Citação:
Nós tivemos uma conversa com os responsáveis por todos os servidores do Tibia. De fato, freqüentemente nossa vida depende desses técnicos. Saiba tudo que acontece por trás do jogo que nós conhecemos!
"O máximo de jogadores online em todos os mundos foi de 36784". O mais novo recorde na página de estatísticas. Milhares de pessoas em todo o mundo jogam Tibia, se divertem, fazem amigos, lutam em guerras, é impressionante pensar que as vezes tudo vem junto em um único mundo. Nós tivemos uma conversa com os responsáveis por todos esses servidores. De fato, freqüentemente nossa vida depende desses técnicos.
Existem servidores na Alemanha, no Brasil e nos Estados Unidos. Existe um administrador em cada um desses países? Você tem algum char normal ou secreto para jogar? Você... bem, diga algumas coisas sobre você, por favor...
Meu nome é Thoralf Will, mas a maioria das pessoas me conhecem por Fad van Nal, e eu sou um dos três administradores de sistemas da CipSoft. Como você disse, existem servidores no Brasil, na Alemanha e nos EUA. Os administradores de sistema nesses países não são empregados pela CipSoft, mas trabalham em datacenters nesses países e supervisam toda a rede, não só os nossos servidores. Estamos supervisionando todos os nossos servidores da Alemanha.
Você tem horários certos ou só trabalha quando Guido se teletransporta para sua cama dizendo que há uma pane nos servidores à meia-noite? O que acontece quando um servidor entra em conflito?
Eu trabalho normalmente 40 horas por semana, entretanto, não tem um horário fixo. Nós trabalhamos quando os servidores precisam de nós ou se o Durin, o cabeça dos administradores de sistemas, nos chama. :). Existem mecanismos monitorando os servidores que nos alertam se algum problema acontecer.
Por que vocês mudaram os horários dos chamados "server save" em alguns servidores?
Distribuir os server saves causou uma redução de carga nos bancos de dados. E como resultado, os server saves estão mais rápidos.
Agora de uma vez por todas: Um mundo com menos gente, é mais rápido?
Não.
Que tal se ajudássemos o jogo a ficar mais rápido jogando itens sem utilidade em alguma das latas de lixo?
Não, na verdade esta é uma descrença que não ajuda em nada. Na verdade, essas limpezas causam uma pequena sobrecarga, então o melhor a fazer é deixar tudo onde está ;)
Você pode nos explicar qual é a razão dos freqüentes 'lags', 'kicks' e 'freezes'? Ou talvez tem mais de uma razão?
Existe várias razões que podem causar conexões ruins e freqüentemente não temos influência sobre elas. Algumas vezes algum provedor cause problemas ou um router entre vocês e nossos servidores. Claro, como todos os outros serviços da internet, nós temos que conviver com problemas que ocorrem em um ambiente tão vasto como a internet. Existem incontáveis problemas que ocorrem e não tem espaço para listar todos eles aqui. Eu posso assegurar para vocês que trabalhamos constantemente para minimizar os problemas causados pelo nosso lado. Recentemente fizemos um upgrade na conexão de nossos servidores.
Novos mundos são criados cada vez mais rapidamente. Quando você decide fazer novos deles?
Sempre que é preciso. Entretanto, há também uma programação que seguimos para manter o crescimento do Tibia sob controle.
No update passado, tivemos a fila de espera. Uma das razões para implementar isso, foi para reduzir os jogadores que usavam cheats para entrar com suas Free Accounts. Qual é a influencia da fila na performance dos servidores?
A fila de espera conduziu dramaticamente a redução de memória usada em nossos servidores, o que nos permitiu à criar mais servidores. Também, tudo a respeito dos personagens é mais rápido, como por exemplo, a criação de novos personagens.
Algumas vezes, muitas pessoas são kickadas do jogo ao mesmo tempo, o chamado 'mass-kick'. Algumas pessoas reivindicam que se você estiver num local perigoso quando ocorrer um mass-kick, é melhor ficar offline por que o problema real começa quando você tenta entrar denovo e acaba morrendo. Você pode nos dar conselhos de como evitar uma visita ao templo quando nós formos vítimas de um mass-kick na próxima vez?
Se acontecer um mass-kick e você estiver no meio de uma batalha, você pode salvar sua vida chamando alguns amigos que foram kickados em um lugar seguro para matar os monstros da área onde você foi kickado, assim, você não será morto por eles quando logar novamente.
Depois de um mass-kick, freqüentemente há muitas pessoas que pedem para resetar o servidor, pois perderam muita coisa. Você pode nos falar em qual caso vocês vão resetar o servidor e em que casos não?
O server reset é feito apenas em casos excepcionais, por exemplo, se acontecer sérios problemas técnicos nos servidores. Mas na maioria dos casos, depois de um mass-kick o servidor não é resetado. Mesmo que 100 jogadores fossem kickados ao mesmo tempo e tivessem grandes perdas, mais de mil pessoas teriam jogado nesse dia e iriam sofrer perdas se o servidor fosse resetado. Por isso, os servers reset são feitos apenas se não tiver nenhuma outra opção.
Especialmente para os nerds além de nós, você poderia falar alguma coisa sobre os servidores?
Os mundos rodam em um dual-Xeon 2,6 - 2,8 GHz. O servidor do banco de dados tem de 2 a 8 processadores Xeon de 3.0 GHz e de 2 a 16 GB RAM. Em todos os aparelhos, ferramentas de backup estão disponíveis.
Que máquinas e infra-estrutura eram usadas no passado, e como será no futuro? Ou, o com o que você sonha?
Um ano e meio atrás, nossos servidores rodavam em um dual-Xeon com 2,4 GHz, depois disso, foi atualizado para quad-Xeon com 4gb RAM e desde semana passada nós atualizamos para IBM x445 com 8-Xeon e 16gb RAM.
Qual foi a pior coisa que já aconteceu com os servidores?
Eu! :) To brincando, eu diria o ataque hacker de dois anos atrás.
Somente para deixar alguma coisa pra gente pensar no final da entrevista, quanto de tráfego digital nós causamos à vocês em cada mês?
Nós temos uma média de 30 terabytes. Se desligamos os servidores para manutenção, normalmente nosso provedor liga para ver se está tudo certo, pois as estatísticas dele caíram dramaticamente.
Muito obrigado, Thoralf, pela sua atenção e por todas as melhorias diárias que você nos oferece para uma melhor experiência do jogo.
pronto eh isso... n sei se eu poderia fazer isso, mas se eu n poderia, desculpe aos moderadores... ou se esta materia ja foi colocada aki nu tibiabr