![]() |
|
|||||||
| TibiaSpace.com | SemLag.com | Registrar | FAQ | Membros | Calendário | Procurar | Mensagens de Hoje | Marcar Forums Como Lidos |
![]() |
|
|
|
Opções | Modos de exibição |
|
|
#1 | ||||||||||||||||||
|
Jarl of Fakerun
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Registro: 25-02-2008
Estado: RS
Usuário Nº: 190793
Jogo desde: Versão 8.0
Vocação: Elite Knight
Premium Account: Sim
» Faça o seu TibiaSpace » Facebook TibiaBR » Boacompra.com |
![]() ![]() E aí, turminha! Dando continuidade aos artigos mensais que dão dicas para iniciantes, desta vez abordaremos um assunto que discretamente tem se tornado um dos grandes vilões das fakes: a história. Não podemos negar que um dos grandes motivos das fakes de iniciantes serem "ruins" está diretamente relacionado à dificuldade que estes têm de inovar no quesito história. É bastante comum um enredo sem lógica ou muitas vezes fraco e que não transmite uma boa harmonia de fatos que propiciam uma boa leitura. Se você é iniciante com fakes ou já tem algum tempo na estrada e ainda tem dificuldades com a história de seus trabalhos, sugiro que, em um momento calmo e com inspiração e ânimo leia este tópico, pois não vou negar: terá bastante texto, entretanto será recompensador, acredite. Citar:
![]() A primeira coisa a se fazer, quando nos referimos à criação de uma história, é pensar. Não adianta, sem pensar, você não consegue bolar uma história. A ideia-chave (lá do tópico do planejamento, lembra?), pode surgir a qualquer momento, de fato, mas só com ela não se faz uma fake. Você precisará dela como uma base. A partir dessa base, você terá de pensar para bolar um enredo. Apenas para que não hajam dúvidas: Citar:
Lentamente, ao fazer esse tipo de planejamento, você está construindo seu enredo. A principais dicas nessa etapa que posso fornecer são: Citar:
Citar:
Já que o planejamento inicial serviu como alicerce para o roteiro, falta apenas alguns detalhes específicos e importantes da história que veremos adiante. Sigam-me os bons. ![]() Certo, já chegamos a um bom nível de conhecimento pelo menos nessa área. Por esse motivo que, exclusivamente nesta parte do tutorial, vou deixar duas opções para vocês criarem a história ideal, mas não se preocupe: explicarei os dois métodos. Citar:
Citar:
Citar:
![]() Certo, agora que já sabemos as diferenças entre ambos os estilos e de como proceder com a criação de ambos, essa parte vai trabalhar com aquilo que, não importa o método, toda a história deve ter. 1. APRESENTAÇÃO A primeira parte da história deve focar na exibição dos fatos, personagens, ambiente e situação ao leitor. Essa é muitas vezes uma das partes mais chatas de se ler talvez por muitas precisar de um grande espaço, em quadros, com histórias e falas. Via de regra é assim mesmo. Você pode, sem problema algum, tomar a liberdade de inserir outras formas de apresentação como uma luta logo de cara, mas não foque nisso, ou melhor, apenas nisso. Ficará sem lógica. Sua apresentação deve mostrar o ambiente em que se passará a fake (normal, futurístico, apocalíptico etc) - e se for algo fora do padrão, os fatos que a deixaram assim (mas isso pode ser explicado ao longo da história para dar suspense, fica a seu critério). Além da ambientalização, a situação que compromete a história. Qual é o clima do conto? Guerras, aventuras, humor? E isso que você precisa transmitir ao leitor, mas subliminarmente. Apresente situações com os personagens que deixem subentendido. E por fim, você precisa exibir quem será o protagonista, não? Apresente os personagens e já mostre a função de cada um, fazendo com que o leitor entenda a relação existente com tudo. Vale lembrar que não é regra o que eu falei aqui, tudo bem? Você está livre para improvisar o quanto quiser, apenas tenha o bom senso de dar nexo as coisas. O problema de trabalhar com este tema, como tutorial, são as diversas formas de pensamento que tanto você como eu vamos achar para a mesma situação, deixando o assunto bastante volátil. ![]() 2. SEQUÊNCIA: Já realizada a primeira etapa, a segunda consiste em estabelecer uma continuidade. E não se engane, é a parte mais difícil, pois além de precisar ter nexo com a apresentação, exige fatos e situações novas para se apresentarem a fim de que a história não torne-se monótona e tem de preparar o terreno para o final. Não se assuste, embora seja a maior parte da história, as vezes, depois que consegue realizar o começo, ela engrena de vez. Só que, como já disse, você precisa pensar bastante em como se dará a sequência. Perceba que você criará mais fatos, situações e até ambientalizações, porque a história está se desenvolvendo, evoluindo para um final. Lembre-se disso. É importante lembrar que você pode, depois da apresentação inicial, utilizar alguns recursos iniciais aqui, ou seja, inserir novos personagens -importantes. ![]() 3. FINAL: Eis a parte em que tudo apresentado irá se relacionar e fazer sentido para o leitor. Se foi uma fake de aventura, mistérios poderão se encaixar; se for guerra, surpresas do confronto; e assim por diante. O final, entretanto, não deve ser visto como: "ufa, estou acabando, vou por qualquer coisa aqui irairiari somalandro". Não, não faça. Você estaria estragando sua história por um motivo besta. Pense em algo bacana, talvez uma mensagem por trás de tudo, um suspense, um mistério que fica no ar, pense, pense e pense. O fim é para fechar com chave de ouro. ![]() 4. CARACTERIZAÇÃO DOS PERSONAGENS: Uma das pouquíssimas coisas que o pessoal faz nas suas fakes é atribuir personalidades aos personagem. Desculpe o pleonasmo, mas é isso mesmo. É como subir para cima; descer para baixo. Personalidade -> Personagem Sacou o esquema? ![]() Vou dar um exemplo clássico: Crowley como vilão. Nada contra você fazer isso, faça, mas você já parou pra pensar: e se ele não fosse o vilão que todos falam? Viu, já dá até uma boa ideia de história, mas não é isso que quero. Gostaria que refletisse na personalidade de todos os fakers aqui. Se parar para pensar, duvido, mas eu duvido que se você observar bem, não consegue achar um personagem para cada uma das características abaixo: Citar:
-Mas o Crowley é vilão! Aí você terá um bom argumento para explicar o porquê disso. Logo, dê as características ao seu gosto para que se encaixem perfeitamente na história. ![]() 5. SUSPENSE: Fator fundamental em todos os tipos de fake é a inserção do suspense. Este, nada mais é do que deixar o leitor com um gosto de querer ler mais seu trabalho, adicionar e aumentar sua curiosidade. É importante que você tenha consciência de que suspense é sinônimo de terror ou serial killer (cuidado). Essa técnica é bem aplicada para apresentar o vilão em um momento mais propício, uma situação de humor (como nas tirinhas de Tenso -por exemplo-), mistérios ao longo de uma quest etc. São inúmeras as situações que o recurso pode ser utilizado, basta saber usar. Infelizmente, não tem uma fórmula mágica exata. Você terá de usar o bom senso com uma boa análise autocrítica. ![]() Com certeza, esta parte do tutorial será bem útil. Frequentemente, vemos novatos cometendo o erro na elaboração e no seu posterior desenvolvimento da história. Muitas vezes, para não dizer a totalidade, está diretamente ligado à fake com enredo batido, visto várias vezes, enfim, clichê. Melhor do que ficar explicando como evitar isso, vamos exemplificar: Citar:
Teoricamente, cada personagem tem sua história e o motivo da morte de seus parentes. Entretanto, na prática, você acaba vendo que a história fica um pouco batida, mesmo ela sendo MUITO trabalhada (santos flashbacks, Batman), como notamos ao assistir a um episódio. p.s.: Desculpe o spoil. rs Certo, agora o que isso tem a ver com o Mundo Fake? Tudo. Os novatos e até os mais experientes, às vezes acabam se levando pelos animes/cartoons e repetem as mesmas falhas ou, por já ser algo conhecido e eles repetirem, seus trabalhos são tachados de clichê. Citarei exemplos clássicos de clichês do MF: - Deer domal; - Deer dobem; - Deer neutra; - Deer PK; - Deer estilo Serial Killer; - Deer genocida; - Deer apocaliptica; - Deer safadona; - Deer fantasma; - Deer vilã da história; - Deer invencível; - Super Deer; - 99999999999999999999999999999999999999999999999999 9 de Hit; - Hit superdevastador; - 1 Hit que mata tudo e todos, explode uma área gigantesca, mas os protagonistas saem vivos e sem nenhum dano aparente; - Crowley como vilão principal da fake; - Vilão da fake é imbatível. O herói apanha a fake inteira, mas no final derrota com 1~2 hit apenas; - Pais do protagonista assassinados; - Protagonista domina todos os elementos; - "Hey, tá de bobera? Bora fazer umas quests kkk"; - Uma fake de apresentação em que você lê a placa: Mundo Fake. Todos esses e vários outros que existem por aí são fatos clichês que você encontra em várias fakes. O problema, repito, não está em usá-los como base, mas na justificativa em si. Entenda que não estou vetando ninguém de usar esses temas. Apenas alerto que são bem populares e por isso necessitam de uma boa argumentação para que o leitor certifique-se de que está lendo uma fake consistente e inovadora. ![]() Ótimo. Esta parte será bem interessante e sugiro que você preste atenção. Nas próximas linhas, irei listar vários meios e obras de aprimorar sua imaginação e, consequentemente, inventar histórias legais de se ler. Dentre os meios possíveis estão hábitos comuns de muitos aqui: assistir a filmes, seriados e animes, ler livros, mangás e revistas etc. E, para dar uma impulsionada, seguem abaixo vários filmes, seriados e animes que possuem uma boa história e servem, sem dúvida alguma, de inspiração para possíveis temas de fakes: Citar:
Obviamente faltam bastante filmes, animes e mangás na lista. Porém, nem tudo é mamão com açúcar né, champz. Na lista tem vários filmes úteis dentro do contexto do tópico, mas nada impede que outros filmes não sejam tão bons quanto. O mesmo vale para os animes e mangás. Livros também são uma boa alternativa também, mas não citei nenhum porque nunca cheguei a ler um livro decente além dos requisitados pelo colégio (porque livros são tratados como materiais do satã aqui em casa, aí é meio difícil pedir algo rs). Entretanto, para aqueles que estão dispostos a pagar por um bom material de leitura, sugiro que pesquisem aqui e acharão facilmente algum do seu agrado. ![]() Citar:
Citar:
Citar:
Citar:
Citar:
Tudo dependerá de você e do momento que você está. Sem mistérios. Citar:
![]() Bom, então é isso, galera. Espero sinceramente que essas dicas do tópico tenham sido de alguma forma úteis e ajudado no desenvolvimento e aprimoramento, de quem sabe, sua história. 8D Infelizmente, não tem picolé pra quem leu tudo, mas gostaria de agradecer novamente pela atenção dedicada ao tópico e próximo mês tem mais. Não se preocupem, sairemos desse repertório de tópicos com vários textos. Próxima dica será com bastante imagens, pois falaremos de Layouts. ![]() http://thegameguitarist.weebly.com - Inspiração para a Skin do Tutorial. Wikipédia - Consultas Catador~ Limon Matador
Publicidade Última edição de CJean : 27-02-2011 às 12:26 |
||||||||||||||||||
|
|
|
| »»» Compre seu PREMIUM SCROLL agora!! ««« |
|
|
#2 |
![]() ![]() Registro: 20-06-2009
Estado: PR
Usuário Nº: 260959
Jogo desde: Já joguei mas parei
Vocação: Nenhuma/Rookgaard
Premium Account: Não
Ótima dica, texto muito bem elaborado e escrito.
Parabéns. O tema escolhido para essa dica do mês foi muito bom, sem uma boa história não se pode ter uma boa fake, salvo raras exceções como as fakes do Pandoraz e_e Fico aguardando a próxima dica do mês ![]()
|
|
|
#3 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Registro: 29-05-2005
Estado: MG
Usuário Nº: 24293
Jogo desde: Versão 7.4
Informações do Personagem: Nome: Cachorro Amanteigado
Level: 25
Skills: 21/26
Magic level: o.O
Um ótimo artigo, CJean!
Lembre-se apenas que o seu público-alvo é novo, e terá dificuldade com palavras muito complicadas. Por isso eu sugiro uma simplificação da seção 3 (Primeiros Passos), pelo menos. Especialmente a diferença entre A e B. Faça da forma mais clara possível, com fantoches animados se preciso. ![]() Gostei bastante da leitura e fico sempre feliz ao ver ensinamento para a inovação, pois combater o clichê é o meu jeito ninja de ser. Tô certo! AHEUAHEUAHE Não gosto de layouts, mas estou pronto para o seu artigo, quem sabe não passo a gostar um pouquinho? 8D Posso sugerir literatura? São todos ótimos livros se você tiver a paciência para ficar sentado um pouco em um lugar que não seja em frente ao PC. E todos são livros que exploram a criatividade, criando universos ou brincando com o nosso de forma bem diferente. A Divina Comédia - Dante Alighieri* *Obs: edição "Recontar Juvenil" ou "Reviver", direcionada a jovens. A obra original pode enlouquecer leitores inexperientes O Hobbit/O Senhor dos Anéis/O Silmarillion - J. R. R. Tolkien Metro 2033 - Dmitry Glukhovsky Noite na Taverna - Álvares de Azevedo* *Alerta de "cenas" chocantes* A Bíblia Sagrada* *Essa não tem desculpa, qualquer lugar dá pra encontrar, e é entupida de diversas histórias interessantes, quer você seja cristão, ateu ou mesmo satanista. As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica - Carmen Seganfredo Pros mais jovens, de até uns 12~14 anos, coleção Vaga Lume (tem em toda biblioteca escolar) é sempre uma boa! s=D|--<
Outfit! O:02,A:00,H:098,P:078,S:079,D:098 Última tirinha Cara de Cajina: #50 [+Voz aguda] Presentes: 201... e subindo! <Faz outro pra mim?> :Blurp_ani |
|
|
|
|
|
#4 |
![]() ![]() Registro: 05-01-2007
Estado: SP
Usuário Nº: 105597
Jogo desde: Versão 7.2
Informações do Personagem: Nome: Jack Foxy
Vocação: Elder Druid
Level: 111
Skills: 25-28
Magic level: 65
Premium Account: Sim
» Meu TibiaSpace » Facebook TibiaBR » Boacompra.com |
É impossível fazer um roteiro sem uma história, logo o planejamento A não faz sentido o_o.
E sobre temas clichês, isso é BEM relativo (acho que já tive essa conversa com alguém do forum e_e AUHUHAUHAUHA) Enfim, em geral está ótimo, novamente. Parabéns!
|
|
|
|
#5 |
![]() ![]() ![]() ![]() Registro: 15-05-2008
Estado: RJ
Usuário Nº: 203873
Jogo desde: Versão 7.7
Informações do Personagem: Nome: Lorofous
Achei um ótimo artigo também, como sempre.
A sua layoutização dos artigos deixa tudo mais bonitos, mas como disse o Marco, só usuários novos e inexperientes vêem essas dicas com intuito de realmente aprender, então a simplificação das palavras ajuda bastante... Já que o Marco deu umas dicas legais de literatura (todos ótimos livros) vou pôr uns que eu considero tão bons quanto e me ajudaram bastante na caminhada de faker e, agora, escritor né O Simarillion / O Hobbit /O Senhor dos Anéis - J.R.R Tolkien As Crônicas de Nárnia - C.S Lewis Fronteiras do Universo - Phillip Pulman O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams A Torre Negra - Stephen King Esses são os livros que me inspiraram mesmo, mas tem muitos outros bons livros. Séries de televisão e filmes (sem ser comédia, né cara) também são boas pra dar um clique (eu para criar Mirrory, tivesse grande inspiração de De Volta para o Futuro, O Efeito Borboleta e O Som do Trovão, além da série Fringe) e por incrível que pareça: música. Se você prestar atenção nas letras, né De novo, parabéns CJ 8D ..:: Lorofous ::..
Última edição de Lorofous : 23-02-2011 às 16:43 |
|
|
|
|
|
#6 |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Registro: 14-12-2008
Estado: SP
Usuário Nº: 235950
Gostei pra caramba do artigo, e pra falar a verdade, não acho que você deva simplificar as palavras. Pois se a pessoa não conhecer palavra "x" ela pode muito bem procurar num dicionário (on-line ou não), além de que isso ajudaria ela a expandir o vocabulário. Se eu estiver falando merda me corrijam, sério.
E como todo mundo tá recomendando algo, lá vai: Pulp Fiction - Tempo de Violência Filme muito bom, além de que dá pra ter umas ideias de como fazer uma história de forma não cronológica ![]() Sobre os livros e tals: O Ciclo da Herança ( Eragon, Eldest, Brisingr e o último livro que ainda não saiu) Pra dar uma ideia de como fazer um suspense, eu gosto de ler livros da Agatha Christie e do Arthur Conan Doyle (Poirot e Sherlock win) EDIT: Eu tava pensando aqui, não faz diferença nenhuma se a história possui elementos clichês, desde que tais elementos sejam apresentados sob outras perspectivas, a história pode sair muito boa. Mas aí entram os níveis de qualidade, pro povo brasileiro no geral as novelas sempre são boas, mas as histórias são praticamente as mesmas só que por outro ponto de vista. Não que novelas sejam boas, a fake teria que ser bem mais criativa que uma novela e tals. Dá-me umas dicas sobre como usar o clichê de uma forma inovadora (o Loro sabe como é, já que ele fez <fake de nome gigante>) Bejo tchau! EDIT TROLL: Conhece tão bem Naruto que colocou a foto do #spoiler>Yahiko velho, já morto (que era controlado pelo Nagato através dos olhos do amagad) /spoiler> Foto do Nagato. Última edição de Diferentaum : 23-02-2011 às 18:55 |
|
|
|
|
|
#7 |
![]() ![]() Registro: 19-12-2008
Estado: MG
Usuário Nº: 236773
Jogo desde: Versão 7.5
Informações do Personagem: Nome: Kratus Starkiller
» Meu TibiaSpace » Facebook TibiaBR » Boacompra.com |
Como sempre, um ótimo artigo. Tá cada vez melhor nisso heim, CJ?
Amei o design, cores perfeitas. E ao conteúdo, confesso que ainda to na metade então hj de noite eu edito aqui quando terminar. Só to reservando o post aqui pra te prestigiar na primeira página.:rolleyes:
|
|
|
#8 |
![]() ![]() Registro: 10-06-2009
Usuário Nº: 259858
Jogo desde: Versão 7.6
Informações do Personagem: Nome: Sanjung
Vocação: Knight
Skills: 70/70
quase perfeito, só faltou uma coisa,
falar que tem que por o happy na fake D: sabe né, com eu muda tudo qqqq e a Dica do meis me ajudou muito obrigadux cjena qqq |
|
|
|
|
|
#9 | |
![]() ![]() Registro: 04-09-2008
Usuário Nº: 278877
Citar:
Você ta me usando para conseguir o que falar no suas dicas do mês, quero créditos ok? ;-; UHAHUHUAHUAHU Enfim, me ajudou bastante, mas apesar de que eu prefiro escolher um tema, e sair digitando o que der nos dedos.
Última edição de Jake~ : 25-02-2011 às 14:07 |
|
|
|
|
|
|
#10 | ||
![]() ![]() Registro: 27-06-2007
Estado: DF
Usuário Nº: 144179
Jogo desde: Ja joguei mas parei
Li tudo e passei para parabenizar o artigo. Faz tempo que não passo por aqui mas de vez em quando eu dou uma olhada.
Vejo só uma grande falha no seu plano. Como diabos você vai fazer um iniciante, louco para fazer fakes, ler isso? Eu não leria o_o
|
|
![]() |
| Opções | |
| Modos de exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Criador | Forum | Respostas | Última Mensagem |
| Rookgaard - História Roleplayística | Ognocle Miraculoso | Roleplaying | 9 | 06-04-2010 17:39 |
| Faker, Robo [Parte 1] | CJean | Testes | 3 | 06-03-2010 22:35 |
| Tibia, minha história, sua história, nossa história. | Nick Bunfa | Tibia Geral | 14 | 09-05-2009 21:09 |
| Clássicos 4ever! | satoy | Jogos | 29 | 08-09-2008 01:00 |
| Evento oficial de contos de história | el mont bolado | Tibia Imprensa | 33 | 05-09-2008 22:02 |