Runescape x Tibia - Avaliação
Primeiramente, esse não é o Tópico Oficial para Runescape, é só uma avaliação.
O Tópico tem como objetivo principal criar um debate, que terá suas ideias registradas no tópico, criando uma avaliação plena e justa de cada jogo.
E por ultimo, não vou te advertir por postar coisas como "TiBiA RuLeS" ou "RuNesCaPe 100% ThE BeSt", não sou eu que faço as regras, então sinta-se avontade para mostrar o quão burro e alienado voce é. (Criticas serão sempre bem aceitas)
Vou começar colocando uma base sobre o que sei sobre os dois jogos :
Fale para aquele seu amigo que joga Mu : "Vem jogar tibia ae comigo xD"
A resposta voce ja sabe, não é ? "Bahh! Tibia tem os graficos podres, o carinha é feio, e nem da pra ver ele atakar ¬¬ "
Porém essa é a visão de quem nunca jogou Tibia ou entao a visão de quem pegou level 13, morreu pra PK e foi jogar MU Online.
Todos (pelo menos acho que a maioria) do Forum ja jogou Tibia o pelo menos sabem como o jogo funciona em termos de dinamismo. (Para quem não entendeu eu falo dinamismo para me referir a como as coisas acontecem in-game ;D)
Tibia é ou não é dinamico ? É sim, e muito.
Porque ? Porque Tibia tem uma interface visual que permite que um jogador interaja com o meio, ou seja, ele pode usar um field, abrir um buraco, soltar uma magic wall ... Até mesmo gritar "FrEe ItAnS!!!11!" no DP, altera o meio de jogo.
A interação com os outros jogadores é quase real, isso porque ela depende somente de voce, assim como na RL, por exemplo:
- Um PK não depende que duas partes entrem em um acordo.
Sem falar no PvP e nas WARs, que dependem 70% do ambiente em questão.
Comentarios p/ "Tibia : Dinamismo" :
Nesse caso Runescape é sem duvidas um oponente de peso: Cada pedra do Runescape pode servir para Mineração, Quest, Extrair Pedras Preciosas ...
E depois o minerio vai virar a sua armadura, a quest vai virar a sua acessibilidade, e a pedra vai virar o seu colar. Criando uma rede extremamente dinamica in-game.
Sinceramente, em termos de PvP (falando em Traps; War ...) Runescape deixa a desejar na parte dinamica, mas isso será discutido em outra hora.
Comentarios para "Runescape : Dinamismo"
Hohoho, chegamos ao PvP:
Tibia tem um sistema de PvP muito dinamico e tambem muito explorado.
Quando o jogo começou ninguem chegou e disse :
"Hey coleguinhas, cada player pode ocupar apenas 1 sqm, nao podemos empurrar ninguem para cima de fields e parcels, se colocarmos um unico player entre 8 personagens com fields atraz ele não vai se mecher xD"
O PvP do Tibia nasceu e cresceu dentro do jogo, e de fato é um dos seus maiores atrativos. Porém, mesmo depois do Update que permite a mudança de mundos ( PvP-E / PvP / N-PvP ), a mobilidade do PvP Tibiano é baixa, vamos entender quando checarmos o tópico em questão para Runescape.
[...] ainda temos um toque especial que Runescape não tem: Vocaçoes.
No tibia as vocaçoes separam a principal função de cada personagem em um meio PvP. E como tudo um lado ruim ...
Elas estão bem desiguais e cada vez mais especificas.
Depois disso vem um novo nivel de PvP que chega a englobar todo um servidor e embalar uma economia. As Guerras:
As guerras são um dos principais fatores que tornam Tibia unico. Movimentando um servidor, gerando lucro e waste, destruindo anos de jogo ou te colocando anos a frente.
Comentarios p/ "Tibia : PvP" :
Heheheheheheheheee! É praticamente impossivel comparar o PvP do tibia
com o do Runescape, isso porque são praticas distintas.
No Runescape o PvP não é aberto, cada world de runescape tem apenas uma area PvP que é a Wildrness. Exceto aqueles que são puramente PvP-Worlds.
(lembrando que em Runescape pode-se mudar de mundo a qualquer momento)
Quem reclama que no tibia a penalidade de morte é muito alta deve fazer a sua parte e fugir do runescape. Com as blessings do Update de Outono (2010)
a penalidade de morte esta muito baixa. Já no runescape, morrer PK significa:
PERDER TODOS OS ITENS QUE VOCE CARREGA. NÃO IMPORTA SE É NA BACKPACK, SE TA EQUIPADO, SE TA ENFIADO NO SEU ANUS!
(Ao morrer sem PK voce mantem os 3 itens mais caros)
(Ao morrer em worlds Item +1, voce mantem o item mais caro)
Então o PvP se torna uma das milhares de fontes de dinheiro e itens do Runescape, o que será citado em economia.
Porém no runescape não se tem a liberdade de alterar o espaço a sua volta tornando o PvP uma atividade dinamica (com muitas skills, foods, armors) porem muito parada.
Comentarios para "Runescape : PvP" :
A mobilidade do Tibia (em termos de versatilidade) é parada como um tijolo.
Isso mesmo, como um TIJOLO!
Convenhamos que até os Tibianos tem que admitir: Depois de um PK voce queria passar um tempo em N-PvP; Depois de dropar um set inteiro de um Player voce queria que todos fossem Red Skull; Depois que sua guild domina a war voce queria que o seu World fosse E-PvP.
FATO.
O que a cip fez ? Te liberou pra mudar de World. Apenas pague 40 reais, saia de perto da sua guild, sai de perto dos seus amigos, porque voce nao tem dinheiro pra pagar aquele Hunted. :D
Comentarios "Tibia : Mobilidade"
"It's beautfull, beautfull"
Runescape, até onde eu saiba, é o unico jogo onde mudar de World é tão normal quanto entrar e sair do jogo. É claro que a estabilidade ficou um pouco afetada e organizaçoes como Guilds tem de ser feitas fora do jogo para manter os membros unidos, porém assim cada jogador pode escolher um mundo que se encaixa perfeitamente ao seu humor naquele exato segundo:
Existem :
-Worlds separados para eventos.
-Worlds PvP
-Worlds PvP +1 Item
-Worlds Comuns
-Worlds Divididos por Paises
-Worlds Members Worlds Free ...
Ou seja, pelo menos nesse quizito Tibia foi Ownado. (me critiquem plz)
Infelizmente, (me corrijam se eu estiver errado) a economia Tibiana me parece densa. Isso se explica pelo simples motivo de haver um circulo economico pequeno. São estes:
[B][a] Hunt > Gold > Compro Itens > Hunt > Gold ...
Runar > Gold > Compro Itens > Hunt (Souls) > Runar ...
[c]Gold > Compro Item > Vendo Item > Gold ...
Simplesmente isso. É obvio que existem os preços que variam de acordo com a idade do server. Isso porque como o fornecimento de itens ao server depende basicamente de dropar o item.
Runescape:
Economia
(para nao humilhar vou deixar uma foto e um dos circulos comercias do runescape, o mais basico deles envolvendo poucas skills, lembrando que runescape tem mais de 20 skills ...)
http://img.photobucket.com/albums/v2...scape_Bank.gif
Jogador com um minério de ouro > Minerio vira barra > Barra vira um Colar > Depois coloca-se uma pedra no colar > Um mago encanta o Colar > O colar Encantado é Vendido > Um 2º Jogador vai usar o colar para caçar e conseguir Gold, Itens Prontos e mais Itens Basicos.
~ Apenas comparem e postem, postem muito!!
Citaçoes :
Citação:
Mas apenas uma coisa distingue os dois jogos, pra mim que são:
1) Runescape é um jogo pra se competir;
2) Tibia é um jogo pra se divertir.
Ai vem um e diz: "Ah, mas eu me divirto competindo com os outros..." Bom, cada um tem uma maneira de se divertir com quer...
Citação:
Postado originalmente por
Marcelin
Os 2 jogos pioraram desde antigamente, isso é fato.
Acho que é seguro dizer que praticamente a única coisa que melhorou foram os gráficos/design dos 2 jogos.
E acho que é mais que óbvio, runescape é melhor que tibia, joguei os 2 jogos bastante e afirmo sem nenhuma dúvida.
Quer prova? Runescape tem várias vezes mais jogadores.
Citação:
Sua comparação é meio antiga. Tíbia vence de Runescape. Quando eu joguei Runescape achei uma baita porcaria (desculpe se alguém aqui joga), achei ruim porque o jogo é em 3D, mas só por causa disso não quer dizer que vai ser melhor que Tíbia, Runescape tem bugs por causa do 3D, se fosse assim teria melhor ter feito o jogo em 2D mesmo.
Citação:
Runescape não tem nenhum bug por causa do 3D. Provavelmente você nem jogou Runescape.
Citação:
Runescape: Joguei por muito tempo, des de quando era em inglês, pra mim mesmo sendo em 3D ainda falta coisa, tipo tem muitos severs lotados e talzs, isso é chato, você tenta upar e já tem umonte de gente na frente de um Globin O.o, mas até ai tudo bem. Se não fosse pelo fato que enjoa mais rapido do que todos os jogos.
Citação:
O Tibia pra mim sempre foi o melhor. Mas tem os poréms, eu sempre desisto de jogar, por que Hakers estão sempre por ai, isso é chato... mas pra mim não importa os graficos, e sim o tamanho de diversão que o jogo me proporciona. Tenho mtas contas que parei de jogar o maximo de lvl que eu cheguei foi 22, por isso não posso havaliar mto bem...
Tibia é perfeito pois, é leve, muitas pessoas jogam, é interativo e vicia. Nota: 9.3 (obs: se não fosse tão dificil seria 10, mas se fosse facil ia enjoar igual outros jogos por ai... Por isso que eu gosto de tibia, tem seus altos e baixos)
(OWNED)