice", e depois se arrepende e diz "não seja como eu quero, mas como tu queres".
Podemos perguntar como é que os crentes convivem com tantas incoerências?
A resposta é que a vontade de acreditar faz coisas espantosas com o ser humano.
Sim, quando a vontade de acreditar supera a razão, nada disso é problema.
Porém as testemunhas de Jeová tiveram uma idéia no mínimo inusitada para resolver esse problema: ora, a resposta é tão simples que é de fato genial. Bastava fazer uma bíblia exclusiva para eles!
Pronto. Assim, todas as incoerências como essa da trindade, bem como as outras, como a própria doutrina do inferno, por exemplo, seriam simplesmente eliminadas. O problema era convencer as pessoas de que a bíblia deles era a correta, enquanto todas as outras eram de escravos de satanás...
No entando, já sabemos que quando a vontade de acreditar é grande, tudo se resolve...
O fato de que eles precisam de uma bíblia exclusiva para eles é um problema grave para aqueles que querem investigar de forma imparcial as escrituras.
Para os mais acomodados, isso não faz muita diferença. Mesmo que se prove por A + B que a tradução deles está errada, eles permaneceriam no erro.
No entando, a bíblia deles não era o único problema. O chamado "corpo governante" era outro. Como muitos sabem, as TJs não pagam dízimo. Porém, nem tudo são flores. De fato, muitas são pressionadas a irem de porta em porta oferecendo seus produtos, e as suas "boas novas" para os outros.
Acreditem, a lavagem cerebral que as pobres TJs recebem é pesada, muito pesada. A idéia de perderem o surreal e utópico paraíso na Terra é ainda mais forte que as atuais igrejas neo-pentecostais, na minha opinião.
Contra as TJs tem também as profecias não cumpridas, com a casa que eles contruíram para Moisés, Abraão, Davi, etc, chamada Beth Sarim. As tais profecias também se mostraram uma piada. A história da "geração de 1914" foi alterada várias vezes por nunca se cumprir, etc.
Somando-se tudo isso, em alguns anos de estudo, larguei esse veneno, esse feitiço. Infelizmente, a vontade de acreditar ainda era grande, e acabei caindo em outro...
EX-EVANGÉLICO:
Então, largar as TJs e ser evangélico? Essa era a solução?
Então, o inferno existe mesmo? Então, o "Deus Forte" perguntou mesmo "por que Deus o abandonou"? Vixi...
Para poder digerir essa informações de novo, eu tive que começar tudo do zero...
Vamos lá, lendo a bíblia de novo...
(Ahhh, que grande oportunidade eu perdi de mandar tudo à merda de uma vez...)
Lendo a bíblia de novo, desde o início, todos os dias, eu tive oportunidade de descobrir muitas coisas...
Descobri que Deus criou o mal. Descobri que Deus punia populações inteiras por causa do pecado dos seus líderes. Descobri que Deus matava bebês de colo. Matava quem olhasse dentro de um baú velho. Matava quem tocasse em algo sagrado. Matava quem murmurasse. Matava quem escolhesse outro deus. Descobri que Deus afogava, queimava, esmagava, fatiava, soterrava, pulverizava, desmembrava a sua sua criação de todos os modos e maneiras possíveis.
Por que ele fazia isso?
Tudo bem, depois de Jesus ele parou de fazer isso. Ainda bem... Mas por que ele fazia??
"Por causa da dureza dos seus corações", é o que me diziam. Hein?? Eles eram debilóides? Retardados?
Tudo bem. Vontade de acreditar. Sim, de algum modo eu aceitei essa desculpa esfarrapada. Eles mereciam mesmo morrer. Mas por que seus filhos? Por que bebês?
Essa dúvida ficou me corroendo por um bom tempo. Não conseguia entender por que matar bebês. Não me entrava na cabeça o fato de que um Deus de amor mataria bebês.
Até conhecer o calvinismo...
O calvinismo, para quem não sabe, acredita na predestinação do homem, ao invés do livre-arbítrio.
A predestinação é apenas mais um tema polêmico na colcha de retalhos que é a bíblia. Existem fortes passagens de ambos os lados.
Por quê? Porque a bíblia foi escrita por homens, sem nenhuma inspiração divina, e que provavelmente não tinham nenhum interesse em manter uma certa concordância com os outros textos. Talvez nem sabiam que os outros livros sequer existiam. Eventualmente a igreja católica veio e colocou tudo num mesmo pacote e chamou aquilo de bíblia. Ela fez um bom trabalho proibindo a leitura dela por anos, mas eventualmente, mais e mais pessoas tiveram acesso a ela, o que não impediu que as pessoas não percebessem os absurdos escritos ali. (vontade de acreditar, vontade de acreditar...)
Então seria isso? Deus matou bebês simplesmente porque ele quis? "Fi-lo porque qui-lo"?
Parecia a única explicação lógica. Ele já os predestinou desde antes da criação do mundo. Assim, como total e soberano Deus que ele é, se dá o luxo de fazer o que quiser com sua criação.
Mas isso lhe dá o direito de ser chamado de bom e justo por isso? - perguntava eu.
Sim, porque ele é onipotente e soberano. Ele pode tudo.
Mas...
Ele pode tudo.
Ma...
Tudo.
...
Tudo.
Ok, fazer o quê. Se Deus pode tudo, e quer ser chamado de bom e justo por isso, tudo bem...
Então não temos livre-arbítrio. Quem crê em Deus já foi predestinado a crer em Deus. Quem não crê, já foi predestinado a não crer. Ninguém precisa ficar com peso na consicência por acreditar no inferno de fogo e tormento eternos. Tudo foi planejado por Deus desde o início dos tempos...
(Como é que eu pude acreditar nisso??)
Essa doutrina é de fato estranha, mas plenamente de acordo com algumas passagens da bíblia, principalmente essa:
Hebreus 6:4-6 É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia.
Por mais estranho que pareça, sim, é verdade.
Pooooorém, lembrem-se: colcha de retalhos.
Contra esses versos, temos muitos outros, tão contundentes quanto. O mais famoso, sem dúvida, é o do filho pródigo.
E agora José? Duas teorias igualmente fortes, e igualmente cheia de erros, baseadas no mesmo livro! O que fazer?
Contra toda a lógica e a razão que talvez poderia ter na minha mente, eu dei ainda mais uma chance para a bíblia. Sim, ninguém pode me culpar por não ter tentado.
O calvinismo não havia funcionado, pois, apesar da predestinação parecer levar uma leve vantagem na "guerra de versículos" com o livre-arbítrio, acabei me convencendo que não fazia sentido Deus ter criado algumas pessoas com o único motivo de torturá-las depois.
Por que eu fiz isso? Por que eu queria tanto acreditar?? Acredito que só um psicólogo para dizer. Talvez ele diria que eu fui condicionado desde pequeno que "devemos crer em algo para ser feliz". Enfim, seja lá qual for o motivo, lá estava eu, começando do zero de novo...
Enfim... virei agnóstico...
Enfim, por mais duro que fosse, precisava aceitar o fato que Deus não queria falar comigo.
Por mais que eu tentasse, não escutava a voz dele. Enquanto várias pessoas diziam ver e falar com Jesus, anjos, o diabo a quatro, comigo nada disso acontecia.
Se nem a bíblia me ajuda a entender, nem Deus me ajuda a entender, o que me resta?
"Se Deus não quer saber de mim, eu também não quero saber dele!"
Se ele quiser me jogar no inferno por isso, que seja. Pouco me importa. Se ele fizer isso, seu senso de justiça é mesmo deturpado, como eu evitava acreditar.
Por que eu teria que acreditar apenas nas pessoas, se elas eram completamente e totalmente suceptíveis? Não vou dizer que elas estavam mentindo mas, quem sabe enganando a si mesmas. São tão facilmente enganadas. São tão... crédulas...
A posição de agnóstico me parecia a mais confortável. Se Deus não pode ser provado, e nem desprovado, não se pode tirar nenhuma conclusão. Beleza.
À medida que o tempo passava, no entanto, a razão me forçava mais e mais para o ateísmo. Via o mundo como uma selva, uma luta constante pela sobrevivência.
A essa altura, já havia me conformado que o deus bíblico é uma mentira, uma fraude. (ja era hora...)
Mas quem sabe não exista algum outro deus?
Se existe algum design, jamais o chamaria de inteligente. Chamaria sim de design idiota, talvez design burro, ou quem sabe design sádico.
Se Deus nos jogou nessa selva, sozinhos, abandonados à propria sorte, obrigados a aprender por nós mesmos como viver, como lutar por nossa sobrevivência e de nossa família, me recuso a adorar esse deus. Esse deus de modo nenhum é bom, nem é amoroso. É cruel, sádico e insensível.
Enquanto milhares de crianças morrem de fome na África, ele fica apenas observando.
Então, ainda achava que poderia existir algum deus, e que ele até poderia estar brincado de LEGO com a gente...
ENFIM, A LIBERDADE!
Mas quer saber? E daí que não se possa provar que deus não existe? Existem milhares, milhões de coisas que não podem ser provadas que não existem, e mesmo assim você não fica com dúvida se elas existem ou não.
Pode provar que o Saci Pererê não existe? Pode provar que Papai Noel não existe? Que unicórnios não existem? E você tem alguma dúvida que eles não existem?
Claro que não!
Finalmente tomei coragem, e me livrei do último resquício de medo que me foi imposto desde a infância! Finalmente a frase "devemos crer em algo para ser feliz" perdeu o sentido!
Precisamos acreditar em porra nenhuma de deus.
Precisamos acreditar apenas em nós mesmos!
Nós somos o futuro! Nós fazemos o nosso destino!
Não precisamos de seres imaginários olhando por nós.
Finalmente, livre da pressão da sociedade! Da pressão de te obrigar a crer que existe algum deus. Como é bom a liberdade! Como é bom saber que você é o dono do seu nariz! Que você sabe, e é capaz de saber o que é certo e o que é errado!
Não precisa de nenhum deus te dizendo isso! Não precisa de nenhum livro mágico te dizendo isso!
Você é capaz de tomar suas próprias decisões. Não precisa ser ameaçado com o fogo de um inferno fictício para fazer algo.
Sim, é triste saber que estamos sozinhos. Sim, é duro. Mas a verdade é muito melhor que a ilusão! Prefiro mil vezes a dura realidade do que a entorpecente fantasia!
CONCLUSÃO
Depois de 10 anos, me tornei o ateu herege e blasfemo que vos escreve. A-D-O-R-O blasfemar, e adoro irritar os crentes, usando a própria bíblia. Por quê? Porque os forço a pensar, e forçando-os a pensar, quem sabe provoque uma centelha de razão em suas mentes...
Uma centelha que, como aconteceu comigo, pode provocar um incêndio enorme...
Desculpem me alongar tanto. Era algo que eu precisava dizer...