Até que enfim um tópico de minha área !
Olá tibianos,
Sou programador, trabalho a cerca de 3 anos no mercado. Formado em Ciência da Computação e atualmente faço especialização em Sistemas Distribuídos e Redes. Estou muito feliz em encontrar um tópico como esse, e espero poder ajudar.
A meses atrás, eu estava pesquisando a linguagem de programação do Tíbia também. Não encontrei por fontes naturais (Google etc.)
Então comecei a testar decompiler no tibia***** [
http://www.autistici.org/uncc/] , [
http://www.backerstreet.com/rec/rec.htm]. No entanto, a decompilação não era 100% clara.
Então suspeito que o programa seja feito em C ou C++ (Orientado a Objeto), com algumas bibliotecas adicionais, provavelmente proprietárias da própria Cip.
No entando, em minha pesquisa, percebi que as regras de negócio (2 camada) não estão no software cliente, e sim no server.
Quando você dá um exura por exemplo, é enviado um comando exura pro servidor, e ele internamente checa se há mana ou não. Caso haver ele realiza lá o comando.
Todas as ações são realizadas lá no servidor, o que inibe que cheats sejam feitos para upar skill por exemplo.
O único cheat que funciona, é o de clarecer a tela, que é facilmente implementado modificando uma variável em uma determinada posição de memória. É apenas clarear a tela, não há regras de negócios aqui.
Continuando as pesquisas, desenvovi um pequeno aplicativo, semalhante ao tibia*****, que conecta ao servidor e replica os comandos do tíbia.
Com o aplicativo criado, seria possível criar Bots (igual o counter strike), capazes de enviar e comandos e auto-responder a certas situações.
Mas até chegarmos ai é um longo caminho, sem contar que a bosta da lista de espera impede os testes.
Bom já estava desanimado com o projeto, se alguém quiser ajudar, eu envio o fonte e explico como que fiz. Mas por favor só quem realmenten conhecer socket e programação em api.
O programa está em Delphi, e uso o ethereal pra "copiar" a conversa entre o tibia***** e o server.
té mais !