PDA

View Full Version : Academia provoca auto-estima

DanielTheBest666
10-04-2012, 12:17
Bem, sou um usuário extremamente depressivo. Tomos remédios controlados, e ainda tenho acompanhamento regular com psicologo, e psiquiatra. Parece locura, mas considero a academia o melhor tratamento para depressão. Algumas vezes já ouvi falar que ela ajuda na produção de serotonina (isso mesmo?) neurotransmissor que está relacionada com o prazer.

Eu nunca fui de realizar dieta para ter uma melhor performance, apenas ia na academia com frequência. Dando as pequenas fugidinhas (30 abdominais? Que tal eu fazer só 20? KKK) . Muitas pessoas levam a musculação como um estilo de vida, e eu levo como um tratamento para meus transtornos. Tem 3 meses que eu não vou a academia, e não estou me sentindo bem... preciso voltar, PRECISO VOLTAR, vou ver se hoje eu vou lá. Eu não quero ficar esbelto, lógico que quero, mas não é o meu foco. Eu quero é está com o auto-estima alta e viva. Quero viver novamente.

[Desabafo OFF]

742617000027
10-04-2012, 12:42
No seu caso eu acho que são os exercícios físicos. Isso vem acontecendo com frequência ultimamente devido ao sedentarismo e outras causas. Inclusive acho que sou um afetado por isso, haha.

Eu por exemplo não consigo ficar em uma academia... Simplesmente não me agrada ficar em um lugar fechado suando, cheio de outras pessoas me olhando e talz.
Eu prefiro uma caminhada ou algum esporte ao ar livre.

Edu Apokalipse
10-04-2012, 14:10
Pois então faça de tudo pra voltar meu velho!
A academia, além de ajudar demais na sua saúde e bem estar, vai te ajudar a focar seus pensamentos em algo bom: você mesmo!
Dessa vez que você voltar, tente focar um pouco mais. Se antes você não fazia dieta pra treinar, porque não tenta começar uma aos poucos ?
Se antes você dizia que ia fazer 30 abdominais e fazia 20, porque agora não tenta fazer 40?
Essas pequenas mudanças vão te trazer muita confiança em ti mesmo, e garra pra alcançar teus objetivos. Obviamente, te trarão resultados mais rápidos também.

Vai na fé, e espero te ver aqui pela seção contando que tá curtindo os treinos x)

abraço!

Lord Sauron
10-04-2012, 14:17
Academia é terapia, cara. Não tem sensação maior de se sentir vivo do que quando você põe uma carga alta nas costas pra fazer agachamento.

Mas cuidado: Não use a musculação e a meta de atingir um corpo perfeito como uma compensação dos seus sentimentos de inferioridade, depressão e baixa auto-estima. Você pode acabar virando vigoréxico como eu acho que sou, mas não que isso seja necessariamente ruim.

cacheraum
10-04-2012, 14:32
As atividades físicas são comprovadamente eficazes contra a depressão, muitos aqui iriam se matar se parassem de fazer academia. Alem de aumentar a produção de endorfina, os esportes em geral te dão um objetivo, que quando é perseguido deixa uma sensação de dever cumprido. Quando eu saio da academia sabendo que fiz o melhor que podia fico muito satisfeito.

Chuck 22
10-04-2012, 17:29
Na academia, o único desafio é se superar, então acho que conseguindo se superar sua auto-estima sobe, não espera pra voltar, trace objetivos dificeis e corra atrás que quando olhar pra trás nem lembrara dos momentos dificeis que passou.

Bruce L
10-04-2012, 18:08
Continue indo na academia.

Li artigos onde agora vários psicólogos recomendam em vez de dezenas de drogas para tratamento e prevenção de depressão recomendam atividades físicas.

As atividades físicas não só liberam serotonina como melhoram a saúde e bem estar do corpo, e tendo um corpo bem cuidado melhora a auto estima de qualquer um.

Trace objetivos, leia sobre artigos, veja videos motivacionais, enfim tente estar motivado 100% do tempo.

Boa sorte.

Phineas Gage
15-04-2012, 16:11
Endorfinas*

Acho que a auto-estima com relação ao corpo que você constrói na academia ganha da auto-estima com relação aos hormônios secretados, até porque, com o tempo, eles têm o efeito diminuído por uma espécie de tolerância. Não obstante, se você parar de praticar a atividade, acaba ficando depressivo de vez. É triste, mas em geral é isso mesmo que acontece; se você praticar, seu corpo não vai sentir nada diferente, mas se largar mão vai ficar triste.

Drogas em geral causam o mesmo efeito.

Boom
16-04-2012, 17:25
Por mais frango que eu seja, 60 kgs para 1,79 de altura, eu fico feliz quando chego da academia e estou "inchado".

Aos poucos eu vou crescendo mas só de ver que estou evoluindo já me deixa muito feliz e motivado.