Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 52

Tópico: Matérias obrigatórias no ensino médio do Brasil. É certo?

Data de Ingresso
    21-01-2005

Padrão Matérias obrigatórias no ensino médio do Brasil. É certo?

Então... Uma vez ou outra vemos alguém comentando isso.

As matérias obrigatórias, consideradas essenciais, nem sempre recebem esse título das pessoas.

Por exemplo: Na Irlanda, matemática não é obrigatório. Só aquele iniciozinho básico, claro, de ensino fundamental e tal. Na hora de aprofundar mesmo, só escolhe quem vai seguir uma vida com uma profissão ou ocupação que tem ligações com a matemática. Mas e quem vai fazer jornalismo, direito, médicas? Aprofundou atoa no ensino médio?

Nos Estados Unidos, a exemplo da Irlanda, também é diferente do Brasil.

Pra mim, deveria ser assim: todas as matérias que já temos como obrigatórias do ensino fundamental (português, história, geografia, matemática e ciências - antes de se subdividir entre física, química e biologia), deveriam continuar como essenciais apenas até o início do ensino médio.

Tem pessoas que nunca vão sentir necessidade de ter APROFUNDADO história ou matemática na vida.

Esse é meu caso. Odeio com todas as minhas forças matemática, e vou fazer humanas, quero nunca usar além do básico matemático na vida, e to estudando igual um louco o aprofundamento da matéria, porque é obrigatório até o 3º ano do ensino médio brasileiro.

O que acham disso? Deveria mudar?

Me desculpem se for um tópico semanal, não entro muito aqui

Publicidade:

Data de Ingresso
    26-07-2009

Padrão

Por favor, né? Irlanda é bem diferente do Brasil, e estudar é essencial para você ganhar grana, sacou?

Data de Ingresso
    22-09-2004

Padrão

Citação Postado originalmente por Tinker Ver Post
    Por favor, né? Irlanda é bem diferente do Brasil, e estudar é essencial para você ganhar grana, sacou?
    Tá cara, mas o que ele quis dizer é que, pra que diabos tu quer aprender logarítimos se vai fazer letras, entende?

@topic
    Acho extremamente errado essa divisão, e também acho que deveríamos voltar ao molde exatas e humanas, como antigamente.
    Quer ter o controle sobre a sua vida a curto prazo (2 a 3 anos)?
    Invista 25 reais/mês (dinheiro que é muitas vezes gasto em BOBAGEM) e chegue a retornos que superam os 1000% ao mês. Faça parte deste grupo de investimento. Não é de risco.
    Qualquer dúvida, manda mensagem.

Padrão

N é esse o problema da educação no brasil, e sim investimento.

N acho q deva mudar as matérias obrigatórias, claro q podiam tirar alguns conteudos de matemática pra aprofundar mais em outros, mas só.

Data de Ingresso
    02-09-2008

Padrão

Lol matemática no ensino médio é ridículo, se você não consegue aprender é melhor estudar do que tentar mudar a porra toda.

Data de Ingresso
    08-07-2006

Padrão

Algumas matérias realmente "pesam" na escola, ou seja, tu tem que ficar se preocupando com matérias que não são da área que tu quer trabalhar, e isso simplesmente é foda. :/
    Eu, por exemplo, quero fazer ciência da computação, então vou mexer basicamente com física e matemática e bastante leitura, logo, português também entra. Mas não concordo em aprender Química, Literatura e etc, visto que vão vou ser um químico e nem um escritor do Barroco, Modernismo e todas essas chatices. ._.
    Última edição por Snake Plissken; 17-08-2009 às 20:04.
    "We can tell other peoples about - having faith. What we had faith in. What we found important enough to fight for. It's not whether you were right or wrong, but how much faith you were willing to have, that decides the future."

Data de Ingresso
    01-08-2008

Padrão

Mas eu vou pra Irlanda JÁ!!!!

Data de Ingresso
    26-09-2007

Padrão

Af,na moral,acho mto paia velho,fica la 'aprendendo' aquelas merda do caralho que tu nunca vai usa na vida,vai toma no cu,aquelas professora de 90 anos ensinando os bagulho que não tem utilidade nenhuma pro cara,e foda que não tem o que faze,tu vai reclama ai elas fala que tu tem que aprende.

Não entendo nada dessas merda de fisica,quimica,matematica,biologia,nao sei como cheguei no 1º ano!
    HDUASHDUHASIHDUIAS

Acho que tinha que pode escolhe mesmo a matéria que queria fazer e tal.
    E o pior ainda que eles falam que a vida é do aluno,etc.... Mas obrigam o cara a passar nas provas e pa ;s
    Última edição por fagundinho; 17-08-2009 às 20:08.

Data de Ingresso
    25-05-2007

Padrão

Citação Postado originalmente por Tezcatlipoca Ver Post
    Lol matemática no ensino médio é ridículo, se você não consegue aprender é melhor estudar do que tentar mudar a porra toda.
    Também acho.

@Topic
    Acho que poucos aqui podem dizer o que é ou não necessário. As matérias em sua maioria não são idealizadas para você por na prática na vida real, mas sim para lhe ensinar a raciocinar de todas as formas. Alguém que vai fazer letras não precisa saber álgebra, mas essa é uma matéria que exige um grande raciocínio lógico e uma boa capacidade cerebral, além de condicionar a pessoa a ter certa disciplina para estudar aquilo que não gosta (o que é comum na faculdade, ou vocês acham que lá só se aprende coisas agradáveis?).

E jovens de 15 anos em sua maioria ainda não tem ao certo que área vão seguir. Seria arriscado separar por área assim tão cedo.
    Liga das Lendas: Vintas

http://forums.tibiabr.com/signaturepics/sigpic135374_3.gif

Padrão

Você chama essa matéria do ensino médio de aprofundar? Eu tenho um primo que faz Engenharia Civil e posso te garantir que o ensino médio é o básico.
    Mas algumas matérias são importantes sim:
    Matemática é importante não só pela resolução dos exercícios, mas para aprender a raciocinar.
    Física, Química e Biologia te ajudam a entender o mundo.
    Geografia, História e Sociologia te ajudam a entender como o ser humano age, porque age dessa forma e como poderá agir em determinadas situações.

Só não vejo muita importância em Portugues, Literatura, Filosofia e Religião.
    Portugues, acho muito desnecessário, porque na minha opinião o que vale é ser entendido.
    Literatura poderia ser ensinada junto com história, apenas o básico das épocas, sem ninguém te obrigar a ler livros de brasileiros e portugueses que certamente não estão nem perto dos melhores.
    Filosofia até tem a parte da lógica, mas o resto só serve pra te distanciar da resposta concreta.
    E Religião (Formação Humana e Cristã no meu colégio) não precisa nem comentar...

Publicidade:
    http://img88.imageshack.us/img88/7307/signnf5.png
    ''Podem me derrubar o quanto quiserem, mas ninguem me impedirá de levantar novamente"
    http://img212.imageshack.us/img212/9359/selenatp6.png
    "Espero sempre poder ter a confiança de meus amigos, porque eles sabem que têm a minha..."

Tópicos Similares

1. Como o Brasil vê os ateus [+Religião] [+Tópico Grande] [+Ctrl²] [+C] [+V]
    Por Locke Cole no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 84
    Último Post: 08-02-2010, 18:24
  2. Metal que dá certo no Brasil.
    Por Bolachão no fórum Taverna do Off
    Respostas: 2
    Último Post: 26-06-2008, 00:27
  3. Respostas: 282
    Último Post: 09-04-2008, 19:21
  4. Monarquia, Federalismo e Voto Distrital