PDA

View Full Version : A barra fixa


Ldm
14-04-2012, 21:14
http://www.emforma.net/suplementos/barra-fixa.jpg

Em algum momento da história da humanidade, um ser iluminado teve a necessidade de se pendurar em um local e puxar. Subir em árvores, escalar lugares íngremes, esse tipo de coisa. Um movimento tão natural, tão simples e provavelmente aquele que irá desafiar a todos e qualquer um, sem distinção de sexo, tamanho do braço ou peso no supino. A barra fixa sempre irá estar lá, te desafiando a fazer mais uma repetição, com a sua mão calejada e seus antebraços doendo, não importando se você seja iniciante ou avançado, grande ou pequeno, novo ou velho.

O que eu mais vejo em academias são caras peitudos e braçudos que não conseguem fazer mais de 8 barras. Aliás, 8 barras é um excelente número, diga-se de passagem. Quem dera se conseguissem fazer 5, 2 ou mesmo fizessem a barra fixa. Ninguém faz. Ela sempre está lá, solitária, olhando pra todos com altivez e desafio, sabendo que ninguém irá domá-la.

Mesmo as pessoas mais fortes têm dificuldades em realizar a barra fixa. Peça pra um cara que você ache que é forte abrir bem os braços, se pendurar na barra e puxar. Você irá se surpreender com o fato de que poucos irão passar da quinta repetição. Sim, o mesmo cara que você vê todos os dias fazendo supino com 60kg de cada lado.

Isso porque a maioria dos homens negligencia o treinamento de costas. Talvez por não saberem atingir o músculo alvo de forma correta, talvez por seus egos estarem tão inflados pelo supino, talvez porque não gostem de sentir dor. Porque treino de costas é dor. É o maior conjunto de músculos da sua parte superior, muito mais forte do que seu peito — ou pelo menos, deveria ser.

Ombros e costas no fisiculturismo nunca são demais. São eles que vão te dar aquele aspecto largo, em forma de V. Mesmo por baixo de camisetas, casacos ou ternos, o seu ombro e as suas costas estarão lá pra te darem uma presença real e estética, muito mais do que o seu amado bíceps.

Por isso, pare de ser frango. Na próxima vez que você for fazer aquele seu puxador frontal medíocre, lembre-se desse texto e vá fazer umas barras. No começo, você vai se sentir fraco, impotente, irá sentir falta dos seus amigos halteres e cabos, irá pensar que jamais vai conseguir fazer esse exercício do capeta. Bom, se você não gosta de ser visto perdendo pra uma barra, eu desisto: pode voltar pros seus cabos e máquinas escrotas, seu ego é muito maior do que sua vontade de ficar forte.

Agora, se eu consegui te convencer de que esse exercício vai separar os que querem ter costas medíocres dos que terem ter dorsais tão grandes quanto um carvalho antigo, escolha um método de treino e boa sorte.

1) Não pare até atingir a última repetição da sua série. Se você se propôs a fazer 5x10, como pregava o querido Arnold, continue pendurado na barra até completar a décima repetição, mesmo que incompleta. Sabe aquela história de fazer o movimento com a amplitude correta? Esqueça. Puxe até onde conseguir, sem pegar impulso e sem largar a barra.

2UdR0sluSEw

2) Ok, você quer fazer diferente. Faça o seguinte, então: faça 10 séries de quantas repetições completas você conseguir. 10x1, por exemplo. Se pendure e faça uma repetição, e aí largue a barra. Quando você for capaz de realizar as 10 séries, tente 10x2. E assim por diante. Quando conseguir completar 10x5, você será capaz de fazer séries mais longas.

3) Não se contente com a barra fixa. Assim como você deve progredir em todos os exercícios, com a barra fixa não é diferente. Se a barra fixa já se tornou fácil pra você, torne-a mais difícil: acrescente peso ao seu corpo. Uma mochila com anilhas, um halter entre as pernas, qualquer coisa. O importante é dificultar.

Aí vai um conselho absolutamente sincero: se você ainda não faz, comece a fazer esse exercício. De verdade, eu não quero pagar de hardcore nem nada do tipo. Apenas faça e veja os resultados.

Abraços.

Sadeckss
14-04-2012, 21:23
Levantamento terra + barra fixa. Não treino costa sem essa dupla.



Eu ja consegui fazer 3x8. Hoje, to lutando pra conseguir 3x6 ou por ai. Sempre fico la pendura me cagando, puxar ate onde da. Amo fazer barra, e realmente esse texto falou umas verdade, nego com 60-60 supino e não faz 5 barras.

Husband Man
14-04-2012, 21:23
quando faço as minhas 20rep, (sou magrinho), todo mundo fica olhando

paralelas idem

Henriiquee~
14-04-2012, 22:07
nao consigo fazer duas

ueuaehae

a um tempo atras fazia 4, mas agora...

cacheraum
15-04-2012, 01:01
Eu faço superset de barra + pull over, na primeira faço 4 barras, depois 3 e na última só 2. xD

O que conta nas repetições é o seu peso e não a sua força, ou seja, quanto mais frango o cara for, mais barras ele vai conseguir.

Freegells
15-04-2012, 01:38
Eu não faço barra fixa porque na minha academia não tem. Como é studio, geralmente quem treina lá é mais velho, então é um treino mais de boa e eles tem que usar o graviton (tipo uma fusão de barra fixa com paralelas, mas que tem peso pra te ajudar).

Acho que dá pra usar colocando peso 0, mas o banco vai atrapalhar... Eu seria um desses que faria 10x1 kkkkkkkk.

Dark Ed
15-04-2012, 12:12
apesar de achar barra um dos exercícios mais difíceis... eu gosto de fazer...
eu faço bastante na minha academia, faço mais com pegada aberta igual a foto do tópico, mas já fiz também com pegada mais fechada (mais fácil) e de costas (mais difícil)
uma vez já fiz com peso nas pernas também hehe
eu comecei fazendo com pegada fechada e apoiando o pé.
dai fui evoluindo né

hoje eu acho que perdi um pouco da força, pois parece que antes eu conseguia fazer mais.
as series vão mais ou menos assim: 4x10
mas a primeira vai 10 de boa, depois vai pra 8, depois cai pra 7 e na ultima só uns 6...

o pessoal que pratica escalada geralmente manda muito bem na barra
meus amigos me falaram que tinha um cara na academia deles que fazia escalada, e ele fazia barra com apenas 1 dedo de cada mão!
eu achei meio difícil de acreditar... kkk

el mont bolado
15-04-2012, 12:22
po eu posso fazer eles sem ser nos dias de costas?

ou é só nos dias de treino de costas?

Steve B
15-04-2012, 12:44
(Texto muito bom)

Cara, eu fazia bastante barra antes de ir à academia, pode crer.

Agora que me liguei nisso - por que eu não faço mais barra? Só por que agora tem aparelho?

Vou voltar a fazer barra. Aliás, eu sempre fui muito bom na barra e na paralela, também sou magro.

Mas eu não costumava fazer tanto do jeito que tá essa imagem do tópico, fazia mais desse jeito:

http://www.emforma.net/suplementos/barra-fixa-supinacao.jpg

Aliás, qual das duas maneiras é mais completa? A outra, né?

Random Master
15-04-2012, 13:00
(Texto muito bom)

Cara, eu fazia bastante barra antes de ir à academia, pode crer.

Agora que me liguei nisso - por que eu não faço mais barra? Só por que agora tem aparelho?

Vou voltar a fazer barra. Aliás, eu sempre fui muito bom na barra e na paralela, também sou magro.

Mas eu não costumava fazer tanto do jeito que tá essa imagem do tópico, fazia mais desse jeito:

http://www.emforma.net/suplementos/barra-fixa-supinacao.jpg

Aliás, qual das duas maneiras é mais completa? A outra, né?

A outra é mais dificil e mais completa, essa daí tem a ajuda do biceps, mas a diferença não é tão grande, continua um exercicio muito bom.


Consigo fazer só 3x05, morrendo. Barra é realmente o melhor exercicio que tem pro corpo, ainda mais pra quem pratica esportes, te deixa mais forte com pouco ganho de massa

El Vinón
15-04-2012, 13:45
Faço 10 tranquilamente com a pegada na imagem que o Steve B botou.

A imagem principal do tópico mão faço nem uma, nem saio do chão.

Vou ver se faço 3x10, ou 3x10,8,6. Talvez até 4x12,10,8x6.

Kamahl doido
15-04-2012, 16:30
Observando os comentários, seria correto fazer os dois tipos (imagem principal e imagem do Steve) ?

Sete
15-04-2012, 16:40
Nada te impediria, mas vai faltar braço.

Ale
15-04-2012, 17:15
O que acham de treinar no pulley e depois barra fixa? Consigo fazer 3x10 tranquilamente tanto no "peito" quanto na "nuca". Peso 70kg.
No pulley eu faço 4x12,10,08,06

El Vinón
15-04-2012, 17:37
O que acham de treinar no pulley e depois barra fixa? Consigo fazer 3x10 tranquilamente tanto no "peito" quanto na "nuca". Peso 70kg.
No pulley eu faço 4x12,10,08,06

Seria um treino casado. Se for misturar os 2, nao faça remada baixa. Faça no máximo um terra.

cacheraum
15-04-2012, 17:38
A outra é mais dificil e mais completa, essa daí tem a ajuda do biceps, mas a diferença não é tão grande, continua um exercicio muito bom.


Consigo fazer só 3x05, morrendo. Barra é realmente o melhor exercicio que tem pro corpo, ainda mais pra quem pratica esportes, te deixa mais forte com pouco ganho de massa

Na verdade as duas trabalha regiões diferentes e de modo diferente, não que uma seja melhor que a outra.

E quem disse que barra não proporciona ganho de massa? Muito pelo contrário! Ela da mais resultado do que os puxadores, dependendo do número de repetições e o seu peso.

Ale
15-04-2012, 18:30
Seria um treino casado. Se for misturar os 2, nao faça remada baixa. Faça no máximo um terra.

Meu treino de costas é básico, faço pulley "peito" e "nuca" e remada baixa, só.

El Vinón
15-04-2012, 18:52
Meu treino de costas é básico, faço pulley "peito" e "nuca" e remada baixa, só.

troca o pulley peito pela barra. e deixa o nuca, que serve pra expansao de costas.

Dark Ed
15-04-2012, 19:02
também tem esse tipo:

http://www.webacademia.com.br/imagens/fotos/pulley_com_puxador.jpg

eu pessoalmente não gosto muito de fazer esse
prefiro a pegada aberta...

no meu ultimo treino fiz 4 series de barra, cada um de um modo diferente
começando de costas,
pegada aberta
esse que eu mostrei
e por ultimo pegada fechada

Ldm
15-04-2012, 19:28
O que conta nas repetições é o seu peso e não a sua força, ou seja, quanto mais frango o cara for, mais barras ele vai conseguir.

Eu acredito que a relação peso/força é mais importante que somente a força; por isso prego o uso de exercícios que usem seu próprio peso corporal como carga pra medir a força de alguém. É claro que um cara com 130kg e 1,80 vai conseguir erguer muito mais peso no levantamento terra do que um magrinho de 1,70, mas será que num exercício como barra fixa essa suposição seria verdadeira?

po eu posso fazer eles sem ser nos dias de costas?

ou é só nos dias de treino de costas?

Vai de você, cara. Eu acho o seguinte: se você segue uma divisão certinha por músculos, treine somente no dia de costas. Eu faço Stronglifts 5x5, então são dois treinos AB, 3x por semana, segunda/quarta/sexta; faço barra fixa nos três, e tô vendo se vai dar o resultado que espero, ou se vai me foder mais ainda, porque faço 150 barras por semana :hmm:

Aliás, qual das duas maneiras é mais completa? A outra, né?

Como já vieram me perguntar a fonte, esclareço: fui eu mesmo quem escreveu esse texto.

É o seguinte, a barra fixa com pegada supinada (essa que você mostrou) é uma variação que estímula o músculo de uma forma diferente, mas é mais fácil do que a barra fixa com pegada pronada, justamente pelo fato de o bíceps roubar o exercício. Pense assim: quanto mais aberta for a sua pegada, mais você estará recrutando das costas e, portanto, mais difícil será de fazer o exercício; quanto mais fechada for a pegada, mais você estará roubando com o bíceps. Se você fizer barras com a abertura na linha dos seus ombros, com pegada pronada, já passa a ser um exercício quase que exclusivamente de bíceps.

Mesclar as duas variações é uma boa opção, assim como usar halteres e barra no treino de supino também garante vários estímulos.

O que acham de treinar no pulley e depois barra fixa?

O Arnold fazia o inverso disso. Começava na barra com 5 séries de 10 repetições e, ao terminar, ia direto pro pulley pra terminar de destruir o músculo. Acho que é uma boa ideia, sim.

O que não pode ser feito é a substituição total da barra pelo pulley.

Abraços.

Chuck 22
15-04-2012, 23:19
todos meus treinos de costas tem terra e barra fixa. é sem duvidas oque mais pega pra costas, sem isso nao tem graça treinar ostas