Bom, muito se discute sobre a disputa Roleplay x Powergame. Os conservadores dizem que tibia foi feito para roleplay, outros dizem q foi para powergame. Eu cheguei ontem a conclusao de que eles se completam. Vejam meu exemplo:
Eu, Elite Knight lvl 34 com skills 70/70 peguei mais de 30 livros en akrahmun, LI TODOS e consegui achar as 7 tumbas secretas. Muito bom pra mim, to praticando roleplay. Agora alguem por favor me diz como q eu vou poder explorar elas ateh o fim encontrando infernos de DS, Vamp, etc? Isso pq eu naum quis ir mais a fundo, as UHs acabaram, mas eu naum duvido q eu encontrasse Necros, Priestess, Ancient Scarab nos andares mais inferiores... Fora os DLs da montanha que me impedem de vasculhar certos locais. Resultado? Vou ter que fazer uma pequena "rush" de skills e level até poder matar DLs e afins, para aí então resolver a quest. E quando isso acontecer, provavelmente milhares de Powergamers ja vão ter feito e spoilado ela...
Depois dessa eu percebi que para ter um bom roleplay, eh necessario ter um pouco de powergamer...