A Síndrome de Estocolmo (Stockholmssyndromet em sueco) é um estado psicológico particular desenvolvido por algumas pessoas que são vítimas de sequestro. A síndrome se desenvolve a partir de tentativas da vítima de se identificar com seu captor ou de conquistar a simpatia do sequestrador. Pode ser também chamado assim uma serie de doenças psicológicas aleatórias.
Fotografia do assalto a banco, em 1973, que deu origem ao nome da síndrome
A síndrome recebe seu nome em referência ao famoso assalto de Norrmalmstorg do Kreditbanken em Norrmalmstorg, Estocolmo que durou de 23 de agosto a 28 de agosto de 1973. Nesse acontecimento, as vítimas continuavam a defender seus captores mesmo depois dos seis dias de prisão física terem terminado e mostraram um comportamento reticente nos processos judiciais que se seguiram. O termo foi cunhado pelo criminólogo e psicólogo Nils Bejerot, que ajudou a polícia durante o assalto, e se referiu à síndrome durante uma reportagem. Ele foi então adotado por muitos psicólogos no mundo todo.
A síndrome é relacionada a captura da noiva e tópicos semelhantes na antropologia cultural.
As vítimas começam por identificar-se emocionalmente com os sequestradores, a princípio como mecanismo de defesa, por medo de retaliação e/ou violência. Pequenos gestos gentis por parte dos captores são frequentemente amplificados porque, do ponto de vista do refém é muito difícil, senão impossível, ter uma visão clara da realidade nessas circunstâncias e conseguir mensurar o perigo real. As tentativas de libertação, são, por esse motivo, vistas como uma ameaça, porque o refém pode correr o risco de ser magoado. É importante notar que os sintomas são consequência de um stress físico e emocional extremo. O complexo e dúbio comportamento de afetividade e ódio simultâneo junto aos captores é considerado uma estratégia de sobrevivência por parte das vítimas.
É importante observar que o processo da síndrome ocorre sem que a vítima tenha consciência disso. A mente fabrica uma estratégia ilusória para proteger a psique da vítima. A identificação afetiva e emocional com o sequestrador acontece para proporcionar afastamento emocional da realidade perigosa e violenta a qual a pessoa está sendo submetida. Entretanto, a vítima não se torna totalmente alheia à sua própria situação, parte de sua mente conserva-se alerta ao perigo e é isso que faz com que a maioria das vítimas tente escapar do sequestrador em algum momento, mesmo em casos de cativeiro prolongado.
Não são todas as vítimas que desenvolvem traumas após o fim da situação.
O caso mais famoso e mais característico do quadro da doença é o de Patty Hearst, que desenvolveu a doença em 1974, após ser sequestrada durante um assalto a banco realizado pela organização militar politicamente engajada (o Exército de Libertação Simbionesa). Depois de libertada do cativeiro, Patty juntou-se aos seus captores, indo viver com eles e sendo cúmplice em assalto a bancos.
A síndrome pode se desenvolver em vítimas de sequestro, em cenários de guerra, sobreviventes de campos de concentração, pessoas que são submetidas a prisão domiciliar por familiares e também em vítimas de abusos pessoais, como mulheres e crianças submetidas a violência doméstica e familiar. É comum também no caso de violência doméstica e familiar em que a mulher é agredida pelo marido e continua a amá-lo e defendê-lo como se as agressões fossem normais.
As bandas Yo La Tengo, Muse, Milburn e Blink-182 fizeram músicas inspiradas nessa síndrome, chamadas Stockholm Syndrome. E a banda Backyard Babies tem um àlbum com o nome.
Uma pequena distorção dessa síndrome, resulta na aproximação de um pk e um morto.
Muitas vezes ja aconteceu comigo de ser assassinado por um player, e atravez de uma conversa amistosa, consegui uma atenção dele. Em alguns casos ate a devolução dos meus pertences.
AS vezes, acontece ao contrario. Ja aconteceu comigo, de eu matar ou tentar matar (ou trapacear) um jogador, e depois dele me confortar com um belo dialogo, ficamos "amiguinhos".
Resolvi criar esse topico pq hj fui vitima de uma tentativa de homicídio. Depois de fugir por meio tibia de um pk, ficamos amigos e ele me pagou as potions q eu gastei.
Ja passaram por isso? Tanto como agressor ou como vitima?
05-01-2012, 01:49
maaik
Mano se tá confundindo vida real com Tibia. Isso é 1 jogo, nem se compara com o que isso pode causar na vida real.
05-01-2012, 02:27
Zafalkar
Citação:
Postado originalmente por maaik
Mano se tá confundindo vida real com Tibia. Isso é 1 jogo, nem se compara com o que isso pode causar na vida real.
Na verdade ele não está confundindo vida real com Tibia mas sim separando. PVP é algo do jogo e pessoas não acostumadas com a morte ingame enxergam apenas um cara matando e passam a odiá-lo. Em casos como esse que foi citado a vítima pára de ver o ataque como algo pessoal e não associa o jogador de Tibia com o Zezinho que trabalha na feira e estuda durante a noite ou seja lá quem for esse jogador.
05-01-2012, 10:12
Elus
Citação:
Postado originalmente por Zafalkar
Na verdade ele não está confundindo vida real com Tibia mas sim separando. PVP é algo do jogo e pessoas não acostumadas com a morte ingame enxergam apenas um cara matando e passam a odiá-lo. Em casos como esse que foi citado a vítima pára de ver o ataque como algo pessoal e não associa o jogador de Tibia com o Zezinho que trabalha na feira e estuda durante a noite ou seja lá quem for esse jogador.
Gostei da sua explicação.
@topic
Já aconteceu comigo sim, pouco tempo até. o cara foi me dar um golpe, ai eu zueie ele, ele me zuo e viramos amigos...
05-01-2012, 10:16
Jenick
Já aconteceu comigo várias vezes. Eu e meu rl fazemos trap, aí sempre morre gente red skull e limpamos o set dele. Teve uma vez que o cara que morreu veio conversa comigo e acabou me convencendo a devolver os itens dele, o problema que tava eu e mais 4 rls, e eles não queriam devolver. No fim eu tirei grana do meu bolso pra pagar o set do cara, OJSOUIAHGSIHUAHSUYAHS.
05-01-2012, 10:28
Trigger
Eu chamo isso de "estrategia dos mais fracos".
Já ouviu aquele ditado? Se não dá conta de ganhar do inimigo se junte á ele.
(acho que esta errada, mais vai assim mesmo! :rs:)
Se não consegue ganhar na forma bruta vai no dialogo. Quando acontece algo parecido com migo, eu nem puxo assunto, eu fico com dó, acabo devolvendo os itens. :kkk:
Mesmo assim, creio que esta síndrome não se encaixe nesta categoria. Esse aspecto que você citou, de alguém te convencer. Os psiquiatras chama de "Conversa Amigável". Quando recomendam ao seus pacientes, a tem um dialogo com á pessoa que te faz mal. Assim ter um resultado positivo sem precisar "agredir" ou partir para ignorância.
05-01-2012, 10:29
Estase
Não, nunca... nunca fui de pklizar, não é do meu gosto. E quando me pklizavam eu nunca manda pm de volta pra conversar.
Se eu visse que tinha chance de matar o cara, eu voltava lá e matava, caso contrário seguia em frente.
05-01-2012, 11:07
Pleonasmo
Citação:
Postado originalmente por Ciríaco
Eu chamo isso de "estrategia dos mais fracos".
Já ouviu aquele ditado? Se não dá conta de ganhar do inimigo se junte á ele.
(acho que esta errada, mais vai assim mesmo! :rs:)
Se não pode vencê-los, junte-se a eles.* :D
@ Topic:
Eu não classificaria isso como algo tão serio... No Tibia não é uma síndrome, é prova de coração fraco da parte do PK, o que não é necessariamente um defeito. Mas todos sabemos que ainda existem os PK's com síndrome de filha da putisse, que mesmo te matando, mesmo você implorando, o cara ainda pode te matar de novo, te dar hunted, e rir da sua cara.
Já fiquei amigo de Pk's sim, mas não me lembro de nenhum devolver meu loot. O máximo foi o cara não matar meu amigo.
Agora algo que acontece muito pelo menos comigo, é o cara chega na minha cave querendo mandar, me dar ks, me xingar e ainda em manda sair. Cara, eu não aguento, eu mato mesmo. Se o cara quiser, devolvo os itens, mas se eu to na hunt é pra respeitar... Não mato por loot e nem frag, e sim por respeito, e nesse caso acho que é prudente devolver o loot se o cara já aprendeu a lição.
05-01-2012, 11:39
Jenick
Citação:
Postado originalmente por Pleonasmo
Mas todos sabemos que ainda existem os PK's com síndrome de filha da putisse, que mesmo te matando, mesmo você implorando, o cara ainda pode te matar de novo, te dar hunted, e rir da sua cara.
Rapaz, eu não concordo com você nesse termo "filha da putisse" porque olha bem: quando você cria o seu char em pvp, você sabe dos riscos que vai correr. De acordo com as regras do jogo, qualquer um pode matar, com restrições é claro, então não vejo isso como "filha da putisse". Eu acho que quem não gosta de conflitos, "tretas" devia jogar em optional pvp. A coisa mais ridícula que eu presencio todos os dias é gente que morre pra pk e fica reclamando, que não é seu caso eu acho.
05-01-2012, 11:43
Phineas Gage
Já havia pensado nisso, só não consegui relacionar a Síndrome de Estocolmo com o fato.
Antigamente eu costumava interrogar a pessoa que havia me matado, pedir loots de volta, tentar achar um meio de interagir e, talvez, tentar ficar amigo do cara.
Com o tempo -muito tempo- percebi que isso é uma coisa que não leva a lugar nenhum e parei de fazê-la. Me parece mais racional você encarar o fato de ter sido morto por um PK como uma consequência de jogar em mundo PvP do que como uma barbaridade de outro mundo que deve ser questionada.