PDA

View Full Version : Índice Glicêmico, integrais, preocupações??

Angus Rookgaard
30-07-2012, 02:40
Hahahaha Li isso aqui e vou compartilhar com vocês:

--

A única vantagem de comer comidas com baixo IG é o suposto maior controle da fome. Mas uma caloria é sempre uma caloria, e não vai ser a diferença de índice glicêmico, ainda mais se a comida não for açúcar, que vai fazer ela virar gordura ou músculo. Se vc quer pagar caro e comer pão (falsamente) integral ok, mas eu não vejo vantagem nenhuma em ter ortorexia non-sense e ter de ficar comendo coisas como batata doce pensando apenas em IG.

Breves explicações:

1- Calorias são calorias e não dá pra fugir disso seja comendo limpo, com uma freqüência de alimentação diferente, um suplemento termogênico**ou a nova dieta que aparece por aí ou revista boa forma.

2- Seu corpo não enxerga comer limpo ou sujo, ele enxerga: proteínas, carboidratos e lipídios

3 – A insulina não é tão vilã como dizem por aí, e nem funciona como explicam por aí. Você pode ter sensibilidade nos músculos mas ser resistente na gordura; pode ter sensibilidade na gordura e ser resistente nos músculos; entre várias combinações.**Porém, no geral, as pessoas são sim resistentes ou sensíveis a insulina. Mas ser resistente não é ser uma coisa ruim, já que isso automaticamente não te deixa mais gordo. E, aliás, ser resistente a insulina quando se está fazendo dieta é uma coisa muito boa, já que vc pode cortar os carboidratos sem sofrer tanto e sobra mais glicose pro cérebro, que precisa disso como combustível.

4- Não estou falando que não é importante comer limpo. A importância é de que comendo assim vc consiga controlar a fome, adquirir micronutrientes e as fibras necessárias a alimentação. Mas chega de ortorexia, né. Somos humanos também.

5- Vejo as pessoas por aí dando importância demais para os hormônios em tudo quanto é coisa: blábláblá vai liberar GH blábláblá testosterona, sendo que todo ambiente hormonal nunca se alterará tanto de maneira natural para que traga benefícios que vai mudar sua vida, seu shape, etc.

Moral da história: É claro que eu não to falando pra ninguém fazer a dieta do Mc donalds aí, pq ela é ruim por outros motivos (muita sacarose e gordura etc). O principal ponto que eu queria passar pra galera era para pararem de se importar com coisas irrelevantes do tipo: arroz x arroz integral; batata normal x batata doce ; pão x pão integral; quando o índice glicêmico não fará diferença alguma.

Se for pra usar alimentos integrais ou coisas do tipo, usem pelas fibras e nutrientes, mas por favor não achem que isso vai melhorar seu shape.

Mike Linday:

"Por isso que muitas vezes vemos pessoas tendo bons resultados sem muita noção de dieta, enquanto pessoas super preocupadas com a dieta tem resultados medíocres.

As pessoas muitas vezes ignoram o fator psicológico, o amor próprio, acabam se estressando por besteiras e por isso falham "

FONTES:

Estudo:

http://www.bodyrecom...rch-review.html

Bônus** :

http://www.cnn.com/2...ssor/index.html

resumo (Lyle mcdonald, para quem não sabe **):

"In terms of the hormonal response, clean vs. unclean just doesn’t matter, it’s all about calories and macros.

Which is what I’ve been saying all along. "

e como influenciaria?**

http://weightology.n...n&searchsubmit=

resumo (James Krieger) :

***** Insulin suppresses appetite; it does not increase it - o que aumenta é a queda repentina dela
***** A high carbohydrate diet does not cause chronically high insulin levels
***** Protein is insulinemic, and in certain cases, can be just as insulinemic as carbohydrate
***** Contrary to popular belief, glucagon does not “cancel out” the suppression of lipolysis by insulin when protein is ingested
***** The insulinemic effects of protein are due to a direct stimulatory effect on the pancreas, and not because the protein is converted to glucose
***** The combination of protein and carbohydrate can produce greater insulin secretion than either one alone, yet high protein, moderate-to-high carbohydrate diets are very effective for weight loss
***** Very high carbohydrate diets have been demonstrated to produce weight loss when people are in an energy deficit
***** Dairy is extremely insulinemic, just as insulinemic as white bread, yet does not promote weight gain in the absence of an energy surplus.**This is supported by a very large number of studies, including animal studies, observational studies, and randomized controlled trials.
***** Insulin is not required for fat storage
***** Insulin levels are not predictive of weight gain or weight loss in the majority of prospective studies
***** Exenatide restores rapid phase insulin release in diabetics, yet causes weight loss
***** The effects of insulin injection cannot be compared to normal physiological insulin release, since amylin is co-secreted with insulin from the pancreas
***** Insulin mainly functions as an inhibitory hormone rather than a storage hormone, acting as a brake on many important physiologic processes
***** A type I diabetic without insulin becomes hyperglycemic because of overproduction of glucose by the liver, not because insulin can’t get into cells
***** Insulin enhances the uptake of glucose into cells, but is not required for it
***** Insulin regulates blood sugar after a meal both by stopping the liver from producing glucose and enhancing glucose uptake into cells.
***** In a fasted state, insulin regulates blood sugar by controlling glucose production of the liver, not by affecting the uptake of glucose into cells
***** You cannot simply look at the temporary effects of insulin on lipolysis and glucose storage.**You have to address what is happening over a 24-hour period; body fat will not increase if there is no overall energy surplus. - ou seja insulina estável ou insulina sobe e desce > resultado é o mesmo no final

Ldm
30-07-2012, 02:58
A bomba foi plantada.

Vamos aguardar os nutricionistas de plantão criticarem o autor do texto, que provavelmente é só mais um querendo pagar de hardcore :P

Afinal, índice glicêmico, tempo de absorção da proteína e uma série de variáveis explicitadas nos mais diversos artigos são de fundamental importância pra hipertrofia muscular.

Abraços.

Criatura
30-07-2012, 12:14
E se uma pessoa que come arroz branco, pão francês, sucos, batata normal passar a comer arroz integral, pão integral blabalbalb e obtem resultados melhores?

A questão tambem não é só fisiculturismo, as pessoas hoje em dia comem pouca fibra e isso é fato..A questão é saude tambem, um atleta ou amador que come em grandes quatidades PRECISA ter uma dieta adaptada pra isso, você come mais e libera mais insulina, você precisa ter um controle ai, se não com o passar dos anos teu pancreas pode ter um desgaste e até desenvolver uma doença cronica..

Logico que não precisamos ser extremos, de vez em quando ou outra, duas vezes na semana eu como um arroz branco porque não sou de ferro, mas se você tem um objetivo, acredito que você deve buscar o maximo pra atingir ele, alguem que quer crescer limpo na minha OPINIÃO não pode se dar ao luxo de ficar comendo arroz branco e batata normal toda hora..Logico que se funciona com você, quem sou eu ou alguem pra contradizer né?
O proprio phil heath (por mais que seja errado comparar um profissional com amadores) usa arroz branco no lugar do integral.

Derek Poundstone
30-07-2012, 13:07
E se uma pessoa que come arroz branco, pão francês, sucos, batata normal passar a comer arroz integral, pão integral blabalbalb e obtem resultados melhores?

A questão tambem não é só fisiculturismo, as pessoas hoje em dia comem pouca fibra e isso é fato..A questão é saude tambem, um atleta ou amador que come em grandes quatidades PRECISA ter uma dieta adaptada pra isso, você come mais e libera mais insulina, você precisa ter um controle ai, se não com o passar dos anos teu pancreas pode ter um desgaste e até desenvolver uma doença cronica..

Logico que não precisamos ser extremos, de vez em quando ou outra, duas vezes na semana eu como um arroz branco porque não sou de ferro, mas se você tem um objetivo, acredito que você deve buscar o maximo pra atingir ele, alguem que quer crescer limpo na minha OPINIÃO não pode se dar ao luxo de ficar comendo arroz branco e batata normal toda hora..Logico que se funciona com você, quem sou eu ou alguem pra contradizer né?
O proprio phil heath (por mais que seja errado comparar um profissional com amadores) usa arroz branco no lugar do integral.

Melhores resultados?
não creio.
A não ser que, nesse mesmo exemplo, o cidadão citado faça o que 95% dos marrombeiros (se não mais) fazem: negligenciar os micronutrientes, e ao passar a consumir mais alimentos naturais, integrais, baixo IG e etc, aumente esse consumo, ou melhore-o, aí acho possivel a sua citação.
Quanto a insulina> sem haver predisposição genética ou outros fatores externos (tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, péssimos atos alimentares --lembrando aqui que no caso citado no texto, é apenas para você comer algumas coisas normais, e não se entupir de chocolate--) o desenvolvimento de tais doenças é muito mais raro e provavelmente não será causado pelo consumo de alimentos de alto IG.
Phil Heath seria um exemplo invalido, com a quantia de insulina, GH, trembolona e afins que o mesmo injeta diariamente, a sua dieta requer quantias tão monstruosas de calorias, que seria humanamente impossivel ficar longos períodos de tempo comendo apenas alimentos "saudaveis" e mesmo assim conseguir um bom "bulking".
Em pré-contest é outra história totalmente diferente.
A questão é que seu corpo sempre tende à homeostase, seja como for sua dieta, ele vai tentar se adaptar, e se for possivel, se adaptará, apesar disso causar alguns riscos em certos casos.
Se as pessoas parassem de achar que o caso do texto é = comer só tranqueira, veriam que faz sentido.
Meu ponto não foi diretamente à você, apenas citei seu texto por ter uns pontos comumente usados por pessoas defensoras do "oldstyle"

Criatura
30-07-2012, 13:19
Não se preocupe, estamos aqui pra debater, é por isso que é um forum.
Sobre phil heath realmente, foi o que eu disse, é errado comparar.

Acho que fica que nem a questão do ovo..Tem gente que come 12 ovos por dia a anos e não tem se quer nenhuma alteração no colesterol, e ai nenhum doutor ou mestre pode argumentar contra isso.
Tem gente que come arroz branco e se dá bem..Não sei, mas desde que comecei a usar alimentos integrais eu consegui dar uma controlada no ganho de gordura..E novamente, as pessoas hoje em dias comem pouca fibra, se eu não me engano o recomendado pra homens é de 25g~30g, e na minha OPINIÃO é essencial incluir alimentos desse tipo, o que não quer dizer tambem que seja o fim do mundo comer arroz branco ou batata normal, como eu mesmo disse, eu como as vezes.

ps: agora que vi, escrevi errado quanto a "melhores resutlados", eu queria dizer algo em relação ao ganho de gordura.

Derek Poundstone
30-07-2012, 13:36
Não se preocupe, estamos aqui pra debater, é por isso que é um forum.
Sobre phil heath realmente, foi o que eu disse, é errado comparar.

Acho que fica que nem a questão do ovo..Tem gente que come 12 ovos por dia a anos e não tem se quer nenhuma alteração no colesterol, e ai nenhum doutor ou mestre pode argumentar contra isso.
Tem gente que come arroz branco e se dá bem..Não sei, mas desde que comecei a usar alimentos integrais eu consegui dar uma controlada no ganho de gordura..E novamente, as pessoas hoje em dias comem pouca fibra, se eu não me engano o recomendado pra homens é de 25g~30g, e na minha OPINIÃO é essencial incluir alimentos desse tipo, o que não quer dizer tambem que seja o fim do mundo comer arroz branco ou batata normal, como eu mesmo disse, eu como as vezes.

ps: agora que vi, escrevi errado quanto a "melhores resutlados", eu queria dizer algo em relação ao ganho de gordura.

Exatamente, se funciona para você, OK, apenas o bom é sempre não generalizar para todos, nisso concordo
Apenas acho, que para a maioria de nós mortais, incluir alimentos como pão frances na dieta, em quantias normais (não exageradas) não vai afetar negativamente nenhum resultado.
claro, defendo ainda que alimentos integrais e tudo mais são essenciais, pois contém nutrientes muito uteis e todos deveriam consumi-los, sou totalmente contra uma dieta apenas com alimentos industrializados, baixo IG e tudo mais justamente por isso (fibras entram nessa contagem também)
o segredo é controlar o que você faz, não se apegar apenas a alimentos considerados saudaveis, como batata doce, e nem apenas à "porcarias"

Angus Rookgaard
30-07-2012, 13:41
Exatamente, se funciona para você, OK, apenas o bom é sempre não generalizar para todos, nisso concordo
Apenas acho, que para a maioria de nós mortais, incluir alimentos como pão frances na dieta, em quantias normais (não exageradas) não vai afetar negativamente nenhum resultado.
claro, defendo ainda que alimentos integrais e tudo mais são essenciais, pois contém nutrientes muito uteis e todos deveriam consumi-los, sou totalmente contra uma dieta apenas com alimentos industrializados, baixo IG e tudo mais justamente por isso (fibras entram nessa contagem também)
o segredo é controlar o que você faz, não se apegar apenas a alimentos considerados saudaveis, como batata doce, e nem apenas à "porcarias"

É isso, aí. O que mais eu vejo cara, é nego extremamente preocupado com a alimentação para o trein. Sempre pão integral, verificar se é com farinha integral mesmo, comprar macarrão integral , somente clara de ovos brancos, nunca comer isso ou aquilo e muitas vezes ignoram o fator psicológico.

Negócio é relaxar e equilibrar.

Criatura
30-07-2012, 15:19
Concordo meus caros amigos, bons pontos abordados Angus e Derek