Postado originalmente por Botando no fogo
1. Introdução:
A introdução nada mais é do que você começar uma história, sempre procure responder perguntas como, onde estou? quem sou? como estou? E caracterize o personagem principal nela...
Ex:
"Meu aniversário me faz refletir. Sempre fui assim e hoje, quando completo 18 anos, fico pensando no que fui e no que espero ser. Sento-me em meu quarto. Olho pela janela. Cai uma chuva miúda e fina que me entristece. De repente..."
Tente colocar algo para encher rolha, como essa chuva, e o sentimentalismo que ela traz... isso toca a pessoa.
Mas é claro q isso é em termos de redação tente fazer algo mais para fake.
2. Desenvolvimento
Com a introdução você começa a puxar o resto do texto, mas tente responder, o que aconteceu?
Ex:
"O som da campainha lembra minha realidade. Acordo do devaneio e encontro, na caixa do correio, um envelope. Procuro remetente. Não há. Abro. Duas folhas, uma totalmente em branco e na outra, no pé da página encontro esses dizeres: "Hoje, antes das dez!" Nada mais. Curioso! Tento indentificar a letra, mas é impossível. Uma esfergráfica qualquer co letra de forma cuidadosamente disfarçada. Volto pra a sala e fico contemplando o indecifável mistério.
Outro toque... Dessa vez, na frente de casa, encontro outro envelope, muitas vezes maior que o primeiro, e, dentro dele, meu disco predileto. No alto da capa, presa por durex, uma fotografia minha de um ano atrás.
Aumenta o mistério. Nenhum indício do remetente. Algo me chama atenção. muito pequenam ao lado do retrato, há uma mancha vermelha em forma de coração. Escorrem, pelo canto esquerdo, duas gotículas de sangue. Em letras microscópicas, leio outra vez a mensagem "Hoje, antes das dez!".
Para espairecer, saio ás ruas. Estranho... percebo um vulto me seguir. Ouço o som de seus passos, próximos, muito próximos, pergisamente próximos. Chego a sentir seu cheiro. Tenho vontade de gritar e, como em um pesadelo, o grito está entalado na minha garganta; tento correr, escapar, mas sinto uma estranha mão... um orrível cheiro de éter exala. Perco os sentidos.
Acordo no hospital, cercado de enfermeiras. Uma delas explica que fui encontrado desmaiado, e encaminharam-me ao hospital."
Perceberam como prende, esse texto? (texto retirado de um livro didático)
3. Finalização
Bem, é o mais difícilm tente fechar com algo que resolva a trama, mas tente inovar, não faça " e ele acordou " ou anfins...
Ex:
"Repirei aliviado. O pesadelo acabou. Olho ao redor do quarto de hopital e vejo, sobre a mesa branca, um envelope. Não há remetente. Apavorado, abro e leio "Aguarde. Você não vai passar de seus 18 anos".
Viram como prende? Deixa você na trama, você se imagina na pessoa do protagonista.