Fóruns TibiaBR.com

Voltar   Fóruns TibiaBR.com > » Off-Topic « > Fora do Tibia - Off Topic

Fora do Tibia - Off Topic Assuntos diversos - debates, humor, informação, etc.

Resposta
 
Bookmark and Share Opções Modos de exibição
Antigo 06-10-2010, 04:42   #1
Infernal~
Infernal~ está começando com boas impressões
 
Avatar de Infernal~
 
Registro: 16-06-2007
Estado: SP
Idade: 22
Mensagens: 3,477
Usuário Nº: 141122
Jogo desde: Versão 7.6
Sexo: Masculino


Informações do Personagem:
Nome: retired~
Mundo: ~
Vocação: Elite Knight
Level: 164
Skills: ~
Magic level: 9
Premium Account: Sim

» Faça o seu TibiaSpace

» Facebook TibiaBR
» Boacompra.com
Default Por que os católicos adoram imagens...

...Se na Bíblia Sagrada esta escrito que não se deve adorar imagens?

Achei a pergunta de um amigo meu interessante...

Tambem há outros users que comentaram sobre a pergunta...



"Também está escrito na sua Bíblia que mulheres não devem falar na igreja, mesmo assim existem pastoras hoje em dia.("As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei.")"

"Está escrito que Deus não habita em templos feitos pelas mãos de homens. Mesmo assim, religiosos erguem e adoram igrejas.("Deus não habita em templos feitos por mãos de homens.")"

Hmm...
__________________







Publicidade
Infernal~ está online  
Responder com citação

»»» Compre seu PREMIUM SCROLL agora!! «««
Antigo 06-10-2010, 08:15   #2
Rubenito
Rubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiosos
 
Avatar de Rubenito
 
Registro: 01-07-2005
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Idade: 27
Mensagens: 2,104
Usuário Nº: 181468
Sexo: Masculino



» Faça o seu TibiaSpace

» Facebook TibiaBR
» Boacompra.com
Default

Citar:
Mensagem original de Infernal~ Ver Post
[I]...Se na Bíblia Sagrada esta escrito que não se deve adorar imagens?

Achei a pergunta de um amigo meu interessante...
...
Hmm...
é um problema comum que também me pergunto, assim como o Sábado que os católicos e outras denominações mudaram o dia da adoração no Concílio de Nicéia e Concílio de Trento.

Muitas vezes católicos recorrem a santos e objetos para resolução de problemas, fazem mil barganhas e promessas e esquecem de ir na fonte que é Deus, tudo que está entre seu caminho e o de Deus, tem que ser revisto.

Idolatria é adorar a criação em vez do Criador. A Bíblia diz em Romanos 1:22-23 “Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.”
Os mandamentos proíbem que adoremos ídolos ou imagens. A Bíblia diz em Êxodo 20:3-4 “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”


Mais claro que isso não tem, e isso não é questão de tradução, tem na bíblia deles.


me informando dos demais questionamentos, esse já tinha na lata.

Abs

edit:

Pergunta 3

O que é a igreja? Não é um edifício mas sim as pessoas que fazem parte desse edifício.

A Bíblia diz em Atos 17:24 “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.”

A igreja são as pessoas que creêm. A Bíblia diz em Efésios 2:21 “No qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor. 1 Corintíos 3:16 “Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?”

Qual é a função da igreja? A igreja divulga o evangelho. A Bíblia diz em 2 Timóteo 4:2 “Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.”

A igreja tem responsabilidades dadas por Deus. A Bíblia diz em Efésios 4:12 “Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.”

Cada crente têm uma contribuição importante para a igreja. A Bíblia diz em 1 Coríntios 12:13 “Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.”

Os crentes devem se animar uns aos outros. A Bíblia diz em Hebreus 10:25 “Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”


Nós somos a igreja o templo de Deus na terra.


Sintetizando último questionamento sobre submissão.
__________________
YHWH



Última edição de Rubenito : 06-10-2010 às 08:32
Rubenito está deslogado   Responder com citação

»»» Compre seu PREMIUM SCROLL agora!! «««
Antigo 06-10-2010, 08:17   #3
Kenny doidão
Kenny doidão tem reputação neutra
 
Avatar de Kenny doidão
 
Registro: 22-06-2005
Estado: International
Cidade: Helsinki
Mensagens: 271
Usuário Nº: 26186
Jogo desde: Versão 7.1
Sexo: Masculino


Vocação: Nenhuma/Rookgaard
Premium Account: Não

» Faça o seu TibiaSpace

» Facebook TibiaBR
» Boacompra.com
Default

as pessoa só seguem na bíblia, o que para elas for conveniente.


Kenny doidão está deslogado   Responder com citação

»»» Compre seu PREMIUM SCROLL agora!! «««
Antigo 06-10-2010, 08:43   #4
viter
viter tem reputação neutra
 
Registro: 26-12-2009
Estado: RJ
Idade: 24
Mensagens: 44
Usuário Nº: 287931
Jogo desde: Versão 7.1
Sexo: Masculino


Vocação: Nenhuma/Rookgaard
Premium Account: Sim

» Faça o seu TibiaSpace

» Facebook TibiaBR
» Boacompra.com
Default

Imagem não é o mesmo que ídolo. Chama-se ídolo: uma imagem falsa, um simulacro a que se atribui vida própria, conforme explica o profeta Habacuc (2, 18). Eis o que claramente indica Habacuc, dizendo: "Ai daquele que diz ao pau: Acorda, e a pedra muda: Desperta" (Hc 2, 19)

A Bíblia reza no livro de Josué: "Josué prostrou-se com o rosto em terra diante da arca do Senhor, e assim permaneceu até à tarde, imitando-o todos anciãos de Israel" (Jos 7, 6).

Terão sido idólatras Josué e os anciãos de Israel?

Foi Deus ainda que ordenou a Moisés levantar uma "serpente" de metal (Nm 21, 8) e todos os que olhassem para ela seriam curados. Ora, que "olhar" é esse que confere uma cura milagrosa diante de uma estátua de metal?

Temos as provas de como esse culto era já uma pré-figura do culto à Deus nas palavras de S. João, que diz que tal "serpente" era o símbolo do Cristo crucificado: "Bem como ergueu Moisés a serpente no deserto, assim cumpre que seja levantado o Filho do Homem" (Jo 3, 14).

Por acaso caíram também Moisés e S. João, e até o Espírito Santo (autor da Sagrada Escritura) em crime de idolatria? É claro que não.

A idolatria consistiria em achar que a divindade está em uma estátua, por exemplo. Ou seja, teríamos que colocar alimentos para as imagens, como faziam os romanos, os egípcios e os demais povos idólatras. Teríamos que achar que Deus e o santo são a mesma pessoa. No fundo, seria dizer que S. Benedito não é e nem foi S. Benedito, mas foi Deus, etc.

Nunca se ouviu algum católico defendendo que o Santo era Deus! Mesmo porque isso seria cair em um panteísmo (defendido por Calvino e Lutero em algumas de suas obras). Para se dizer que os católicos adoram os santos, eles teriam que dizer que S. Benedito, por exemplo, não é S. Benedito, mas Deus.

E, ainda mais difícil, os católicos teriam que afirmar que S. Benedito é a estátua, uma espécie de amuleto mágico...

Nenhum católico acredita que o santo seja Deus ou que ele seja a madeira da estátua (como uma divindade). Logo, não há idolatria possível, visto que esta consiste em adorar um falso deus.

Alguns protestantes argumentam que só é possível fazer imagens quando Deus expressamente permite. Pergunta-se: onde está essa norma na Bíblia? É uma contradição dos protestantes, pois tudo para eles está na Bíblia, todavia, para condenar os católicos, não é necessária a Bíblia...

Deus proíbe a idolatria e não o uso de imagens

O mesmo Deus, no mesmo livro do Êxodo em que proíbe que sejam feitas imagens, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Ex 25, 18-20). Manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Num 21, 8-9). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imanges de querubins, palmas, flores, bois e leões (I Reis 6, 23-35 e 7, 29).

Ora, se Deus manda fazer imagens em várias passagens das Sagradas Escrituras (Ex 25, 17-22; 1Rs 6, 23-28; 1 Rs 6, 29s; Nm 21, 4-9; 1Rs 7, 23-26; 1 Rs 7, 28s; etc) e proíbe que se façam imagens em outra, de duas uma, ou Deus é contraditório ou fazer imagens não é idolatria!

Portanto, fica claro que o erro não está nas imagens, mas no tipo de culto que se presta à elas.

Os Judeus, saindo da dominação egípcia, um povo idólatra, tinham muita tendência à idolatria. Basta ver o que aconteceu quando Moisés desceu do Monte Sinai com as Tábuas da Lei e encontrou o povo adorando o "Bezerro de Ouro" como se ele fosse uma divindade, um amuleto. É claro, como permitir que um povo tendente à idolatria fosse fazer imagens.

Nas imagens católicas se representam os santos, que são pessoas que possuem virtudes que os tornam "semelhantes" a Deus, como afirmou S. Paulo: "já não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim".

Nas catacumbas encontram-se, em toda parte, imagens e estátuas da Virgem Maria; prova de que tal culto existia no tempo dos apóstolos e foi por eles praticado, ensinado e transmitido à posteridade. Uma das imagens de Nossa Senhora, segundo a tradição, foi pintada pelo próprio S. Lucas e está na catedral de Loreto, exposto à veneração dos fiéis.

As imagens católicas representam pessoas virtuosas. Virtude essa que provém da graça de Deus. O mesmo não se dava na idolatria, pois os povos idólatras representavam as virtudes e os vícios em seus ídolos.

O Concílio de Trento formalmente legitimou o uso das imagens: As imagens de Jesus Cristo, da Mãe de Deus, e dos outros santos, podem ser adquiridas e conservadas, sobretudo nas Igrejas, e se lhes pode prestar honra e veneração; não porque há nelas qualquer virtude ou qualquer coisa de divino, ou para delas alcançar qualquer auxílio, ou porque se tenha nelas confiança, como os pagãos de outrora, que colocavam a sua esperança nos ídolos, mas, sim, porque o culto que lhes é prestado dirige-se ao original que representam, de modo que nas imanges que possuímos, diante das quais nos descobrimos ou inclinamos a cabeça, nós adoramos Cristo, e veneramos os santos que elas representam (Sess XXV).

O Concílio de Nicéia, o primeiro celebrado na Igreja, no ano de 325, sob o Papa S. Silvestre I e o imperador Constantino, defende o culto das imagens contra os iconoclastas, com um vigor admirável.

Lê-se nos atos deste concílio: Nós recebemos o culto das imagens, e ferimos de anátema os que procedem de modo contrário. Anátema a todo aquele que aplica às santas imagens os textos da escritura contra os ídolos. Anátema a todo aquele que as chama ídolos. Anátema àqueles que ousam dizer que a Igreja presta culto a ídolos.

Fonte: http://www.lepanto.com.br/dados/ApImag.html
__________________
Viter Delux


viter está deslogado   Responder com citação

»»» Compre seu PREMIUM SCROLL agora!! «««
Antigo 06-10-2010, 08:44   #5
bruxo
bruxo está começando a se destacarbruxo está começando a se destacarbruxo está começando a se destacarbruxo está começando a se destacarbruxo está começando a se destacarbruxo está começando a se destacar
 
Avatar de bruxo
 
Registro: 19-09-2004
Estado: RS
Cidade: Porto Alegre
Idade: 23
Mensagens: 4,360
Usuário Nº: 22
Jogo desde: Versão 7.1
Sexo: Masculino



» Faça o seu TibiaSpace

» Facebook TibiaBR
» Boacompra.com
Default

É tudo questão de interpretação, por exemplo, se na biblia falar que não pode tomar leite você pode intrepretar que é pra matar todas as mulheres que amamentam =x
__________________
O Terror dos Fascistas.

As vezes uma tijolada basta kk


bruxo está deslogado   Responder com citação

»»» Compre seu PREMIUM SCROLL agora!! «««
Antigo 06-10-2010, 08:53   #6
Rubenito
Rubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiosos
 
Avatar de Rubenito
 
Registro: 01-07-2005
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Idade: 27
Mensagens: 2,104
Usuário Nº: 181468
Sexo: Masculino



» Faça o seu TibiaSpace

» Facebook TibiaBR
» Boacompra.com
Default

@Viter

Gozado, porque quando uma pessoa quer um namorado(a) ao invés de pedir diretamente a Deus, fica afogando santo antonio de cabeça pra baixo?

Porque atribuem todas as feitorias a imagens de santos, Expedito, Judas, Fátima,Jorge e etc..

Não vejo o que isso se difere de idoladria, Santos são feitos de Pau e pedras.

Imagem é o mesmo que ídolo, pois Católicos atribuem tamanho Status para tal.

Ao invés de ir na fonte que é Deus recorrem a outros meios.


Edit:

Não é proíbido fazer imagens nem estatuas.

O que não se deve fazer e é feito em muitas denominações é...

Idolatria é adorar a criação em vez do Criador.
__________________
YHWH



Última edição de Rubenito : 06-10-2010 às 09:05
Rubenito está deslogado   Responder com citação

»»» Compre seu PREMIUM SCROLL agora!! «««
Antigo 06-10-2010, 09:00   #7
viter
viter tem reputação neutra
 
Registro: 26-12-2009
Estado: RJ
Idade: 24
Mensagens: 44
Usuário Nº: 287931
Jogo desde: Versão 7.1
Sexo: Masculino


Vocação: Nenhuma/Rookgaard
Premium Account: Sim

» Faça o seu TibiaSpace

» Facebook TibiaBR
» Boacompra.com
Default

@Rubenito

Devemos separar o que a Igreja ensina e o que as pessoas fazem.

Nenhuma generalização procede, isso é um ritual brasileiro. Se você for pra outro país essa história de afogar o Santo Antônio não procede, e você não vê nenhum membro da Igreja ensinando isso.

Imagem não é o mesmo que ídolo, até porque se você for interpretar o texto ao pé da letra, não podemos fazer imagens nenhuma, nem a fotografia que você tem aí quando era pequeno ou quando fez aniversário. (nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra).

Como o texto que eu colei disse, Deus proíbiu de fazer imagens porque sabia que o determinado povo tinha tendência a idolatria, mas isso servia para o contexto histórico. Hoje em dia não.

Ressaltando, não podemos generalizar o que alguns leigos católicos fazem como verdade absoluta da Igreja. As pessoas tem livre arbítrio, tem autonomia sobre as mesmas. A Igreja ensina a diferença entre latria, dulia e hiperdulia. Cada um segue o que quiser.
__________________
Viter Delux



Última edição de viter : 06-10-2010 às 09:02
viter está deslogado   Responder com citação

»»» Compre seu PREMIUM SCROLL agora!! «««
Antigo 06-10-2010, 09:14   #8
Rubenito
Rubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiosos
 
Avatar de Rubenito
 
Registro: 01-07-2005
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Idade: 27
Mensagens: 2,104
Usuário Nº: 181468
Sexo: Masculino



» Faça o seu TibiaSpace

» Facebook TibiaBR
» Boacompra.com
Default

Citar:
Mensagem original de viter Ver Post
@Rubenito

...

Imagem não é o mesmo que ídolo, até porque se você for interpretar o texto ao pé da letra, não podemos fazer imagens nenhuma, nem a fotografia que você tem aí quando era pequeno ou quando fez aniversário. (nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra).

Como o texto que eu colei disse, Deus proíbiu de fazer imagens porque sabia que o determinado povo tinha tendência a idolatria, mas isso servia para o contexto histórico. Hoje em dia não.

Ressaltando, não podemos generalizar o que alguns leigos católicos fazem como verdade absoluta da Igreja. As pessoas tem livre arbítrio, tem autonomia sobre as mesmas. A Igreja ensina a diferença entre latria, dulia e hiperdulia. Cada um segue o que quiser.
Te admiro que em anos de fórum é o primeiro Católico que vejo por aqui, então vou valorizar a convivência e não gerar maiores atritos.

Sim vc está certo a respeito do contexto histórico, foi mais eficaz proibir a confecção de imagens do que sua adoração diretamente.

Não é proíbido fazer imagens nem estatuas.

O que não se deve fazer e é feito em muitas denominações é...

Idolatria é adorar a criação em vez do Criador. Apenas.



E tenho uma teoria, sobre a Virgem Maria que na minha concepção foi apenas a barriga de aluguel de Jesus, não é atribuído um milagre se quer a ela na Bíblia e quando Jesus retornou ao céu, sobrou quem? Maria e alguns foram adorá-la como se fosse uma santa, Jesus sempre tratou Maria apenas como mãe, na necessidade de ter algo para adorar se voltaram para o último vínculo físico de Jesus na Terra.
__________________
YHWH


Rubenito está deslogado   Responder com citação

»»» Compre seu PREMIUM SCROLL agora!! «««
Antigo 06-10-2010, 09:27   #9
viter
viter tem reputação neutra
 
Registro: 26-12-2009
Estado: RJ
Idade: 24
Mensagens: 44
Usuário Nº: 287931
Jogo desde: Versão 7.1
Sexo: Masculino


Vocação: Nenhuma/Rookgaard
Premium Account: Sim

» Faça o seu TibiaSpace

» Facebook TibiaBR
» Boacompra.com
Default

Não sou católico, eu fui católico. Hoje em dia não professo nenhuma religião.

Sim, concordo, não podemos adorá-las em caráter de latria. Mas as imagens fazem com que lembremos de outras pessoas que foram fiéis ao ensinamentos de Deus e nos motivam a ser espelhos delas.

Um exemplo para os dias atuais é um menino que perdeu o pai aos 11 anos em um acidente, sempre que ele olhar para a fotografia do pai, vai chorar... Vai se recordar do pai, e não quer dizer que ele esteja chorando por causa da fotografia em si, mas pelo o que ela representa.

Tenho um texto grande sobre a diferença de latria, dulia e hiperdulia. Mas tô com preguiça de colar porque sei que ninguém vai ler todo. rs

Referente a Maria, se encaixaria em outro tópico. Esse é específico de imagens, se não tumultua.

Só lembro de um fato que o 'SIM' de Maria é algo que deve ser muito valorizado, porque duvido que qualquer um aceitaria dizer um 'SIM' sabendo que poderia morrer por isso.
__________________
Viter Delux



Última edição de viter : 06-10-2010 às 09:38
viter está deslogado   Responder com citação

»»» Compre seu PREMIUM SCROLL agora!! «««
Antigo 06-10-2010, 09:36   #10
Rubenito
Rubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiososRubenito é um dos usuários mais valiosos
 
Avatar de Rubenito
 
Registro: 01-07-2005
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Idade: 27
Mensagens: 2,104
Usuário Nº: 181468
Sexo: Masculino



» Faça o seu TibiaSpace

» Facebook TibiaBR
» Boacompra.com
Default

Citar:
Mensagem original de viter Ver Post
Não sou católico, eu fui católico. Hoje em dia não professo nenhuma religião.
:triste:

Droga continuo minha saga atrás de um católico. Mas seus conhecimentos sobre catolicismo já são o bastante para uma discussão =p.

Citar:
Mensagem original de viter Ver Post
Sim, concordo, não podemos adorá-las em caráter de latria. Mas as imagens fazem com que lembremos de outras pessoas que foram fiéis ao ensinamentos de Deus e nos motivam a ser espelhos delas.
Então admiro muito Paulo por suas escrituras, admiro João, admiro todos e procuro seguir seu exemplo, não preciso de imagens pra isso.

Citar:
Mensagem original de viter Ver Post
Tenho um texto grande sobre a diferença de latria, dulia e hiperdulia. Mas tô com preguiça de colar porque sei que ninguém vai ler todo. rs
Eu leio, mas coloque se vc quiser, já sabia algo por cima estou indo me aprofundar.


Citar:
Mensagem original de viter Ver Post
Referente a Maria, se encaixaria em outro tópico. Esse é específico de imagens, se não tumultua.

Só lembro de um fato que o 'SIM' de Maria é algo que deve ser muito valorizado, porque duvido que qualquer um aceitaria dizer um 'SIM' sabendo que poderia morrer por isso.
O Problema é que colocaram Maria num patamar acima de Jesus, e atribuem as feitorias de Jesus graças aos conselhos da Mãe não ao poder de Deus.



bom terei que dar um tempo aqui pois tenho que concluir um site hoje, abraço; T+ tarde.
__________________
YHWH


Publicidade
Rubenito está deslogado   Responder com citação

»»» Compre seu PREMIUM SCROLL agora!! «««
Resposta


« Anterior | Seguinte »
Opções
Modos de exibição

Regras
Você não pode postar tópicos
Você não pode postar respostas
Você não pode postar anexos
Você não pode editar suas mensagens

BB code is On
Smilies estão On
[IMG] code está On
HTML code está Off

Escolha um Forum

Tópicos Similares
Tópico Criador Forum Respostas Última Mensagem
Pokemon ALL VERSIONS Sir Drayk Maximus Jogos 12799 03-05-2013 09:10
Twlight vs Digimon El Bozonildo Palhaçón Cultura 50 28-11-2009 20:35
a Historia do tibia uly10 Tibia Suporte - Dúvidas sobre o jogo 15 28-10-2009 18:05
Lendas e Mitos do Tibia Dragonxix Tibia Geral 114 12-12-2008 06:24
Saiba sobre as vocações do Tibia Joyster Knight 6 03-02-2008 00:49


Hora GMT -3. São 12:19.


Powered by: vBulletin Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2013, Jelsoft Enterprises Ltd.