Os ciclopes são grandemente conhecidos por suas armas. Mesmo não sendo amantes da guerra, fazem armas que deixam muitas raças desconfiadas disto. Se orcs veem a forja como um meio de se preparar para a guerra, os ciclopes veem as batalhas como meio de provar a forja. Para os ciclopes uma arma está completa mesmo antes de ser usada para matar; as mortes apenas servem como prova de que foi bem forjada.
- Esta espada é conhecida dentre muitas nações, é uma obra de arte dos ferreiros gigantes, temida e admirada em todo o Tibia. A Espada Senhor-de-Guerra¹ é lendária como obra de arte pelos que forjam e como uma das melhores armas que se é possível forjar. Que outra raça faria uma espada melhor que esta? - Disso o General ao ver esta espada nas mãos dos ferreiros.
- Só outro ciclope poderia fazer uma arma melhor que esta - Respondeu o mestre ferreiro com certo orgulho de sua raça - Pode pega-la, quero o senhor mesmo diga se meu discípulo está apto a ser chamado de mestre na forja.
- Então este jovem ferreiro foi capaz de forjar uma espada lendária com as próprias mãos? - Perguntou o general ao empunhar a espada com sua mão direita – Uau, ela é leve, e a empunhadura se encaixa perfeitamente na minha mão – O general troca a espada de mão - e também na mão esquerda. Muito melhor que aquelas grandes e pesadas armas de duas mãos dos ferreiros.²
-General, poucos são os que decidem entrar em uma vida de guerra – Disse o jovem ferreiro – eu quero que esta maravilha da forja seja provada por um dos nossos, quero que ela seja usada por alguém que manchou a forja com sangue.
-Sim, horarei a forja ciclope. Levarei alguns ciclopes para uma mina ao sul que esta sendo atacada, depois que descobrimos minerais raros a mina não ficou um dia livre de atacas. Devemos aumentar a segurança antes que descubram que encontramos outra reserva de metais raros – Disse o general logo fazendo uma reverencia – adeus.³
Notas de tradução:
1 Também traduzido como Espada dos Generais na nossa língua, a palavra usada é mais bem traduzido como “de Generais” por ele estar referindo à sua patente, mas a espada não é conhecida por este nome, então a brincadeira com as palavras não foram mantidas na tradução.
2 Nesta hora ele fala especificamente das grandes clavas de forja usadas frequentemente como arma pelos ferreiros. Como não é uma arma conhecida pelos humanos, por ser grande demais para um humano usar, não é necessário criar um nome para traduzir.
3 Na cultura ciclope, os ferreiros são uma das camadas mais respeitadas da sociedade, mesmo sendo um dos maiores guerreiros que já passou por uma mina ciclope, ele reconhece os ferreiros e faz reverencia como antes de se despedir.
Para ficar mais claro, a espada da história é "warlord sword".