Citação:
Cão, cachorro, animal. Humano, pessoa, animal. Mesma coisa no fim. Talvez o segundo tenha alguns defeitos a mais; com extrema arrogância, se acha no direito de escolher. Quer sempre o mais bonito, o de pelo mais brilhoso, o que poderá melhor ser usado de alguma forma física ou emocional. Enxerga um objeto que deve ser comprado com cautela, para que possua o melhor custo-benefício. É completamente cego. O cão, porém, puro e provido da mais bela das inocências, sempre vai estar ali, pronto para tudo. Amizade garantida, leal. Leve-o pra casa, ou até mesmo faça um pequeno agrado e sua afeição será sua. O cão também é cego. Mas creio que ele possui a maior das visões que um ser vivo possa ter; não vê a maldade em quem o guia, provê o perdão incondicional a quem realmente o deseja, não vê a beleza física, o poder aquisitivo, o status. Ele vê apenas a nossa necessidade de afeto e amizade, e preenche todo esse espaço, sem pedir quase nada em troca. Afinal, no fim, precisamos de ajuda, somos seres imperfeitos. E eles sempre estarão lá, são melhores que nós. Cachorro, creio que o homem aqui não lhe dá todo o merecido, sou egoísta e você nunca se importou, sou feio e você nunca viu, preciso de você e você sempre está lá. Te peço perdão. Me desculpe por escolher você, mas me permita fazer isso uma última vez. Mas vou escolher você, não como um objeto, e sim como o melhor amigo que já tive, como o cachorro mais inteligente, esperto e brincalhão que uma pessoa possa querer, pois você o é. Mais uma vez, me desculpe por escolher, e, principalmente, obrigado por não escolher, obrigado por ser, mais forte que eu.
-Nono dos Alagoas