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Tópico: Tutorial de Sorcerers by Darkon

  1. #1
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    Atenção Tutorial para Sorcerers by Darkon



    Olá a todos. Bem vindo ao meu tutorial para Sorcerers baseado em dificuldades que passei no jogo, em um bom tempo de experiência sobre sorcerers, e porque vejo que esse tutorial pode se encaixar bem aqui. Vou dividir o tutorial em partes, pra ficar bem mais explicado. E também digo que a parte sobre monstros premium account ainda não está completa, porém estou fazendo o máximo para por ele em ordem. O tópico tem todos os itens, porém aqui vai a lista com eles em posts únicos, caso queira chegar logo no assunto que você está mais interessado.
    Clicando nos nomes abaixo você irá para o tutorial correspondente ao nome.

    Sorcerers
    Magic Level
    Summons
    Equipamentos
    Wands
    Magias
    Runas
    Monstros
    Vídeos (versão beta)
    Matéria [Vantagens de Sorcerer premium account]
    Dicas para Sorcerers
    Bibliografia

    Introdução

    Sorcerers são seres misteriosos, que ao longo do tempo com a experiência que ganham ficam mais fortes, ganhando sabedoria para usar novos poderes e utilizando-se do seu nível de magia. Porém Sorcerers tem que se esforçar muito para serem bons, não basta você bater no peito e dizer "Vou ser o melhor sorcerer que já existiu". Longe disso, um Sorcerer não existe só pelo seu level ou habilidades, mas também pela sua experiência e sabedoria, pois um Sorcerer sempre tem um último truque para se livrar de perigos!

    Qual o principal motivo do tópico? Fazer mais um tutorial?
    O principal motivo é fazer com que Sorcerers tenham mais Sabedoria, quero ajudar meus amigos Sorcerers a não passarem por algumas dúvidas aborrecentes que eu passei.

    Peço que acima de tudo ninguém venha postando no tópico "Sou mais meu Paladin", "Sorc é bom, mas meu kina eh melhor", "Druid faz uh sorc nao", pois não quero brigas ou floods por aqui.

    Alguns tópicos interessantes sobre Sorcerer:

    http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=163005
    Dark Cathedral para Sorcerers
    Tutorial feito por mim, que mostra TUDO sobre Dark Cathedral, um ótimo lugar para Sorcerer caçar. Leia o tópico e fique por dentro de tudo em Dark Cathedral!

    http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=174216
    Update 8.0 para Sorcerers
    Tópico feito por mim, explicando TUDO que aconteceu no update 8.0 do tibia, o que teve efeito para Sorcerers, e as modificações que aconteceram de modo geral.

    http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=158664
    Venore, Cidade dos Sorcerers
    Tutorial feito por mim, que lhe dá bons (ótimos até) motivos para viver em Venore! Antes de pensar em ir pra Main Land, leia esse tópico!

    Publicidade:
    Última edição por Valeria Freitas; 26-08-2007 às 20:23.
    Acompanhe a história mais original do fórum tibiabr: Os Guardiões do Off

    Capítulo 2: http://forums.tibiabr.com/threads/49...84#post6828884

  2. #2
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    Sorcerers

    Sorcerers são conhecidos como mestres de destruição, pois aprendem magias muito poderosas. Sorcerers atacam tanto com suas wands e runas, como usando magias de ataque instantâneo, sendo os únicos que aprendem essas magias de ataque. Sorcerers podem matar monstros muito fortes em levels muito mais baixos do que Knight poderiam matar, pois podem atacar a certa distância, sempre dando um dano médio e escapando de golpes diretos. Sorcerers ainda podem usar Summons para ajudá-los em batalhas.

    Porém nem tudo é maravilhas para os Sorcerers... Temos simplesmente a pior defesa de todas as vocações, e se quisermos lutar em locais com pouco espaço, devemos usar Shields muito caros e até mesmo usar runas para matar logo os monstros, o que gasta bastante dinheiro. Somos a vocação que mais precisa de dinheiro no tibia, por isso somos também os que mais caçam rotworms e outros monstrinhos que dão boa fonte de dinheiro. Abaixo uma pequena tabela de vantagens, desvantagens, ganhos e regeneração dos Sorcerers.

    Vantagens:

    - Avanço rápido de Magic Level.
    - Regeneração de mana rápida.
    - Muitos mana points.
    - Pode criar várias runas.
    - Pode criar runas de ataque poderosas como Sudden Death Rune. (Druids não podem)
    - Podem ter acesso as magias mais poderosas como Ultimate Explosion. (Druids não podem)

    Desvantagens:

    - Regeneração muito devagar de Hitpoints.
    - Poucos hit points.
    - Avanço muito devagar de Shielding e Melee skills.
    - Muita pouca capacidade.
    - Não pode criar runas de recuperação como Ultimate Healing Rune. (Somente os druids podem)
    - Não pode usar magias de suporte de recuperação como Exura Sio. (Somente os druids podem)

    Ganhos:

    A cada level, cada vocação recebe determinados pontos a mais em capacidade, hit points e mana points. A cada level ganho, um sorcerer recebe:

    - 10.0 oz de capacidade.
    - 5 Hit Points.
    - 30 mana points.

    Regeneração:

    Toda vocação, tem seus determinados pontos a mais em seus hit points e mana points com o passar do tempo, desde que a vocação tenha comido algo para aumentar seus hit points e mana points. Um Sorcerer pode regenerar:

    - 1 hit point a cada 12 segundos.
    - 2 mana points a cada 3 segundos. (2 mana points a cada segundo se o mesmo for usuário pacc e ser level 20+, tendo comprado a promotion e virado um "Master Sorcerer".
    Última edição por Darkon; 19-08-2007 às 16:41.
    Acompanhe a história mais original do fórum tibiabr: Os Guardiões do Off

    Capítulo 2: http://forums.tibiabr.com/threads/49...84#post6828884

  3. #3
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    Magic Level

    "Sorcerer não precisa treinar skill".
    Quem foi o louco que falou essa frase? O update 8.0, amigos, deram um sentido diferente pras coisas, e aqueles que tinham treinado seu magic level, hoje estão felizes, os que não treinaram, estão bem tristes.

    Vamos dividir a parte de treino de Magic Level, por duas, a primeira, os passos básicos, que qualquer um pode fazer, e ter um ML bom. E a segunda parte, para tutoriais feitos pelos users do fórum para o treino de ML.

    Treino de Magic Level: Passos Básicos

    - Nunca deixe sua mana cheia: Sempre que sua mana ficar cheia, tente usar alguma magia como Utevo lux. Com a mana cheia, você perde a chance de usar ela, então sempre quando a mana encher, use alguma magia pra ela descer!

    - Tente ficar pouco tempo em zonas de proteção (Depot, Templo): pois nos momentos que você fica dentro de uma zona de proteção sua mana não é regenerada, então você perde chances de estar upando o ML, logo tente ser rápido indo nelas.

    - Coma sempre: O mais importante! Comendo sua mana enche 2 pontos a cada 3 segundos, e com mais mana você upa mais o ML. Sempre tenha comida com você, e de preferência das mais leves, como mushrooms e eggs, assim você pode ficar com elas por um bom tempo, sem incomodar sua cap, e além de que elas dão uma ótima recuperação. Eu recomendo, a todos os Sorcerers, sempre levarem consigo, em uma parte da BP, 50 eggs ou 50 mushrooms, para situação que você está sem mana, não são tão caros, logo qualquer um pode comprar eles. E não se esqueça de ter qualquer tipo de food, deixando para usar essa "food reserva" em segundo plano.

    - Use wands em caçadas: pois usando wands elas estarão ao mesmo tempo ajudando na caça e como atacam com base na mana, estarão utilizando sua mana.

    - Use mana fluids: usando mana fluids você ganha mais mana pra gastar, assim upando seu ML mais rápido. Mas tente usar, somente quando tiver dinheiro o suficiente, para que eles não te tragam perda de dinheiro, pois uma BP deles chega a custar 1.1k.

    - Não use Magic Shield (utamo vita) caso você não precise dele: sabe quando você usa a magia Magic Shield, e ao levar porradas, vai perdendo mana? Pare de fazer isso! Pois essa mana que você perde no lugar do seu HP, vai ser somente mana perdida, e não ajudará a upar o ML! É tipo um waste de mana, então só use utamo vita em casos que realmente precise usar.

    Seguindo os passos básicos, seu ML será, no mínimo, bom!

    Bom, para deixar vocês com mais precisão da mana que será gasta, e de como isso pode demorar, vou por a tabela de quanta mana precisa ser usada para você upar cada ML:

    1º Magic level: 1600
    2º Magic level: 1760
    3º Magic level: 1936
    4º Magic level: 2130
    5º Magic level: 2343
    6º Magic level: 2577
    7º Magic level: 2834
    8º Magic level: 3118
    9º Magic level: 3430
    10º Magic level: 3773
    11º Magic level: 4150
    12º Magic level: 4565
    13º Magic level: 5021
    14º Magic level: 5524
    15º Magic level: 6076
    16º Magic level: 6684
    17º Magic level: 7352
    18º Magic level: 8087
    19º Magic level: 8896
    20º Magic level: 9785
    21º Magic level: 10764
    22º Magic level: 11840
    23º Magic level: 13024
    24º Magic level: 14327
    25º Magic level: 15760
    26º Magic level: 17336
    27º Magic level: 19069
    28º Magic level: 20976
    29º Magic level: 23074
    30º Magic level: 25381
    31º Magic level: 27919
    32º Magic level: 30711
    33º Magic level: 33782
    34º Magic level: 37160
    35º Magic level: 40876
    36º Magic level: 44964
    37º Magic level: 49460
    38º Magic level: 54406
    39º Magic level: 59847
    40º Magic level: 65832
    41º Magic level: 72415
    42º Magic level: 79656
    43º Magic level: 87622
    44º Magic level: 96384
    45º Magic level: 106023
    46º Magic level: 116625
    47º Magic level: 128287
    48º Magic level: 141116
    49º Magic level: 155228
    50º Magic level: 170750
    51º Magic level: 187825
    52º Magic level:206608
    53º Magic level:227269
    54º Magic level:249996
    55º Magic level: 274995
    56º Magic level: 302495
    57º Magic level: 332744
    58º Magic level: 366018
    59º Magic level: 402620
    60º Magic level: 442882
    61º Magic level: 487171
    62º Magic level: 535888
    63º Magic level: 589476
    64º Magic level: 648424
    65º Magic level: 713267
    66º Magic level: 784593
    67º Magic level: 863052
    68º Magic level: 949358
    69º Magic level: 1044293
    70º Magic level: 1148723
    71º Magic level: 1263595
    72º Magic level: 1389955
    73º Magic level: 1528950
    74º Magic level: 1681845
    75º Magic level: 1850030
    76º Magic level: 2035033
    77º Magic level: 2238536
    78º Magic level: 2462389
    79º Magic level: 2708628
    80º Magic level: 2979491
    81º Magic level: 3277440
    82º Magic level: 3605184
    83º Magic level: 3965703
    84º Magic level: 4362273
    85º Magic level: 4798500
    86º Magic level: 5278350
    87º Magic level: 5806185
    88º Magic level: 6386804
    89º Magic level: 7025484
    90º Magic level: 7728033
    91º Magic level: 8500836
    92º Magic level: 9350920
    93º Magic level: 10286012
    94º Magic level: 11314613
    95º Magic level: 12446074
    96º Magic level: 13690682
    97º Magic level: 15059750
    98º Magic level: 16565725
    99º Magic level: 18222297
    100º Magic level: 20044527

    Treino de Magic Level: Tutoriais

    http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=158272
    "Runando com Soft Boots!" (Por Shaki Cler)
    Um método de upar seu magic level rápido, e sem waste.
    Última edição por Darkon; 19-08-2007 às 16:43.
    Acompanhe a história mais original do fórum tibiabr: Os Guardiões do Off

    Capítulo 2: http://forums.tibiabr.com/threads/49...84#post6828884

  4. #4
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    Summons

    Ao chegar no level 25, os magos podem "invocar" criaturas para ajudá-lo em caças, ou até mesmo parar matar players. Porém nós não podemos invocar qualquer monstro, temos um limite de monstros podem ser invocados.
    - Você pode usar no máximo 2 summons ao mesmo tempo.
    - Usando summons parar ajudar em hunts, as runas diminuem um pouco de uso, economizando assim.
    - Caso um de seus Summons mate um monstro qualquer, ele ganhará 50% da experiência do monstro, e você ficará com os outros 50%.
    - Caso você dê mais dano em um monstro qualquer, do que seu summon deu, você ganhará mais xp que seu summon. Ex: O Monk dá dano de 20% do total HP do Dwarf Guard, e você deu 80% de dano no Dwarf Guard. Você ganhará mais xp que o Monk, nesse caso.
    - Para seu summon "desaparecer", tem 3 opções: Logar no jogo, pois ao dar logout seu summon irá desaparecer automaticamente. Subir ou descer por 2 andares de diferença que seu summon. Andar muito, e conseguir manter uma distância muito grande do seu summon, assim ele também desaparecerá.

    Abaixo farei uma lista com os monstros "recomendados" "que mais são invocados" entre os Sorcerers.

    Elephant


    Level necessário para summonar: 25
    Mana para summon: 500
    HP: 320
    Ataques: Melee (0-100).
    Dano máximo: 100 hp por turno.
    Imunidades: Não tem.
    Elephant ataca bem, tem uma defesa boa, e um HP enorme. Vai atacar bem e demorar morrer, ele é um recurso antes de você poder summonar seu Monk, pode usar ele em alguns lugares como Dark Cathedral, para ajudar a destruir os milhares de monstros existentes.

    Minotaur Archer


    Level necessário para summonar: 25
    Mana para summon: 390
    HP do monstro: 100
    Ataques: Distância (até 3 bolts por turno) e Melee.
    Dano máximo: 200 hp por turno.
    Imunidades: Não tem.
    Ajuda muito para atacar monstros que estjam muitos distantes, ou no mesmo nível de altura, só que em lugares diferentes. Um exemplo, lá tá o Knight trapado por teus amigos, se você invoca um Fire Devil, o Fire Devil vai machucar teus amigos com os ataques dele, agora o Minotaur Archer vai dar apenas dano no Knight...

    Ghoul


    Level necessário para summonar: 25
    Mana pra summon: 450
    HP do monstro: 100
    Ataques: Melee, Life Drain (15-25), Self-Healing
    Dano máximo: 75 hp por turno.
    Imunidades: Poison, Paralyze, Invisible.
    Summone ele para ajudar no treino de skills de amigos, ou para dar danos com seu Life Drain, pois o Ghoul ataca bem fraco, é mais usado para ajudar amigos a treinarem, já que tem uma pequena habilidade de cura.

    Fire Devil


    Level necessário para summonar: 25
    Mana pra summon: 530
    HP do monstro: 200
    Ataques: Melee, Fireballs 0-2, Explosion (0-50)
    Dano máximo: 250 Hp por turno.
    Imunidades: Fire
    Pklizar! Vale lembrar que o Fire Devil pode te acertar com os ataques de fogo dele, muito cuidado, muita gente já morreu pro próprio Fire Devil. Tente tomar distância do oponente sempre.

    Orc Berserker


    Level necessário para summonar: 27
    Mana pra summon: 590
    HP do monstro: 210
    Ataques: Melee (0-200), Haste
    Dano máximo: 200 hp por turno
    Imunidades: Poison
    Ajuda em combates contra monstros rápidos, pois tem haste e ataca bem. Pode pklizar em lugares pequenos, se der haste e colar no oponente são danos garantidos, porque ele tem um ataque excelente.

    Monk


    Level necessário para summonar: 27
    Mana pra summon: 600
    HP do monstro: 140 HP
    Ataques: Melee (0-150), Self-Healing, Haste
    Dano máximo: 150 hp por turno
    Imunidades: Invisible
    Summon level: 27
    "A Muralha". Monk tem um healer muito bom, use ele para amigos treinarem, para caçadas pra ele blokar monstros como Cyclop ou Dwarf Guard.

    Demon Skeleton


    Level necessário para summonar: 28
    Mana pra summon: 620
    HP do monstro: 400
    Ataques: Melee (0-185), Life Drain (30-60)
    Dano máximo: 260 HP por turno
    Imunidades: Poison, Fire, Life Drain, Paralyze
    Muito útil para blokar monstros com ataques de fogo ou poison, como Dragons. Demon Skeleton é muito usado para pklizar, se você summonar 2 bichos desses e eles traparem qualquer que seja o oponente, se o seu oponente não tiver bastante UH's e um skill considerável, ele morrerá com certeza. E ainda tem uma defesa muito boa, usando IH's ou UH's neles demorarão muito morrer.

    Orc Leader

    Level necessário para summonar: 29
    Mana pra summon: 640
    HP: 450
    Ataques: Melee (0-185), Distância (Throwing Knives 0-70)
    Dano máximo: 255 hp por turno
    Imunidades: Fire, Invisible
    O mesmo esquema que o Demon Skeleton, porém ataca a distância também. A maioria prefere o DS tanto pra matar como pra blokar monstros, ele tem mais ataque.

    Fire Elemental


    Level necessário para summonar: 30
    Mana pra summon: 690
    HP: 280
    Ataques: Melee (0-100), Fire Fields, Explosions (0-180)
    Dano máximo: 300 hp por turno
    Imunidades: Fire, Invisible
    Muito útil para Pklizar, simplesmente a máquina final para dar danos altos, porém ele pode te matar em algum combo, tente sempre ficar afastado do seu oponente, senão o Fire Elemental mata ele e você também.

    O monstro com mais HP que você pode invocar é o Orc Leader.
    O monstro com mais gasto de mana que você pode invocar é o Fire Elemental.
    O monstro com mais imunidades que você pode invocar é o Demon Skeleton.
    O monstro com o melhor self-healing que você pode invocar é o Monk.

    Outros monstros para você invocar:
    Level 25: Dwarf Soldier (360), Elf Scout (360), Scarab (395), Toad (400), Tarantula (485), Cyclops (490), Blood Crab (505).
    Level 26: Minotaur Guard (550).
    Level 27: Stone Golem (590).
    Level 29: Dwarf Guard (650).

    Esses monstros são "medianos", monstros quase nunca usados e com pouca utilidade. Fiz mais pra informar sobre eles mesmo. Entre parênteses está o gasto de mana para summonar a criatura.

    * coloquei apenas os summons mais usados, os mais necessários. Tirei alguns que outros ocupam sua função (ex: Minotaur Archer gasta 30 de mana a mais pra summonar que Elf Scout, mas pelo fato do Minotaur Acher dar mais dano, ser bem mais usado, o Elf Scout foi excluido da lista.)
    * algumas utilidades do monstro foram retiradas do tópico de summons do Jellyman. Valeu Jellyman.
    Última edição por Darkon; 19-08-2007 às 16:44.
    Acompanhe a história mais original do fórum tibiabr: Os Guardiões do Off

    Capítulo 2: http://forums.tibiabr.com/threads/49...84#post6828884

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    Equipamentos

    A parte que um Sorcerer tem muitas dúvidas, é sobre seus equipamentos, sempre quer comprar coisas melhores. Aqui vou tentar guiar vocês para irem comprando os equips certos, sendo que nós Sorcerers conseguimos boa fonte de dinheiro com runas, assim podendo comprar Equipamentos fortes mais cedo que outras vocações. Devo logo dizer a todos que não coloquei todos os equipamentos, apenas os mais usados e mais recomendados parar Sorcerers.

    5.0.1 Elmos

    Hat of the Mad

    Arm: 3 Peso: 7.5 oz
    Helmet muito recomendado para Sorcs devido a seu peso. Sorcerers tem pouca cap, e esse helmet se encaixa totalmente nos Sorcerers por isso.
    Pode ser ganho na Mad Mage quest ( http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=120331 )

    Soldier Helmet

    Arm: 5 Peso: 32.0 oz
    Helmet fácil de achar nas Dwarf Mines, loot do Dwarf Soldier. Ás vezes até a Dwarf Bridge tem eles espalhados pelo chão. Sorcerer deve usar como primeiro Helmet em main.

    Iron Helmet

    Arm: 5 Peso: 30.0 oz
    O Soldier Helmet é mais fácil de encontrar que o Iron Helmet, mas coloquei o Iron aqui simplesmente porque ele pode ser comprado em Kazoordon, por 390 gps, caso não queira ir caçar nas Dwarf Mines o Soldier. Tem arm boa, muitos Sorcerers usam.
    Pode ser ganho na Iron Helmet quest ( http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=120324 )

    Crown Helmet

    Arm: 7 Peso: 29.5 oz
    Loot de: Hero.
    Tem arm boa, e é leve. Muito bom, mas espere até a Noble Armor quest para ter ele.
    Pode ser ganho na Noble Armor quest ( http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=120343 ).

    Demon Helmet

    Arm: 10 Peso: 29.5 oz
    Helmet que vale muito apena, porém apenas com o Amulet of Loss. Perder ele seria algo muito, muito ruim para sua carreira de Sorcerer.
    Pode ser ganho na Demon Quest ( http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=120350 ).

    * Notamos aqui que os melhores helmets para Sorcerers são: Hat of The Mad, Crown Helmet e Demon Helmet.
    5.0.2 Armaduras

    Scale Armor

    Arm: 9 Peso: 105.0 oz
    Pode ser ganho na Scale Armor quest ( http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=120369 )

    Plate Armor

    Arm: 10 Peso: 120.0 oz
    Uma ótima armor pros Sorcerers, pode usar ela até conseguir sua Blue Robe.
    Pode comprar por 1.2k em Kazoordon.
    Pode ser ganha na Plate Armor quest ( http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=120359 )

    Mammoth Fur Cape

    Arm: 10 Peso: 20.0 oz
    Ótima, pois não é lá cara (costuma ser de 3k~6k), mais leve que a Blue Robe, e tem um ponto de defesa a menos que Blue Robe. Daí fica sendo uma opção, pode-se usar tanto MFC ou Blue Robe, que são ótimas armors para Sorcerers.

    Blue Robe

    Arm: 11 Peso: 22.0 oz
    O mais recomendado para os Sorcerers, por ser muito leve.
    Pode ser ganho na Medusa shield quest, também conhecida de Necro quest ( http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=120334 )

    Golden Armor

    Arm: 14 Peso: 80.0 oz
    Ótima armor, costuma ser cara, porém tem uma ótima arm, opte por ela em hunts que você precisa defender bem, Blue Robe conta mais para hunts que sua defesa não importa muito.

    *Notamos que Blue Robe é disparado a melhor armor. Te deixará uma cap a mais que você vai precisar muito. Porém ás vezes Golden Armor é usada muito bem pela sua alta arm.
    5.0.3 Calças

    Brass Legs

    Arm: 5 Peso: 38.0 oz
    Primeira legs de muitos, mas assim que tiver dinheiro compre a Plate Legs.
    Compre em Kazoordon, Carlin ou Darashia por 195 gps.

    Plate Legs

    Arm: 7 Peso: 50.0 oz
    Ótima legs para mages, muito vendida no mercado, e você pode usar ela por muito tempo se quiser.
    Compre de Players.

    Crown Legs

    Arm: 8 Peso: 65.0 oz
    Loot de: Hero e Minishabaal.
    Ótima legs, arm muito boa. Compre de players.

    Golden Legs

    Arm: 9 Peso: 70.0 oz
    Você pode ficar com a Plate Legs até ter dinheiro o bastante pra comprar a Golden Legs.

    * Notamos que Crown Legs é muito boa, não tão pesada, tem apenas um ponto de arm a menos que a Golden Legs e não é tão dificil conseguir ela. Mas quando tiver o dinheiro da Golden Legs, compre.
    5.0.4 Escudos

    Dwarven Shield

    Def: 26 Peso: 55.0 oz
    Dwarven Shield é muito usado, recomendo ele até você conseguir seu Dragon/ Medusa shield.
    Compre de players, é muito vendido no mercado.

    Dragon Shield

    Def: 31 Peso: 60.0 oz
    Não é tão raro de conseguir comprar ele no mercado, mas muitos preferem juntar um pouquinho mais de dinheiro e comprar logo o Medusa Shield.

    Medusa Shield

    Def:33 Peso: 58.0 oz
    O Medusa Shield é usado até demais por Sorcerers.
    Compre-o de players.
    Pode ser ganho na Medusa Shield quest, também chamada Necro quest ( http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=120334 )

    Vampire Shield

    Def: 34 Peso: 38.0 oz
    Shield quase final para os Sorcerers, continue com ele até ver que é realmente necessário em certo level ter o Demon Shield.
    Pode ser ganho na Vampire Shield quest ( http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=120377 )

    Demon Shield

    Def: 35 Peso: 26.0 oz
    Demon Shield, para alguns Sorcerers o shield final, ajuda muito a vida dos Sorcerers. Mas você pode ficar com o Vamp Shield e vender o Demon Shield, a diferença das defesas é muito pouca entre eles.
    Pode ser ganho na Demon Helmet quest ( http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=120350 )

    * Notamos que o Dwarven Shield poderá ser usado por muito tempo, até que você precise atacar monstros colando nele, aí vem o Dragon ou Medusa Shield. A partir do level 35~45, você compra o Vampire Shield. Demon Shield é o melhor shield para Sorcerer, mais é bem caro e só vale apena usando Amulet Of Loss.
    5.0.5 Botas

    Leather Boots

    Arm: 1 Peso: 9.0 oz
    Você VAI ter que usá-la até ter dinheiro pra comprar a BoH.
    Loot de: Troll, Dwarf Guards, etc...

    Fur Boots

    Arm: 2 Peso: 12.0 oz
    Tem 1 ponto de arm a mais que Leather Boots, então prefira ela até onde você tiver dinheiro suficiente para investir em boh.

    Boots Of Haste

    Arm: 0 Peso: 7.5 oz
    O personagem anda 20 levels mais rápido. Quase todo bom mago tem uma.
    Loot de: Necromancer, Hydra...
    Se for free user, melhor comprar ela mesmo.

    Soft Boots

    Arm: 0 Peso: 8.0 oz
    Recuperam 0,5 hp e 2 mana por segundo em 4 horas (seu tempo de uso).
    Pode ser conseguida na Pits of Inferno quest ( http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=151566 )
    Pode ser 'recarregada' no NPC Aldo, em Venore, por 10 k.

    5.0.6 Anéis

    Life Ring

    Tempo: 20 minutos.
    Com o life ring você recupera mana/ hp mais rápido.
    Loot de: Ghoul.
    Pode ser comprado em Edron, do NPC Alexander, por 900 gps.

    Ring of Healing

    Tempo: 8 minutos
    Recupera 1 de hp e 1 de mana a cada segundo.

    Stealth Ring

    Tempo: 10 minutos
    Você fica invisível, só não para monstros imunes a invisibilidade. É como se tivesse usado a magia Invisibible (Utana vid).
    Loot de: Ghost e Mummy.

    Time Ring

    Tempo: 10 minutos
    Você anda 30% mais rápido.
    Loot de: Giant Spider e Tarantula.

    5.0.7 Amuletos

    Platinum Amulet

    Dá +2 de armor.
    Loot de: Giant Spider e Demon.

    Scarf

    Dá +1 de armor.
    Loot de: Hero.

    Stone Skin Amulet

    Protege de você contra hits. 5 cargas.
    Loot de: Warlock e Hydra.

    Amule of Loss

    Com esse amuleto você não perderá nenhum item caso você morra. O amuleto custa 50k e tem apenas 1 carga.

    Sets

    Primeiramente, que vou adiantar que são Sets feitos por mim, baseado em pesquisas que fiz com outros Sorcerers dos mundos de Honera (non pvp), Dolera (pvp enforced) e Lucera (pvp), para visar qual os sets mais usados em cada mundo, e fiz uma "mesclagem", para tentar fazer os sets com menos custos e mais leves. E isso deu resultado, pois acabei conseguindo fazer bons sets aqui. O que quero antecipar logo, é a cap de Sorcerer, que tem que usar o minimo da cap em equips, para deixar a cap livre para bps de mf e de runas.

    Level 8



    Level 13



    Level 19



    Level 26



    Level 33



    Level 50



    Level 80



    Level 100



    Nem todos são sets perfeitos, porém com o tempo, que forem falando sobre novos sets possiveis, ou outros, vou editando aqui.

    E claro, os sets recomendados são apenas "dicas", todos com sua opinião. Eu não sou o capitão planeta, mas o poder é de vocês!
    Última edição por Darkon; 19-08-2007 às 16:44.
    Acompanhe a história mais original do fórum tibiabr: Os Guardiões do Off

    Capítulo 2: http://forums.tibiabr.com/threads/49...84#post6828884

  6. #6
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    Padrão

    Wands

    Wands são nossa principal fonte de ataque, que melhorou muito a nossa vida (wands surgiram no update tibia 7.6). Agora caçar já fica mais fácil, é só usar a Wand, que gasta um poquinho de mana, e você vai não só estar matando criaturas e ganhando xp, como vai estar upando seu magic level. Cada Wand dá um dano médio de ataque, e você pode usar as wands dependendo do seu level. Abaixo um mini guia das wands. kIlL tHe AlL!

    - As wands são dividias em level mínimo para usar, dano médio das wands, tipo de ataque da wand, distância do ataque, peso, e a cada wand que se passa, da mais fraca para a mais forte, o consumo de mana da mesma aumenta.

    - Toda wand tem um dano médio, ou seja, nunca a wand vai falhar o ataque, e nunca a wand vai dar um dano muito abaixo da média, nem um dano muito acima da média. Por exemplo, o dano médio da Wand of Inferno, é 65, logo, ela pode vai dar danos de 61, 64, 67, 70, ou seja, danos bem próximos de 65, porém nunca vai dar um dano bem abaixo da média, como 45 de dano, ou um dano muito acima da média, como 85 de dano.

    - Toda wand tem uma restrição de level para ser usada. Por exemplo, a Wand of Dragonbreath, só pode ser usada por Sorcerers de level 13 ou superior, ou seja, level 7, 8, 10, não podem usar a Wand of Dragonbreath pois tem level menor que 13, porém, um level 13, ou um level 20, podem usar pois tem level maior ou igual que 13.

    6.0.1 Wands


    Wand of Vortex
    Level mínimo para uso: 7
    Dano médio: 13
    Tipo de ataque: Energy
    Distância de ataque: 3 sqm
    Gasto de mana: 2 mana points
    Loot de: Novice of The Cult
    Descrição: Você ganha ela de graça em uma loja de magia, porém isso acontece somente para quando você chega em main e somente uma vez, se perder ela terá que comprar outra por 500 gps.
    "Surges of energy rush throught the tip of this wand"
    Uso: Você vai usar essa wand principalmente para matar Trolls, Swamp Trolls, Rotworms da vida.
    Peso: 23.0 oz


    Wand of Dragonbreath
    Level mínimo para uso: 13
    Dano médio: 19
    Tipo de ataque: Fire
    Distância de ataque: 3 sqm
    Gasto de mana: 3 mana points
    Loot de: Demodras, Fire Devil
    Descrição: Wand usada a partir do level 13, ajuda muito os Sorcerers, pois é bem melhor que a Wand of Vortex, e por ser tipo fogo possibilita a eles batalhar contra diversos monstros. Custa 1000 gps nas lojas de magia.
    "Legend say that this wand holds the soul of a young dragon.
    Uso: Usada principalmente para hunts de Rotworms, e também para caçadas com summons, em que eles blockam os monstros e você ataca de longe.
    Peso: 23.0 oz


    Wand of Plague
    Level mínimo para uso: 19
    Dano médio: 30
    Tipo de ataque: Poison
    Distância de ataque: 2 sqm
    Gasto de mana: 5 mana points
    Loot de: Merlkin, Orc Shaman
    Descrição: Essa Wand dá muito dano em monstros, porém muitos sorcerers pulam esta wand simplesmente porque ela gasta um pouco mais de mana points e pelo seu tipo de ataque, veneno (cujo muitos monstros são imunes). Muitos continuam com a Dragonbreath pra só comprar wand no level 26, mas ainda sim é uma ótima wand. Custa 5.000 gps.
    "Infectious goo covers its tip"
    Uso: Usada principalmente por Sorcerers que ao chegar no level 19, falam: "É, com essa wand vou caçar Cyclops até level 26".
    Peso: 23.0 oz


    Wand of Cosmic Energy
    Level mínimo para uso: 26
    Dano médio: 45
    Tipo de ataque: Energy
    Distância de ataque: 1 sqm
    Gasto de mana: 8 mana points
    Loot de: Elf Arcanist, Minotaur Mage, Quara Hydromancer
    Descrição: Wand de energia forte dos Sorcerers, tem apenas 1 sqm, adorada por muitos, mas é apenas uma fonte pra se chegar rápido na wand of inferno. Custa 10.000 gps.
    "The energy of a radiant staris trapped inside its globe"
    Uso: 1 sqm, altos danos no oponente, e em você também. Ela é ótima, e você precisa ter ela, pois pode precisar no futuro, quando precisar dar danos combos de energia, como HMM + Wand.
    Peso: 23.0 oz


    Wand of Inferno
    Level mínimo para uso: 33
    Dano médio: 65
    Tipo de ataque: Fire
    Distância de ataque: 2 sqm
    Gasto de mana: 13 mana points
    Loot de: Dragon, Wyvern, Enlightened of the Cult
    Descrição: Wand mais fortes dos Sorcerers, baseada no fogo e com um sqm a mais que a rod final dos druidas. Custa 15.000 gps na loja de magias.
    "It unleashes the very fires of hell"
    Uso:: A melhor wand para Sorcerer, fire power. Será muito útil agora, dano de média 65, e dano em players de média 32. Muito usada para caçadas de Dwarf Guard, Hydra, e para sempre, afinal, é sua última wand.
    Peso: 30.5 oz

    Imunidades

    Você deve se perguntar: Qual a diferença entre uma wand tipo fire e uma wand tipo energy? Acontece que existem tantos monstros imunes contra ataques de fogo, como monstros imunes contra ataques de energy. Abaixo a lista dos monstros que são imunes aos tipos de ataques.

    Monstros imunes contra Poison:

    * Adept of the Cult
    * Ancient Scarab
    * Apocalypse
    * Apprentice Sheng
    * Banshee
    * Behemoth
    * Beholder
    * Betrayed Wraith
    * Black Knight
    * Blightwalker
    * Blood Crab
    * Blue Djinn
    * Bonebeast
    * Carniphila
    * Centipede
    * Cobra
    * Crab
    * Crypt Shambler
    * Dark Torturer
    * Defiler
    * Demodras
    * Demon
    * Demon Skeleton
    * Destroyer
    * Dharalion
    * Dipthrah
    * Dragon
    * Dragon Lord
    * Dwarf
    * Dwarf Geomancer
    * Dwarf Guard
    * Dwarf Soldier
    * Dworc Fleshhunter
    * Dworc Venomsniper
    * Dworc Voodoomaster
    * Efreet
    * Elder Beholder
    * Elf Arcanist
    * Enlightened of the Cult
    * Gargoyle
    * Gazer
    * Ghost
    * Ghoul
    * Giant Spider
    * Green Djinn
    * Hand of Cursed Fate
    * Hellfire Fighter
    * Hellhound
    * Hero
    * Hydra
    * Infernatil
    * Juggernaut
    * Larva
    * Lich
    * Lizard Sentinel
    * Lizard Snakecharmer
    * Lizard Templar
    * Lost Soul
    * Marid
    * Massive Water Elemental
    * Morgaroth
    * Mr. Punish
    * Mummy
    * Necromancer
    * Necropharus
    * Orc Berserker
    * Orc Shaman
    * Orshabaal
    * Panda
    * Phantasm
    * Pirate Ghost
    * Plaguesmith
    * Poison Spider
    * Priestess
    * Quara Constrictor
    * Quara Hydromancer
    * Quara Hydromancer Scout
    * Quara Mantassin
    * Quara Pincher
    * Quara Predator
    * Quara Predator Scout
    * Scarab
    * Scorpion
    * Serpent Spawn
    * Skeleton
    * Slime
    * Snake
    * Son of Verminor
    * Spectre
    * Spit Nettle
    * Stone Golem
    * Tarantula
    * Thalas
    * The Evil Eye
    * The Old Widow
    * Tiquandas Revenge
    * Thul
    * Toad
    * Undead Dragon
    * Vampire
    * Vashresamun
    * Warlock
    * Wasp
    * Water Elemental
    * Witch
    * Wyvern

    Monstros imunes contra Fire:

    * Fire Devils
    * Gargoyles
    * Stone Golems
    * Elf Arcanists
    * Green Djinns
    * Blue Djinns
    * Fire Elementals
    * Demon Skeletons
    * Dwarf Geomancers
    * Efreets
    * Marids
    * Priestesses
    * Orc Leaders
    * Dragons
    * Liches
    * Banshees
    * Giant Spiders
    * Heroes
    * Black Knights
    * Dragon Lords
    * Behemoths
    * Warlocks
    * Demons

    Monstros imunes contra Energy:

    * Orc Shamans
    * Witches
    * Minotaur Mages
    * Elf Arcanists
    * Green Djinns
    * Blue Djinns
    * Efreets
    * Marids
    * Priestess
    * Yeti
    * Heroes
    * Black Knights
    * Behemoths
    * Warlocks
    * Demons
    Última edição por Darkon; 19-08-2007 às 16:45.
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    Capítulo 2: http://forums.tibiabr.com/threads/49...84#post6828884

  7. #7
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    Padrão

    Magias

    O que um Sorcerer faz de melhor? Usar magias. Se utilizar da sua mana alta para usar magias poderosas. Sorcerer aprende desde magias de localização, como Find Person, até mesmo o conhecimento de magias que podem matar vários jogadores de uma vez só, como Ultimate Explosion. Agora vou falar um pouco mais de cada magia, explicando tudo sobre a magia, tentando deixar Sorcerers sabendo de tudo sobre a magia que está usando. Então, vamos lá, leiam abaixo todas as magias para Sorcerers, com seus nomes, imagens, efeitos e muitos outros!



    Find Person
    Feitiço: exiva "name
    Nível mínimo: 8
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 20
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 80 GPs
    Premium Account: Não
    Tipo: Suporte
    Utilidades: Ele informa a direção em que uma pessoa está. Muito útil para PvP, pode prever player kill, tanto quanto ajudar os mesmos.


    Light
    Feitiço: utevo lux
    Nível mínimo: 8
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 20
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 100 GPs
    Premium Account: Não
    Tipo: Suporte
    Utilidades: Você ficará brilhando por 6:10 minutos. Eu recomendo esta magia apenas para treino de ML.


    Magic Rope
    Feitiço: exani tera
    Nível mínimo: 9
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 20
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 200 GPs
    Premium Account: SIM
    Tipo: Suporte
    Utilidades: É como se você utilizasse uma Rope, pois a magia apenas te teleporta pra fora do buraco. Porém ainda convém usar Rope mesmo comprando a magia, pra ropar monstros, bags, etc...


    Light Healing
    Feitiço: exura
    Nível mínimo: 9
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 25
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 170 GPs
    Premium Account: Não
    Tipo: Cura
    Utilidades: Recupera desde 25 de HP. Útil até o level 11, onde você compra Intense Healing.


    Antidote
    Feitiço: exana pox
    Nível mínimo: 10
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 30
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 150 GPs
    Premium Account: Não
    Tipo: Cura
    Utilidades: Use a magia caso esteja envenenado e será curado. Bem útil, pois nunca se sabe quando vai sofrer aquele veneno de um Scorpion ou até de Wyvern.


    Force Strike
    Feitiço: exori mort
    Nível mínimo: 11
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 20
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 600 GPs
    Premium Account: SIM
    Tipo: Ataque
    Utilidades: Você precisa estar com a frente pro seu alvo, e junto dele para atacar. Dá um dano considerável, a um gasto baixo de mana.


    Intense Healing
    Feitiço: exura gran
    Nível mínimo: 11
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 40
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 350 GPs
    Premium Account: Não
    Tipo: Cura
    Utilidades: Compre-a. Essencial para Sorcerers, será talvez sua magia mais usada, recuperando seu HP de acordo com seu level e magic level.


    Energy Strike
    Feitiço: exori vis
    Nível mínimo: 12
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 20
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 800 GPs
    Premium Account: SIM
    Tipo: Ataque
    Utilidades: Parecida com Force Strike, só que dá mais dano. Tem que estar na frente do personagem para atacar com a magia. Uma das melhores magias para Sorcerer, compre-a.


    Flame Strike
    Feitiço: exori flam
    Nível mínimo: 12
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 20
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 800 GPs
    Premium Account: SIM
    Tipo: Ataque
    Utilidades: Parecida com a Energy Strike, tem que estar na frente do personagem para atacar.


    Magic Shield
    Feitiço: utamo vita
    Nível mínimo: 14
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 50
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 450 GPs
    Premium Account: Não
    Tipo: Suporte
    Utilidades: Compre-a. Todo Sorcerer tem que ter essa magia. Com ela você não fica mais dependendo do seu HP, e sim da sua mana. Qualquer dano que você leve, invés de perder "x" Hp, você perderá "x" mana.


    Haste
    Feitiço: utani hur
    Nível mínimo: 14
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 60
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 600 GPs
    Premium Account: SIM
    Tipo: Suporte
    Utilidades: Usando essa magia você andará, por 1 minuto, 30% mais rápido que a sua velocidade normal. Muito útil para fugir de monstros ou players, todo Premium tem que ter.



    Fire Wave
    Feitiço: exevo flam hur
    Nível mínimo: 18
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 80
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 850 GPs
    Premium Account: Não
    Tipo: Ataque
    Utilidades: Ataca em uma área considerada para a direção que você está olhando. Muito útil em Non-PvP, que você poderá atacar vários monstros de uma só vez, sem perigo se acertar players.


    Strong Haste
    Feitiço: utani gran hur
    Nível mínimo: 20
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 100
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 1300 GPs
    Premium Account: SIM
    Tipo: Suporte
    Utilidades: Usando essa magia você andará, por 30 segundos, 70% mais rápido. Muito útil em PvP, com ele você escapa de muitas emboscadas. Essencial para Premium.


    Ultimate Healing
    Feitiço: exura vita
    Nível mínimo: 20
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 160
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 1000 GPs
    Premium Account: Não
    Tipo: Cura
    Utilidades: Magia final em recuperação de HP. Cura cerca de 250 HP, recupera muito para um Sorcerer.


    Creature Illusion
    Feitiço: utevo res ina "creature
    Nível mínimo: 23
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 100
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 1000 GPs
    Premium Account: Não
    Tipo: Suporte
    Utilidades: Usando essa magia você se transforma, por imagem, na "creature". ForFun, porém já vi pessoas escapandos de emboscadas se transformando em monstros para enganar players.


    Energy Beam
    Feitiço: exevo vis lux
    Nível mínimo: 23
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 100
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 1000 GPs
    Premium Account: Não
    Tipo: Ataque
    Utilidades: Ataca na direção que você está olhando por alguns sqms.


    Summon Creature
    Feitiço: utevo res
    Nível mínimo: 25
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: Depende do monstro que você vai sumonar. Consulte parte "Summons" do tutorial, se quiser saber mais.
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 2000 GPs
    Premium Account: Não
    Tipo: Conjurar
    Utilidades: Compre-a. Com ela você pode conjurar monstros para hunts, e esses monstros serão o seu braço direito muitas vezes.


    Ultimate Light
    Feitiço: utevo vis lux
    Nível mínimo: 26
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 140
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 1600 GPs
    Premium Account: SIM
    Tipo: Suporte
    Utilidades: Deixa praticamente toda a sua visão com luz, e dura nada mais nada menos que 33 minutos.


    Cancel Invisibility
    Feitiço: exana ina
    Nível mínimo: 26
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 200
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 1600 GPs
    Premium Account: SIM
    Tipo: Suporte
    Utilidades:Faz com que monstros ou players que estejam usando a invisibilidade fiquem visiveis. Útil contra Stalkers, por exemplo.


    Great Energy Beam
    Feitiço: exevo gran vis lux
    Nível mínimo: 29
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 200
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 1800 GPs
    Premium Account:Não
    Tipo: Ataque
    Utilidades: Magia forte, uma versão mais forte do Energy Beam, atacando na direção que você está olhando, como uma linha de magia.


    Invisible
    Feitiço: utana vid
    Nível mínimo: 35
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 440
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 2000 GPs
    Premium Account: Não
    Tipo: Suporte
    Utilidades: Te deixa invisivel para vários monstros, só não os que resistem a invisible, por 3:20 minutos. Muito útil para escapar de monstros e matar monstros que não sejam imunes a invisible.


    Energy Wave
    Feitiço: exevo mort hur
    Nível mínimo: 38
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 250
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 2500 GPs
    Premium Account: Não
    Tipo: Ataque
    Utilidades: Solta um ataque de energia em forma de cone, um dos mais poderosos ataques para Sorcerers.


    Enchant Staff
    Feitiço: exeta vis
    Nível mínimo: 41
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 80
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 200 GPs
    Premium Account: SIM
    Tipo: Suporte
    Utilidades: Pra que um Sorcerer vai querer uma Enchated Staff? omg


    Ultimate Explosion
    Feitiço: exevo gran mas vis
    Nível mínimo: 60
    Magic level necessário: 0
    Gasto de mana: 1200
    Gasto de Soul Points: 0
    Preço do feitiço: 8000 GPs
    Premium Account: SIM
    Tipo: Ataque
    Utilidades: Um dos principais motivos de todo Sorcerer sonhar com premium. Essa magia é nada mais nada menos que a magia mais poderosa do tibia, e ela ataca em vários sqms, pegando quase que toda sua visão na tela. Magia mais poderosa para Sorcerers.

    * aindam faltam as imagens da maioria das magias, que estarei colocando aos poucos.
    Os agradecimentos para as imagens postadas acimas vão para 3 chars tibianos:


    Darkon of Rookgard, meu char.


    Fowl, char do Leo, apenas Leo aqui do fórum.

    E Wizav, porém ainda tenho que pedir o "Hail Sorcs" dele! huauha
    Última edição por Darkon; 19-08-2007 às 16:46.
    Acompanhe a história mais original do fórum tibiabr: Os Guardiões do Off

    Capítulo 2: http://forums.tibiabr.com/threads/49...84#post6828884

  8. #8
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    Runas


    Elas são uma das principais fontes de ataque para um Sorcerer, a segunda, melhor dizendo (a primeira são as magias), e elas fazem muita diferença no PvP. Vamos agora falar das runas, quais são elas, porém, falaremos apenas das runas que Sorcerers podem criar, usando uma Blank Rune e pronunciando seu feitiço. Seria muito chato, e mais demorado, falar das runas que só Druids fazem né? Elas estarão em outra parte da enciclopédia, já que só podem ser compradas, e não feitas.

    Todas as runas citadas nesse tópico, poderão ser feitas por Sorcerers (algumas apenas jogadores premium account fazem) com uso de uma Blank Rune, da mana necessária para fazer a runa, e desde que o jogador tenha comprado a magia da runa, pronunciando as palavras mágicas para a criação da runa acontecer.

    A começar a explicação da runa, eu usei vários termos para exemplificar elas. Vamos explicar logo os termos.

    [Imagem da Runa]
    Nome da runa.
    Feitiço: as palavras mágicas que você deve dizer, segurando uma blank rune, para que a runa seja feita.
    Nível mínimo: nível que você já pode fazer a runa, caso tenha um nível menor do que o necessário, não poderá fazer a runa.
    ML necessário: magic level que você deve ter para poder usar a runa. Não é magic level para criar a runa, e sim para usar ela.
    Cargas: número de vezes que a runa poderá ser usada. Ex: você faz 1 runa de Poison Field, a carga dela é 3, logo, poderá atacar 3 vezes com a runa de Poison Field. Quanto mais cargas, mais ataques a runa dispõe.
    Gasto de mana por runa: a mana que será usada para fazer 1 runa apenas.
    Gasto de mana por backpack de runa: gasto de mana que será usado em uma backpack completa na runa, com, no caso da backpack normal, 20 runas. Basta multiplicar o valor de mana gasta por runa, por 20.
    Tempo para Sorcerer fazer BP da runa: o tempo, com regeneração normal, de 2 pontos de mana a cada 3 segundos. Isso também vale para jogadores premium que ainda não foram promovidos para Master Sorcerer. Caso esta opção não esteja na explicação da runa, é porque a runa só pode ser feita por jogadores com premium account.
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da Runa: o tempo com regeneração normal, de 2 pontos de mana a cada 2 segundos, válido apenas para jogadores premium que tiverem sido promovidos para Master Sorcerer.
    Gasto de Soul Points por runa: o gasto que cada runa exige de soul points. Ex: ao fazer a runa Poison Field, você gasta 1 de seus soul points, e para recuperar ele deverá matar um monstro que dê experiência maior do que seu level.
    Preço do feitiço: o preço para você poder comprar a magia que cria a runa, comprada apenas em NPC's, e caso seja magia premium, comprada apenas em NPC's premiums.
    Premium account: se no campo estiver "não", é porque free account pode fazer a runa. Se no campo estiver "SIM!" é porque apenas premium account pode fazer a runa.
    Utilidades: o que a runa faz, como faz, etc...
    Imagem do uso da runa: imagem com o uso da runa, assim você vê como ela funciona.
    As runas foram separadas em 2 partes: Runas de Ataque e Runas de Suporte. Runas de Cura não são feitas por Sorcerers, apenas por Druids.

    Runas de Ataque


    Poison Field
    Feitiço: adevo grav pox
    Nível mínimo: 14
    ML necessário: 0
    Cargas: 3
    Gasto de mana por runa: 200
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 4.000
    Tempo para Sorcerer fazer BP da runa: 1 h e 40 min
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 1 h
    Gasto de Soul Points por runa: 1
    Preço do feitiço: 300 GPs
    Premium Account: Não
    Utilidades: Cria um campo de veneno em 1 sqm, podendo impedir a passagem de monstros ou envenenando jogadores que passarem por cima dela, com um veneno de 5. Parecido com a fumaça de veneno que o Slime deixa, ao ser morto.
    Imagem do uso da runa: http://img407.imageshack.us/img407/9...onfieldea7.png


    Fire Field
    Feitiço: adevo grav flam
    Nível mínimo: 15
    ML necessário: 1
    Cargas: 3
    Gasto de mana por runa: 240
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 4.800
    Tempo para Sorcerer fazer BP da runa: 2 h
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 1 h e 20 min
    Gasto de Soul Points por runa: 1
    Preço do feitiço: 500 GPs
    Premium Account: Não
    Utilidades: Cria um campo de fogo em 1 sqm, que deixa o oponente queimado, e perdendo aos poucos sua vida, com um ataque baseado em fogo.
    Imagem do uso da runa: http://img413.imageshack.us/img413/2...refieldnx9.png


    Light Magic Missile
    Feitiço: adori
    Nível mínimo: 15
    ML necessário: 0
    Cargas: 5
    Gasto de mana por runa: 120
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 2.400
    Tempo para Sorcerer fazer BP da runa: 1 h
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 40 min
    Gasto de Soul Points por runa: 1
    Preço do feitiço: 500 GPs
    Premium Account: Não
    Utilidades: Ataca o oponente com um poder de energia, porém o dano é baixo.
    Imagem do uso da runa: http://img407.imageshack.us/img407/3927/lmmtf9.png


    Fireball
    Feitiço: adori flam
    Nível mínimo: 17
    ML necessário: 2
    Cargas: 2
    Gasto de mana por runa: 160
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 3.200
    Tempo para Sorcerer fazer BP da runa: 1 h e 20 min
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 50 min
    Gasto de Soul Points por runa: 2
    Preço do feitiço: 800 GPs
    Premium Account: Não
    Utilidades: Ataca o oponente com um poder de fogo, em áreas de 5x5 sqm, o dano é considerável, porém menor do que a Great Fireball Rune.
    Imagem do uso da runa: http://img402.imageshack.us/img402/5135/fireballkn6.png


    Energy Field
    Feitiço: adevo grav vis
    Nível mínimo: 18
    ML necessário: 3
    Cargas: 3
    Gasto de mana por runa: 320
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 6.400
    Tempo para Sorcerer fazer BP da runa: 2 h e 40 min
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 1 h e 40 min
    Gasto de Soul Points por runa: 2
    Preço do feitiço: 700 GPs
    Premium Account: Não
    Utilidades: Ataca em 1 sqm, impedindo a passagem de algumas criaturas, e dando dano de energia quando o player passa por cima dela. Quando um monstro ou jogador passar por cima da runa, sofrerá 30 de dano, e um pouco depois, mais 25 de dano, a runa dá um total de 55 de dano.
    Imagem do uso da runa: http://img402.imageshack.us/img402/7...gyfieldqj5.png


    Great Fireball
    Feitiço: adori gran flam
    Nível mínimo: 23
    ML necessário: 4
    Cargas: 2
    Gasto de mana por runa: 480
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 9.600
    Tempo para Sorcerer fazer BP da runa: 4 h
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 2 h e 45 min
    Gasto de Soul Points por runa: 2
    Preço do feitiço: 1.200 GPs
    Premium Account: Não
    Utilidades: Ataca o oponente com um poder de fogo forte, em uma grande parte da sua tela de jogo, dando dano em praticamente todos os monstros da tela (37 SQMS). Runa mais forte que Fireball, sendo a melhor para dano massivo.
    Imagem do uso da runa: http://img264.imageshack.us/img264/8...ireballrf5.png


    Heavy Magic Missile
    Feitiço: adori gran
    Nível mínimo: 25
    ML necessário: 4
    Cargas: 5
    Gasto de mana por runa: 280
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 5.600
    Tempo para Sorcerer fazer BP da runa: 2 h e 20 min
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 1 h e 30 min
    Gasto de Soul Points por runa: 2
    Preço do feitiço: 1.500 GPs
    Premium Account: Não
    Utilidades: Ataca o oponente com um poder de energia, com um dano mais alto que Light Magic Missile. A segunda runa mais vendida no tibia, e a 2ª mais usada. Uma runa dessas pode dar 5 ataques altos, dependendo do seu ML. Ideal para runar para caçar ou para vender.
    Imagem do uso da runa: http://img526.imageshack.us/img526/5272/hmmjs8.png


    Soulfire
    Feitiço: adevo res flam
    Nível mínimo: 27
    ML necessário: 7
    Cargas: 2
    Gasto de mana por runa: 600
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 12.000
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 3 h e 20 min
    Gasto de Soul Points por runa: 3
    Preço do feitiço: 1.800 GPs
    Premium Account: SIM!
    Utilidades: Essa runa deixa o oponente sofrendo 10 de dano por fogo, em vários turnos. A duração dela depende, segundo a teoria, em termos de level e magic level. Quanto maior seu level e seu magic level, essa runa irá durar mais tempo queimando o inimigo.
    Imagem do uso da runa:


    Fire Bomb
    Feitiço: adevo mas flam
    Nível mínimo: 27
    ML necessário: 5
    Cargas: 2
    Gasto de mana por runa: 600
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 12.000
    Tempo para Sorcerer fazer BP da runa: 5 h
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 3 h e 20 min
    Gasto de Soul Points por runa: 4
    Preço do feitiço: 1.500 GPs
    Premium Account: Não
    Utilidades: Cria um campo de fogo, em 3x3 SQM.
    Imagem do uso da runa: http://img526.imageshack.us/img526/7914/fiebombps5.png


    Poison Wall
    Feitiço: adevo mas grav pox
    Nível mínimo: 29
    ML necessário: 5
    Cargas: 4
    Gasto de mana por runa: 640
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 12.800
    Tempo para Sorcerer fazer BP da runa: 5 h e 20 min
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 3 h e 30 min
    Gasto de Soul Points por runa: 3
    Preço do feitiço: 1.600 GPs
    Premium Account: Não
    Utilidades: Cria um campo de veneno, com uma área de 1x5.
    Imagem do uso da runa: http://img140.imageshack.us/img140/1...sonwallol7.png


    Explosion
    Feitiço: adevo mas hur
    Nível mínimo: 31
    ML necessário: 6
    Cargas: 3
    Gasto de mana por runa: 720
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 14.400
    Tempo para Sorcerer fazer BP da runa: 6 h
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 4 h
    Gasto de Soul Points por runa: 4
    Preço do feitiço: 1.800 GPs
    Premium Account: Não
    Utilidades: Ataca com um poder físico muito forte, podendo dar altos danos no oponente.
    Imagem do uso da runa: http://img187.imageshack.us/img187/5...plosionpc1.png


    Fire Wall
    Feitiço: adevo mas gran flam
    Nível mínimo: 33
    ML necessário: 6
    Cargas: 4
    Gasto de mana por runa: 780
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 15.600
    Tempo para Sorcerer fazer BP da runa: 6 h e 30 min
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 4 h e 20 min
    Gasto de Soul Points por runa: 4
    Preço do feitiço: 2.000 GPs
    Premium Account: Não
    Utilidades: Cria um campo de fogo, com uma área de 1x5.
    Imagem do uso da runa: http://img260.imageshack.us/img260/8571/firewallcc4.png


    Energy Bomb
    Feitiço: adevo mas vis
    Nível mínimo: 37
    ML necessário: 10
    Cargas: 2
    Gasto de mana por runa: 880
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 17.600
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 5 h
    Gasto de Soul Points por runa: 5
    Preço do feitiço: 2.300 GPs
    Premium Account: SIM!
    Utilidades: Cria um campo de energia, com área de 3x3.
    Imagem do uso da runa:


    Energy Wall
    Feitiço: adevo mas grav vis
    Nível mínimo: 41
    ML necessário: 9
    Cargas: 4
    Gasto de mana por runa: 1000
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 20.000
    Tempo para Sorcerer fazer BP da runa: 8 h e 20 min
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 5 h e 20 min
    Gasto de Soul Points por runa: 5
    Preço do feitiço: 2.500 GPs
    Premium Account: Não
    Utilidades: Cria um campo de energia, com área de 1x5.
    Imagem do uso da runa: http://img340.imageshack.us/img340/9...rgywallay7.png


    Sudden Death
    Feitiço: adori vita vis
    Nível mínimo: 45
    ML necessário: 15
    Cargas: 1
    Gasto de mana por runa: 880
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 17.600
    Tempo para Sorcerer fazer BP da runa: 7 h e 20 min
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 5 h
    Gasto de Soul Points por runa: 5
    Preço do feitiço: 3.000 GPs
    Premium Account: Não
    Utilidades: Ataca com um poder físico, e o ataque é tão poderoso, que pode dar danos muito altos. A runa de ataque mais poderosa.
    Imagem do uso da runa: http://img125.imageshack.us/img125/6...endeathek0.png

    Runas de Suporte


    Destroy Field
    Feitiço: Adito grav
    Nível mínimo: 17
    ML necessário: 3
    Cargas: 3
    Gasto de mana por runa: 120
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 2.400
    Tempo para Sorcerer fazer BP da runa: 1 h
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 40 min
    Gasto de Soul Points por runa: 2
    Preço do feitiço: 700 GPs
    Premium Account: Não
    Utilidades: Com essa runa você pode destruir campos de fogo, de veneno ou de energia.
    Imagem do uso da runa: http://img256.imageshack.us/img256/2...oyfielduk5.png


    Desintegrate
    Feitiço: Adito tera
    Nível mínimo: 21
    ML necessário: 4
    Cargas: 3
    Gasto de mana por runa: 200
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas): 4.000
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 1 h
    Gasto de Soul Points por runa: 3
    Preço do feitiço: 900 GPs
    Premium Account: SIM!
    Utilidades: Com essa runa você pode destruir algum item, que possa ser movido de um lugar para outro, como Parcel, Vial...
    Imagem do uso da runa:


    Magic Wall
    Feitiço: adevo grav tera
    Nível mínimo: 32
    ML necessário: 9
    Cargas: 4
    Gasto de mana por runa: 750
    Gasto de mana por backpack de runa (20 runas):
    Tempo para Master Sorcerer fazer BP da runa: 4 h e 10 min
    Gasto de Soul Points por runa: 5
    Preço do feitiço: 2.100 GPs
    Premium Account: SIM!
    Utilidades: Com essa runa você cria um "SQM" que impede a passagem de monstro ou player, após jogar essa runa em algum SQM, nada poderá penetrar nele. Bem usado para traps.
    Imagem do uso da runa:


    Agora, queria falar algumas partes apenas:

    - Algumas runas ainda não tem "imagem do uso da runa" pois essa parte será feita por um premium account amigo meu.

    - Backpack de runas, 20 runas no caso, são muito compradas. Por diversos preços, claramente, um exemplo é da Heavy Magic Missile Rune (HMM), que a Backpack dela pode ser vendida de 1,4k ~ 1,8k, dependendo do server que o jogador está.

    - Caçar com runas, é ótimo, pois não usa sua mana, assim você tem sua mana, para atacar com magia/ wand, ou para dar magias de recuperação/ suporte, e pode atacar livremente com as runas.

    - Runas de ataque DIRETO (HMM, Sudden Death, etc), quanto maior seu level e magic level, maior será o dano (Entendam aqui que o magic level é muito mais importante que o level, para influenciar no dano causado).

    - Runas de CURA (IH, UH, etc...), são feitas apenas por Druids, e, quanto maior seu level e magic level, maior será a cura. (Entendam aqui que o magic level é muito mais importante que o level, para influenciar o poder de runa da cura.)

    E aqui acaba a série runas, meus dedos estão doendo de tanto escrever omg.

    Agradecimentos pelas imagens do uso de runas:

    Darkon of Rookgard, que comprou as runas que precisava e tirou SS usando todas elas.
    Última edição por Darkon; 19-08-2007 às 16:47.
    Acompanhe a história mais original do fórum tibiabr: Os Guardiões do Off

    Capítulo 2: http://forums.tibiabr.com/threads/49...84#post6828884

  9. #9
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    Monstros Free e Premium

    Ahhhhh, agora a parte mais trabalhosa do tópico. Foram horas gastas nessa parte, principalmente com mapas, já que iniciantes precisam de muito mais ajuda do que HL. Porém, dessa vez, vou introduzir um super guia, de não deixar dúvidas algumas para ninguém. Rushar level, essa é a ordem! -(

    Level 1~ 8: Onde upar em Rookgard?

    Muito simples. No level 1, você vai do jeito que veio pra Rook matar ratos, no balanced, arranje 15 gps, com dinheiro que ganhará dos ratos e vendendo o corpo deles também. Com 15 gps, compre o Wooden Shield. Agora, continue caçando ratos, até o level 4 ou 5.

    Uma dica é você ir para esse lugar, vá lá e mate os ratos, quem sabe ganhará uma recompensa...



    Ao chegar no level 4 ou 5, como disse acima, você pode ir para um lugar, que upa muito bem: a cave da Poison Spider.


    Pelo caminho que eu mostrei, dá pra enfrentar várias Snakes e Wolfs pelo caminho, podendo até ter up level, antes de entrar na cave. Nessa cave existem várias Spiders, Bugs, Poison Spiders e alguns Rats. Dá pra pegar uma xp muito boa lá, conseguindo, em 1 ~ 2 horas, já passar do level 5 pro 8, dependendo dos seus equipamentos. O que recomendo ter para ir na cave da Poison Spider, é Sword/ Hatchet/ Mace, eu fui com Sword, e deu certo.

    Assim, após pegar level 8, é hora de ir para o Oráculo. Onde fica o Oráculo?


    Ele fica nessa casa. Suba as escadas e verá ele. Fale com ele para ir para Main Land. A conversa se baseia em "hi - yes - city - vocation - yes". No lugar da city, diga a cidade que você quer morar, ao chegar em Main Land. Em vocation, diga a vocação que você quer ser, mas se for para seguir esse tutorial, é bom dizer Sorcerer lol.

    Ao chegar em Main Land, lembre-se de começar sua vida de Sorcerer por todos os sentidos (comprar magias/ conseguir wand/ começar a upar ML). Antes de qualquer grande caçada, lembre-se de ter tudo que precisa, por exemplo, antes de ir caçar Rotworms, compre Rope e Shovel, pois eles vivem em cavernas, e para entrar neles, é necessário Rope (corda) e Shovel (pá), porém não precisarei ficar falando isso, pois tenho certeza que muita gente aprende isso logo em Rookgard.

    DICAS: SEMPRE corra do monstro que você está atacando, quando estiver usando Wand. Todas as wands, menos a Wand of Cosmic Energy, disponibilizam que nós, Sorcerers, consigamos atacar de 2 sqm ~ 3 sqm do oponente, assim, evitando danos dos oponentes que atacam apenas com melee.

    Level 8 ~ 13


    Troll
    HP: 50 XP: 20
    Ataque: Melee (0-15).
    Loot: De 0-12 gp, Meat, Bag, Spear, Hand Axe, Leather Boots, Leather Helmet, Wooden Shield, Rope, Studded Club, Silver Amulet.
    Locais de caça: Troll Mountains (Thais), Troll Lair (Ab'Dendriel), Troll cave (Edron).

    Troll Mountains

    Nesse lugar tem muitos Trolls, dá para caçar bem lá.

    Troll Lair de Ab'Dendriel

    Caminho para o Troll Lair de Ab' Dendriel. Saindo do Depot de Ab'Dendriel, siga a linha vermelha e desça a escada.


    Após descer a escada, vá comprar a a chave no NPC Elfo, que se localiza onde tem sua descrição na imagem. Após comprar a chave (basta dizer "hi" "key" pro NPC) por 50 gps, vá até a porta, ao lado do NPC, e abra ela e siga em frente. Já começarão a aparecer vários Trolls nesse andar.


    Descendo mais um andar, você irá para o 3º andar, que é cheio de Trolls, bom proveito.


    Descendo mais um andar, terá outro lugar cheeeeeeio de Trolls...


    Descendo mais um andar (tá ficando chato essa frase) você irá para o último andar do Troll Lair, e então poderá ir matando todos os trolls, e indo de andar em andar, conseguindo uma ótima xp nessa super cave.

    Trolls Cave de Edron

    Esse é o Respawn de Trolls em Edron, uma boa fonte de Trolls.


    Swamp Troll
    HP: 55 XP: 25
    Ataque: Melee (1-5), Poison (1).
    Loot: De 0-5 gp, Fish, Bag, Dagger, Torch, Leather Boots, Fishing Rod.
    Locais de caça: Swamp Troll cave (Venore), Troll cave (Edron).

    Swamp Troll Cave de Venore

    Cave de Swamp Trolls de Venore, no andar principal. Essa cave possui, além de vários Swamp Trolls, alguns Bats, Cave Rats, 1 Ghoul e alguns Skeletons, citados no mapa abaixo.


    Essa é a parte principal da cave, com Swamp Troll por todos os lugares, e com Ghoul e Skeleton na parte que coloquei eles na imagem.



    Rotworm
    HP: 65 XP: 40
    Ataque: Melee (0-40).
    Loot: 0-23 gp, 0-5 Worms, 0-2 Ham, 0-2 Meat, Bag, Mace, Sword, Legion Helmet, Copper Shield, Katana.
    Locais de caça: Rotworm Caves (Venore), Rotworms Fibula Island (Fibula), Darashia caves (Darashia).


    Carrion Worm
    HP: 145 XP: 70
    Ataque: Melee (0-45).
    Loot: De 0-47 gp, 0-2 Meat, 0-5 Worms, Mace, Sword, Katana, Copper Shield.
    Locais de caça: Rotworms Caves (Venore), Subsolo de Fibula (Fibula), Darashia Caves (Darashia), Caves de Kazordoon (Kazordoon).

    Rotworms Caves de Venore

    Na imagem você tem detalhes da cave de Rotworms de Venore, uma ótima cave de Rotworms.


    Cave principal de Venore. É basicamente assim que a cave de rotworms de Venore é dividida, costuma ser do jeito da imagem. A contagem de Rotworms e Carrion Worms não é 100% exata.

    Rotworms Caves de Darashia

    Os circulos pretos mostram onde ficam as caves de Darashia, ótimas por sinal, muitos Sorcerers caçam lá até level 35, pois é fonte certa de xp 'básica' e fonte certa de dinheiro.

    Subsolo de Fibula


    Ponto 0: Saída sudoeste de Thais.
    Ponto 1: Aqui é uma caverna que liga Thais á Fibula. Entre na caverna e vá sempre seguindo em frente.
    Ponto 2: A chegada em Fibula, após passar pela caverna de ligação, você sairá aqui.
    Ponto 3: Aqui temos um poço, dê "use" nele, e você entrará no subterrâneo de Fibula. Agora vá indo para o sentido leste, abra a porta da sala de fibula (a chave custa 800 gps, e é conseguida com um NPC no sul de Fibula), e escolha a porta do oeste, que te levará aos rotworms.

    Level 13 ~ 19

    Você pode continuar caçando Rotworms, em Venore.
    Porém aqui, temos novas opções de hunt:


    Amazon
    HP: 110 XP: 60
    Ataque: Melee (0-45), Distance (0-40).
    Loot: 0-20 gp, 0-2 Skull, Dagger, Torch, Sabre, Brown Bread, Leather Armor, Crystal Necklace, Small Ruby.
    Locais de caça: Amazon Camp (Venore), Mini Amazon camps (Carlin).


    Valkyrie
    HP: 190 XP: 85
    Ataque: Melee (0-70), Distance (0-50).
    Loot: De 0-12 gp, 0-3 Meat, 0-4 Apples, 0-2 Skulls, Dagger, Hunting Spear, 0-3 Spears, Chain Helmet, Chain Armor, Protection Amulet, Crystal Necklace, Plate Armor, Small Diamond, Double Axe, Small Ruby.
    Locais de caça: Valkyries não tem um local próprio de caça, porém onde você ver Amazons, tem Valkyrie por perto, pois Valkyries costumam viver nos mesmos lugares que Amazons.

    Amazon Camp de Venore

    Amazon camp de Venore. Amazons podem ser uma ótima fonte de xp, e tente sempre matar as Valkyries que andam junto com elas, pois dão bastante xp também. Muito cuidado quando vierem muitas amazons, podem atacar forte me conjunto.



    Dwarf
    HP: 90 XP: 45
    Ataque: Melee (0-30).
    Loot: De 0-8 gp, 0-2 White Mushrooms, Axe, Hatchet, Shovel, Studded Armor, Leather Legs, Letter, Dwarven Ring, Iron Ore.
    Locais de caça: Dwarf Mines (Kazordoon), Caves de Kazordoon (Kazordoon).

    Dwarf Mines

    Dwarf Mines. Você pode fazer ótimas hunts nas Dwarf Mines nos primeiros e segundos andares, pois são lotados de Dwarfs e Rotworms.

    Level 19 ~ 33


    Dwarf Soldier
    HP: 135 XP: 70
    Ataque: Melee (0-80), Distance (0-60).
    Loot: De 0-15 gp, 0-7 Bolts, 0-3 White Mushrooms, Soldier Helmet, Shovel, Chain Armor, 0-3 Piercing Bolts, Crossbow, Battle Axe, Dwarven Shield, Dwarven Ring, Axe Ring, Iron Ore.
    Locais de caça: Dwarf Mines (Kazordoon), Caves de Kazordoon (Kazordoon), Cyclopolis (Edron).

    Dwarf Mines (Soldier Hell)

    Dwarf Mines, agora, mas não caçaremos apenas Dwarf e Rotworm, e sim Dwarf Soldier. A caverna marcada é um excelente lugar com Dwarf Soldier, mas nesse mesmo andar, como vocês irão ver no mapa abaixo, tem também Dwarf Guard, então precisa ter um pouco mais de cuidado aqui.


    Esse é o Soldier Hell, na cave principal. Na cave circulada, no mapa acima, desça para o 4º andar e estará no Soldier Hell.



    Ghoul
    HP: 100 XP: 85
    Ataque: Melee (0-70), Life Drain (15-25).
    Loot: 0-30 gp, 0-6 Worms, Torch, Scale Armor, Brass Helmet, Viking Helmet, Knife, Brown Piece of Cloth, Life Ring.
    Locais de caça: Ghostlands (Carlin), Dark Cathedral (Venore), Tumbas (Ankrahmun).

    Ghostlands em Carlin


    Ponto 0: Saída oeste de Carlin.
    Ponto 1: Cave com coelhos que é interligada com ghostland.
    Ponto 2: Entrada de Ghostland.
    Ponto 3: Cave com muitos Ghouls, também com Scorpions e no último andar até com Demon Skeleton.
    Ponto 4: Aqui tem muitos Ghouls, mas no segundo andar tem um Fire Devil, muito cuidado.
    Ponto 5: No 1º andar é possível encontrar Ghouls, porém não desça mais andares, pois existe até mesmo uma Giant Spider por lá.

    A cave do ponto "4", do mapa acima, é muito boa para caçar Ghouls, porém nela existe 1 Fire Devil. Se você já conseguir matar Fire Devil, usando HMM, pode ir lá, mas é sabendo do perigo.


    2º andar da cave que citei no ponto "4" da imagem de Ghostland, conseguindo matar o Fire Devil, dá pra caçar lá fácil, com uma boa quantidade de Ghouls. Uma dica para matar o Fire Devil, é usar a escada para ajudar. Faça assim: suba para o 1º andar, desça e ataque o FD com HMM, volte para o 1º andar, desça de novo e ataque o FD com HMM, e repita isso até matar ele. Isso dá muito certo, pois o FD demora um pouco pra começar o ataque, e subindo e descendo a escada, ele quase não ataca você. É recomendado ter uma HMM que dê em média 40+ de dano, para matar 1 Fire Devil a cada runa (que tem 5 cargas).



    Cyclop
    HP: 260 XP: 150
    Ataque: Melee (0-100).
    Loot: De 0-40 gp, 0-3 Meat, 0-4 Ham, Short Sword, Battle Shield, Plate Shield, Halberd, Club Ring, Dark Helmet, Cyclops Trophy.
    Locais de caça: Mount Sternum (Thais), Sul de Thais (Thais), Plains of Havoc (Venore), Cyclopolis (Edron).

    Mount Sternum

    Mount Sternum. Nesse lugar existe uma boa quantidade de Cyclops, dá para começar a caçar Cyclops.

    PoH

    Plains of Havoc, que tem vários Cyclops. Recomendado para Sorcerers um pouco mais experientes, pois existem monstros como Minotaur Archer, Minotaur Guard, Tarantula, que é bom você já saber os macetes para matar. A parte circulada em preto, é a parte que você deve ficar. Nessa parte, você encontrará apenas Cyclopes, Minotaurs, e apenas 1 Minotaur Archer, fora da linha negra, quase não tem mais Cyclopes, e tem monstros mais fortes, como Demon Skeleton, Tarantula... Fique apenas entre a área preta para sua segurança.



    Dwarf Guard (com MONK)
    HP: 245 XP: 165
    Ataque: Melee (0-140).
    Loot: 0-30 gp, 0-2 White Mushrooms, Leather Boots, Scale Armor, Battle Shield, Battle Hammer, Steel Helmet, Iron Ore, Double Axe, Axe Ring, Small Amethyst.
    Locais de caça: Dwarf Mines (Kazordoon), Caves de Kazordoon (Kazordoon).


    Esquema de como caçar Guard com Monk.

    Dwarf Guard se torna viável para caçar, dando lucro e ótima xp, a partir do level 27 (em que você pode summonar Monk). Vá em alguma Dwarf Mine, com 2 Monks, e Wand of Dragonbreath, sempre longe do Guard, deixando que o Monk receba os hits, ou se o Guard mirar em você, corra do Guard, enquanto você corre dele, sua Wand of Dragonbreath ataca ele (pois ataca até em 3 sqm) e o Monk também ataca o Guard, matando ele rápido. Leve 1 bp de MF e 1 bp de HMM. Use HMM apenas quando vierem 3 ou 4 Guards, ou quando o Guard estiver perto de você, para assim você evitar levar hits dele, ou quando 2 Guards mirarem o ataque em apenas 1 Monk, para evitar que seu summon morra e você tenha que summonar outro, wastando 600 pontos de mana. No item abaixo (level 33 ~ 60), você irá ver detalhadamente como chegar no Labirinto, que é uma boa opção para usar Monks, levando bastante HMM pois é dificil limpar o respawn.



    Dragon (com DEMON SKELETON)
    HP: 1000 XP: 700
    Ataques: Melee (0-120), Fire Wave (100-160), Fireball (60-110), Self-Healing.
    Loot: De 0-110 gp, 0-3 Dragon Ham, 0-12 Burst Arrow, Crossbow, Longsword, Mace, Short Sword, Steel Helmet, Steel Shield, Broadsword, Plate Legs, Dragonbone Staff, Double Axe, Dragon Hammer, Dragon Shield, 0-2 Green Dragon Leather, Green Dragon Scale, Serpent Sword, Small Diamond, Wand of Inferno, Life Crystal.
    Locais de caça: Dragon Lair (Venore), Dragon Lair (Edron), Subsolo de Fibula (Fibula), Dragon Lair (Olkonir), Dragon Lair (Ankrahmun).


    Esquema de como caçar Dragon com DS, HMM e até usando vis lux, se quiser. Lembrando que Vis Lux não é necessário, e é muito mais recomendado usar HMM do que Vis Lux.

    Você pode caçar Dragon a partir do level 28, de forma boa, com Demon Skeleton blocando ele, e você atacando com HMM/ Vis Lux e Wand of Vortex ou se quiser arriscar ficar perto dele e levar fireballs, Wand of Cosmic Energy. Pode caçar no level 29, com Demon Skeleton blocando ele e você atacando com HMM/ Gran Lux. Lembre-se de deixar o Summon na frente do Dragon, e você sempre de lado dele, para atacar sem acertar os summons, conforme eu mostro na imagem acima sobre como caçar com DS.

    Level 33 ~ 60


    Dwarf Guard
    HP: 245 XP: 165
    Ataque: Melee (0-140).
    Loot: 0-30 gp, 0-2 White Mushrooms, Leather Boots, Scale Armor, Battle Shield, Battle Hammer, Steel Helmet, Iron Ore, Double Axe, Axe Ring, Small Amethyst.
    Locais de caça: Dwarf Mines (Kazordoon), Caves de Kazordoon (Kazordoon).

    Dwarf Mines

    Dwarf Guard é encontrado em todas as Dwarf Mines, normalmente, no 4º/ 5º/ 6º andar. Logo, não é nada dificil encontrar ele, porém irei dar destaque agora, para uma cave ÓTIMA, que qualquer Sorcerer level 33+ pode ir, pois pra fazer hunts dele usa-se Wand of Inferno que só pode ser usada no level 33, e dependendo do level e ML, fazer XP cada vez maior. Leve 2 ~ 5 bp de MF, 1 bag de GFB, 1 bag de HMM. GFB e HMM são para casos de lurers, ou quando vier muitos Guards, para você matar eles mais rápido.

    Dwarf Guard - Labirinto

    Nessa caverna citada na imagem, é que se encontra o Labirinto. Entre nela.


    Ao entrar na mina, siga a seta vermelha e vá para o 2º andar.


    Ao entrar no 2º andar, siga a seta vermelha e vá para o 3º andar.


    Ao chegar no 3º andar, você irá para o 4ºandar, pode ir despreocupado, pois o 3º andar é vazio, sem monstros durante o caminho que eu fiz pela seta vermelha.


    Agora, no 4º andar, você passará por alguns Dwarves Soldiers e 2~3 Dwarves Guards, após matar eles, use Utamo Vita e desça para o próximo andar, que é o...


    Labirinto! Chegamos, esse é o famoso "Labirinto", cheio de Dwarves Guards. Aqui a estratégia é ir atacando todos os Guards com Wand of Inferno, e quando aparecerem 3+ Guards, usar GFB ou HMM, para matar os Guards mais rápido e evitar mais algum lure de Guard. Basta ficar dando voltas pela cave, que você irá fazer sua xp merecida. Exori Vis aqui pode ser muito bom, pois a cave tem na maior parte de sua extensão, 2 sqm, logo não é dificil acertar o vis.

    Outra opção de caça depois do level 33, são Tumbas. Paçoca, aqui do fórum, fez um tópico sobre Tumbas, que não está completo, e foi fechado, porém, é o único tópico sobre tumbas que vi, e a medida que eu não sei muita coisa sobre Tumbas de Ank, vou por o link do tutorial dele aqui.
    Tumbas de Ank ~ Por Paçoca.


    Level 60+



    Dragon
    HP: 1000 XP: 700
    Ataques: Melee (0-120), Fire Wave (100-160), Fireball (60-110), Self-Healing.
    Loot: De 0-110 gp, 0-3 Dragon Ham, 0-12 Burst Arrow, Crossbow, Longsword, Mace, Short Sword, Steel Helmet, Steel Shield, Broadsword, Plate Legs, Dragonbone Staff, Double Axe, Dragon Hammer, Dragon Shield, 0-2 Green Dragon Leather, Green Dragon Scale, Serpent Sword, Small Diamond, Wand of Inferno, Life Crystal.
    Locais de caça: Dragon Lair (Venore), Dragon Lair (Edron), Subsolo de Fibula (Fibula), Dragon Lair (Olkonir), Dragon Lair (Ankrahmun).



    A preferência maior é que um blocker lure alguns Dragons de uma só vez, pro seu vis + wand of cosmic acerte o Dragon sem você correr risco de levar Fire Wave.

    Meios para matar o Dragon sem blocker (ML: 50+):
    - Ficar atacando ele de Exori Vis + Wand of Cosmic Energy e tomando o maior cuidado com Fire Wave.
    - Ficar colado nele, atacando com a Wand of Cosmic e HMM, porém sempre estar na diagonal, para evitar Fire Wave do Dragon.

    Meios para matar o Dragon com blocker (ML 45+):
    - Fique colado no Dragon, no sentido das costas dele, ou do lado dele, atacando com Vis e Wand of Cosmic com força total.
    - Ficar longe do Dragon atacando com HMM e Wand Of Vortex, não levando nenhum dano do Dragon, porém usando bastante runas e como irá demorar mais para matar o Dragon, o Blocker vai ter mais prejuizos.


    Esquema de como matar Dragon com blocker.

    Bom, o meu MS caçou Dragon por muito tempo, logo os monstros que mostrarei a seguir, são opções, porém com Dragon você pode pegar bastante xp para chegar bem alto, porém se quiser experimentar as hunts abaixo, que dão boa xp ou loot, e que em breve tentarei explicar mais elas, quando fazer um número suficiente delas.

    Outras opções de caça até o level 100:



    Necromancer (com VIS/ DS + HMM)
    Level recomendado para caçar: 60+
    HP: 580 XP: 580
    Ataque: Life Drain (50-100), Poison (30-100), Poison (0-15), Self-Healing, Summon (0-2 Ghoul, Ghost, Mummy).
    Loot: De 0-90 gp, 0-5 Poison Arrow, Green Mushroom, Scale Armor, Clerical Mace, Mystic Turban, Moonlight Rod, Skull Staff, Boots of Haste.
    Locais de caça: Drefia (Darashia), Tumbas (Ankrahmun).



    Vampire (com EXORI VIS)
    Level recomendado para caçar: 70+
    HP: 450 XP: 290
    Ataque: Melee (0-150), Life Drain (50-103), Paralyse.
    Loot: De 0-20 gp, Bag, Leather Legs, Bowl, Bronze Amulet, Grave Flower, Black Pearl, Spike Sword, Strange Helmet, Vampire Dust, Emerald Bangle, Ice Rapier, Vampire Shield.
    Locais de caça: Drefia (Darashia), Tumbas (Ankrahmun).



    Giant Spider (com EXORI VIS)
    Level recomendado para caçar: 75+
    HP: 1300 XP: 900
    Ataque: Melee (0-280), Poison Fields (5), Poison Field, Haste, Summon (1-2 Poison Spider).
    Loot: De 0-115 gp, Bag, Brass Legs, Steel Helmet, Plate Armor, 0-12 Poison Arrow, Giant Spider Silk, Knight Armor, Platinum Amulet, Time Ring, Knight Legs.
    Locais de caça: Plains of Havoc (Venore), Hero Cave (Edron), Ramoa (Forbidden Islands), Malada (Forbidden Islands).



    Dragon Lord (com blocker e EXORI VIS)
    Level recomendado para caçar: 75+
    HP: 1900 XP: 2100
    Ataque: Melee (0-200), Fireballs (100-175), Fire Wave (150-250), Firebomb, Self-Healing.
    Loot: De 0-250 gp, 0-5 Dragon Ham, Small Sapphire, Golden Mug, Gemmed Book, Green Mushroom, 0-7 Power Bolt, Strange Helmet, Life Crystal, Energy Ring, 0-3 Royal spear, Red Dragon Scale, Red Dragon Leather, Fire Sword, Tower Shield, Dragon Slayer, Royal Helmet, Dragon Scale Mail, Dragon Lord Trophy.
    Locais de caça: Dragon Lair (Venore), Dragon Lair (Ankrahmun), Subsolo de Fibula (Fibula), Dragon Lair (Pits of Inferno).



    Hero (com EXORI MORT)
    Level recomendado para caçar: 85+
    HP: 1400 XP: 1200
    Ataque: Melee (0-240), Arrows (0-120), Self-Healing.
    Loot: De 0-100 gp, 0-15 Arrows, Rope, Scroll, Lyre, Green Tunic, Bow, Scarf, Meat, Grapes, Red Rose, Wedding Ring, Two Handed Sword,0-6 Sniper Arrow, War Hammer, Red Piece of Cloth, Might Ring, Piggy Bank, Crown Armor, Crown Shield, Crown Helmet, Fire Sword, Crown Legs.
    Locais de caça: Hero Cave (Edron).



    Warlock (com blocker e EXORI MORT/ SD)
    Level recomendado para caçar: 85+
    HP: 3200 XP: 4000
    Ataque: Melee (0-130), Energy Missile (0-100), Great Energy Beam (150-230), Paralyze, Invisibility, Self-Healing, Summon (1) Stone Golem.
    Loot: De 0-150 gp, 0-5 Cherries, Bread, Talon, Candlestick, Poison Dagger, Inkwell, Dark Mushroom, Skull Staff, Stone Skin Amulet, Small Sapphire, Energy Ring, Mind Stone, 0-4 Assassin Star, Blue Robe, Red Tome, Golden Armor, Ring of the Sky, Piggy Bank.
    Locais de caça: Demona (Carlin), Hero Cave (Edron).



    Hydra (com blocker e EXORI VIS)
    Level recomendado para caçar: 100+
    HP: 2250 XP: 2100
    Ataque: Melee (0-235), Poison Wave (100-320), How Water Wave (0-150), Self-Healing, Paralyze.
    Loot: De 0-250 gp, 0-4 Meat, 0-4 Ham, Life Crystal, Hydra Egg, Stone Skin Amulet, Ring of Healing, Small Sapphire, Warrior Helmet, Knight Armor, Medusa Shield, Royal Helmet, Boots of Haste.
    Locais de caça: Hydra Mountain (Tiquanda), Talahu (Forbidden Islands).

    Fazendo hunts desses monstros, você poderá pegar seu level 100 sem transtornos.
    Última edição por Darkon; 26-08-2007 às 11:46.
    Acompanhe a história mais original do fórum tibiabr: Os Guardiões do Off

    Capítulo 2: http://forums.tibiabr.com/threads/49...84#post6828884

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    Fiz um tópico próprio para os vídeos do Tutorial, pois achei melhor assim.

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    Acessem o tópico, lá verão os vídeos, a classifcação de vídeos e outros.

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