Fóruns TibiaBR.com

Voltar   Fóruns TibiaBR.com > » Off-Topic « > Fora do Tibia - Off Topic

Fora do Tibia - Off Topic Assuntos diversos - debates, humor, informação, etc.

Resposta

Bookmark and Share Opções Modos de exibição
Antigo 10-04-2010, 20:51   #1
Wopaum
Wopaum está no level 1

Registro: 06-04-2007
Estado: SP
Usuário Nº: 128620
Jogo desde: Versão 7.6

Informações do Personagem:
Mundo: Harmonia
Vocação: Elite Knight
Level: ¿
Skills: ¿
Magic level: ¿
Premium Account: Sim

» Faça o seu TibiaSpace

» Facebook TibiaBR
» Boacompra.com
Default Persuasão por meio da PNL

PNL = Programação Neuro-Linguistica

Quero que você saiba que essa é uma técnica não muito bonita de persuasão, dado ao fato de que em mãos erradas podem gerar resultados controversos. Contudo quando aplicado de maneira eloqüente de modo seguro e rápido, por uma pessoa de bom intuito, com certeza leva a um resultado ótimo e inesperado.

PNL não é algo que deve ser usado levianamente. Agora digamos que você está num debate caloroso, ou em meio a uma palestra, e quer que as pessoas absolvam o que você diz, assimilem bem o que você quer, e acima de tudo, que elas pensem em algo que não foi dito!
Como assim pensem em algo que não foi dito?
Você está num debate com o candidato “X” e você quer que todos pensem que ele é um mau candidato, que ele está cometendo erros, e que tudo que ele diz, não passa de calunias, mentiras, e estórias.
Então se você se fizer dos artifícios corretos pode deixar essa idéia implícita, mais para frente adentraremos em uma análise de caso.

PNL é algo bom ou ruim?

Este é um debate que vem sendo posto em pauta desde sua descoberta, a PNL é algo bom, ou ruim? É quase a mesma questão de religião, é algo bom ou ruim?
Para responder ambas questões, basta saber que não existe bom e ruim, existe o certo e o errado, de tal maneira que religiões e PNL, não dependem do conceito e sim da prática. A PNL vem sendo muito usada para as famigeradas “Lavagens Cerebrais”, do modo a intuir você a acreditar em algo que de fato não é real.

Análise de Caso: Debate

Então você está em um debate como dito antes, contra o candidato “X”, você quer intuir ao público que ele não é uma boa pessoa, e por fim conquistar a atenção de todos, também quer deixar implícito que o candidato só comete “equívocos”.
Como é comum em um debate, sempre haverá atritos e levantamento de questão duvidosas, então digamos que meses antes de sua candidatura você foi indiciado por tentar desviar dinheiro de certa fundação. Então seu oponente diz:

- Não é verdade que você “seu nome”, foi indiciado outrora de desviar fundos da instituição “y” para seu uso próprio?

Analisando a acusação vemos que o oponente conhece um pouco do âmago da mente. É fato que nossas mentes não entendem a palavra “Não”, quer ver? Não pense em um quadrado! O que você fez? Pensou num quadrado não foi? Ao dizer “ não é verdade...” ela já deixou implícito que é verdade que você faz isso. Quando ele ressaltou “para seu uso próprio” ficou claro que ele deixou marcado nas mentes dos ouvintes que você só pensa em você mesmo, e que sempre visou sua melhora.

E agora como você vai reagir a tal acusação, o candidato “X” parece entender de psicologia aplicada, porém você é um mestre em PNL direcional e assistida. Então você responde:
- Para nós ouvintes para que o senhor equivocou-se novamente, dado ao fato de o senhor dizer o que acha não ser mentira, quando na verdade o é, de quais provas o senhor dispõe para dizer se não sou um homem honesto?

Nos momentos em que você diz “nós” ouvintes, você gesticulou em formato cíclico, deixando de fora apenas o candidato opositor, quando você diz “...O senhor equivocou-se novamente...” diz apontando para o candidato, erguendo o timbre da voz nas citações “senhor, equivocou-se novamente”, erguendo seu braço esquerdo nestes momentos, .

Agora vamos analisar, quando você cita, “nós ouvintes” faz a platéia crer que todos ali realmente acham isso, e que você está perto deles, e longe do candidato, dando mais valorização a você. Enquanto você dizia isso ainda fez um movimento de circulo que excluía o oponente, o que faz a platéia crer, que ele não faz parte do circulo de pessoas ali presentes, o que da a idéia de deslocamento iminente. Quando você diz: “o senhor equivocou-se novamente” enquanto apontava para ele na citação de senhor, e levantou a voz e o braço esquerdo ao dizer equivocou-se novamente, você faz a platéia intuir que o candidato sempre erra, que o candidato está sempre fazendo verdadeiras “merdas”. Chegamos agora num momento lindo da sua reviravolta, onde você faz uma confusão mental na platéia e no candidato dizendo: “dado ao fato de o senhor dizer o que acha não ser mentira, quando na verdade o é” neste exato momento toda a platéia passa de beta para alfa, e para de pensar por sozinha. Você quebrou a linha racional sem quebrar a lógica, e não disse que era verdade, disse que era uma mentira, então fica implícito que tudo o que o seu oponente disse até agora, foram mentiras.
Agora você irá manipular as palavras, dizendo: “de quais provas o senhor dispõe para dizer se não sou um homem honesto?”
Veja a palavra não sendo empregada para dizer um sim. Quando você diz, que ele não tem provas para provar que você não é honesto, esta dizendo subconscientemente para platéia que você é honesto de fato, e que o oponente só faz especulações sem fundamentos.

A verdade dói
Visto que até debates são pura especulação e psicológico, imagine suas novelas, livros, jogos e etc. A verdade é que tentam nos manipular a todo instante, mas agora aprofunde-se mais em PNL. E seja imune a estas técnicas, e convença multidões, com que você quer que elas acreditem.

Onde mais posso usar PNL?

Onde você achar que deve, imagine-se usando PNL numa paquera em uma boate, ou em um assalto, ou em uma discussão, as oportunidades não faltam, falte talvez coragem de usar está técnica que nós leva a uma questão moral: “Manipular ou não manipular meu interlocutor?”
Cabe a você está decisão!

Open Source

Publicidade
Wopaum está deslogado  
Responder com citação

»»» Compre seu PREMIUM SCROLL agora!! «««
Antigo 10-04-2010, 21:03   #2
Dragon Bur
Dragon Bur está no level 1

Registro: 21-02-2005
Usuário Nº: 17033

Premium Account: Não

» Faça o seu TibiaSpace

» Facebook TibiaBR
» Boacompra.com
Exclamation

Eu gosto bastante dos conceitos da PNL.

Aliás quem lembra do filme o "Amor é cego" o personagem principal acaba usando a PNL para ver as mulheres de uma maneira "diferente"

Citar:
Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente - Art. 5, inc XVI, da Constituição;

Citar:
IV - é livre a manifestação do pensamento

Dragon Bur está deslogado   Responder com citação

Antigo 10-04-2010, 22:56   #3
Estase
Estase está no level 1

Registro: 24-02-2006
Estado: BA
Usuário Nº: 52435
Jogo desde: Versão 7.3

Vocação: Nenhuma/Rookgaard

» Faça o seu TibiaSpace

» Facebook TibiaBR
» Boacompra.com

Não me vejo usando esse tipo de Linguagem (?).

Mas gostei do texto,bem interessante,nunca tinha lido sobre.

Estase está deslogado   Responder com citação

Antigo 10-04-2010, 23:37   #4
Ðnacron
Ðnacron está no level 1

Registro: 05-12-2004
Estado: RJ
Usuário Nº: 9221
Jogo desde: Versão 7.3

Informações do Personagem:
Nome: Dnacrons
Mundo: Fortera
Vocação: Elite Knight
Level: 150
Skills: 98/95
Magic level: 8

» Faça o seu TibiaSpace

» Facebook TibiaBR
» Boacompra.com

Parece intereçante, + a meu ver fica + funcional qnd voce usa consegue encaixar uma linguagem + leve e comum ...

senao fica algo muito na cara, que vc esta tentando manipular " a percepção"
+ é certamente um meio exelente de fazer isso ...

com o devido cuidado, para que o feitiço nao volte contra o feiticeiro ...
claro !

eu ainda prefiro e acho mais "mortal" entender as micro feições e saber oQ a pessoa esta pensando e sentindo ...

Ðnacron está deslogado   Responder com citação

Antigo 11-04-2010, 00:01   #5
Dragon Bur
Dragon Bur está no level 1

Registro: 21-02-2005
Usuário Nº: 17033

Premium Account: Não

» Faça o seu TibiaSpace

» Facebook TibiaBR
» Boacompra.com
Exclamation

Citar:
Mensagem original de Ðnacron Ver Post
Parece intereçante, + a meu ver fica + funcional qnd voce usa consegue encaixar uma linguagem + leve e comum ...

senao fica algo muito na cara, que vc esta tentando manipular " a percepção"
+ é certamente um meio exelente de fazer isso ...

com o devido cuidado, para que o feitiço nao volte contra o feiticeiro ...
claro !

eu ainda prefiro e acho mais "mortal" entender as micro feições e saber oQ a pessoa esta pensando e sentindo ...
Alguem que tenha um grande conhecimento da PNL consegue praticamente saber o que a pessoa está pensando e sentindo através da percepção da respiração da pessoa, tom de fala, suor nas mãos e usando perguntas sugestivas.

Um dos conceitos básicos que eu gosto da PNL é a chamada modelagem, por exemplo, em vez de tentar criar uma empresa e investir em uma área usando da "tentativa e erro", você tenta copiar o que empresas bem sucedidas fazem e/ou fizeram para crescer.

Citar:
Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente - Art. 5, inc XVI, da Constituição;

Citar:
IV - é livre a manifestação do pensamento

Dragon Bur está deslogado   Responder com citação

Resposta

« Anterior | Seguinte »
Opções
Modos de exibição

Regras