PDA

View Full Version : Minha dúvida incessante.

Cokobongo
21-07-2005, 01:37
Tudo bom com vocês?

Eu criei esse tópico para perguntar a quem quiser ler (e responder), se todos já pensaram e tiveram a mesma dúvida que eu tenho: Porque no tibia não há outfit em que o jogador tenha a pele negra? O que vocês acham disso?

Eu acredito que é surpreendente eu não ter visto nenhum tópico sobre isso em tanto tempo de jogo, e conheço muitas pessoas negras que jogam tibia como eu, e nunca se incomodaram nisso. Pensando assim, mandei um e-mail pra Cip, agorinha pouco, e estou a esperar a resposta. Meu e-mail (em Inglês), vocês podem dar uma olhada aqui:

*•*•*•*•*•*•*•*•*•*•*•*•*
E-mail:

Greetings Cip members,

My name is André Cury, and I have one (and a simple) doubt to ask for you guys. Before I turn this e-mail in one phrase, I would like to say Congratulations for the work that you guys did and do. Soon I'm paying my 3rd premium account to play tibia how I want it.

No more conversations, here is my asking: Why there is no outfit of black skin on tibia? That's it. I was thinking and I thought that is really unfair that black people can't play with the color that they were born and will die with that, and I'm here waiting an answer.

Thanks for understanding it,
Kind regards,
Cokobongo - Samera.

Para quem não entende inglês, uma tradução:

Olá membros da CIP,

Meu nome é André Cury e eu tenhu uma (e simples) dúvida a perguntar para todos vocês. Antes de transformar essa carta numa única frase, eu gostaria de dizer parabéns por todo o trabalho que vocês fizeram e fazem. Logo estarei pagando minha terceira premmy para jogar como eu quizer.

Sem mais enrolações, aqui está minha pergunta: Porque não há outfit de pele negra no tibia? É isso. Eu estava pensando e imaginei que é muito injusto que as pessoas não tenham a cor delas no jogo em que nasceram e vão morrer com ela. Estou esperando uma resposta.

Obrigado por entender isso,
Cokobongo - Samera.

Minha pergunta é: o que vocês acham disso? Por favor, peço que não tenham comentários racistas, isso só complica as coisas.

Valeu!
Coko~
Atenção antes de me Responder
Leia antes o que os outros postaram e que eu já li. Poste algo diferente e legal! xD São as frases frequentemente ditas. As respostas (e elas) a seguir.

Vamos lá..

FPS (Frequently Phrase Said, ao invez de Asked Questions :) ) do post.

1. Se você disse que... outfits de diferentes cores somente iriam aumentar o racismo:
Tibianos, temos de encarar que racismo há em todos os lugares. Não podemos dar a meia volta e deixar que este tipo de sentimento nos impeça de pular barreiras. Encarar (e recriminar) o racismo é algo fundamental, e os outfits de outras cores, embora possam gerar mais racismo, não é algo impossível e é uma "ferramenta" que poderia ajudar o jogo em si a evoluir. Como o Hagarth postou, os outfits negros poderiam representar isso:

http://img324.imageshack.us/img324/3738/postbr26lh.jpg

Ao invés de isso (o máximo perto de outra cor que você conseguiria chegar):
http://img324.imageshack.us/img324/856/postbr4is.jpg
Sem a red skull, claro... xD

Melhor a de cima, não? É a beleza da pele e da cultura em si representada também no jogo que gostamos. Ps:. Se o host da imagem cair, me mande uma MP.

2. Se você disse que... não existem muitos negros na alemanha:
Ok, talvez você possa estar certo. Mas aí eu te pergunto: os alemães são os jogadores em maior número no tibia? E os outros? O que eu quero que vocês entendam (quem disse ou dirá que não há negros na Alemanha) é que não importa se existem ou não muitos negros na Alemanha, mas sim, importa que existem pelo mundo todo, e que o mais ignorante e racista é ignorar sua existência. Pouco importa se em Zilmbabue tem mais pessoas negras do que na Alemanha, quem nunca viu outra pessoa negra no mínimo é Autista (ou cego).

3. Se você disse que... tibia é um jogo da época medieval, e não existiam negros:
Só posso começar dizendo lol. Tá bom que, nos tempos primórdios, no começo da civilização, no Bang-Bang, no Velho Oeste, a presença dos negros não era lá muito grande. Mas, porém, contudo e entretanto, aqui estamos no século 21 (onde já se viu celulares tão nanicos?). Apesar de que "o começo da civilização" (nada a ver, medieval é totalmente diferente, mas quis falar assim) é muiiiiiiiiiito distante daqui e agora, um pouquinho de realismo deve existir. Mesmo fora da "auta-sociedade" os negros existiam sim, não apareceram agora em 1980 junto com a disco dance. Botar isso no jogo não vai interferir em nada como "Role Playing Game" (quase morto), e só vai ajudar na, mm.. Como posso dizer? Ok, hora de inventar palavras. Recomeçando, só vai ajudar a Universialização (linda palavra =P) do tibia.

4. Se você disse que... terra é terra e tibia é tibia, e se também disse que tibia não é um reflexo da realidade. Ah, e também se disse que tibia não se preucupa em ser um jogo realista:

Ah claro, tibia não tem um pingo de realidade, é mesmo. Tibia nada se compara a vida. Em tibia temos dois braços, duas pernas, temos a fisionomia de um Homo Sapiens e somos Dúpedes (hahaha, inventando palavras novamente, lá vou eu), mas nada disso é comparado a rl né? Esse tópico eu preciso responder?

Outra ATENÇÃO! xP
Fomos respondidos.. O e-mail com tradução minha e comentários está na página 8. Espero que gostem :].

Vassily Zaitsev
21-07-2005, 01:42
Primeiro já existiu milhares de tópicos como esse.
Segundo tibia é um mundo , planeta terra é outro , ou por acaso você já viu dragões andando pela rua ?

Tibia é um mundo diferente da terra , oq tem na terra não precisa ter no tibia , oq tem no tibia n precisa ter na terra entendeu ? É por isso que não existe negros no tibia.

Outra razão é q isso incentivaria o recismo

~Vassily

Replicane Dauth
21-07-2005, 01:44
Bom Cokobongo, eu acho que isso nunca realmente foi exigido a CIP, mais não vejo mal em coloca um skin negro, nada que um rapido Uptade não resolva, espero que seu email seja respondido...

Obrigado por entrar na Ordem...

< RePP >

Cokobongo
21-07-2005, 01:45
@Vassily Zaitsev:
Se negros não precisam existir no tibia, porque brancos precisam então? Afinal, tibia não é como o mundo normal, ou é? Você diz ".. oq tem na terra não precisa ter no tibia.. " mas descarta que há pele branca no tibia, e não há a negra. De certa forma, houve uma escolha injusta por trás disso.

Replicane Dauth
21-07-2005, 01:47
@Vassily Zaitsev:
Se negros não precisam existir no tibia, porque brancos precisam então? Afinal, tibia não é como o mundo normal, ou é? Você diz ".. oq tem na terra não precisa ter no tibia.. " mas descarta que há pele branca no tibia, e não há a negra. De certa forma, houve uma escolha injusta por trás disso.

Pode ser pelo fato dos alemães terem pele clara, ja que o jogo é da Alemanha, mais concordo com você Cokobongo, nada justifica a inclusão do Skin Negro no Tibia...

FLws

< RePP >

Leirbag
21-07-2005, 01:48
aff.
Joga seu jogo plx...n inventa.
Vc ta dizendo que a CIp foi preconceituosa,+ vc msm esta sendo,e ao crial a "black skin" o n° de preconceituosos aumentaria MTOOO.
Dexa como ta plx...

Cokobongo
21-07-2005, 01:51
@Replicane Dauth: Qualquer semelhança não é mera coincidência. ^^

@Leirbag: Você disse: Vc ta dizendo que a CIp foi preconceituosa,+ vc msm esta sendo; Desculpa, mas mostre-me onde fui preconceituoso, por favor. E sobre aumentar o preconceito, não me faça rir: tiraremos um tipo "diferente" de pessoas nós para que nossos semelhantes não sejam preconceituosos? Por favor!

Vassily Zaitsev
21-07-2005, 01:52
@Vassily Zaitsev:

Se houvessem so chars pretos mais pessoas iriam reclamar. Não me venha inventando caso, por acaso vc já viu algum jogo so com pessoas negras?

Pq eles escolheram brancos e não negros? Pq sim zequinha !

Replicane Dauth
21-07-2005, 01:56
Ja ouviu falar em Grand Theft Auto San Andreas?O personagem principal é Negro.

Cokobongo
21-07-2005, 01:57
@Vassily Zaitsev : Em nenhum momento eu disse somente chars de pele negra. Seria a que usamos agora, e a que poderia ter depois, a negra. Observe atenciosamente o que escrevi: Porque no tibia não há outfit em que o jogador tenha a pele negra? E mais: espero que você pare de comentar aqui antes que escape alguma coisa mais hipócrita e racista de seus dedos: Pq eles escolheram brancos e não negros? Pq sim zequinha !
. Pq sim? Pq você considera que a raça Caucasiana soberaneia sobre os negros? Porque você acredita que um jogo melhor é feito de Players albinos?

Vassily Zaitsev
21-07-2005, 02:08
@Vassily Zaitsev : Em nenhum momento eu disse somente chars de pele negra. Seria a que usamos agora, e a que poderia ter depois, a negra. Observe atenciosamente o que escrevi: Porque no tibia não há outfit em que o jogador tenha a pele negra? E mais: espero que você pare de comentar aqui antes que escape alguma coisa mais hipócrita e racista de seus dedos: Pq eles escolheram brancos e não negros? Pq sim zequinha !
. Pq sim? Pq você considera que a raça Caucasiana soberaneia sobre os negros? Porque você acredita que um jogo melhor é feito de Players albinos?

Ok , acredito que você viajou bastante ao escrever isso , mas vamos lá.

Não falei em momento algum que a raça negra é inferior a qq outra raça , não falei também que a raça Caucasiana se sobresai sobre nenhuma outra. Por favor não coloque palavras na minha boca.

@Replican~ : Ok legal existir um jogo assim , agora me diz porque cs n tem pessoas negras ? pq ragnarok n tem pessoas negras ? Jogo é jogo , não tem nada a ver com a vida real , se tibia não tem pessoas negras é porque no mundo de tibia não existe a raça negra ! Se eles quizerem colocar char azul eles colocam ! se eles quizerem colocar chars verdes eles colocam ! se eles quizerem colocar chars negros eles colocam ! Não tem nenhum racismo a questão é que no mundo de tibia não existe negro e ponto final ! Se eles quiserem colocar negros eles coloquem porque apareceu negro criando uma espécie de RP , da mesma forma que foi criado Tiquanda. Mas de forma alguma pessoas negras vão ''brotar'' dentro do jogo.

E mais: espero que você pare de comentar aqui antes que escape alguma coisa mais hipócrita e racista de seus dedos

EDITED: é melhor vc se acalmar antes que palavras de baixo calão escapem de meus dedos também.

Porco Manco
21-07-2005, 02:11
acredito q naum seja por preconceito, mas por uma questao gráfica

ia tem muita gente vestida toda de preto, o que iria parecer um vulto.
credito q seja por isso

flwss
xP

Leirbag
21-07-2005, 02:12
Eu disse que se houvesse chars com pele negra,simplesmente iria ter um bando de noobs em carlin flando:
Sai daqui seu **~
e deve ser por isso que a Cip não poe.
Pensando que nem vc,pq q n tem Japoneses no Tibia,e Italianos,Franceses?(oufit plx.)

Vassily Zaitsev
21-07-2005, 02:13
Eu disse que se houvesse chars com pele negra,simplesmente iria ter um bando de noobs em carlin flando:
Sai daqui seu **~
e deve ser por isso que a Cip não poe.
Pensando que nem vc,pq q n tem Japoneses no Tibia,e Italianos,Franceses?(oufit plx.)

Isso msm ! Não existe por causa disso tb.

Falar que não iria aumentar o racismo é não analisar os fatos...

Dark Pally.
21-07-2005, 02:16
Cokobongo axei legal sua ideia qm sabe em um proximo updade =)
jogo em samera tbm rox =P

qto ao seu flogao naum precisa de premmy pra fase a quest da bright sword naum =)

flws ae
abraços

Leirbag
21-07-2005, 02:21
Cokobongo axei legal sua ideia qm sabe em um proximo updade =)
jogo em samera tbm rox =P

qto ao seu flogao naum precisa de premmy pra fase a quest da bright sword naum =)

flws ae
abraços
Certo,td a ve.Flodder Spotted plx.
Ja disse que não vai dar certo,seria mt + facil pra CIp mudar todos para azuis,assim n haveria diferenças raciais,do que adcionar todas as raças...

Dark Pally.
21-07-2005, 02:40
Certo,td a ve.Flodder Spotted plx.
Ja disse que não vai dar certo,seria mt + facil pra CIp mudar todos para azuis,assim n haveria diferenças raciais,do que adcionar todas as raças...

Flood? eu postei pro topic e pra tira uma duvida do kra, qm flodo aki eh vc q ao invés de ajudar o topico fika postando coisas impossiveis, entao ao inves de criticar os outros, tente prestar mais atenção no kra ou pra ajuda o topico...

Gordoo
21-07-2005, 03:53
É questão de opinião
se você quer..Parabéns..
se outros não querem...Parabéns também
Eu acho que isso é um forum..devia ser discutidas somente questões dentro do tibia...
isso que voce postou,Cokobongo..deveria postar na seção Tibia Off Topic...
é issso
[]'s
:D

Vedalkeano of secura
21-07-2005, 04:20
Bom respondendo a sua pergunta: eu acho isso uma péssima idéia, pq com certeza iria gerar mais preconceitos sim.
E por favor não incentive as outras pessoas a tbm fazerem isso, isso não vai ter um final bom, acredite.

driguets
21-07-2005, 05:08
Tá, então vamos imaginar que a CIP atendeu seus apelos e colocou no site uma notícia de test server. De repente, a CIP recebe uma enxurrada de e-mails reclamando porque não há um outfit de pele amarela ou pardo, de olhos puxados, gordo, narigudo...

Não é suficiente, então que tal essa: de repente, surge várias guilds que com nomes parecidos com esses: Partido Nazista, White Power, Hail Hitler!, que não por acaso caça e rooka todo char que tenha essa pele negra. Lembre-se: no mundo real, matar dá cadeia, no Tibia, só caveira. Então duvido que os negros conseguissem passar de rook nos mundos PvP.

O Tibia poderia considerar isso racismo, mas como iria fiscalizar? Mais: ainda manter o mundo PvP se proíbe matar os outros

E aí?

Julio-ita
21-07-2005, 07:45
Minha opniao é que deveria haver mais opções de modelos de char no outfit, pq esses mesmos modelos que ai estao já tao muito manjados, poderia a cip colocar mais opções para Premia Accout. ^^

:)

ZuOnI MaGaCiNhA
21-07-2005, 07:58
Deixa pensa..... pq na alemanha nao tem negors ?

¬¬"

Fowl
21-07-2005, 08:59
Há toda uma questão histórica envolvendo isso..
E vários outros fatores já citados aqui, iriam pedir outros outfits de outras raças, iria sim gerar mais preconceito e etc..

Wikifi
21-07-2005, 09:29
Tibia é um jogo baseado em Ultima VI e neste jogo não existem chars negros. É claro que a não colocação de personagens negros no jogo não é uma escolha racista, simplesmente nunca se pensou na idéia de ter personagens negros.

Mas afinal, porque é injusto não ter outfits negras? Na minha opnião outfits negras causariam apenas mais confusão no jogo, discriminação e insultos relacionados a cor da pele e etc.

Senhor sorriso
21-07-2005, 12:13
se a cip for fazer outfit para negros, tera q fazer outfit pra japoneis,alemao, ou qualquer raca humana.... e tb vai ser incomodo pra vc, vc ta la cacando ae chega um kra e comeca te ofender de ""preto"", logico q vc nao vai gostar certo, ai vc nao tem onde reclamar.... vai ter q ficar aguemtando os kra te zuando...

Nando sinco
21-07-2005, 12:22
O que acontece é que algumas pessoas do tibia usam qualquer motivo pra discrimina outras pessoas: pela vocação(druida por exemplo), pela guild, pela nacionalidade, pelo sexo do char(qualquer char mulher q passa no dp de carlin leva no minimo uns 10 craw), etc.

Resumindo:ter chars negros traria muitos problemas porque já existe muita discriminação no mundo, pode não ser certo mais existe e o tibia não prescisa disso, ja tem problemas demais do jeito que está e colocar chars negros também seria uma discriminação mas ai seria contra as outras raças que não tem no tibia como já falaram aqui no tópico.

Cokobongo
21-07-2005, 13:08
Quantas raças existem no mundo! Brancos, mulatos, negros, orientais,
cada qual com a sua cultura maravilhosamente admirável. Porém, contudo e entretanto é difícil você, em um jogo, esconder uma cor de pele que representa mais de 40% da população mundial. Embora que existam diferentes tonalidades, não acredito que a preferida poderia ser a albina. Alguém aí disse que é melhor continuar como está; pois se não todos os negros se vestiriam de preto também, e fariam vultos. Ora, então se eu me vestir todo de branco no tibia, ou eu sou um albino chefe ou sou um chocolate branco? Esse não é ponto, eu acredito que tibia tem que evoluir muito neste sentido: muitos dos jogos do ramo tem diferentes peles, e (pelo menos para mim) isso significa mais do que simples cores, e sim respeito. Quanto ao racismo, bota mais um trabalho em cima dos Gm's, ora. Qual é: todos nós vemos cenas de racismo praticamente todos os dias, e poucos de vocês fazem algo para mudar isso.

Ah, só pra fechar o textinho.. Esse jogo foi feito por alemães. Qualquer semelhança não é mera coincidência.

Onilink
21-07-2005, 13:27
<off> Membros da Ordem seguindo a risca os mandamentos, to orgulhoso viu gente ^^

@Topic

O jogo se passa na europa medieval, e nessa época nesse lugar não existiam negros (nem escravos, pra falar a verdade) então não faria sentido botar outfit de negro. Alem do mais aumentaria o preconceito, existiria power abuser exclusivo em cima de jogadores com outfit negro e (omg >.<) eu não duvidaria nada que criassem clãs para perseguirem os negros (Ku Klux Klan)

Eu acho impossível colocarem esses outfits

Abraços
Onilink

Felipe :)
21-07-2005, 14:17
Foi por preconceito(não da cip) e sim dos outros jogadores.
Ai ia dar muita treta..é melhor deixar assim mesmo!

Kygur
21-07-2005, 15:04
Tibia é um jogo baseado em Ultima VI e neste jogo não existem chars negros. É claro que a não colocação de personagens negros no jogo não é uma escolha racista, simplesmente nunca se pensou na idéia de ter personagens negros.

Mas afinal, porque é injusto não ter outfits negras? Na minha opnião outfits negras causariam apenas mais confusão no jogo, discriminação e insultos relacionados a cor da pele e etc.

Foi baseado no começo... Depois Tibia começou a andar com seus próprios pés... Quanto ao assunto do tópico, a CIP se baseou em lendas medievais fantásticas européias pra criar o continente Tibiano, e como todos sabem, na Idade Média a quantidade de negros na Europa era ''desprezível'', por causa da falta de transporte, e do poder que estava na mão dos brancos, os negros não podiam se locomover pra onde queriam, por causa do domínio branco... Eu achei engraçado aí que um cara falou que o personagem principal do GTA é um negro, mas não tem porque se orgulhar disso, pois o jogo mostra o negro como bandido, ladrão, safado etc... etc...

Vassily Zaitsev
21-07-2005, 16:37
Quanto ao racismo, bota mais um trabalho em cima dos Gm's, ora.

Ah é claro , vamos colocar mais trabalhos para os GM's eles ficam online o tempo todo né ? Eles são muito bem pagos para ficar vigiando isso né ? Que diferença vai fazer mais um trabalho pra eles ?

Biglesias
21-07-2005, 16:55
Pq vc não se encomoda em upar de lvl por uma p.a. + barata contra os power abuse e etc em vez de se preocupar com estetica do jogo... Não estou incentivando o uso de macro + se não me engano já existe Skins pra tibia aprenda a programar e se quiser troque a image duma Knife por uma Fire Sword ai você logo em rook faz a quest da Fire Sword que legal né? E outra... qual preconceito contra a raça dos indios e etc? sei lá... estranho... poe pra por qualquer pele... entao.. pra editar o rosto e etc pq ele tem 1 bocão e cabeça achatada não gosto =/

MiNdUiM
21-07-2005, 18:23
trabalha muito, vira gm, depois god ai vc poem preto char =]

enquanto isso. mandar carta para cip nao funciona pq eh resposta automatica.

Crosis
21-07-2005, 18:41
só uma coisa.... adicionar + um tipo no outfit... só q com cores restritas..... botar o "Skin(pele)" q acaba com esses problemas..

OBS: o Ultima online tbm se passa em épocas medievais e tem chars de todas sa cores possiveis(haahahahahahha... azul plzzz)

Gu1za
21-07-2005, 18:43
Simples, Tibia foi criado na Alemanha. Então me diz, você ja vio algum preto na Alemanha?

Vassily Zaitsev
21-07-2005, 18:48
trabalha muito, vira gm, depois god ai vc poem preto char =]

enquanto isso. mandar carta para cip nao funciona pq eh resposta automatica.

Funciona sim , eu já mandei e me responderam...

Mago Louco
21-07-2005, 19:03
É só dar a opção de se mudar as cores da pele da mesma forma q se faz com a roupa. E daí q vai ter nego com pele verde, azul ?.... Role play já era mesmo.

E acredito sim q skins de pele negra iriam aumentar o racismo. Já existe uma porção de boyzinhos metidos a nazista jogando Tibia. Mas isso é motivo pra ignorar essa questão do racismo? Vamos fingir que não vemos e vamos deixar como está só por medo, conformismo ou indiferença?

Sou um branco paraibão, mas se fosse negro ia ficar muito puto de jogar com um char branco.

vint
21-07-2005, 19:35
digamos que todos tem um pouco de razão.
a cip fica na alemanha, não no brasil. ver um negro nascido na alemanha é realmente dificil, aqui no brasil há uma mistura de povos, porem o mundo não é igual ao brasil, na alemanha 99% dos nativos são brancos e ponto final, então por que raios eles incluiriam negros e seus skins se eles quase não convivem com negros??
racismo seria se tibia fosse criado por uma equipe brasileira, pois aqui há uma variedade enorme de pele e as predominantes são pretos e brancos. assim provavelmente os skins serião preto e brancos!!
outro fato que não devemos esquecer (e que outros já falaram) é que tibia é tibia e que Terra é Terra. tibia não é um reflexo da realidade tanto que eles (a cip) não se preocupa em tibia ser um jogo realista! pois não é! onde já se viu uma cidade tomada por minotauros (mitwalin) ou onde já se viu um mintouro ou um dragon (como um colega citou!!)??
acho que a cip está correta e deve deixar os skins como estão pois muitos br's e ate "gringos" iriam ser muito mais proconceituosos se houvesse um skin preto em tibia!!
fim ^^

Drago
21-07-2005, 19:37
Cara, eu acho que isso que você quer são de muitas pessoas que jogam tibia, mais afinal se colocasse preto iria criar muito mais racismo, eu li oque você disse sobre bota ordem nos GM's, mais não são eles que colocam na gente? lol... mais uma coisa se você é um negro e se sente ofendido por não coloca skin preto, existe um programa que muda os skins: só é você pegar ele, ir no photoshop ( ou pain mesmo ) tira uma SS nos 7 skins que existem ( contando com premmy ) e pinta tudo de como você prefirir , marron, preto depois você cola no tibia. flw e esqueçe essa idéia de coloca cor preta que você iria se prejudicar

Hagarth
21-07-2005, 19:42
ow kra eu acho q eles naum botam outfits negros por causa do racismo mesmo como o kra ali ja disse , ai vai um exeplo d como poderia se os outfits negros

http://img2.uploadimages.net/thumbs/tn_016993blackcollection_supergrande.jpg (http://img2.uploadimages.net/show.php?img=016993blackcollection_supergrande.jpg )
;)

wagner2pac
21-07-2005, 20:04
Bom , na minha opinião , Tibia é tibia , e mundo RL é mundo RL ...
Apesar de que não teria problema algum em colocar outfits de cores amarelas,negras,vermelhas em fim .... Mais acho q com isso poderia gerar problemas internos no jogo ... um colocando outfit de negro zuando , o outro colocando o outfit de amarelo , zuando .... E assim geraria mt mais racismo no Tibia como se tem hj ...
Então para que não tenha conflitos no jogo por cores , existem 1 unico outfit de cor....E mesmo assim ainda existe racismo la dentro ... Mais tão menos qt c tivesse outfits de cores ....
Esperto q tenha ajudado .... =]

Miizu xP~
21-07-2005, 20:15
Tudo bom com vocês?

Eu criei esse tópico para perguntar a quem quiser ler (e responder), se todos já pensaram e tiveram a mesma dúvida que eu tenho: Porque no tibia não há outfit em que o jogador tenha a pele negra? O que vocês acham disso?

Eu acredito que é surpreendente eu não ter visto nenhum tópico sobre isso em tanto tempo de jogo, e conheço muitas pessoas negras que jogam tibia como eu, e nunca se incomodaram nisso. Pensando assim, mandei um e-mail pra Cip, agorinha pouco, e estou a esperar a resposta. Meu e-mail (em Inglês), vocês podem dar uma olhada aqui:

E-mail:

Greetings Cip members,

My name is André Cury, and I have one (and a simple) doubt to ask for you guys. Before I turn this e-mail in one phrase, I would like to say Congratulations for the work that you guys did and do. Soon I'm paying my 3rd premium account to play tibia how I want it.

No more conversations, here is my asking: Why there is no outfit of black skin on tibia? That's it. I was thinking and I thought that is really unfair that black people can't play with the color that they were born and will die with that, and I'm here waiting an answer.

Thanks for understanding it,
Kind regards,
Cokobongo - Samera.

Para quem não entende inglês, uma tradução:

Olá membros da CIP,

Meu nome é André Cury e eu tenhu uma (e simples) dúvida a perguntar para todos vocês. Antes de transformar essa carta numa única frase, eu gostaria de dizer parabéns por todo o trabalho que vocês fizeram e fazem. Logo estarei pagando minha terceira premmy para jogar como eu quizer.

Sem mais enrolações, aqui está minha pergunta: Porque não há outfit de pele negra no tibia? É isso. Eu estava pensando e imaginei que é muito injusto que as pessoas não tenham a cor delas no jogo em que nasceram e vão morrer com ela. Estou esperando uma resposta.

Obrigado por entender isso,
Cokobongo - Samera.

Minha pergunta é: o que vocês acham disso? Por favor, peço que não tenham comentários racistas, isso só complica as coisas.

Valeu!
Coko~

Mal do brasileiro é esse, inventar coisas que podem prejudicar nós mesmos :/
não sou preconceituosa, mas não vê que essa simples coisas, vai gerar um baita de um preconceito? eu já acho que não deveria descreminar...!
e Outra, como o rapaz ali disse, Onde tem pele branca, tem que ter pele morena também ou você acha que não tem nada a ver com o planeta terra? ¬¬'

Mago Louco
21-07-2005, 20:26
Simples, Tibia foi criado na Alemanha. Então me diz, você ja vio algum preto na Alemanha?

Tibia foi criado na alemanha, mas o idioma do jogo é inglês.
Isso não é argumento. Tibia é um jogo do mundo.

Lion eagle
21-07-2005, 20:44
Aff... Pra ja esse eh o 9999999999 ttopico criado falando sobre isso. Eu concordo com ele, em querer defender a sua cor. Td bem. Mas magina a qtdd de wars q iam ser feitas em pvp, e os insultos e td +. Ha mt racista por esse mundo fora, nao daria pra essas pessoas aguentar td isso.

Marcel
21-07-2005, 20:54
Eu já pensei nisso algumas vezes, acho que poderiam, sim, botar chars negros. Não tenho certeza, mas será que há muitos negros na Alemanha? Acho que não. Então acho que por isso eles não se ligaram nisso. Mas acho que se um número de players mandassem um e-mail como você não seria nenhum problema eles botarem.

Nachos
22-07-2005, 00:28
@Vassily Zaitsev:

aff. vc keria pele verde?, nao ia dar pq ia ser preconceito, come 5 cachorro quente e 3 churros e vai numa montanha russa pra ver q cor q vc fica, azul tbh nao, pq quando a pessoa tah com mto frio a cara fica azulada, e vermelha tbm nao dah, pq seria preconceito contra as pessoas q nao ficam 30 horas por dia na praia pegando sol.

Juliana RoX
22-07-2005, 00:52
bom tb acho issu meio preconseituoso, mais a historia se passa em um mundu medieval, n existiam negros (tem ateh um filme com aquele ator de pele negra super legal q num lembro um nome, mais ele vai parar lah e peerguntaum se ele eh estrangere pela cor da pele e o confundem com um bruxo) os negros ficavam na africa q nem era conhecida direito, e se tivesse skins negros ia ser muita gente xingandu tb, pq o q tem de rico metido nu tibia vo ti falar eim

Cokobongo
22-07-2005, 01:37
Pq vc não se encomoda em upar de lvl por uma p.a. + barata contra os power abuse e etc em vez de se preocupar com estetica do jogo... Não estou incentivando o uso de macro + se não me engano já existe Skins pra tibia aprenda a programar e se quiser troque a image duma Knife por uma Fire Sword ai você logo em rook faz a quest da Fire Sword que legal né? E outra... qual preconceito contra a raça dos indios e etc? sei lá... estranho... poe pra por qualquer pele... entao.. pra editar o rosto e etc pq ele tem 1 bocão e cabeça achatada não gosto =/

Primeiramente, eu sou premium account, também me preucupo com power abusers, eu upo level da minha maneira, e a cor da pele é mais que uma estética de jogo. Eu jogo tibia sem skin ou sprites, se preferir, não hesitarei em baixar. Em vez da fire sword, eu tenho uma bright, serve? Posso demonstrá-la botando em seu ..

E pro final: índios não são negros, são vermelhos ou brancos (nos usa), daltônico.

Cokobongo
22-07-2005, 02:15
Vamos lá..

1. Se você disse que... outfits de diferentes cores somente iriam aumentar o racismo:
Tibianos, temos de encarar que racismo há em todos os lugares. Não podemos dar a meia volta e deixar que este tipo de sentimento nos impeça de pular barreiras. Encarar (e recriminar) o racismo é algo fundamental, e os outfits de outras cores, embora possam gerar mais racismo, não é algo impossível e é uma "ferramenta" que poderia ajudar o jogo em si a evoluir. Como o Hagarth postou, os outfits negros poderiam representar isso:

Melhor a de cima, não? É a beleza da pele e da cultura em si representada também no jogo que gostamos. Ps:. Se o host da imagem cair, me mande uma MP.

É a beleza da pele e da cultura em si representada também no jogo que gostamos.

Ok, talvez você possa estar certo. Mas aí eu te pergunto: os alemães são os jogadores em maior número no tibia? E os outros? O que eu quero que vocês entendam (quem disse ou dirá que não há negros na Alemanha) é que não importa se existem ou não muitos negros na Alemanha, mas sim, importa que existem pelo mundo todo, e que o mais ignorante e racista é ignorar sua existência. Pouco importa se em Zilmbabue tem mais pessoas negras do que na Alemanha, quem nunca viu outra pessoa negra no mínimo é Autista (ou cego).

3. Se você disse que... tibia é um jogo da época medieval, e não existiam negros:
Só posso começar dizendo lol. Tá bom que, nos tempos primórdios, no começo da civilização, no Bang-Bang, no Velho Oeste, a presença dos negros não era lá muito grande. Mas, porém, contudo e entretanto, aqui estamos no século 21 (onde já se viu celulares tão nanicos?). Apesar de que "o começo da civilização" (nada a ver, medieval é totalmente diferente, mas quis falar assim) é muiiiiiiiiiito distante daqui e agora, um pouquinho de realismo deve existir. Mesmo fora da "auta-sociedade" os negros existiam sim, não apareceram agora em 1980 junto com a disco dance. Botar isso no jogo não vai interferir em nada como "Role Playing Game" (quase morto), e só vai ajudar na, mm.. Como posso dizer? Ok, hora de inventar palavras. Recomeçando, só vai ajudar a Universialização (linda palavra =P) do tibia.

4. Se você disse que... terra é terra e tibia é tibia, e se também disse que tibia não é um reflexo da realidade. Ah, e também se disse que tibia não se preucupa em ser um jogo realista:

Ah claro, tibia não tem um pingo de realidade, é mesmo. Tibia nada se compara a vida. Em tibia temos dois braços, duas pernas, temos a fisionomia de um Homo Sapiens e somos Dúpedes (hahaha, inventando palavras novamente, lá vou eu), mas nada disso é comparado a rl né? Esse tópico eu preciso responder?

Bom, isso é tudo.. Vou botar também no tópico principal.
Ps:. F.P.S ou Frequently Phrase Said quer dizer: "Frases frequentemente ditas" em portugues.

Red Sabbath
22-07-2005, 02:32
os skinns negros deveriam existir sim, ok, criaria muito preconceito, os alemães sao todos (maioria) brancos, como diria Adolf Hittler "puros" (esse termo n deveria se usar para as pessoas), muitos brasileiros sao preconceituosos, talves pelo nº de negros no Brasil, os americanos são mto preconceituosos por uma razão historica, logo iria gerar mais preconceito e discriminação
talves a CIP n seja preconseituosa, só segue os principios nazistas impostos pelo Hittler (vai saber...)

Vassily Zaitsev
22-07-2005, 02:56

Ok , agora quem disse que tudo que tibia tem tem q ter na Terra ? ou que tudo que tem na Terra tem q ter no tibia ?

Tibia como qualquer outro jogo não é perfeito e nunca será , tibia tem defeitos mas falar que é um absurdo não ter chars negros no jogo é ridiculo, se pessoas negras se sentem encomodadas jogando com pessoas brancas isso é uma forma de racismo , ou por acaso quando você joga Ragnarok vc se sente rebaixado porque está jogando com um char coreano ? Qual o problema de se jogar com outras raças e outras nacionalidades sendo que isso é apenas um jogo ?

Cokobongo
22-07-2005, 02:56
talves a CIP n seja preconseituosa, só segue os principios nazistas impostos pelo Hittler (vai saber...)

Mmmm, lol, mas seguir os principios nazistas é racista, você sabe disso né? Nazismo, etc.
Embora seja a maior viagem ficar botando isso aqui, se você quer saber mais sobre isso leia "Mein Keimpf" (Minha luta em Alemão) escrito por Hitler em seus dias na cadeia. Mas cuidado, ok? :118:

Vassily Zaitsev
22-07-2005, 03:00

Isso que você acabou de fazer é um ato similar ao de hitler , quem disse que todos os alemães são nazistas ? Quem disse que todo brasileiro é macaco !? Quem disse que Iraquiano é terrorista !? Pelos amor de Deus parem de rotular pessoas a partir de suas raças ! Isso é ridiculo !

Cokobongo
22-07-2005, 03:03
Ok , agora quem disse que tudo que tibia tem tem q ter na Terra ? ou que tudo que tem na Terra tem q ter no tibia ?
Ok, vamos excluir um "detalhezinho" ali.

.. se pessoas negras se sentem encomodadas jogando com pessoas brancas isso é uma forma de racismo
Nossa, sério, concordo totalmente. Finalmente temos uma idéia em comum. Sim isso é realmente uma forma de racismo, mas você não preferiria que sua aparencia no jogo (a cor de sua pele, não falei nada sobre cabelo, sem viajens por favor) fosse igual a sua rl? Não é mais confortável ser quem você realmente é? Acho que o objetivo de tudo isso é respeito e uma maior interface pro jogador de Tibia.

Qual o problema de se jogar com outras raças e outras nacionalidades sendo que isso é apenas um jogo ?
Bom, jogar com outras raças e nacionalidades é a minha proposta. Agora, jogar como outras raças e nacionalidades (acho que você quis dizer a segunda opção), pelo menos para mim não me importo muito. Mas, concorde comigo que é muito melhor jogar do jeito que nasceu.

Vassily Zaitsev
22-07-2005, 03:08
Bom, jogar com outras raças e nacionalidades é a minha proposta. Agora, jogar como outras raças e nacionalidades (acho que você quis dizer a segunda opção), pelo menos para mim não me importo muito. Mas, concorde comigo que é muito melhor jogar do jeito que nasceu.

Concordo sim , é muito mais fácil ser alguem do que você já é , mas se passar por outra pessoa é mais desafiador e é dai que nasce o roleplay , é quando você se passa por alguem que nunca pensou que fosse. Algumas pessoas preferem o desafio outras a facilidade.

Eu particulamente prefiro ser alguem que sou na RL.

Cokobongo
22-07-2005, 03:14
Ai meu deus. Dessa eu não esperava.. Peraí, vou jogar um Cs pra esfriar a cabeça e depois eu volto.. Você é o cara mais chato do tibiaBR! rsrsrs, brincadeira..

Bom, eu acho que se é desafiador o role playing game, então euzinho, branco, gostaria de ser negro no outfit. Assim, o meu desafio seria enfrentar todos os tibianos racistas.. Assim tá bom? =P

Lord Alucard
22-07-2005, 03:36
Acho q soh pioraria tbm.Um monte de gente ia fazer char negro pra zua,assim como fazem com o char feminino.E tbm acho que ia dividir ainda mais a comunidade tibiana.A Cip quer q todos se sintam iguais,sem relevar raça ou nacionalidade.Por isso existe uma cor de pele padronizada,simples nao?

Vassily Zaitsev
22-07-2005, 03:41
Ai meu deus. Dessa eu não esperava.. Peraí, vou jogar um Cs pra esfriar a cabeça e depois eu volto.. Você é o cara mais chato do tibiaBR! rsrsrs, brincadeira..

Bom, eu acho que se é desafiador o role playing game, então euzinho, branco, gostaria de ser negro no outfit. Assim, o meu desafio seria enfrentar todos os tibianos racistas.. Assim tá bom? =P

Não to falando quem é ou quem não é roleplay , eu mesmo admito que não sou de fazer roleplay, tb n to mandando ser aquilo que não é , cada um faz oq quer da vida.

Eu não quis dizer isso mal ae.

Cokobongo
22-07-2005, 16:32
E o e-mail que não chega...

Kagome Higurashi
22-07-2005, 16:39
olha...com certeza, várias pessoas pensam nisso, mas há um problema:
imagine se uma guild só pudessem entrar gente de outfits negros? e vice-versa?
e COM CERTEZA haveria muitas guerras por causa disso (brancosXnegros)
eh minha opinião...

Cokobongo
22-07-2005, 18:34
olha...com certeza, várias pessoas pensam nisso, mas há um problema:
imagine se uma guild só pudessem entrar gente de outfits negros? e vice-versa?
e COM CERTEZA haveria muitas guerras por causa disso (brancosXnegros)
eh minha opinião...

A opinião da guild faz sentido.

Kivia
22-07-2005, 19:18
@Vassily Zaitsev:

Sinceramente.. acho q vc ta errado.. de alguma cor, os chars precisavam ser de qualquer jeito, escolheram branco, taum TODOS devem ser brancos, aposto q deve ter passado pela cabeça dos kras fzerem negros, mas com a inteligência e raciocínio que lhes foram dados, decidiram deixar só os brancos, não estou falando isso por racismo, acompanhem comigo..
Hj em dia, existem no br, e no mundo inteiro mtaaaaaas pessoas racistas q não se importam de mostrar isso, os negros enfrentam todos os dias esse tipo de pessoas, agora.. imaginem q tivessem chars negros e brancos.. vcs não acham q o racismo de alguns iriam se revelar?? Nos mundos pvps seria um horror!! O povo no tibia é mau e cruel!! tenho certeza q fariam guildas só para matar os negros, sem contar com outros q iriam xingar, iriam chamar de noob, e mtaaaas outras coisas só pq o bonekinho do kra eh negro!! (bonekinho.. lol) os negros já precisam enfrentar isso no dia a dia!! Mas pow!! imagina os kras irem jogar um jogo pra relaxar, pra se divertir, e ter q continuar enfrentando o povo racista? Acho q seria demais!! Acho mto certo só existir uma raça no tibia, todos serem iguais, pra assim não causar mais intrigas que não sejam realmente do jogo, afinal, a vida real deve ser deixada de lado qndo se está jogando e vice-versa!!
Essa eh a minha opinião!!
Bjs, Kivia

driguets
23-07-2005, 01:45
Vamos lá..

É a beleza da pele e da cultura em si representada também no jogo que gostamos.

Bom, isso é tudo.. Vou botar também no tópico principal.
Ps:. F.P.S ou Frequently Phrase Said quer dizer: "Frases frequentemente ditas" em portugues.

Então vamos ver...
RFPS (Reply for Frequently Phrase Said) (resposta as frases freqüentemente faladas)

1.Se você disse que...outfits de diferentes cores somente iriam aumentar o racismo:
O racismo está presente em todos os lugares, certo? Certo! Mas você não considerou o seguinte: no mundo real eles construíram algo que muita gente chama de direitos humanos, que nos garante o direito a vida, e aí matar foi proibido. Para chegar a tal nível de evolução, básico para a eliminação do racismo (afinal, matança excessiva seria a principal forma), a CIP teria que eliminar todos os mundos PvP existentes, o que causaria grande debandada dos usuários, indignados com o fato de não poder matar mais ninguém, e os que sobrassem, boicotaria, só de indignação.
Se essa idéia pareceu maluca, então tente sugerir outra, que mantenha as leis do negro iguais aos do branco e os mundo PvP?

2. Se você disse que... não existem muitos negros na Alemanha:
Essa é ridícula, nem vou comentar

3. Se você disse que...tibia é um jogo da época medieval, e não existiam negros:
Existiam negros sim, mais eles estavam confinados na África, em suas tribos atrasadas e talvez nem imaginassem o que fosse uma espada. Outra: Me diga um conto de fadas, unzinho que seja, da época medieval na Europa que inclua um negro. Até agora Tibia foi extremamente fiel aos contos, pois muitos deles incluíam cavaleiros bravos, que enfrentava monstros e dragões. A única coisa incongruente a época é a bola de futebol e talvez a caixa postal (mas o correio foi inventado pelos chineses muito antes dessa época).

Essa é simples: como eu havia dito Tibia está sendo fiel ao seu inspirador (O mágico mundo medieval) só contando o deslize da bola e a caixa postal.

Sem mais.

Greiskul
23-07-2005, 03:10
O que? Você nem sequer se lembrou dos asiaticos? RACISTA!
Se fossem adicionar negros, teriam que adicionar asiaticos. E toda e qualquer outra etnia. E assim como você se esqueceu de todas outras etnias, quem sabe a cip simplesmente se esqueceu delas tambem?

Ps: E a população asiatica é bem maior que a negra (china e seus bilhões). Então nada de falar que a etnia negra é mais importante a ser adicionada.

shadow guard
23-07-2005, 03:33
Concordo com vc Cocobongo.....a CIP podia por skins negras no tibia...axo q eh injustiça mano n eh soh branco q joga........

graal
23-07-2005, 03:37
Aff... Pra ja esse eh o 9999999999 ttopico criado falando sobre isso. Eu concordo com ele, em querer defender a sua cor. Td bem. Mas magina a qtdd de wars q iam ser feitas em pvp, e os insultos e td +. Ha mt racista por esse mundo fora, nao daria pra essas pessoas aguentar td isso.
Pense por esse lado, eles teriam que aguentar várias wars q iam ser feitas, xingamentos, etc, certo? Mas o que eles sofrem todos os dias da vida deles? Se eles são assim na vida real, por que eles não podem ter a opção de ser assim no jogo também? Isso seria uma opção deles, eles usariam se quisessem. Eu acho que uma opção é sempre bem vinda, se ninguém quiser usar, tudo bem, foi dada a opção.

Eu realmente sou a favor disso, mesmo sendo branco. Talvez eu até criasse um personagem negro (por que não? isso é RP, aquele não tem que ser um retrato meu, tem que ser um personagem que eu esteja interpretando, então independente de eu ser ou não negro, eu posso ter um personagem negro.)

Quanto a idéia de poder deixar a skin nas mesmas cores que as roupas, eu acho uma boa idéia, pois assim ficaria mais livre, porém acho que se você pudesse mudar sua pele durante o jogo, ficaria meio ridículo (acho que deveria ser algo que você escolhe uma vez e não pode mais mudar, ou então que você pode mudar através de mágica, poção ou algo assim). E pra quem acha que isso diminuiria o roleplay, eu discordo. Poderia vir até a aumentar o roleplay, pois você pode criar todo um background pra um personagem de uma cor diferente, como uma raça diferente ou algo que você queira.

Falou.

Shadow Wolf
23-07-2005, 14:51
Sei não, tibia é o periodo das guerras, onde as pessoas negras eram escravizados a fazerem trabalho as pessoas (sem racismo, só estou mensionando isso), tibia não é como a nossa era moderna de agora :P , e se vc ver nos filmes de guerra (antigos) não vai haver muitas pessoas negras.

gUgA_hF
23-07-2005, 14:56
Meu, imagina a quantidade de brancos saindo pelas ruas de Carlin caçando os negros? Isso seria totalmente racista.

graal
23-07-2005, 16:18
Meu, imagina a quantidade de brancos saindo pelas ruas de Carlin caçando os negros? Isso seria totalmente racista.
Cara, isso que estou dizendo. Se existir racismo in-game, é porque também existe na vida real, e se existir na vida real, qual o problema de também existir in-game? E além disso, seria um opção, em nenhum momento eu disse que todos os negros teriam que usar chars negros.

Tio sorriso
23-07-2005, 16:40
Nunca vi nenhum movimento de negros dizendo que querem isso, para mim qualquer resposta que a CIP der será plausível, afinal o jogo é deles, pior é se eles tivessem OFENDIDO alguém com isso, mais eu não vejo nenhuma ofença.

Outra coisa, membros desta tal ordem não deveriam postar tópicos que já apareceram no geral 39875983275²¹³²¹³¹²¹³²³²¹³¹²³ vezes multiplicados pelas estrelas no céu (contando com as cadentes).
Ainda que o tópico esteja muitoooo bonitinhu, essas razões aí são simplesmente o que as pessoas apresentaram nos outros tópicos, razões que pelo jeito você ja tem as respostas ;0 .

RapX
24-07-2005, 21:50
é, o unico jeito é colocarem logo a opção.
ia ser mto simples e acabaria com isso.
do mesmo jeito q tem o outfit "next", podia ter skin "next", 3 tipo, ranco negro e mestiço, mto simples, no paint jah faz, só pintar

Luz_di_Amor
24-07-2005, 22:45
Primeiro já existiu milhares de tópicos como esse.
Segundo tibia é um mundo , planeta terra é outro , ou por acaso você já viu dragões andando pela rua ?

Tibia é um mundo diferente da terra , oq tem na terra não precisa ter no tibia , oq tem no tibia n precisa ter na terra entendeu ? É por isso que não existe negros no tibia.

Outra razão é q isso incentivaria o recismo

~Vassily

E vc ainda se diz seguidor da ordem de Valar? Que vergonha...

@ Tópico
Excelente tópico. Meus parabéns pela iniciativa com o e-mail. Muitos tiveram a idéia e postaram aqui, mas ninguém havia (pelo que eu saiba) tomado atitude. Mas sem bate-papo, eu apoio sua idéia. Outfits de peles diferentes seria mais um leque à se abrir nos próximos Updates.

PS: Tá achando quevai dá racismo? Intaum num usa a p* do outfit pô! :mad:

Cronos
25-07-2005, 01:20
O que? Você nem sequer se lembrou dos asiaticos? RACISTA!

Eu concordo com o cara ali de cima se vc acha q eles foram racistas, vc tbm foi pq só ligou para Outfits de pele negra vc não lembrou dos asiaticos e nem dos indios (que por sinal sou descendente), pq colocar Outfits de pele negra é a principal mudança q tem q ser feita?
Eu acho q o jogo deve continuar do geito q esta pois, eu jogo com o Outfits de pele branca e não ligo, jogo GTA em q o personagem é negro e tbm não ligo, eu não acho q isso seja rascimo afinal de contas alguem ja viu um jogo q o personagem é um indio? nem por isso eu acho q é rascimo.
Eu acho q isso só iria gerar + discriminação, + se colocarem Outfits de pele morena eu não vejo ploblema afinal de contas cada um faz seu personagem como quiser.

Obs. Isso é só minha opinião, se a de alguem é diferente eu respeito por isso eu pesso q respeite e minha

Lek Phoda
25-07-2005, 03:00
Excelente tópico realmente.
Gostaria de ressaltar que não estou querendo ser racista, mas existem prós e contras nesse caso.
Se fossem criar personagens negros, também deveriam criar personagens de outras etnias. Mas seria simples, continuariam os mesmos outfits e entrariam seleção de cores.
Exemplo: Branco, Pardo, Negro.
Mas agora imagina a seguinte situação:
Um menino negro, assistido pelo pai, baixa e começa a jogar um RPG chamado Tibia. Nele, a criança escolhe um personagem e coloca nele a mesma cor de sua pele. Daí ele sai do templo em Rookgaard, e, como sempre tem aqueles noobs que não tem o que fazer e chega pra ele e diz coisas deploráveis a respeito de sua etnia. Aí o pai resolve processar a Cip por danos morais, etc. Eh difiícil, mas é a realidade.
Solução ?
Simples: melhorar um pouco os outfits do Tibia, ao invés de ser simples pessoas com roupas comuns, poderiam colocar uma espécie de "equipamento" (não exibir todos os equipamentos que o jogador possui, apenas equipamentos que seriam fixos para cada vocaçao. Ex.: Kina com uma espada, armadura e escudo. Pally com um arco e sua armadura. Sorc e Druids com um cajado, etc. ).
Assim, os chars nao seriam nem brancos, nem negros, nem pardos, nem índios. Seriam uniformes :).

Cokobongo
25-07-2005, 04:01
Eu concordo com o cara ali de cima se vc acha q eles foram racistas, vc tbm foi pq só ligou para Outfits de pele negra vc não lembrou dos asiaticos e nem dos indios (que por sinal sou descendente), pq colocar Outfits de pele negra é a principal mudança q tem q ser feita?
Eu acho q o jogo deve continuar do geito q esta pois, eu jogo com o Outfits de pele branca e não ligo, jogo GTA em q o personagem é negro e tbm não ligo, eu não acho q isso seja rascimo afinal de contas alguem ja viu um jogo q o personagem é um indio? nem por isso eu acho q é rascimo.
Eu acho q isso só iria gerar + discriminação, + se colocarem Outfits de pele morena eu não vejo ploblema afinal de contas cada um faz seu personagem como quiser.

Obs. Isso é só minha opinião, se a de alguem é diferente eu respeito por isso eu pesso q respeite e minha

Tá tá. Negros, amarelos, aborígenas, índios.. Citei a pele negra como exemplo e mais nada! Não mete linguiça onde não dá.

Hamburger, cara da paz
25-07-2005, 04:05
cara ia rolar war brancoXpreto os cara iam deixa de vender coisas e iam dizer preto fedorento nao ia dar certo pq todos nso temos um pouco de racismo dentro de nos

Cokobongo
25-07-2005, 04:12
Então vamos ver...
RFPS (Reply for Frequently Phrase Said) (resposta as frases freqüentemente faladas)

1.Se você disse que...outfits de diferentes cores somente iriam aumentar o racismo:
O racismo está presente em todos os lugares, certo? Certo! Mas você não considerou o seguinte: no mundo real eles construíram algo que muita gente chama de direitos humanos, que nos garante o direito a vida, e aí matar foi proibido. Para chegar a tal nível de evolução, básico para a eliminação do racismo (afinal, matança excessiva seria a principal forma), a CIP teria que eliminar todos os mundos PvP existentes, o que causaria grande debandada dos usuários, indignados com o fato de não poder matar mais ninguém, e os que sobrassem, boicotaria, só de indignação.
Se essa idéia pareceu maluca, então tente sugerir outra, que mantenha as leis do negro iguais aos do branco e os mundo PvP?

2. Se você disse que... não existem muitos negros na Alemanha:
Essa é ridícula, nem vou comentar

3. Se você disse que...tibia é um jogo da época medieval, e não existiam negros:
Existiam negros sim, mais eles estavam confinados na África, em suas tribos atrasadas e talvez nem imaginassem o que fosse uma espada. Outra: Me diga um conto de fadas, unzinho que seja, da época medieval na Europa que inclua um negro. Até agora Tibia foi extremamente fiel aos contos, pois muitos deles incluíam cavaleiros bravos, que enfrentava monstros e dragões. A única coisa incongruente a época é a bola de futebol e talvez a caixa postal (mas o correio foi inventado pelos chineses muito antes dessa época).

Essa é simples: como eu havia dito Tibia está sendo fiel ao seu inspirador (O mágico mundo medieval) só contando o deslize da bola e a caixa postal.

Sem mais.

Vamos lá..
Resposta pra 1.
Nossa, eliminar todos os servers PvP foi meio assustador, e se me permite, foi uma viajem e tanto considerando o ponto inicial. Não há leis no tibia (tirando a dos GM's, se é que isso é lei) e pra mim isso foi otra boiada. Quanto aos insultos, existe a lista para ignorar as pessoas.
Resposta pra 3.
Bom, nunca percebi tibia tão ligado aos contos de fada e as histórias medievais, mas se você mostrou esse lado, eu axo alguma história antiga que mostrem negros (que incrivelmente não estão confinados na África).
<Depois da pesquisa -.-> .. O conto "Branca de Neve" (por mais irônico que seja) teve sua versão original com passagens em que negros a ajudavam a escapar de bruxas e outros vilões. Olha, realmente esse não é o ponto. Tibia pode ser fiel e tudo isso, mas também civilizadamente.
Resposta pra 4.
O mágico mundo medieval não tinha negros? :X

Quero ver quando a resposta deste e-mail chegar...

golden dragon
25-07-2005, 10:43
muito bom o seu post, e essa questão é interessante, isso me lembra a fake do cyclop negro

NoName: um cyc negro da mais medo que o branco

PacodelaVega
25-07-2005, 13:54
eu concordo com a ideia do topico.
esses tempos eu estava pensando nisso.
Pq nao tem outfit negro?
talvez seja pq os kra sao preguiçoso mesmo... nao eh tao facil assim implementar graficos em um jogo.
mas eh uma ideia q a cip podia sim acrescentar no jogo.

Cokobongo
25-07-2005, 19:18
Ufa! Fomos respondidos.. Que bom! Pra variar foi a opinião geral.. Também permito me dizer que fiquei meio assustado que eles já pensaram nisso xD . Bom, de qualquer jeito acho que depois dessa o tópico encerrou, vou vir aqui só pra tirar algumas dúvidas..

Quase esqueci!
Resposta em Inglês:

Thank you for your email.

We have thaught about this idea many times ourselves and always found it would be very nice to have that. However, the reason why we have not and will not implement this is the possible problems this might cause in the community. You know about all the disputes and wars already going on because of real life differences in nationality. If we were to offer this possibility to identify someones real life attributes, there would very soon be groups fighting each other just because of their skin colour, and we do not want that. So in fact, we do this as a protective measure against possible racist threats agains all those who would then choose another skin colour, and of course we do not mean it in any way discriminating or offending those with other skin colours. Tibia is a virtual roleplaying game, so we do not incourage anyone to bring in anything from his real life into this game.

I hope you understand our reasons and will still enjoy your role in Tibia.

Kind regards,
Florian Eckert
Tibia Customer Support

*•*•*•*•*•*•**•*•*•*•*•*•*
E-mail em Português:

Obrigado por seu e-mail,

Nós pensamos muito sobre essa idéia e sempre achamos que seria muito legal ter isso. Contudo, a rasão para que nós não botaremos isso no jogo são os possíveis problemas que poderiam ser causados em nossa comunidade. Você conhece sobre todas as disputas e guerras já acontecendo por causa de diferenças de nacionalidade na RL. Se nós oferecessemos essa possibilidade para "indentificação" de rl características, logo logo existiram grupos brigando uns com outros somente por causa da cor de suas peles, e nós realmente não queremos isso. Então, de fato estamos fazendo isso como uma "ferramente" de proteção contra possíveis problemas racistas, e é claro que não queremos de nenhum jeito discriminar ou ofender jogadores com outras cores. Tibia é um jogo virtual de roleplaying, e não encorajamos ninguém a trazer nada da vida para dentro do jogo.

*•*•*•*•*•*•**•*•*•*•*•*•*

!!!!
Extremamente esclarecedor.. Meu outro tópico logo trará mais polêmica. Espero que todos entenderam o que estávamos discutindo. Minha idéia mudou, e estou até feliz com isso! :P

Tenham todos um bom dia..

◊₪¥ø₪◊
25-07-2005, 20:30
nem os RPGs nacionais tem negro imagina um alemaum...

soh em sonhos.... sry =/

Carrerinha
25-07-2005, 22:28
intaum deveria ter chars gordos, chars de 2 metro, chars sem braço sem perna...

os brancos tem o poder da inteligencia, enquanto os negros da força, velocidade, etc.! :yelrotflm

driguets
25-07-2005, 23:18
Se nós oferecessemos essa possibilidade para "indentificação" de rl características, logo logo existiram grupos brigando uns com outros somente por causa da cor de suas peles

O que eu cansei de dizer? :yelrotflm

Cokobongo
26-07-2005, 01:27

os brancos tem o poder da inteligencia, enquanto os negros da força, velocidade, etc.! :yelrotflm

Você disse: "os brancos tem o poder da inteligencia, enquanto os negros da força, velocidade, etc.!" .. Você é um racista, parabéns. E outra, você não leu o tópico inteiro, parabéns!
Uhul, yeah!

Timmy
26-07-2005, 01:44
É claro, como nas regras, racismo é totalmente proibido no jogo Tibia, mais axo q ao fazerem os Skins, Outfits, nao passaram as suas cabeças em fazerem Outfits na cor Negra. Se a barra OUTFIT do char tivesse um jeito d colocar a pessoa negra, é claro, haveria muitas outras opcoes, outros tipos d cabelos, calças, etc... Então ficaria mto complexo, eu axo, para uma simples 'roupinha' do tibia, q é um Roleplay online MMORPG...
Se chegasse a influenciar alguma coisa esse outfit, poderiamos pensar melhor, mais quem sabe, um dia isso chege a realidade? ;)

Obrigado

Flws

Lek Phoda
26-07-2005, 16:19

Errado. -.-
You advanced in Racism.
Deixa ser retardado, presta atenção em quantos negros já fizeram história exatamente por serem inteligentes. E em quantos brancos ja fizeram história por serem bons atletas... Tsc tsc, axei que no Século XXI as pessoas ja tivessem mudado.

Lek~