Bom, vim aqui tentar falar um pouco sobre as Artes Marciais.
Se você pretende fazer alguma luta, aqui é um bom lugar para tirar suas dúvidas
Índice
I.A Origem do Termo 'Artes Marciais
II.A História das Artes Marciais
III.Estilos de Luta
IV.Lutas
1.Kickboxing
2.Capoeira
3.Luta Livre
4.Vale Tudo
5.Judô
6.Jiu-Jitsu
7.Karatê
8.Ninjitsu
9.Sumô
10.Muay Thai (Boxe Tailandex)
11.Boxe
12.Kung-fu
13.Taekwondo
IV.Vídeos
A Origem do termo:
A origem do termo artes marciais é ocidental e latina, uma referência às artes de guerra e luta. Sua origem é vinculada ao deus da guerra greco-romano Marte. Assim, as artes marciais segundo esta mitologia são as artes ensinadas pelo Deus Marte aos homens.
As artes militares ou marciais são todas as práticas utilizadas pelos exercitos no desenvolvimento de treinamento e habilidades para o uso em guerras nao importando a origem ou povo que a criou.
Hoje o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental e ocidental, com ou sem o uso de armas tradicionais.
No oriente existem outros termos mais adequados para a definição destas artes, como Wu Shu na China e Bu-Shi-Do no Japão que tambem significam artes de guerra, ou "Caminho do Guerreiro".
Muitas destas artes de guerra do oriente e ocidente deram origem a artes atuais que hoje são praticados em todo o mundo como Karate, Kung Fu, Tae Kwon Do, Esgrima, Arqueirismo, Hipismo etc, e se diferem dos esportes de combate como o Boxe, Judo, Luta Olimpica, pois no esporte a competição as regras prevalecem pois o objetivo é ver aquele que marca mais pontos dentro de uma regra, já as modalidades que tem uma origem mais marcial tem como objetivo a defesa pessoal em uma situação de risco sem regras, e com o enfoque principal na formação do carater do ser humano. No Japão estas artes são chamadas de Bu-Do ou "Um caminho educacional através das lutas".
A História das Artes Marciais:
Sua origem confunde-se com o desenvolvimento da civilização quando, logo após o desenvolvimento da onda tecnológica agrícola, alguns começam a acumular riqueza e poder, ensejando o surgimento de cobiça, inveja, e seu corolário, a agressão.
A necessidade abriu espaço para a profissionalização da proteção pessoal. Embora a versão mais conhecida da arte marcial, principalmente a história oriental, tenha como foco principal Bodhidharma monge indiano que em viagem a china orientou os monges chineses na prática do yoga e rudimentos da arte marcial indiana o que caracterizou posteriormente na criação de um estilo próprio pelos monges de shaolin, é sabido históricamente, através da tradição oral e escavações arqueológicas que o kung fu já existia na China há mais de cinco mil anos. Da China estes conhecimentos se expandiram por quase toda a ásia. Japão e Coréia também têm tradição milenar em artes marciais.
Recentes descobertas arqueológicas também mostram guardas pessoais, na Mesopotâmia, praticando técnicas de defesa e de imobilização de agressores. Paralelamente, o mundo ocidental desenvolveu outros sistemas, como o Savate francês, ou a Capoeira brasileira.
Atualmente, pessoas de todo o mundo estudam artes marciais por diferentes motivos como condicionamento físico, defesa pessoal, coordenação física, lazer, desenvolvimento de disciplina, participação em um grupo social, e estruturação de uma personalidade sadia pois a prática possibilita o extravasamento da tensão que harmoniza o indivíduo focalizando-o positivamente.
Na China as artes de lutas estão classificadas em dois grupos:
* Wu-Shu = artes de guerra onde se encontra os estilos tradicionais mais antigos, que se sub dividem em:
o Estilos externos = que usam a força física. Ex: Shaolin e suas divisões.
o Estilos Internos = que usam a Energia KI. Ex: Tai Chi, Ba Gua, Xing Y.
* Kuo-Shu = artes chinesas, onde se encontra os estilos mais recentes e modernos, muito destes adaptados a competição.
No Japão as artes da luta também se dividem em dois grupos:
* Bushi-Do = artes da guerra. Ex. Ju Jitsu (tradicional), Ken jutsu, I Ai Jutsu, Nihon Kobudo etc.
* Bu-Do = Artes atuais, muitas com origem no Bushi-Do, e outras que mantiveram-se desde a antiguidade. Ex: Karate, Judo, Aikido, kendo, Kyu Do etc.
No Ocidente as lutas estão vinculadas unicamente a sistemas de luta e defesa pessoal ao contrario do oriente que possui um sistema filosófico fundamentado em crenças e religiões que preparam o praticante físico e espiritualmente. os estilos ocidentais de luta podemos citar: Savate, Kick Boxing, Boxe, Luta Livre, Capoeira, Esgrima, Sambo, Krav Maga, e outros mais recentes criados da mescla com sistemas de luta orientais.
Classificação dos estilos de luta:
# Estilos Tradicionais: são aqueles que mantém os traços originais e que são transmitidos de geração em geração. EX: Ken Jutsu, Okinawa Kobudo, Karate-Do.
# Estilos Modernos: são aqueles que foram criados a partir das experiências dos antigos mestres mas adaptados ao mundo atual utilizando a tradição nos dias de hoje.EX: Judo, Karate-Do.
# Estilos Sinteticos:são aqueles que se formaram a partir da união de vários estilos de luta: EX: kick boxing (Boxe + Karate+ Taekwondo)
Lista de Artes Marciais
Aqui vou colocar as mais conhecidas.
Kickboxing:
O Kickboxing é uma variação do Muay Thai, surgido nos Estados Unidos da América. É um desporto de combate em que o praticante golpeia utilizando-se dos punhos, canelas, joelhos, cotovelos e cabeça (cotoveladas e cabeçadas são restritas em competições de kickboxing, mas são liberadas em competições asiáticas de Muay Thai). Bastante difundido atualmente, mas houve época em que era discriminado, por ser considerado um estilo muito agressivo.
Capoeira:
A capoeira é uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira.
Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complicados, feitos com frequência junto ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes uma forte componente ginástico-acrobático. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.
A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obteve o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.
Luta Livre:
A luta livre é uma modalidade olímpica. Juntamente com a luta greco-romana, representa o wrestling amador nos Jogos Olímpicos.
A Luta Livre é disputada oficialmente desde 1904, em Saint-Louis (EUA). Ao contrário da luta greco-romana, que foi a primeira a fazer parte do programa olímpico, os lutadores também podem usar as pernas e segurar os adversários acima ou abaixo da cintura. São basicamente estas as diferenças entre os dois tipos de luta.
O tapete (ou tatame) tem 12 metros de largura por 12 de comprimento, mas a luta ocorre numa área de 7 metros de largura por 7 metros comprimento. Os pontos são ganhos de acordo com cada golpe dado ao lutador adversário.
Os "golpes baixos" (pisar o pé, segurar o pescoço do adversário, dar cotoveladas, joelhadas, puxar o cabelo, pele, orelhas, genitais ou roupa do oponente) são punidos com perda de pontos.
A luta é travada em dois "rounds" de três minutos com um intervalo de 30 segundos entre os dois. Vence quem alcançar mais pontos no final dos dois "rounds". Além da vitória por pontos, os lutadores podem terminar a luta se conseguirem levar os ombros do adversário ao chão.
Vale Tudo:
O vale-tudo é uma modalidade de luta com contacto pleno (Full Contact) em que os adversários nem sempre precisam seguir um único estilo de arte marcial. Por exemplo, um lutador de jiu-jitsu pode lutar contra um lutador de Muay thai. Essa modalidade foi muito difundida no Brasil, inicialmente pelos irmãos Gracie. Hélio Gracie inclusive adaptou o jiu-jitsu tradicional para um jiu-jitsu aplicável ao Vale tudo.
Atualmente existem diversos eventos de vale-tudo. O evento que mais difundiu a modalidade foi o Ultimate Fighting Championship. O Pride é outro evento popular de vale-tudo, que é realizado no Japão e já destacou muitos lutadores de diversas categorias de artes marciais.
Na atualidade os praticantes de vale tudo fazem em conjutos diversos tipos de artes marciais em contacto pleno (Full Contact): ex: No Brasil jiu-jitsu + boxe + muay thai, nos Estados Unidos kickboxing + muay thai + sanshou + wrestling, outros fazem kickboxing + muay thai + jiu-jitsu. Como não segue uma filosofia de vida que visa o engrandecimento do ser humano, o vale-tudo usualmente não é considerado uma arte marcial mas apenas um sistema de luta moderno, apesar da sua eficiência combativa.
Judô:
Judô (judo ?? - caminho suave) é uma arte marcial praticada como desporto, fundada por Jigoro Kano em 1882. Os seus objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência do ju-jitsu, arte marcial praticada pelos bushi, ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundí-las numa única e básica. O judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918).
A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (não confundir com kimono), que no judô recebe o nome de judogi, e que com o cinturão forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja utilizado normalmente para facilitar as arbitragens.
Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico; estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.
Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.
Jiu-Jitsu:
Jiu-jitsu ou jujutsu (jujutsu ?? - arte versátil, suave) é uma arte marcial japonesa que utiliza golpes de articulação, como torções de braço, tornozelo e estrangulamentos, para imobilizar o oponente. Inclui também quedas, golpes traumáticos e defesas pessoais, como saídas de gravata, esquivas, contra-golpes etc.
Basicamente usa-se o peso e a força do adversário contra ele mesmo. Essa característica da luta possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. Outra característica marcante o diferencia de outras artes: suas avançadas técnicas de luta de chão, com a qual é possível finalizar um adversário por meio de uma queda e usando-se torções com ambos deitados.
Karatê:
Karatê-dô (??? - caminho da mão vazia) ou, simplesmente, caratê, é uma forma de budo (?? - caminho marcial). Arte marcial japonesa originária de Okinawa, foi introduzida nas principais ilhas do arquipélago japonês em 1922. O Karatê enfatiza as técnicas de percussão atemi waza (i.e. defesas, socos e chutes) ao invés das técnicas de projeções e imobilizações. O treino de Karatê pode ser dividido em três partes principais: Kihon, Kata e Kumite. Kihon (?? - fundamentos) é o estudo dos movimentos básicos. Kata (? - forma, padrão) é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário expressa em seqüências fixas de movimentos. Kumite (?? - encontro de mãos) é a luta propriamente dita. Em sua forma mais básica é combinada (com movimentos pré-determinados) entre os lutadores para, posteriormente, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecida como Shiai-kumite.
Ninjitsu:
O Ninjutsu (??) é uma arte marcial japonesa (???) que surgiu a partir da necessidade do emprego de espiões (Ninjas) durante o período medieval japonês (Séc. VI). Consistia num conjunto de técnicas (físicas, mentais e espirituais) que capacitavam os agentes a agir em todas as situações num campo de batalha. Após o período de guerras japonesas (Sengoku Jidai), a utilização de espiões caiu em desuso e muitas escolas desapareceram e outras passaram ao anonimato. Estas são as responsáveis por manterem vivas as tradições até os dias actuais.
Sumô:
Sumô (?? sumo em japonês) é uma luta de competição japonesa, em que dois atletas (rikishi) competem num ringue circular (?? dohyo) onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyo perde a luta. Um rikishi também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. O sumô é bastante antigo e, apesar de ser um esporte, conserva rituais xintoístas.
A hierarquia dos praticantes de sumô organiza-se por meio dos seguintes grupos (em ordem decrescente):
* Makuuchi
* Juryo
* Makushita
* Sandanme
* Jonidan
* Jonokuchi
Apenas os rikishi das duas categorias superiores recebem salários.
Muay Thai:
O Muay Thai (Tailandês ?????? - ??? = Muay = Boxe e ??? = Thai = livre ou Pertencente a Tailândia) é também conhecido como Boxe Tailandês, é o esporte nacional da Tailândia. Esta Arte Marcial foi criada há mais de mil anos, e é considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo.
É conhecido como "A Ciência dos Oito membros", pois caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelhos e golpes violentos com as pernas e os punhos. Uma luta que além de ter socos e chutes devastadores, é considerada uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos.
Considerado hoje como uma das melhores lutas de contato do mundo, o muay thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e auto-confiança. Por isso é muito importante que voce dedique-se muito para que, com o passar do tempo, desenvolver músculos e técnica.
A maioria das Associações e Confederações mundiais não aprova o uso das cotoveladas em lutas oficiais para manter a integridade física dos atletas, sendo consideradas somente nas regras asiáticas. Embora ultimamente as regras asiáticas estejam cada vez mais em evidência.
Boxe:
Boxe é uma arte marcial que usa apenas os punhos tanto para defesa como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa "bater", ou "bater com os punhos", expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.
Essa arte é modernamente chamada de "pugilismo", que tem origens diversas como, no latim, em pugil, que significa "lutador com cestus" (que eram um conjunto de correias de couro, placas de ferro e chumbo que guarneciam os punhos dos lutadores romanos da antigüidade), ou em "pugillus", que significa "punho fechado", em forma de soco.
Kung-fu:
É um sistema de luta desenvolvida na china.Surgiu das observações dos animais. Porém, niguém sabe ao certo quando surgiu. Embora já tenha mais de 2.000 anos, a verdade nele continua novinha porque, vai se adaptando de tempos em tempos como uma arte tradicional.
A história do Kung Fu é cheia de muitas lendas e ciladas que tornam qualquer tentativa séria de transmitir uma história compreensiva e puramente factual quase impossível. A principal razão para isto é que a história de uma pessoa é a lenda de outra. Há muito poucas provas documentadas para sustentar qualquer história de Kung Fu, já que a maioria das histórias passam de pai para filho, oralmente, sem qualquer documentação escrita para comprovar. Sendo assim, tentarei cortar muito dos mitos e apresentar um relato claro. Se um relato for puramente lenda, será registrado como tal aqui.
Taekwondo:
No século VII, a Coreia estava dividida em três reinos: Koguryo, Paekche e Silla. Descobertas arqueológicas de pinturas nas paredes de Muyong-Chong, uma tumba real que remonta à época da dinastia Koguryo, permitem-nos evidenciar a prática de Tae-Kyon (a mais antiga forma de taekwondo) em um período anterior ao ano de 50 a.C.
As pinturas não deixam dúvidas sobre se realmente representam uma manifestação da antiga arte do Tae-Kyon: mostram homens desarmados praticando um combate e se utilizando de técnicas bastante características da arte, como a "faca da mão", o punho cerrado e a posição de luta clássica.
Nesta época, destes três reinos que viviam em constantes conflitos, Silla (o menor e menos desenvolvido deles) estava sempre sendo invadido pelo outros, bem como por piratas japoneses, que se aproveitavam de sua fraqueza e incompetência militar para saqueá-los. Ignorando suas diferenças com seu vizinho mais próximo, e preocupado com a segurança de seu próprio reino, o rei de Koguryu amedronta-se frente aos ataques dos piratas japoneses e resolve enviar forças militares para prestar treinamento a alguns guerreiros da nobreza de Silla e ajudá-los a combaterem e livrarem-se, e à própria península, dos ataques inimigos. Esta foi a primeira vez que o taekwondo (naquela época conhecido como Tae-Kyon) foi introduzido no reino de Silla, que seria, a partir de então, seu maior propagador.
Uma vez contando com o apoio militar de Koguryo, o rei de Silla convocou a nobreza do reino para que formassem um grupo de elite, que se responsabilizaria pela defesa e proteção da nação. Esses nobres criaram um grupo que ficou conhecido como os Hwarang. Os Hwarang foram então treinados em diversas modalidades: arco e flecha, marcha, espada, bastão, lança, táticas militares e Tae-Kyon. Tornaram-se conhecidos em todo o reino. Seu rei, porém, acreditava que ainda lhes faltava uma ideologia, pois do contrário seriam nada mais que um grupo de assassinos bem treinados. Estudaram, então, história, filosofia confuciana, ética e moral budista. Daí formularam seu código de honra:
Demonstração
Demonstração
* Fidelidade ao rei;
* Lealdade aos amigos;
* Respeito aos pais;
* Nunca recuar perante o inimigo;
* Só matar quando não houver alternativa.
Com a formulação deste código de honra, o movimento passou a denominar-se Hwarang-Do ("Do" significa "o caminho" em todas as artes marciais orientais).
Vídeos
Kickboxing
Lutas:
http://www.youtube.com/watch?v=Qtp2ibwd2Ms
Kickboxing vs Taekwondo:
http://www.youtube.com/watch?v=ckIgi...elated&search=
Capoeira
Roda:
http://www.youtube.com/watch?v=DdZXp0Tq6Jk
Luta Livre
Treinamento:
http://www.youtube.com/watch?v=-klNDE_NJ7Y
Vale Tudo
Luta: (vídeo muito bom!)
http://www.youtube.com/watch?v=ANMVA...elated&search=
Luta II:
http://www.youtube.com/watch?v=73bMr...elated&search=
Judô
Trailler:
http://www.youtube.com/watch?v=e_68Rb1QGaw
Jiu-Jitsu
Demonstração:
http://www.youtube.com/watch?v=eNR9IBuDGDc
Karatê
Demonstrção:
http://www.youtube.com/watch?v=YqY03NW5cNE
Ninjistsu
Demonstração:
http://www.youtube.com/watch?v=WaU0k0heaHk
Sumô
Luta:
http://www.youtube.com/watch?v=CEe-U...elated&search=
Muay Thai
Luta:
http://www.youtube.com/watch?v=-yPfukurJdw
Boxe
Luta: (acredite, nao achei vídeo bom)
http://www.youtube.com/watch?v=VRKBpls15pI
Kung-fu
Demonstração:
http://www.youtube.com/watch?v=ms_9i...elated&search=
Taekwondo
Trailler:
http://www.youtube.com/watch?v=PqYCNSH-Wjo
Trailler II:
http://www.youtube.com/watch?v=kt71DVT0o8M
Fontes:
Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
YouTube
http://www.youtube.com
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 


Responder com Citação




