View Full Version : O Tibia de 1990. Bem mais velho que vocês pensavam.
Alca Vicius
29-06-2005, 16:19
Hola!
Que o jogo Tibia é velho, todos sabem.
Que a aparência dele é de jogo velho, mais ainda.
Mas alguém sabe de quanto data a velhice do jogo?
Se forem pesquisar sobre Tibia, vocês encontrarão registros até de 1995-1996, quando o Guido era um calouro espinhento na faculdade de Ciências da Computação na Alemanha, Steve e Durin eram amigos chegados e o Knightmare era o vizinho pentelho desde os três anos de idade.
Pois bem, se vocês olharem bem, e procurarem bem, vocês encontrarão velhíssimas screenshots do Tibia, datadas de 1997-1999 que serão similares a esta abaixo:
http://img240.echo.cx/img240/9945/oldestskool0zy.gif
Agora o que poucos sabem (creio eu) que a idéia desse joguete é MUITO mais velha do que se imagina.
E o Guido se aproveitou dos gráficos de um jogo velhíssimo (era de esperar) para fazer seu joguete dos sonhos.
E o jogo que ele escolheu para pegar emprestado os gráficos isométricos foi Ultima VI. Esse jogo foi lançado em 1990, e eu tive a chance de jogá-lo.
Vejam as Screenshots que tirei, e comparem com o Tibia antigo.
http://img176.echo.cx/img176/292/eldestii2qc.gif
Para efeito de comparação... o site www.jungbluth.de/tibia parece ser um antigo fansite do Tibia em 1999, ele contém uma variedade de gráficos tibianos velhos para comparação (O Bear parece ser feito no paint /o/).
Encontrei de tudo, rots, skeletons, trolls, minos, ghouls... essas SSs são do comesso do jogo. Um está com Chain Set.
Algum nostálgico se interessou pelo jogo para relembrar o Tibia antigo? Procure em sites de SNES ou emuladores de IBM pelo jogo Ultima VI.
A propósito, se forem jogar, descobrirão o porquê de o Tibia não ter música.
Outra coisa, achei esse jogo deveras interessante porque ele tem muitos itens que foram jogados no Tibia (Vários foram extintos, um exemplo é o Scroll, que permitia um Knight, por exemplo, usar Exura-Vita se atingisse ml suficiente para tal). Outros que você encontrará utilidades que provavelmente não há no Tibia (Um exemplo é o telescópio que realmente funciona, eu não tenho relatos de que o telescópio tibiano funciona. No caso do Ultima, ele enxerga tudo num raio de três telas, bom pra ver lurings ou invasions).
De qualquer forma toh jogano ele pra ver se axo alguma quest que tenha similar no Tibia.
Mas tem que ter saco, meu pally sem conjure bolt ali tah foda -.-
rox as SS, esse ULTIMA VI e bem parecido com o tibia (NO COMESSO) GRATZ pela REPORTAGEN ;)
bYe xD
Lord of Chaos
29-06-2005, 16:27
affffff....
e eu q pensava q pelo menos os graficos eram originais...:(
PS:bem velhinho hein?
AH!
se aqlas armas sao/eram do Tibia, wtf d sword eh aqla d tres pontas?
Yakut Yagami
29-06-2005, 16:40
kralho mas tu eu entendi bem? tu jogava akele jogo ali em 90? oO mal existia pc aki nessa epoka ;P e tu devia te uns 3 anos UIAHuhA
Eu achei um jogo... em que foi utilizado o ultima VI tb como base... deem uma olhada dps me falem...
www.daimonin.net
No More...
Chakaw...
Nuss...como o jogo é velho...com graficos muito ruimzinhos....o Guido Steve e Cia olham pro Tibia hoje com orgulho...^^
_Rofie_
Fire Swordmaster
29-06-2005, 18:16
Nuss parece que eh pra "ness" ou "Mega drive"...XDD
Bem velinho mesmo....
E olhem eh realmente quase igual,totalmente quase um "cover" uma copia :P
Alucard Jagex
29-06-2005, 18:23
Nussa boa brother, eu jogo tibia faz muito tempo mas naum presenciei esse gráficos altamente toscos(ainda bem ;D)
Alca Vicius
29-06-2005, 18:25
Nuss parece que eh pra "ness" ou "Mega drive"...XDD
Bem velinho mesmo....
E olhem eh realmente quase igual,totalmente quase um "cover" uma copia :PSupernintendo pra ser mais exato.
Pra quem não sabe, o client e todos sprites retirados do Ultima tiveram que ser mudados antes da CIPSoft cobrar pelo jogo. :)
Uma questão.... o Ultima VI seria uma versão anterior do famoso UOL (Ultima on-line)???
Uma grande parte dos players deve saber que o UOL foi uma grande inspiracaum pro Tibia e que foi lancado coisa de poucos meses antes do Tibia, porem, devido sua complexidade nao eh taum leve como o Tibia, e necessita de um CD de instalação, mas issu nao vem ao caso... o que importa eh q o Ultima (nao soh o on-line) serviud e grande inspiracaum pro jogo "criado" por Guido e compania.....
aBRacos
.:Stryder:.
29-06-2005, 20:12
Nussa, Tibia foi inspirado nesse jogo??? O_O to pasmado.
Tibia eh mais antigo que eu imaginava... vc ta jogando esse jogo em ROM? Se for, passa pra mim :P , deve ser bem rox ver como foi inspirado o Tibia.
Ultima =) atual Ultima Online =P acho q tibia paro no tempo hehe
Ultima Online eh irado jogava tb =( mas acabo sphere parei d joga
Shining Blade
30-06-2005, 06:55
Jogo velho, velhos tempos....MESMA ROTWORM mwahahahhahahaha
Credo q falta d originalidade =P
mas n importa, poucas coisas começam "sozinhas".
Ze Bestao
30-06-2005, 07:24
Eeeita ferro...Coisa veia em!
Alca Vicius
30-06-2005, 10:28
Nussa, Tibia foi inspirado nesse jogo??? O_O to pasmado.
Tibia eh mais antigo que eu imaginava... vc ta jogando esse jogo em ROM? Se for, passa pra mim :P , deve ser bem rox ver como foi inspirado o Tibia.Você pediu, aqui está:
http://img230.imageshack.us/img230/8771/ultimavithefalseprophetu2562dh.png (http://www.*************/alcavicius/Ultima%20VI%20-%20The%20False%20Prophet%20(U)*****)
Clica na img acima ô! Se não der certo use "salvar destino como"
Esse é o Ultima VI - O falso profeta para Super Nintendo. Tenha um emulador para usá-lo. Os tibias antigos tinham uma tela com opções semelhantes (ao menos aquela "Onward Journey").
Credo jah topei ateh com Daemons (Nem Demon era, que pobreza. O conhecido "bolo de carne").
Jogo velho, velhos tempos....MESMA ROTWORM mwahahahhahahaha
Credo q falta d originalidade =P
mas n importa, poucas coisas começam "sozinhas".Pior que aquele brioco nunca mudou o.O
A propósito, irei fazer uma matéria depois (Nas férias, toh em tempo de provas) sobre comparação entre Tibia e Ultima: Início, semelhanças e ponto de diferenças.
A propósito, o joguim eh meio toskim pra quem não tem paciência, mas os NPCs ainda ganham FEIO dos da CIP.
Motivos?
- Os NPCs são mais cativantes.
- Tem NPC que aparece somente em determinado horário.
- Os NPCs mudam de lugar dependendo do horário (Ex. as 21 horas vc ve todos os NPCs de lojas na taverna, e a meia noite todos estão dormindo, menos os guardas).
- Os NPCs tem uma vida social mais integrada, não são aqueles NPCs com um alcance limitado de andar.
- Logo no início você já vê que cada um traz consigo uma história que é bem fácil de deduzir se leva a uma quest (Atualmente estou fazendo a do Mágico de Oz, envolve o rei, um mendingo, um costureiro e o livro que anda pra lá e pra cá emprestado, e a do homem débil-mental, onde devo conseguir curar ele para que ele realize o sonho de entender o belo canto de sua filha).
NPCs tibianos parecem que vivem só no gás e no pó da fita, tão lá 24 horas por dia o tempo todo disponíveis, nem o rei tosco Tibianus dorme!
Mas mesmo assim o joguinho está me ajudando a entender melhor o funcionamento do Tibia.
mto iguais os graficos kra para bens pelo seu trabalho d axar isso ae
olha ali nesse site...druid tinha ue Oo
e mas pox tirava 300 huhu
vinitotal
30-06-2005, 17:07
meu deus q feio olhem o rot naum mudo quadse nada e tinha ate capa hahahahahha
Eduardo Canas
30-06-2005, 18:32
Pude ver no sites varias coisas q agora nao tem mais...
uma delas eh a UE para druid!
e dava pra sumonar dragon
e broadcast! pra Knights! rox queri ajogar nessa epoca...
K-armor eles nem sabiaam onde caia
a tabela de experiencia eles calcuraram soh ate o 60 auhauhau
Gostei dessa sessao
Really useless information :
Saying 'Fuck You' to NPCs:
Quentin: Don´t say this my son.
Gorn: Pardon?
Sam: Calm yourself
Frodo: Hey hey hey...
Benjamin: no reaction
(not really surprisngly for someone who doesn´t know the difference between 5 and 10)
Gregor: Maybe, someone should teach you a little respect.
Marvik: Aggression is natural...
Muriel: Hmm. Sounds like a magic syllable...
Elane: Say 'Sorry Elane' or I will kill you for your words!
If you say 'Sorry Elane' --> Ok, I will spare you.
If not --> THEN DIE FOR YOUR WORDS! (and RIP ;) )
Elane mata !
auhauah
nesse fasite antigo,repara o giant rat...deve ser o cave rat
Folks Drumi
30-06-2005, 20:05
Aff, não sei como os cara jogavam isso xD.
iheiUAheiuahiuaheiuae
bem estilo Akeles jogos da época do nintendinhu :P
adorava jogar essas merdinhas ^^
eram legais ;D
jiraya el xico
30-06-2005, 21:44
do msmo jeito q nois ao ver essas ss pensamos "como eles jogavam isso?", o povo q joga rpgs online fodonicos pensam o msmo de nos jogando tibia de hj =P
tibia prescisa evoluir um poco mais plx, o rot e o k-set n mudo!
LoneKnight
30-06-2005, 22:11
Eldest ou Oldest?
Henry Townshend
30-06-2005, 22:38
Eldest ou Oldest?
eldest= mais antiga (o)
oldest = mais velho (a)
ae o rot da ultima ss no canto inferior direito eh meio estranhu...igualzinhu as de oje
bela reportagem
do fundo do bauh ein
~~Cya~~
Huroj(harmonia)
30-06-2005, 22:59
Esse ai eh o ultima VI?? Isso eh soh um numero avulso ou eh realmente a 6ª edição?
Juliana RoX
30-06-2005, 23:39
quando eu comecei a jogar o grafico era bem parecido (antes do update das caveirinhas de merda) era muito feio xD
Olhem isso no site lah antigo:
Dog
0 20 - - 225 not possible
Deer
1 25 - food 220 not possible
Giant Rat
5 ? - 0-2 gp 230 10
Snake
10 15 poison - 230 10
Spider
12 20 - 0-4 gp 224 5
Poison spider
15 20 poison 0-4 gp 225 ?
Wolf
18 25 - food 300 80
Bear
20 50 - food 270 80
Troll
20 50 - 0-10 gp, weapons 240 20
Orc
25 75 - 0-15 gp, food, weapons 270 50
Skeleton
35 ? - 0-10 gp, food, weapons 290 not possible
Rotworm
40 ? - 0-20 gp, food, weapons not possible 100
Minotaur
50 100 - 0-20 gp, weapons 470 250
Cyclops
150 200 - 0-40 gp, food, weapons 370 150
Ghoul
90 80 self healing, invisible 0-75 gp, food, weapons 470 ?
Beholder
100 250 summons skeleteons 50-300 gp, food, weapons not possible not possible
Dragon
500 800 fireball, firewave, self healing 50-150 gp, food, weapons 670 450
Demon skelton
350 not much
100 ? very hard hitting
up to 300
with normal armor,
hard to hit in infight gold, weapons 780 ?
Giant spider
2500 ? about
1000 ? very hard hitting
up to 300 / hit
even with best armor weapons not possible ?
Daemon
6000 ca. 3000 great fireball, firefield, 300 HP-energybeam
extremly hard hitting in infight, over 400 / hit 50-150 gp, food, weapons not possible not possible
Soh esses e olhem o demon tira ateh 300 soh e olha o q vem fire sword e doble axe huuhaUHA
E era na época q soh tinah Antica Thais e P.O.H
Ps: O deer dava exp de 1 (lol)
Parabens Vinicius pela sua descoberta e trazer isso para nos !! :thumb:
Agora vejo que os Gods, nao tem tanto merito assim pelo jogo, tudo bem eles melhoraram muito mas no comeco foi uma copia descarada de "Ultima"... :cool:
Porem nao tiro o merito dos ultimos anos em termos de update, mesmo com Lags massivos, Tibia eh sensacional...Que venha a Amazonia ou melhor Tiquanda... :palmas:
Mas jogar naquela epoca deveria ser muito melhor que hoje onde a maioria so' pensa em pegar lvl e skill :wub:
Manji, o Amaldiçoado
01-07-2005, 11:26
Direto do túnel do tempo...
Bela matéria! Acho que naquela época a diversão era maior, e mais "inocente"...
O demon parece um tomate espremido :yelrotflm
Kaliko-Skull
01-07-2005, 11:56
Bem parecido com o tibia antigo mesmo, q doido, e era tosco igual ao tibia.
James Bonba
01-07-2005, 12:51
MINHA NOSSA SENHORA DA APARECIDA DO NORTE!!! O.o
Que cara de pau do guido e cia,a rotworm é identica a atual ¬¬
Noooooooooossaaaaaaaaaaaaaaaa...
Que comédia o site que você passou...
La da 1700...
hahuauahuauha
Vlw ;)
Huroj(harmonia)
01-07-2005, 14:23
Bom galera, fui pesquisar sobre o jogo e encontrei 2 "ultimas" pra super nintendo... o.0
O VI e o VII. Vou colocar os links ai, tomara q funcionem. Se ñ funcionarem me avisem q vou tentar arrumar.
Ultima VI (http://rapidshare.de/files/2739919/Ultima_VI_-_The_False_Prophet__U___hI_*****.html)
Ultima VII (http://rapidshare.de/files/2739948/Ultima_VII_-_The_Black_Gate__U_*****.html)
Bom, pros kras q ñ tem emulador de super nintendo resolvi botar o link de um ai tmb... (na minha opinião o melhor)
(O link do emulador tava quebrado então resolvi tirar... esse vcs vão ter q procurar :))
Lezaaocps2
01-07-2005, 16:12
Nossa nem sei como q eu jogo isso...huahuHUHUAHUhua
Guardiaoo
01-07-2005, 16:23
Roxx a ss :P
HeHeEHEhE
Achei q tibia era mais novo nao em 95-97 e sim de 98-99 +- ehheh...
Qando der posta mais ss ai é tudo loka ^^
Flw ;)
guinanet
01-07-2005, 19:54
lol
eu num ia gosta d joga com issu ae
xD
MestreYoda
01-07-2005, 20:07
A ropa do cara antiga ate q pode ser masinha,mas os itens e od montros sao maio merda!!!!!!
CARAIULIUUUU
ICE SWORD 450/10
UHAUHAUAHAU imagina o estrago do EO usando ela =O
Fernandito
01-07-2005, 23:11
Bem interessante esse seu tópico em,eu sempre tive curiosidade de ver screenshoots antigas do tibia,agora voce me encorajou a pesquisar sobre elas,quando achar alguma nova,prometo que vou postar para todos,aliais,sou novo no forum,quero me apresentar,meu nome é Fernando,moro em ribeirao preto SP e tenhu certeza que passaremos momentos legais aqui no forum!
Abraço para todos!!!
:)
Ed Vesgo
01-07-2005, 23:59
Mandou bem ae peskisou pakas pra nos mostrar isso :D
Valeu ae, bem legal saber isso c bobia vo tenta arruma esse Ultima VI :P
Stann Lee
02-07-2005, 21:18
kra esses graficos me lembraram mto de zelda pra game boy color e pra snes tb, o estilo era mto parecido, eu lembro q tem um castelo bem parecido no jogo pro gameboy, nao to criticando q isso seja uma copia, ate pelo contrario, a nintendo eh a maior desenvolvedora de games e consoles do mundo eh um bom ponto pra se inspirar na hora de desenvolver um jogo novo xD
nusss....se eu jogasse tibia antigu cum esses graficos eu ia te enxakeka....lol....mtu distorcido e tbm eh pessimo xD
Aos críticos dos gráficos antigos:
Bom, vamos voltar aos primórdios, com um exemplo simples: No passado, se escrevia molhando uma pena em tinta. E porquê eles não ficavam dizendo: que porcaria, que seboso, que primitivo? Porquê não existia caneta ainda. -.-
Uma pessoa está escutando rádionovela. Porque ela não pensa: "Que droga, quero imagem, quero ver, não só escutar!"? Porque ela não sabe que isso seja possível (Não conhece a televisão).
Imagine uma pessoa jogando Ultima, em 1990. Porque ela não pensa: "Po**a, porque Ultima não tem os gráficos em 3D com efeitos de luz perfeitos, praticamente simulando a vida real com tipos de visões em todos os ângulos?". PORQUÊ ESSES GRÁFICOS NÃO EXISTIAM! Experimente ligar o computador e pesquisar sobre um desenho que você assistia lá pro início da década de noventa e gostava muito. Depois ligue a televisão e veja um desenho atual. Compare os gráficos. E porquê você não reclamava? PORQUE NÃO EXISTIAM OS ATUAIS.
Resumindo: O tempo passa e os conceitos também se alteram. O mesmo acontece, por exemplo quando você vira adolescente, e considera ridículo brincar do que você brincava quando era um pivete, e quando vê um agindo assim, repreende. Isso não vale só os gráficos, mas pra tudo. O tempo passa, acostume-se.
(E se você não teve saco de ler, o problema é seu, creio que pelo menos isto você está lendo. -.-)
Siegfried Usayel
03-07-2005, 12:57
ninguem percebeu q esse jogo eh digamos...a base do ultima online ? -_- as musikinha do fundo eh amema coisa..o nome dos item eh a mesma coisa(nao todos) pra solta magia precisa de reagents e eh a mema coisa nesse jogin (ultima 6) eu to jogano aki lol eh bem legal ate mas todo mundo falo falo e falo parece q ninguem aki ja jogou UO alguma veiz na vida lol.... mas entao esse jogo eh totalmente relacionado a uo e eh base do tibia...bom...gostei xD
:cool: AFfe isso eh tibia LINUX !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
parabéns! otima matéria!
já to jogando o jogo pra ver como q é... pelo q pude notar de inicio é q é MUITO igual!
nossa AUhauhhaeaUHea era mttt ruim os grafico ein !
parece jogo de atari aHAuhEieheIHea + blz evoluiu bastante ja
BBe Nexus
04-07-2005, 15:23
Reza a lenda que tibia foi aberto ao publico em meados de 97,porem o pessoas intimas(criadores do jogo etc) jah jogavam anteriormente, num jogo realmente podre.
Korien Kutos
04-07-2005, 19:52
Excelente seu tópico e seu trabalho, mto bom msm.
Apesar dos 2 jogaos serem mto parecidos, ja existiram mtos jogos do msm tipo e genero, a unica coisa q fikei encabulado foi o rotworm do Ultima IV, q eh identico ao do tibia atual O.o
Lord_Petrus
04-07-2005, 22:22
HEUHEuhueHUEHEuheuheUHEUHUheuHE
sabem o mais doido??
o sprite do rotworm eh o mesmo desde Ultima VI
xDDDDDDD
aew, eu ja tinha visto, tinha esse jogo, mas n tive saco d joga por + d meia hora, ah, concordo, tibia com som seria um pouco....chato... :cool:
Xx_Holy_xX
06-07-2005, 12:55
da um certu desepero quando eu vejo uma imagem dessa, em pensar q tibia foi taum mal feito assim... nossa... kria me matar xDD~
Dark Pally.
06-07-2005, 13:29
Meu deus mto descarado a copiação, q bando di paga pau...
ainda bem q eu naum so daquela epoca...pod cre, da ateh desespero de pensa q era taum mal feito...o rotworm eh igual! C eu fosse alguem q fez esse Ultima eu teria processado a CIP, mas comu naum soh, naum kero q ngm processe pq jah penso nun pode mas joga tibia?? jah fiko desesperado huahuahua
nossa o dono do site deve te abandonado ele em 97 Muhauhauha eh da epoca q druid podia da UE e soh existia thais q nem c xamava assim, tibia devia c moh xato nakela época
ahuahuahu
PS: OTIMA MATERIA!!, naum contem para os produtores do ultima sobre o tibia =X Muahuahuah
Cya
Flws
Alexandre Marco
06-07-2005, 13:33
Eu sou um feliz proprietário da série Ultima no SNes. É igualzim e a música é chata pra kct. Ainda bem que a CIP não colocou música, senão seria o fim do mundo!!!
noob? eu, imagina...
06-07-2005, 14:11
isso me lembra um jogo ae... acuh q chama...ackross
(\/)@ü$C Electro
07-07-2005, 16:48
HEUHEuhueHUEHEuheuheUHEUHUheuHE
sabem o mais doido??
o sprite do rotworm eh o mesmo desde Ultima VI
xDDDDDDD
eh verdade xD
ta certo q os graficos d tibia n sao tao bons...mas temos q dar graças a deus por eles n serem iguais a esse ultima ai :P
Nossa nunca iria imaginar q tibia ja teria sido assim pelomenos eli mudo bastante agora so falta audio pra fik completo :riso: :yelrotflm :P
em materia de criatividade deixava a desejar, os graficos de água do tibia antes desse ultimo update, nao passava de uma das texturas defaut do gimp ¬¬ (pra quem nao sabe gimp é um programa de edição de imagens, semelhante a photoshop, fireworks...)
kelekian
03-01-2006, 19:48
em materia de criatividade deixava a desejar, os graficos de água do tibia antes desse ultimo update, nao passava de uma das texturas defaut do gimp ¬¬ (pra quem nao sabe gimp é um programa de edição de imagens, semelhante a photoshop, fireworks...)
titus
veja 1 regra do forum
- É proibido floodar. Também fica proibido o uso de foto-respostas, para evitar abuso das mesmas. Reviver tópicos "mortos" (depois da 2ª página) há mais de 3 dias também pode ser considerado flood.
por favor tenha mais cuidado com isso
<alerta verbal>
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.