FAQ - Perguntas frequentes sobre o Tibia no Linux
Como eu extraio e inicio o client Linux?
Como eu extraio e inicio o client Linux?
Após baixar o tarball apropriado ao seu sistema, você deve descompactá-lo em uma pasta. Para fazer isso, use o seguinte comando:
tar xfz tibia854.tgz
Uma nova pasta chamada "Tibia" será criada, contendo os arquivos do jogo. Uma pasta chamada “.tibia” será criada no diretório home, contendo os arquivos de configuração e mapa.
Para iniciar o jogo, você deve ir até a pasta do jogo e iniciar o binário chamado "Tibia". Note que o jogo não se inicializará se você tentar executar de outro local. Se você quiser criar um atalho no desktop, você deve ajustar seus parâmetros para incorporar a pasta de funcionamento do jogo.
Nota: o arquivo tarball pode mudar de nome, a depender da versão do client.
Eu posso jogar Tibia se não tiver instalado um driver com aceleração de hardware?
Eu posso jogar Tibia se não tiver instalado um driver com aceleração de hardware?
Sim. Você pode jogar usando o client de Windows no Linux com a ajuda do Wine. Para mais detalhes veja o guia de instalação.
Eu tenho uma placa de vídeo antiga e meus gráficos parecem estranhos.
Eu tenho uma placa de vídeo antiga e meus gráficos parecem estranhos. O que está errado?
O client tenta detectar automaticamente do que sua placa de vídeo é capaz. No entanto, em alguns sistemas, essa detecção pode falhar. Isso pode resultar em gráficos estranhos, especialmente se você usa uma placa mais velha. Tente iniciar o client com o parâmetro de linha de comando "engine 3", e.g. "./Tibia engine 3". Isso forçará o client a usar um modo OpenGL mais antigo, porém mais compatível.
Importante: Se você possuir uma placa de vídeo NVIDIA da série 440, uma solução possível pode ser instalar o driver beta para Unix.
Onde ficam os mapas e o arquivo de configuração no Linux?
Onde ficam os mapas e o arquivo de configuração no Linux?
Os mapas e arquivos de configuração do client de Tibia para Linux podem ser encontrados dentro da pasta oculta ".Tibia", criada automaticamente na pasta home do usuário.