Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 17

Tópico: Uma breve explicação sobre o Egíto

  1. #1
    Avatar de Riskbreaker
    Registro
    08-02-2007
    Idade
    21
    Posts
    899
    Mencionado(a)
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    vBActivity - Stats
    Points
    1
    Level
    1
    vBActivity - Bars
    Lv. Percent
    0%
    Daily Activity
    0%
    Weekly Activity
    1.95%
    Monthly Activity
    0.51%
    Peso da Avaliação
    0
    Informações do Personagem:
    Nome
    Richter Willian
    Vocação
    Knight
    Nível
    22
    Status da conta
    Sim
    Magic level
    3
    Fist Fighting
    60/58

    Padrão Uma breve explicação sobre o Egito

    Civilização Egípcia:

    A Egito antigo foi uma civilização que se desenvolveu as margens do rio Nilo, o rio Nilo é considerado o maior em extensão no mundo e, durante o seu período de enchentes, ele deposita na suas margens uma substância que torna suas margens férteis.
    O que acontece é que humanos de várias regiões começaram a se estabelecer as margens do rio, pois, fora os oásis, o rio Nilo é uma das únicas fontes de água nos desertos arábicos, os povos que lá foram se estabilizando foram formando os nomos, ou seja, vilas em que situavam estes povoados, em que eram governados por um nomarca.
    Estes nomos começaram a crescer e, então se encontrarem com outros nomos, motivo para guerras(por terra e outros motivos), a partir de então começou a surgir alianças entre os nomos, resultando então numa divisão entre Baixo Egito e Alto Egito.

    Baixo Egito e Alto Egito:

    Devido ao Alto Egito ser mais “rico” que o baixo Egito, e de que por sua riqueza o Alto Egito querer dominar o Baixo Egito mais futuramente, O Baixo Egito decidiu lançar um ataque surpresa no Alto Egito, más, com a falha deste ataque, o que aconteceu foi que o Alto Egito acabou conquistando o Baixo Egito, o responsável por isso foi Menés, e ele se tornou o primeiro Faraó do Egito.

    Alguns Faraós importantes:

    Primeiramente, o que é um faraó?

    De forma resumida, um Faraó na crença egípcia era um enviado dos deus(o Egito era politeísta), então a sua forma de governar seria a vontade dos deuses, e, para eles, quem desrespeitasse o faraó estaria desrespeitando a um deus, ele possuía o poder máximo nesta sociedade(claro, havia a orientação e influencia dos sacerdotes).

    Origem das biografias: Wikipédia

    Akenaton:

    Akhenaton (que se traduz por "o espírito atuante de Aton"), cujo nome inicial foi Amen-hotep IV (ou, na versão helenizada, Amenófis IV), foi um grande faraó da XVIII Dinastia egípcia. A historiografia credita esta personalidade com a instituição de uma religião de cunho monoteísta entre os egípcios, numa tentativa de retirar o poder político das mãos dos sacerdotes, principalmente aqueles do deus Amon da cidade de Tebas. Para concentrar o poder na figura do faráo, ou para apenas retirar o poderio dos sacerdotes, Akhenaton instituiu o deus Aton como a única divindade que deveria ser cultuada, sendo, talvez, o próprio faraó o único representante dessa divindade. Outras fontes acreditam que Akhenaton apenas queria retirar o poder dos sacerdotes, que em muito influenciavam a vida política dos egípcios, de forma muitas vezes nocivas.

    Tutankhamon:

    Tutankhamon foi um faraó do Antigo Egito que faleceu ainda na adolescência. Era provavelmente filho e genro de Akhenaton (o faraó que instituiu o culto de Aton, o deus Sol) e filho de Nefertiti. Casou-se aos 10 anos com Ankhsenpaaton que, mais tarde, trocaria o seu nome para Ankhsenamon. Assumiu o trono quando tinha cerca de nove anos, restaurando os antigos cultos aos deuses e os privilégios do clero (principalmente o do deus Amon de Tebas) e morreu, aos dezenove anos, sem herdeiros.

    Devido ao fato de ter falecido tão novo, o seu túmulo não foi tão suntuoso quanto o de outros faraós, mas mesmo assim é o que mais fascina a imaginação moderna pois foi uma das raras sepulturas reais encontradas quase intacta. Ao ser aberta, em 1922, ela ainda continha peças de ouro, tecidos, mobília, armas e textos sagrados que revelam muito sobre o Egipto de 3400 anos atrás.

    Menés:

    Menés, Menes (ou, ainda, Narmer para outros autores), que alguns identificam também com Hórus Aha - ou Hórus Aka - (para alguns autores, o segundo faraó) é o lendário (provavelmente) primeiro (ou segundo) faraó da primeira dinastia egípcia.

    Menes é o nome grego que lhe foi atribuído, mas os egípcios chamavam-lhe Meni. Hórus Aka, como também é chamado, pode ser traduzido como: "Hórus dos juncos", em alusão à lenda na qual Ísis esconde Hórus entre os juncos e papiros do Nilo. Este nome é interessante porque faz pensar imediatamente na guerra lendária entre Hórus (divindade protectora do Baixo Egipto) e Set (divindade protectora do Alto Egipto), na qual este último é derrotado por Hórus que se torna, assim, o primeiro rei de todo o Egipto. É fácil chegar à conclusão que se trata da mitificação de uma guerra que existiu realmente.

    Viveu, aproximadamente, entre 3500 a.C. e 3000 a.C. A ele é atribuída, geralmente, a unificação do Alto e do Baixo Egito num só reino. Contudo, com a descoberta da paleta de Narmer no final do século XIX, onde aparece o Faraó Narmer (possivelmente, antes das datas atribuídas ao reinado de Menes) a exibir os símbolos unificados do Alto e Baixo Egipto, a controvérsia instalou-se. Assim, há várias hipóteses, cada uma com os seus defensores: ou Narmer e Menes são a mesma pessoa; ou Menes herdou de Narmer o Egipto já unificado; ou, ainda, que Menes terminou o processo de unificação que Narmer não teria terminado por completo.

    Há, no entanto, alguma unanimidade em afirmar que Menes foi o fundador de Mênfis como a capital Egípcia, construção que teria sido seu maior legado à história. Mênfis estaria localizada entre os dois antigos reinos. Até certo ponto, o exército de Hor-Aha invadiu a Núbia ao sul, espalhando seu poderio até a primeira catarata do Nilo. Também fundou a cidade de Crocodilopólis e começou a construção de um templo dedicado a Neith em Sais.

    Seu reinado durou sessenta e quatro anos e lhe atribuem o estabelecimento do costume para a realeza da criação de templos para os deuses egípcios. Conta-se que Aha morreu pelas feridas sofridas numa caça de hipopótamos, com uma idade avançada para a época, segundo Manetho.

    Foi enterrado primeiramente em Abidos, acompanhado de jovens seguidores e servos, no que seria o primeiro completo funeral monumental da historia do Egito, post-morte em Sakhara. Sua mãe ou esposa, Neithhotep, foi enterrada também em uma grande tumba que o monarca mandou construir em Abidos.

    Cultura egípcia(Wikipédia):

    A Cultura do Egito envolve muitas nuances, de acordo com cada período histórico do país.

    É impossível falar da cultura do Egito sem antes pagar um justo tributo a um factor natural que foi preponderante para o desenvolvimento da civilização egípcia em uma estreita faixa de terras cercadas por desertos: a água.

    O Rio Nilo é a base de tudo. Rio que nasce no coração da África, atravessa o deserto e deságua no Mar Mediterrâneo. Era o Nilo que fornecia a água necessária à sobrevivência e ao plantio no Egito. No período das cheias, as águas do rio Nilo transbordavam o leito normal e inundavam as margens, depositando ali uma camada riquíssima de húmus, aproveitada com sabedoria pelos egípcios para o cultivo tão logo o período de enchentes passava.

    Os egípcios obtiveram notáveis progressos nas artes, nos ofícios e em algumas ciências. Confeccionaram habilmente instrumentos, armas e ornamentos em pedra, cobre e ouro. Com o papiro, criaram uma escrita própria, cujos signos eram conhecidos como hieróglifos.

    Desenvolveram um sistema eficiente de irrigação, sanearam terras pantanosas, construíram diques, produziram tecidos de linho de qualidade superior a todos os países e reinados da época. Seu sistema de leis era baseado nos costumes, cercado de grande prestígio que mais tarde se impôs ao próprio faraó.

    Os egípcios inventaram ainda o primeiro calendário solar da história da humanidade. Ao que tudo indica, basearam o calendário no reaparecimento anual da estrela Sírius, com a divisão do ano em 12 meses e cada mês subdividido em trinta dias cada. Adicionavam cinco dias de festa ao final de cada ano.

    O que de interessante o Egito deixou para nós?

    Pirâmides: Muito difícil hoje alguém não saber o que é uma pirâmide, não ter visto pelo menos uma foto, más pirâmides(segundo minha professora) são consideradas as primeiras construções praticamente ditas feitas de pedra, foram construídas para se tornarem os túmulos dos faraós(são diferentes umas das outras) e, no interior delas é feito uma espécie de labirinto, acredita-se que era uma forma de esconder o corpo do faraó de supostos intrusos.

    Pedra de Roseta(wikipédia): A Pedra de Roseta é um bloco de granito negro (muitas vezes identificado incorrectamente como "basalto") que proporcionou aos investigadores um mesmo texto escrito em egípcio demótico, grego e em hieróglifos egípcios. Como o grego era uma língua bem conhecida, a pedra serviu de chave para a decifração dos hieróglifos por Jean-François Champollion, em 1822 e por Thomas Young em 1823.

    Busto de nefertite: busto da rainha nefertite, esposa do famoso Akhenaton

    Múmias(Wikipédia):As múmias são cadáveres que são embalsamados por algumas sociedades que acreditam no retorno ao corpo de uma entidade entendida analogamente a um espírito. Tal processo, chamado de mumificação, tem como fim de preservar o corpo para a recepção do "espírito".

    Ritos especiais e embalsamamento preparavam os heróis para a vida após a morte, transformando-os em múmias. Uma das obrigações da vida futura era defender lugares sagrados. Caso ladrões ou outros pecadores perturbassem seu descanso, as múmias levantariam e destruiriam os inimigos.

    As múmias mais conhecidas são as egípicias.Os antigos egípcios tinham o costume de embalsamar os seus faraós. Todos os órgãos eram retirados e os cadáveres eram enrolados em uma espécie de pano. As múmias ficavam nas chamadas pirâmides, que eram construções na forma de triângulos. Os faraós eram enterradas com todos os seus bens. Os povos maias também embalsamavam seus mortos pois tinham a mesma crença dos egípcios, a de ressureição. As mumias de chinchorro [1] no deserto do Atacama, actual norte do Chile e sul do Peru na America latina, recentemente datadas em 7000 a. C., portanto sao as mumuias mais antigas, com mais 2000 anos que as egipcias.

    (existem mais coisas, atualizo o tópico em alguns dias, se durar)

    A única imagem que deu certo aqui

    Pedra de Roseta:



    Peço, por gentileza que, caso haja erros, que me informe, pois os corrigirei imediatamente

    Contribuições de usuários do Forum:

    Leho: Basicamente, Faraós possuiam poder autocratico e teocratico.

    A herança cultural deixada pelo Antigo Egito se resume em:
    Mumificação (medicina)
    Religiosidade
    Escrita Hieroglifica e papiro.
    Pirâmides
    Escultura e pintura.
    Astronomia (navegação)
    Construção de diques e barragens.

    Robin Hood: A construcao das piramides seria dificil ate nos tempos de hoje ( ou impossivel).
    Existe uma teoria que diz que eles construiram as piramides por meio de pipas gigantes que serviam para suspender os "tijolos" das piramides. Se isso for verdade, isso so prova que a sociedade moderna tem que aprender muito com a antiguidade.

    Link da teoria: http://www.sedentario.org/colunas/du...iramides-4564/


    Existe tambem outra teoria, que eu acho menos provavel, de que as piramides teriam sido construidas atravez da levitacao acustica, isso mesmo do som.

    Link: http://www.sedentario.org/colunas/du...614/#more-4614

    Publicidade:
    Última edição por Riskbreaker; 06-04-2008 às 12:33.

  2. #2
    Avatar de Bob Joe
    Registro
    25-05-2007
    Localização
    Juiz de Fora
    Posts
    4.580
    Mencionado(a)
    3 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    12 Post(s)
    vBActivity - Stats
    Points
    30
    Level
    2
    vBActivity - Bars
    Lv. Percent
    17.23%
    Daily Activity
    0%
    Weekly Activity
    76.97%
    Monthly Activity
    22.25%
    Peso da Avaliação
    9
    Status da conta
    Sim

    Padrão

    Legal! só que "Egito" não tem acento.

    Sempre achei a mitologia egípcia uma das mais ricas do mundo.

  3. #3
    Avatar de Riskbreaker
    Registro
    08-02-2007
    Idade
    21
    Posts
    899
    Mencionado(a)
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    vBActivity - Stats
    Points
    1
    Level
    1
    vBActivity - Bars
    Lv. Percent
    0%
    Daily Activity
    0%
    Weekly Activity
    1.95%
    Monthly Activity
    0.51%
    Peso da Avaliação
    0
    Informações do Personagem:
    Nome
    Richter Willian
    Vocação
    Knight
    Nível
    22
    Status da conta
    Sim
    Magic level
    3
    Fist Fighting
    60/58

    Padrão

    cara, percebi isso, aí pensei, tem jeito de mudar ou não?

    em todo caso, vou lá tentar corrigir xD

    vlw

  4. #4
    Avatar de Leho
    Registro
    08-12-2005
    Idade
    22
    Posts
    1.473
    Mencionado(a)
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    vBActivity - Stats
    Points
    1
    Level
    1
    vBActivity - Bars
    Lv. Percent
    0%
    Daily Activity
    0%
    Weekly Activity
    1.95%
    Monthly Activity
    0.51%
    Peso da Avaliação
    9
    Vocação
    Royal Paladin
    Nível
    100
    Mundo
    Honera
    Status da conta
    Sim

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Felipe_sempre_tibia Ver Post
    Primeiramente, o que é um faraó?

    De forma resumida, um Faraó na crença egípcia era um enviado dos deus(o Egito era politeísta), então a sua forma de governar seria a vontade dos deuses, e, para eles, quem desrespeitasse o faraó estaria desrespeitando a um deus, ele possuía o poder máximo nesta sociedade(claro, havia a orientação e influencia dos sacerdotes).
    Basicamente, Faraós possuiam poder autocratico e teocratico.

    A herança cultural deixada pelo Antigo Egito se resume em:

    • Mumificação (medicina)
    • Religiosidade
    • Escrita Hieroglifica e papiro.
    • Pirâmides
    • Escultura e pintura.
    • Astronomia (navegação)
    • Construção de diques e barragens.


    Eu tive prova disso a mais de um mês e lembro disso ainda, sim, eu presto muita atenção na aula.
    Then came the churches, then came the schools
    Then came the lawyers, then came the rules
    Then came the trains and the trucks with their load
    And the dirty old track was the telegraph road

  5. #5

    Registro
    30-11-2004
    Localização
    Campinas
    Posts
    2.616
    Mencionado(a)
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    vBActivity - Stats
    Points
    0
    Level
    1
    vBActivity - Bars
    Lv. Percent
    0%
    Daily Activity
    0%
    Weekly Activity
    0%
    Monthly Activity
    0%
    Peso da Avaliação
    0
    Vocação
    Nenhuma/Rookgaard

    Padrão

    egito é um dos lugares que tenho vontade de conhecer =DD

    mta coisa interessante

  6. #6
    Avatar de Riskbreaker
    Registro
    08-02-2007
    Idade
    21
    Posts
    899
    Mencionado(a)
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    vBActivity - Stats
    Points
    1
    Level
    1
    vBActivity - Bars
    Lv. Percent
    0%
    Daily Activity
    0%
    Weekly Activity
    1.95%
    Monthly Activity
    0.51%
    Peso da Avaliação
    0
    Informações do Personagem:
    Nome
    Richter Willian
    Vocação
    Knight
    Nível
    22
    Status da conta
    Sim
    Magic level
    3
    Fist Fighting
    60/58

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Leho Ver Post
    Basicamente, Faraós possuiam poder autocratico e teocratico.

    A herança cultural deixada pelo Antigo Egito se resume em:

    • Mumificação (medicina)
    • Religiosidade
    • Escrita Hieroglifica e papiro.
    • Pirâmides
    • Escultura e pintura.
    • Astronomia (navegação)
    • Construção de diques e barragens.


    Eu tive prova disso a mais de um mês e lembro disso ainda, sim, eu presto muita atenção na aula.
    acrescentarei isto no tópico em algum tempo, obrigado pela ajuda, agora só por curiosidade, vc não quis dizer que eu não presto atenção na aula não.

    Se não, foi só uma pergunta xD

  7. #7
    Avatar de Leho
    Registro
    08-12-2005
    Idade
    22
    Posts
    1.473
    Mencionado(a)
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    vBActivity - Stats
    Points
    1
    Level
    1
    vBActivity - Bars
    Lv. Percent
    0%
    Daily Activity
    0%
    Weekly Activity
    1.95%
    Monthly Activity
    0.51%
    Peso da Avaliação
    9
    Vocação
    Royal Paladin
    Nível
    100
    Mundo
    Honera
    Status da conta
    Sim

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Felipe_sempre_tibia Ver Post
    acrescentarei isto no tópico em algum tempo, obrigado pela ajuda, agora só por curiosidade, vc não quis dizer que eu não presto atenção na aula não.

    Se não, foi só uma pergunta xD
    Não tive essa intenção não cara, desculpa se foi isso que pareceu :/
    Then came the churches, then came the schools
    Then came the lawyers, then came the rules
    Then came the trains and the trucks with their load
    And the dirty old track was the telegraph road

  8. #8
    Avatar de Riskbreaker
    Registro
    08-02-2007
    Idade
    21
    Posts
    899
    Mencionado(a)
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    vBActivity - Stats
    Points
    1
    Level
    1
    vBActivity - Bars
    Lv. Percent
    0%
    Daily Activity
    0%
    Weekly Activity
    1.95%
    Monthly Activity
    0.51%
    Peso da Avaliação
    0
    Informações do Personagem:
    Nome
    Richter Willian
    Vocação
    Knight
    Nível
    22
    Status da conta
    Sim
    Magic level
    3
    Fist Fighting
    60/58

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Leho Ver Post
    Não tive essa intenção não cara, desculpa se foi isso que pareceu :/
    não, de boa xD

  9. #9
    Avatar de Nati
    Registro
    27-06-2006
    Posts
    2.926
    Mencionado(a)
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    vBActivity - Stats
    Points
    1
    Level
    1
    vBActivity - Bars
    Lv. Percent
    0%
    Daily Activity
    0%
    Weekly Activity
    1.95%
    Monthly Activity
    0.51%
    Peso da Avaliação
    0
    Vocação
    Nenhuma/Rookgaard
    Status da conta
    Não

    Padrão

    Acho essa mitologia egipsia muuito legal e interessante!
    morro de vontade de conhecer o egito

  10. #10
    Avatar de Gustavo Nox
    Registro
    22-09-2004
    Localização
    Pouso Alegre / Alfenas
    Posts
    2.453
    Mencionado(a)
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    vBActivity - Stats
    Points
    1
    Level
    1
    vBActivity - Bars
    Lv. Percent
    0%
    Daily Activity
    0%
    Weekly Activity
    1.95%
    Monthly Activity
    0.51%
    Peso da Avaliação
    11
    Informações do Personagem:
    Nome
    Mazzaroppi
    Vocação
    Royal Paladino
    Status da conta
    Sim

    Padrão

    Interessante, mas as piramides devem ter sido construidas com ajuda de ets, pq naquela região não tem pedras daquele tamanho e teriam que carregar de muito longe e ainda por uma em cima da outra

    Publicidade:



Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •