Tibia em Flash, uma nova era
Bom resolvi escrever esse tópico depois de um tempo que postaram uma noticia que estava sendo criando um cliente do tibia em flash. Bem minha indagação é como esse cliente vai ser aproveitado.
Em primeiro momento é a forma mais óbvia: O cliente projetado em C++ será fechado e seus dados transferidos para a linguagem Flash, fazendo alguns ajustes na ferramento para algumas funções, como o clicar do mouse, o carregar da tela, algumas teclas de atalho, o chat e disponibilidade dos menus. Mas transferir um jogo de uma linguagem para a outra é muito complicada e pode levar muito tempo e levando em conta a tranferencia de dados, pois é grande a chance também do banco de dados ter que ser outro, fora o gráfico que pode deixar de ser quadrado e os personagens possam andar com mais liberdade pelo mapa.
Para voces terem idéia do trabalho que dá isso, a Amakna games (criadora do jogo Dofus, inclusive este em flash) para poder mudar a versão do banco de dados e os gráficos do jogo foram mais de 2 anos, e isso que eles lançaram o Dofus 2.0 (assim chamado por eles) nas coxas (cheio de bugs) e para não afetar os jogadores deixaram os servidores na versão 1 e criaram novos para a versão 2 e somente agora (depois de concertar a maioria dos bugs) estão transferindo os servidores velhos para a nova versão.
A segunda coisa que pode ser feita pela Cipsoft, que pelo menos eu não vi ninguem comentando, seria criar um novo jogo nessa plataforma. Mas como assim, 2 tibias? Bem seria parecido com isso. Pegando o exemplo da Amakna novamente, um pouco antes dela planejar o Dofus 2.0, a mesma estava criando um novo jogo inspirado em dofus, porém o criando-o na linguagem JAVA (inclusive grande parte dos graficos do 2.0 foram criados inicialmente para esse novo projeto). E esse novo jogo foi nomeado de WAKFU, que praticamente usa os traços mais marcantes do DOFUS (lutas em turnos, as 12 raças, algumas criaturas, ataques separados em elementos e etc), porém com uma mecanica totalmente nova. Por exemplo, para voce deixar seu personagem forte numa magia de fogo, voce ganhava pontos ao uppar lvl e colocava pontos na magia e pontos no elemento que a melhora, no wakfu voce treina em combate as magias (assim como no tibia se uppa skill em combate e não por uppagem de lvl).
Bem depois de enrolar vocês com essa explicação longa eu cheguei aonde queria chegar. Com a criação de um novo tibia em paralelo (vou chama-lo de TFE – Tibia Flash Edition), seria um outro jogo criado com base no tibia (assim como o Tibia ME foi uma versão para celular do tibia). E nessa versão do jogo os criadores teria a liberdade de poder quebrar varios tabus do tibia original, como:
- Criar novas vocações/promoções: Esse é sem duvida o maior tabu do tibia original. Muitas pessoas gostam de poucas vocações para um facil aprendizado e conhecimento do jogo, mas muitos também gostam de ser únicos ou que tenha uma gama maior de escolhas de caminhos para evoluir seu personagem (mas não querem jogar ragnarok por acharem o jogo muito baitola :P ).
- Limitar o level maximo: Esse com certeza é outro grande tabu, mas não muito comentado atualmente, seria limitar o level maximo do jogador. Muitos acham chato chegar em tal level e não poder uppar mais, porém em outros jogos como o WOW foram criadas outras formas do jogador passar o tempo que não seja ficar matando criaturas, como guerras ou criando poções e equipamentos para a mesma, fazendo quests em busca de recompensas e experiencia, colhendo recursos pelo mapa, participando de torneios pvp, de corrida com suas montarias, reformando a casa própria ou a da guild, fazer criações de mascotes e montarias, mini-missões pelo mapa para ganhar pontos de honra, combate de guilda vs guilda, guerras facções opostas, mini-jogos com ranking, oficios com missões para ganhar pontos na produção de itens e etc.
OBS: Nem todas as coisas colocadas acima se tem no WOW ou somente nele.
- Aumentar a variação de skills de combate: Atualmente temos as seguinte skill que são usadas em combate (sword, axe, club, distance, shielding, magic lvl), muitos acham elas mais que o suficiente, mas outros (como o chato aqui) acha ele muito incompleto e “estranho”. A forma de manipular um machado (armas de Corte e geralmente pesadas) é completamente diferente de manipular uma lança (armas de perfuração e geralmente leves), porém o jogo os considera como um tipo de arma só (axe), assim como é estranho que clavas e martelos pesados são classificados juntos de bastões leves no skill club ou grandes espadas e minusculas adagas são igualmente swords, ou ainda mais, a forma de atirar uma pedra/shuriken num alvo seja igual a atirar com um arco/besta.
- Criação de ofícios (trabalhos): Em alguns jogos, fora a venda de loot para npcs e equipamentos dropados para jogadores, existem profissões em que o jogador pode fabriar e/ou modificar um item para vender/prestar serviço para outro jogador para ganhar dinheiro. Normalmente equipes basicos são vendidos em lojas de NPC’s ou dropados de criaturas fracas/medinas, e os mais avançados são criados ou melhorados pelos próprios jogadores. Não somente criam itens de uso definitivo (armas, armaduras, mantos, capacetes, etc), mas também itens consumiveis (poções, alimentos, encantos, pergaminhos, runas, etc). Com essa criação de oficios o dinheiro tende a ficar circulando mais entre os jogadores e menos dos montros direto para os npcs (dropo um item/dinheiro do monstro, vendo o loot pro npc e compro runas e pots de outro npc para caçar mais), criando uma maior interação entre os jogadores. Claro na teoria pode soar bonito, mas eu sei que na pratica varios viciados criam 30 chars para ser de 1 oficio cada, mas é algo que se pode contornar.
- Modificar a perda de xp/skills ao morrer: Outro grande tabu do tibia é a perda de xp ao morrer, muitos dizem que a perda tem que ser dura e para minimiza-la tem que ser cara para não facilitar muito o tibia, porém, muitos(assim como eu) se tornaram jogadores casuais (joga no maximo dos maximo, 2h por dia). A CIP se tocou sobre isso e criou o bonus de up para as 2 primeiras horas para os premmy e as bençãos mais em conta pra diminuir a perda de exp quando morre, mas para muitos ainda não ficou o ideal, pois em niveis mais avançados, mesmo com o bonus e reduções de perda, o jogador casual perde em uma morte tudo que conquistou em quase 1 semana.
Bem resumindo bem essa segunda opção que a CIP tem: Podesse criar um novo tibia para atender a demana de jogadores não totalmente satisfeitos com o tibia original, jogadores novos em busca de jogos leves e simples, de jogadores velhos que se cansaram da formula ou se tornaram jogadores casuais.
Nessa segunda idéia eu não quero que tibia acabe ou tenha seus updates piorados ou esquecidos por causa do Tibia flash, quero apenas que a empresa crie uma nova forma de diversão e entreterimento para uma gama de jogadores diferentes/novos mas sem esquecer dos antigos que se divertem no tibia original.
PS: Espero que o povo não tente trollar/floodar o tópico como costuma fazer, mas discutam essas possibilidades de forma legal.