Bom, eu criei um tópico (com um lindo erro de português), então, resolvi recomçar, mas, desta vez mais organizado. Vamos lá xD
Versão Imprimível
Bom, eu criei um tópico (com um lindo erro de português), então, resolvi recomçar, mas, desta vez mais organizado. Vamos lá xD
O Básico 1 - Criando Círculos
Se vc quer desenhar alguma coisa, vc antes tem que saber fazer seu traçado. Acho que ninguém ainda postou isso aqui então, resolvi fazer algo pequeno para depois por outros tutoriais e ir aumentando o nivel de dificuldade. :cool:
O básico é fazer círculos o_O, bom, vc pode pedir prum elefante pisar no seu papel, contornar um copo, uma moeda ou pegar um compasso, mas se vc ta fazendo um freehand isso não presta. O que vc deve fazer é usar o lápis (e o olho) e uma mão (omg n me diga q vc n tem uma mão!)
http://www.bancadacarol.com/dicasdesenho/circulo.gif
Você precisa mover o braço todo em movimentos circulares (não me diga, achei que fossem retangulares).
O pulso fica basicamente parado, enquanto seu braço roda, e roda, fazendo o lápis fazer um círculo. Não rode uma vez só, rode várias, faça "um círculo em cima do outro". O resultado final será circular B)
Treine fazendo milhares de círculos, ora rodando o braço para a direita, ora para a esquerda. Porque? Pois rodando para um lado vc treina um lado do cérebro, e rodando pro outro, vc treina o outro, ai vc decide qual é melhor!
O Básico 2 - Criando retas :cool:
Agora as retas
NUNCA USE RÉGUAS ou similares (esquadros...)
Bom, tem mta gente que passa por cima da parte chata, mas é necessário...
Vc deve criar muitas retas em várias posições e tamanhos.
Agora, uma dica de uma amiga minha: "Primeiro, faça retas na vertical. Ponha o lápis num ponto, trace uma única reta até outro ponto, e voltei, vá, e volte. Sempre mechendo o braço todo. Se fizer só com o pulso, VAI ficar circular.
Depois faça uma horizontal. NÃO VIRA O PAPEEEEEL! ¬¬' Do mesmo modo que a vertical. Depois dois tipos de enclinada. Uma enclinada para um lado, e outra para o outro. Do mesmo modo que as anteriores, de um ponto, a outro. Tente não tirar o lápis do papel, não vire a folha, não apague, não amasse, não coma, não fique com raiva porque não conseguiu e atire na casa da vizinha, não use réguas, e não vá fazendo risquinhos. Tem gente que faz as retas assim. No fim nenhuma fica realmente reta."
http://www.bancadacarol.com/dicasdesenho/retas.gif
O Seu Material
Se você quer fazer um bom desenho deve ter um bom material. Lembre-se compre os caros que vão render mais, pois possuem mais durabilidade e fazem o desenho sair mais elaborado, se vc quer poupar dinheiro esqueça, pois vc compra um hj e amanha ja vai ter q tar comprando outro.
Aqui esta a lista do material:
Lápis: Use lápis de grafite HB, B ou 2B para fazer os rascunhos.
Outros como 4B ou 6B são usados para fazer a pintura em preto-e-branco.
Lapiseira: Compre grafite HB, B ou 2B.
A lapiseira pode ser 0.7 ou 0.5 para fazer rascunhos e 0.5 ou 0.3 para arte-final
Apontador: Bem, o correto seria apontar um lápis com estilete, mas se vc for estabanado, compre um apontador de ferro com uma boa lamina.
Borracha: Uma borracha macia que não manche a folha é sempre bom. E ela tem que apagar, aquelas borrachas que deixam marcado onde você usou o lápis não são boas.
Esfuminho: esfuminho é um tipo de um lápis feito com papel que serve para esfumaçar desenhos feitos com lápis grafite, não lápis de cor. Um n° 4 é o suficiente pra quem não é experiente.
Caneta Esferográfica: Passar desenhos à caneta dá um efeito muito bonito.
Sugiro usar uma caneta preta 0.7. Use as esferográficas, nunca as de gel.
Lápis de cor: Use um da Faber Castell 48 cores, compre também uma caixinha de aquareláveis, ah não esqueçam: nunca compre lápis redondos, pois eles rolam, caem e quebram xD use os triangulares ou hexagonais (lápis grip também é bom para evitar escorregar da mão e borrar o desenho praticamente pronto)
Papél: Use o A4 ou A3, um bloco é mais aconselhável, mas vc pode desenhar em qualquer papel, o sulfite também é muito bom.
Régua: Nunca a use para desenhar, mas sim para fazer uma arte final, use a de 30 cm transparente.
Boa sorte, e vamos as compras :riso:
Exercícios
Espero que tenham gostado, agora um exercício para aprimorar antes de partirmos para os outros:
O exercício da Pizza (p.s. não é de comer :riso:)
O nome deste execício é Exercício da Pizza, ele se faz assim: ligue para a pizzaria mais próxima, e peça uma pizza no seu sabor favorito, ao chegar o motoboy na sua casa, pague-o, pegue a pizza, esconda da sua irmãzinha e coma tudo sozinho!
Ok, isto foi só uma sacanagem para deixar com água na boca...
Agora, vou explicar como pizzas ajudam (não é para comprar nenhuma heim!)
As pizzas ajudam você a treinar tudo que vc já aprendey até agora, só que tudo junto! Como? Elas são a unção de círculos e retas.
Primeiro, desenhe um círculo que vc quer que seja o tamanho de sua pizza (ele deve ser grande, mas não exagerado), depois faça tipo uma borda na pizza, ou seja um círculo menor em volta do maior ou um maior em volta do menor :blink: (confuso né?)
Depois vc vai fatiar sua pizza, só que em seu desenho, vocÊ não pode cortar o maior pedaço pra vc e deixar o menor pra sua irmãzinha, ou seja, vc mirar mais ou menos o centro da pizza e fazer uma reta que a corte na vertical, depois uma que corte esta linha na horizontal (também no meio)
Ao tracar uma mira de tiro xD, vc vai fazer um xis nela (x) cortando o meio também.
Nunca faça seus círculos virando a folha heim!
Depois, em cada fatia que vc cortou ponha um tomate (ou seja, um círculo).
Se achou que seu desenho ficou legal, pode pintar =] use o vermelho claro ou rosa no centro do tomante e vá pressionando o lápis enquanto vai pras bordas, pintando sempre em círculos.
Na pizza, use o amarelo que se assemelhe ao queijo, e pinte irregular, e as bordas mais escuras.
Se quiser faça a fumaça e use o esfuminho ou pinte msm.
Tcha tchaaaan!
:12: Se vc n entendeu como deveria ter ficado seu desenho, aqui vai :12:
http://www.bancadacarol.com/dicasdesenho/pizza.gif
Ahhh, agora, voltando as assunto DAQUELA pizza... vc já pode comprar se quiser xD
Nas próximas explicações:
* Como desenhar olhos proporcionais ao rosto
* Rostos e suas posições
* Como fazer uma mão
* Como colorir bem
* Como esfumaçar
* Como fazer cabelos e unhas realistas
* Muito mais!!
O básico 4 - Aprendendo a fazer cabelos
Já percebeu seu cabelo? Ele quando exposto a luz não fica brilhoso? Isto em desenho existe, é o que chamamos de Arco Luminoso.
E as pontas de seu cabelo (como sou mulher isto se percebe mais fácil, então, peça o cabelo de sua famosa irmãzinha emprestado)? Já viu que são meias salpicadas? O cabelo de nenhum desenho é um papel grudado no coco, eles tem vida e balanço, então, usamos as Pontas Denteadas.
Ok, para desenhar cabelos precisamos de uma combinação de Arco Luminoso e Pontas Denteadas.
Então vamos comparar estes dois desenhos, um da she-ra e um de uma personagem parecida com ela. Note o tempo dos desenhos, She-ra (desenho he-man) era de 1970 por aí, e Sailor Venus (desenho Sailor Moon) é dos anos 2000. Então, a noção de desenho mudou, veja.
http://img256.imageshack.us/img256/6742/shera6it9.png
http://images.elfwood.com/fanq/e/v/e...ilor_venus.jpg
Vemos que o cabelo de she-ra não aparenta ter vida e o de Sailor Venus, tem vida e brilho, pois o desenhista utilizou as técnicas que eu disse, agora, depois de ler esta explicação vamos fazer o exercício...
até essa parte eu adorei
qro aprende a desenha
mas qndo sai o resto?
disculpa nao sabia q nao era pra interrompe,´só vi no otro topic
mas eu peço pra um modera apagar o post caso vc queira :)
muito bom, muito bom mesmo mas
Bico de Pena > Esferográfica :D
por que?
>porque bico faz um traço mais bonito [fino]
>da pra controlar a expessura do traço, aplicando mais ou menos pressão na caneta
>a maioria das canetas esferográficas [bic] fazem um traço "seco", deixando-o irregular, mais ou menos assim
http://i33.tinypic.com/97skfs.png
[Foi uma dica, manda o grafite apagar depois quando for postar o resto]
nuss vc me ensinou muita coisa quem diria hein...vo ti mostra um desenhu meu q eu fiz sem qualquer curso só pra ve oq vc acha....:Phttp://img410.imageshack.us/img410/1011/shamankioa0.jpg