Entrevista: Andrej Delany
"Sou viciado em jogos de computador e livros de fantasia".
Entrevista feita pelo Tibiopedia.pl
Tradução: Igns, Patota e wikle
Edição e revisão por Anderslash
O fansite polonês Tibiopedia.pl fez uma entrevista muito interessante com Andrej Delany, um dos testadores de software da CipSoft. Martin - seu nome real - é responsável por encontrar bugs e falhas, antes que eles causem estragos no jogo.
A entrevista realmente chama a atenção pela sua qualidade. Através dela, descobrimos como funciona esse departamento de testes dentro da empresa, até então pouco conhecido. Afinal, o que um tester faz?
O Tibiopedia.pl agradeceu originalmente à CM Rejana pela ajuda, artistas gráficos CoRe e Nazghrel pelas ilustrações, além de R@ge pela tradução.
Tibiopedia - Andrej, conte-nos sobre você: de onde é, seus interesses, hobbies, música favorita ... Andrej é seu nome real ou apenas um nick?
Andrej - É um nick, meu nome real é Martin. Eu sou de Eggenfelden (Alemanha) a 100 Km de Regensburg. Comecei como um estudante na Universidade de Ciências Aplicadas de Fachhochschule, em Regensburg . Me formei em ciência da computação e, em seguida, me deparei com um anúncio de emprego da CipSoft, como testador de software - o que acabou resultando nessa entrevista. Eu amo fazer música. Toco guitarra, piano e há pouco tempo eu tento aprender um pouco de gaita escocesa. Gosto de sair pelos pequenos lagos em torno de Regensburg, no verão, e claro, eu gosto muito de jogos de computador. Minha música preferida é difícil de dizer, já que contém elementos de rock, música eletrônica e até folk (sobretudo irlandeses e escoceses). Os jogos de computador que mais gostoso são RPG, e gosto também de RTS (estratégia em tempo real).
Tibiopedia - Eu adoro fazer esta pergunta: Você é viciado em alguma coisa? Algo perigoso e nocivo ... tipo chocolate?
Andrej - De uma forma muito inocente, eu sou viciado em jogos de computador e livros de fantasia, o que poderia explicar a minha paixão por Role Playing Games. Acho que é necessário algum tipo de, digamos, dedicação a tais coisas, se você estiver trabalhando com isso todo dia. O que leva ao problema de comprar "um monte de coisas". Eu tenho uma pilha de livros fechados e jogos na minha mesa... Eu percebo isso um segundo depois de comprar qualquer jogo ou livro que estou interessado. Um problema comum com as compras online, eu acho. Mas tudo dentro da razão.
Tibiopedia - Quando começou a sua aventura com a CipSoft? O que trouxe você para a CipSoft? Foi difícil começar o trabalho na CipSoft? Você poderia descrever o dia de sua entrevista de emprego e o primeiro dia de trabalho?
Andrej - Eu entrei na CipSoft em maio de 2009. Eu tinha terminado meus estudos e fui à procura de qualquer trabalho, inicialmente como um programador de aplicativos. Enquanto eu estava procurando ofertas de trabalho, eu encontrei a vaga de "testador de software no mercado de jogos de computador". Isso realmente me chamou a atenção, porque era necessário ser profissional, e, adicionalmente, a descrição das tarefas e funções tinha a ver com jogos de computador. Quando recebi a mensagem me convidando para um encontro pessoal e instruido a não usar roupas muito formais, me animei ainda mais em conhecer a empresa. Durante a minha entrevista de trabalho, com alguns dos líderes da equipe e gerentes, eu me senti muito confortável. Eles eram jovens, simpáticos. divertidos e também profissionais. Muito mais agradável que em outras entrevistas de trabalho. Depois daquele primeiro encontro, fui convidado para uma segunda entrevista de emprego, onde as condições do meu contrato foram discutidas. Então eu comecei, como primeiro testador profissional da CipSoft.
Tibiopedia - Agora nós gostaríamos de saber algo mais sobre suas funções atuais. Nós encontramos você apenas durante os test servers, mas estou certo de que você trabalha na CipSoft o tempo todo. O que você faz?
Andrej - Bem, a maioria das pessoas (até mesmo meus amigos e família), imaginam que este trabalho é sentar na frente do computador e jogar um jogo, oito horas por dia, cinco dias por semana. Mas os "jogos" Tibia e TibiaME são apenas uma parte do meu trabalho. Eu configuro todos os sistemas de visualização de testes e documento as estruturas e dependências dos diferentes sistemas de teste. Eu também testo todos os tipos de infra-estrutura técnica e virtual, em torno do Tibia e TibiaME, incluindo o sistema de pagamento, os sites, o fórum, bem como todo o suporte de peças e ferramentas de organização. Supervisiono e oriento os testes externos e avalio os relatórios de bugs e problemas. Mas na semana antes de um importante update, é verdade, eu sento e jogo Tibia todos os dias, para verificar se há erros, falhas ou falta de usabilidade.Nem preciso dizer que não dá pra comparar isso com o jogo normal quando você tenta encontrar todos os erros possíveis, os pontos fracos do jogo e imperfeições, mas é mais divertido que os outros trabalhos, eu acho. Desde fevereiro de 2010, somos dois testadores. Na maioria das vezes nós trabalhamos como uma equipe harmoniosa, apesar de cada um de nós ser especializado em projetos e produtos diferentes. Além de tudo, meu dever é testar cada patch, atualização e correção de bugs que são aplicados entre os updates.
Tibiopedia - Com o que você está trabalhando atualmente?
Andrej - Recentemente temos de terminar os testes dos game-codes e do patch mais recente do client. As próximas tarefas principais são um monte de testes no cliente em flash.
Tibiopedia - Você faz outras coisas, além de testar?
Andrej - A resposta mais rápida seria: Sim. Antes de eu trabalhar para a CipSoft, não havia nenhum estudo ou treinamento para "teste de software" na Alemanha, e muita gente ainda acha que não há necessidade de testadores profissionais. Mas, na verdade, o teste é algo que todo mundo faz, todos os dias. Eu apenas me concentro no processo de encontrar os pontos fracos e bugs de sistemas que eu não desenvolvi. Tenho aprendido muito nos últimos (quase) dois anos - muito sobre a infra-estrutura de sistemas de software e também sobre a comunicação e as correlações entre as peças de software. Eu duvido que eu teria aprendido mais como um programador de aplicativos. Meu trabalho é diversificado e desafiador e eu realmente acho que encontrei o meu sonho de emprego em testes de software.
Tibiopedia - Nós sabemos que vocês tem servidores de testes internos, mas eles são diferentes dos do público? Conte-nos algo sobre eles.
Andrej - A primeira diferença é que eles estão rodando em máquinas virtuais, a fim de ser capaz de mantê-las com os esforços adequados. A segunda diferença é que eles têm versões diferentes do conteúdo do jogo ou dos programas principais. Uma terceira diferença é que os testadores têm controle total dos arquivos de conteúdo e dados dos personagens de teste, o que nos permite modificar um monte de parâmetros. Alguns servidores de teste, por exemplo, consistem apenas em Thais e as Ilhas Tutorial. Mas, geralmente, tentamos construir os nossos sistemas de teste o mais próximo possível dos servidores oficiais.
Tibiopedia - Um dos assuntos mais interessantes para nós: que opções você tem em seu client? Ou talvez na conta CipSoft. Até onde eu sei, você tem uma conta com características especiais que permitem alguns "truques" como o teletransporte de personagens, etc. Você poderia listar todas essas características especiais?
Andrej - Uma conta CipSoft tem, de fato, alguns recursos úteis. Alguns deles são muito parecidos com as funções dos antigos gamemaster (como o tele-transporte e invulnerabilidade). Eu não estou autorizado a revelar todos os recursos, mas há algumas características especiais que são muito úteis em test servers: como sumonar monstros, configurar seu próprio level e skills e também modificar marcadores de quests.
http://www.youtube.com/watch?v=tdc8C2-c9tE
Andrej sumona Ferumbras em Rookgaard,
matando-o com apenas um hit
Tibiopedia - É verdade que não é mais permitido sumonar os bosses mais poderosos, como o Apocalypse, durante o TS? Houve alguns TS com esse tipo de monstro, mas nos recentes não tivemos oportunidade de vê-los. Você pretende sumoná-los um dia?
Andrej - É sempre complicado para nós fazer exceções a estas regras: Se quisermos fazer aparecer o Apocalipse, então todos os jogadores que não tiveram a chance de lutar com ele (porque não estão on-line - ou não sabiam sobre ele - ou estavam muito ocupados no teste) iriam ficar desapontados e pedir para sumonarmos novamente - ou ao menos outro boss desafiador. O problema é traçar a linha a ser seguida, e para esse efeito e para ser justo com todos os jogadores, decidimos preventivamente não sumonar os bosses mais fortes. Mas não há regras sem exceções para manter a diversão nos TS, então sim, sempre há uma pequena chance de ver um boss incomum em um TS.
Tibiopedia - Talvez você possa planejar e anunciar no início do TS, por exemplo, Apocalypse será convocado em tal dia, tal momento?
Andrej - Eu vou encaminhar este desejo da comunidade e tentar descobrir se é possível, mas não posso prometer nada.
Tibiopedia - Test servers eram um pouco diferentes no passado, porque na maioria dos casos, no final dos testes, a CipSoft organizava um pouco de diversão, como brigas de bola de neve, ou sumonando como mencionado, etc. Algo mudou, mas o quê?
Andrej - Um problema é que muitas vezes não há tempo para organizar esses eventos, porque nós (os testadores) precisamos o tempo todo do teste público para minimizar a frequência de erros e avaliar os mais recentes relatórios de bug. Especialmente para um TS público, um evento como esse seria quase impossível de controlar devido ao grande número de jogadores. Mas eu posso transmitir as suas preocupações e avaliar se tais eventos podem ser planejados para os próximos.
Tibiopedia - Durante o último TS, supostamente seria destinado um golden bug para os melhores testadores, mas você fechou o board sem dar qualquer notícia sobre isso. Isso significa que não haverá mais ganhadores de golden bugs?
Andrej - Houve premiação de golden bug para alguns testadores, embora tenha demorado algum tempo (algumas semanas após o update, eu acho), mas não houve um tópico dedicado a ele no test board. Entretanto podemos fazer um tópico dedicado aos vencedores de golden bugs no próximo TS público. Vou tentar lembrar disso.
Tibiopedia - Recordo-me de um momento muito engraçado do TS passado: eu não tenho certeza se era você ou Bolfrim, mas alguém escreveu uma espécie de magia com o nome de outro testador no Game Channel, mas com erros de digitação. Você se lembra disso? Qual era a versão correta dessa magia?
Andrej - Hummm ... Eu acho que fui eu. Foi a magia "alani sio" (que também ex-gamemasters estavam autorizados a usar), para teleportar diretamente a este jogador.
Tibiopedia - Eu mencionei Bolfrim. O test server de inverno de 2010 foi a primeira vez em que vimos ele. Seria ele um novo membro de sua equipe? Você gosta de cooperar com seus colegas de trabalho?
Andrej - Sim, Bolfrim é o segundo professional tester, ele entrou na CipSoft em fevereiro de 2010. Atualmente, nossa equipe consiste em dois testers e Akananto, o líder do time. Como você pode ver em nosso website, nós estamos procurando por um tester adicional no momento. Trabalhar com Bolfrim é muito divertido. Nós dividimos um escritório e também informações a respeito do que estamos testando naquele momento. Nós também tentamos o máximo possível testar como uma equipe, e isso é igualmente divertido.
Tibiopedia - Como nós sabemos, vocês tem um líder de equipe. Akananto faz o mesmo que você? Foi ele quem não permitiu que você tirasse uma screenshot na ilha dos GM's comigo? O que você pode falar sobre ele? Mas shhhhh, não conte a ele sobre essa pergunta!
Andrej - Bem, Akananto tecnicamente controla nosso time e representa os testers nas tarefas de planejamento. Ele garante que nosso pequeno departamento de testes tenha todas as ferramentas e programas necessários para que realizemos um trabalho eficiente. A questão do teletransporte não foi especialmente uma decisão de Akananto: Nós temos uma regra geral, que consiste em não teletransportar jogadores nos servidores reais caso não seja absolutamente necessário, e nós, testers, não somos autorizados a fazer exceções.
Tibiopedia - Você está testando o flash client? Como está o desenvolvimento? Algum teaser para essa entrevista exclusiva?
Andrej - Desculpe, mas não posso divulgar para você uma screenshot do flash client. Porém, como já mencionei, os principais testes a respeito desse client serão a nossa próxima tarefa, então estamos bem em nosso caminho.
Tibiopedia - Como você descreve os testers: tutores, equipe dos fansites, senators? Eles dão informações valiosas para você?
Andrej - Com certeza. O feedback deles é essencial para nós. Bolfrim e eu não somos infalíveis e nossa opinião pode algumas vezes ser diferente do que pensa a maioria dos jogadores de Tibia. É a combinação das opiniões de tutores, equipes de fansites e senators, podemos ver a grande dedicação por este jogo e eles querem ajudar neste processo de melhora. Isso é o que faz com que os testes externos - abertos para jogadores com estes cargos, mesmo que não façam parte da CipSoft - sejam tão eficientes. E sinceramente - não importa o quão bom você é como tester - as chances de um bug e outras falhas serem encontradas em um jogo onde centenas de milhares de players jogam frequentemente por eles mesmos são muito baixas...
Tibiopedia - Somos apenas humanos e cometemos erros. Você já comenteu algum erro sério dentro da CipSoft? Esses erros causaram travamentos ou algo assim?
Andrej - Bem, mesmo que ache que eu e Bolfrim temos um ótimo índice de aproveitamento em identificar bugs até agora, há sempre a chance de podermos errar em algum caso (sério ou não - é sempre o contexto que decide o tamanho do impacto). Mas não me lembro de nenhum de nós errando em relação a algum bug que causou sérios problemas como queda de servidores. Algumas vezes eu penso - "Argh! Eu deveria ter visto esse bug!" Mas nós tentamos arrumar cada erro que deixamos escapar pelas nossas mãos. Quando o problema é a respeito do conteúdo, não é claro o fato de que é realmente um bug. Pode ser uma coincidência não intencional, ou talvez uma decisão que não serviu ao gosto dos jogadores. Mas aqui também tentamos melhorar nossas habilidades e avaliações. Afinal, todos os dias reports a respeito de novos erros chegam ao nosso escritório.
Tibiopedia - Qual foi o momento mais estressante em sua carreira como testador?
Andrej - Acho que foi o teste externo com o PVP Focus Group para o patch do outono de 2010, que foi supervisionado pelo Craban. Você deve se lembrar que nós tivemos um monte de problemas, porque nossos servidores caíam aleatoriamente e não conseguíamos estabilizá-los. Estávamos procurando o erro por mais de quatro dias, eu acho - e quando eu finalmente achei que tinha sido capaz de rastreá-lo e até mesmo reproduzi-lo três vezes em sequência, na quarta vez ele não se verificou novamente. Eu estava tão irritado e só pensava - "Se algum dia eu descobrir o que causa esse erro estúpido, eu vou matá-lo pessoalmente". E no fim, como tem sido sempre em ciência da computação: um 1 em vez de um 0 no código do servidor corrompia a memória quando de certas situações de pvp raras aconteciam. ^^
Tibiopedia - Qual foi o erro mais grave que você encontrou? Foi encontrado durante o teste ou após o update?
Andrej - Hmm, eu diria que há muitos erros que encontramos durante as sessões de teste padrão que não são realmente críticos, mas teriam um grande impacto caso um deles fosse implementado. Por exemplo, tudo que envolve fraudes, bugs de xp ilimitada e bugs no processo de pagamento. Mas os problemas mais sérios (pelo menos até agora) nós conseguimos encontrar internamente.
Tibiopedia - O spell "omana liber" ainda funciona? (spell de kick dado por GMs após um ban)
Andrej - Aí é segredo.
Tibiopedia - Você pode nos dizer algo sobre o terceiro addon? Algum progresso?
Andrej - Eu não estou sabendo de nenhuma mudança futura, eu não testei nada sobre isso.
Tibiopedia - Talvez possamos trocar de posição? Agora você pode me perguntar sobre algo :]
Andrej - Quão frequente você pensa após um update: eles realmente testaram isso? xD Porque eu as vezes penso a mesma coisa, se eu não deixei passar algo, por causa da enorme quantidade de conteúdo e funcionalidades que normalmente mudam com um update. Portanto, tente ser honesto conosco – nós testamos para melhorar.
Tibiopedia - Haha ... sim, às vezes (praticamente todo update xD) esses pensamentos vêm à minha mente, especialmente quando nós encontramos alguns bugs para você, reportamos, mas após o patch seguinte, eles não foram arrumados, mesmo com você dizendo que deveriam ter sido consertados. Outra situação: você implementa um novo patch e algo imprevisível ocorre, como o bug verificado com o knight outfit quando do uso de montaria. O que causa essas situações?
Andrej - Isso acontece principalmente por dois motivos: por um lado, durante um teste externo um monte de relatórios de bug chega em nosso departamento através de relatórios de bug do próprio jogo, postagens no test board ou mesmo e-mails enviados para o nosso customer support. Uma das nossas tarefas é avaliar todos os relatórios, eliminando os duplicados e colocando-os em ordem de prioridade. Dentro deste processo, é bem possível que dois relatórios semelhantes tenham sido considerados iguais, e como resultado apenas um dos dois bugs reportados é consertado. Outra razão é que os testadores, projetistas de conteúdo e programadores são todos humanos e por isso sempre pode acontecer que um erro é informado corretamente, mas perde-se na fila de comunicação antes que seja corrigido corretamente. Mas nós tentamos eliminar tais incidentes.
Tibiopedia - Gostaria de dizer mais alguma coisa?
Andrej - Eu gosto muito de trabalhar em um jogo como este, com uma marcante e apaixonada (algumas vezes furiosa) comunidade e eu quero que você saiba que estamos trabalhando duro para lhe proporcionar um jogo tão livre de erros quanto seja possível.
Tibiopedia - Andrej, muito obrigado pela entrevista! Desejo-lhe boa sorte com seus testes e verei-o no TS!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação