Postado originalmente por Nobre Valente
Criei esse tópico me baseando naquele a respeito das calças coladas, só que o assunto aqui abordado será bem mais abrangente, ou seja, irei tratar da moda em geral.
Primeiramente, seria conveniente explicar o que significa moda. Meu conceito não será tão exato e preciso como eu queria, portanto, a idéia que eu darei aqui é bem resumitiva e pessoal. Moda é uma tendência que a sociedade paradigmatizou, tendo em base a mídia, para movimentar capital sob o falso pretexto das pessoas andarem trajando indumentárias socialmente aceitas. Só que essa moda que aparecem nesses Fashion Weeks ou seja lá qual for o nome, ninguém veste. O pessoal veste essas roupas que as novelinhas da vida mostram, ou simplesmente surgiram de algum recanto obscuro que eu não faço idéia. Talvez nem foi a mídia a responsável por mostrar um ideal de vestiária ao povo brasileiro, nunca parei para assistir novelas retardadas do tipo Malhação e Rebelde para ver se o pessoal segue o mesmo padrão de vestiária deles. A única coisa que eu tenho certeza é que hoje em dia, principalmente no "mundo" jovem, moda é algo de grande essencialidade e importância para a aceitação no grupo.
Só que isso é um dos fatores que nos torna manipuláveis. Abdicamos da autonomia de vontade para seguir os paradigmas ditados pelo império da moda que por sua vez se faz necessário para a aceitação no grupo social que mais se compatibiliza conosco. Hoje em dia não se vê uma pessoa na melhor idade fazendo topless ou andando com calças do tamanho de um grão de arroz. O mesmo vale para as adolescentes, não iremos vê-las trajando imensas jóias, calças longas e uma camisa que lhe cobre o corpo todo. Deve haver as exceções, que na minha opinião, devem ser bem raras.
Enfim, a moda veio como algo bom mas com intenções meramente capitalistas... e as pessoas seguem a moda para serem aceitas no meio social.
Acho que as pessoas deviam ter a liberdade de escolher aquilo que lhe cai bem ao invés de ficar usando só o que está na moda, porque isso não faz sentido algum para nós.
Deixo o espaço para falarem tudo correlato a moda: críticas, elogios, sugestões, conceitos etc.