View Full Version : Teoria da evolução
Fenix Dourada
24-03-2012, 17:01
Bom, minha família inteira é católica, e eu também sou católico. Acredito em Deus e tudo mais. Mas tem coisas que me intrigam, como por exemplo, a Teoria da evolução. Cristãos não acreditam nessa teoria, falam que é tudo uma farsa e diz que Deus que criou e fez tudo. Mas a teoria é bem lógica para mim, e eu meio que acredito nela por ser lógico. Ai que entra o remorso, eu não sei se estou pecando ou não, eu acredito em Deus, mas a Teoria é bem convincente e possui milhões de fatos comprovando que é verdadeira. Deixando assim a imagem que todo cristão tem de Deus criando o mundo um pouco, digamos assim, "não real". Mas eu acredito realmente em Deus...
Estou confuso.
:smile:
Att, antigo Fenix Dourada.
Vai deixar a religião impor a sua racionalidade?
Parabéns.
Fenix Dourada
24-03-2012, 17:06
Vai deixar a religião impor a sua racionalidade?
Parabéns.
Amigo, acreditar em Deus é deixar de lado a racionalidade. Eu acredito sim que tem algo acima de nós, algo mais poderoso, e eu chamo isso de Deus.
obvio que deus crio tudo esse papo de homem veio do macaco mo fuleragem, big bum que gerou tudo que absurdo kkk
Amigo, acreditar em Deus é deixar de lado a racionalidade. Eu acredito sim que tem algo acima de nós, algo mais poderoso, e eu chamo isso de Deus.
Então de acordo com você, quem acredita em Deus não raciocina.
Legal.
Cana Brava
24-03-2012, 17:11
Então cara, também sou católico.
Crer na teoria da evolução não tem nenhum pecado. Afinal, é possivel sim que, essa teoria seja veridica. Mas vamos ver lá no começo, antes do big bang.
Na teoria foi uma grande explosão que deu origem ao universo que conhecemos hoje.
Mas oque causou essa explosão se antes dela nada existia? :hmm:
É ai que entra Deus, pelomenos na minha mente. A biblia diz que Deus criou o céus e a terra. Criou os animais, o homeem, a mulher, os passaros do céu, os peixes do mar... enfim.
Talvez Deus tenha levado um pouco mais que 7 dias pra criar tudo isso... quem sabe alguns milhões de anos. Você deve saber que o numero 7 na biblia representa o numero da perfeção. Talves por isso foi escrito que tudo tenha sido criado em 7 dias.
E eu não entendo muito disso também, sugiro que converse com o Padre de sua igreja, ele vai saber te explicar melhor do que eu :smile:
Fenix Dourada
24-03-2012, 17:11
Então de acordo com você, quem acredita em Deus não raciocina.
Legal.
Em relação a religião sim, você está generalizando.
Então cara, também sou católico.
Crer na teoria da evolução não tem nenhum pecado. Afinal, é possivel sim que, essa teoria seja veridica. Mas vamos ver lá no começo, antes do big bang.
Na teoria foi uma grande explosão que deu origem ao universo que conhecemos hoje.
Mas oque causou essa explosão se antes dela nada existia? :hmm:
É ai que entra Deus, pelomenos na minha mente. A biblia diz que Deus criou o céus e a terra. Criou os animais, o homeem, a mulher, os passaros do céu, os peixes do mar... enfim.
Talveis Deus tenha levado um pouco mais que 7 dias pra criar tudo isso... quem sabe alguns milhões de anos. Você deve saber que o numero 7 na biblia representa o numero da perfeção. Talves por isso foi escrito que tudo tenha sido criado em 7 dias.
E eu não entendo muito disso também, sugiro que converse com o Padre de sua igreja, ele vai saber te explicar melhor do que eu :smile:
éeee, eu tinha pensado nisso também. Alias, a bíblia foi escrita por homens, não por Deus. Quem é que vai dizer que não foi Deus que criou tudo através da Teoria da Evolução?
Kamahl doido
24-03-2012, 17:16
Eu também sou católico, e sigo a seguinte linha de pensamento:
O fato de eu ser católico, porém acreditar em algumas coisas (essa teoria por exemplo), e não seguir outras, não me faz um sujeito menos religioso.
Siga seus pensamentos. Você acredita em Deus, ótimo. Acredita em outras idéias, ótimo também. Se está de mente tranquila, não vejo problema algum.
Nerd Pegador
24-03-2012, 17:17
Faça como eu, que Deus criou os animais do jeito que a teoria implica. O homem escreveu a bíblia e ela já foi alterada vááárias vezes. Não se sinta culpado por se racional ou por ter uma crença.
Esquece esses cientistas chatos do off.
Recomendo a leitura imediata para todos que não leram O Maior Espetáculo da Terra, do Richard Dawkins. É um antídoto para todos que não aceitam a evolução.
q mane deus cara, isso aqui q aconteceu
http://www.youtube.com/watch?v=gJg-3Ok_anw
Recomendo a leitura imediata para todos que não leram O Maior Espetáculo da Terra, do Richard Dawkins. É um antídoto para todos que não aceitam a evolução.
Livro perfeito. Um de meus preferidos.
Tambem recomendo a leitura imediata desse livro (mesmo que você não concorde com o pensamento do Dawkins, leia o livro por causa das evidências da evolução que são apresentadas. Vale MUITO a pena).
Phineas Gage
24-03-2012, 17:31
Não gosto de tópicos sobre religião...
Enfim, leia o livro "A Linguagem de Deus". Eu ainda não terminei de ler, e acho que nem vou terminar; mas é sobre um cientista -físico- que compara as surrealidades religiosas e as exatidões científicas e, incrivelmente, consegue chegar a um consenso e a um ponto em comum com os dois extremos, afirmando que sim, é possível acreditar em Deus e ainda ser racional.
Eu mesmo sou assim, e, cá pra nós, acreditar em Deus ao meu ver não é deixar a racionalidade toda de lado.
Não gosto de tópicos sobre religião...
Enfim, leia o livro "A Linguagem de Deus". Eu ainda não terminei de ler, e acho que nem vou terminar; mas é sobre um cientista -físico- que compara as surrealidades religiosas e as exatidões científicas e, incrivelmente, consegue chegar a um consenso e a um ponto em comum com os dois extremos, afirmando que sim, é possível acreditar em Deus e ainda ser racional.
Eu mesmo sou assim, e, cá pra nós, acreditar em Deus ao meu ver não é deixar a racionalidade toda de lado.
Você nem precisa ir tão longe para responder o tópico, na verdade. Há muitos crentes que aceitam a evolução, justamente porque quem a recusa se encaixa em dois perfis: ou é ignorante, ou é cego. Ignorância todos nós temos, em diversas áreas. Nada que uma estudada e interesse não resolva. A cegueira já é um problema mais sério, que é negar as evidências e decidir não acreditar nelas.
Há diversas maneiras de reconciliar deus e a evolução, mas há sim que contradizer a bíblia (ou fazer um jogo de cintura mirabolante).
O cristianismo não é a única maneira de acreditar em Deus.
ou é ignorante, ou é cego.
Só ignorante mesmo, os cegos tem o braile ainda. :coolface:
@Falandosério:
"In order not to believe in evolution you must either be ignorant, stupid or insane". -Richard Dawkins
Bob Dylan
24-03-2012, 18:05
Bob Joe citou os videos do Pirula. Otimos videos, mas não podemos esquecer do Yuri.
Aceitar a evolução é um grande passo para perceber q religião é invenção do homem.
Bob Joe citou os videos do Pirula. Otimos videos, mas não podemos esquecer do Yuri.
Aceitar a evolução é um grande passo para perceber q religião é invenção do homem.
Eu não diria nem "aceitar a evolução" mas apenas não aceitar um mito de criação específico em detrimento de outras N possíveis explicações, dentre elas a científica.
Ninja Dragon
24-03-2012, 18:35
Bom, cara, em primeiro lugar, quem decide no que acreditar ou não é você. Tente pensar porque você é religioso e o que te faz acreditar nisso. Parta do princípio de que você não tem religião, e tente entender por que acreditar em Deus. Das duas uma: ou você vai deixar de ser religioso, ou vai ficar mais religioso, e por conviccção própria. Na minha opinião os dois são melhores do que ser religioso porque os pais mandaram. Porque é você que fez a escolha.
Depois disso, se você quiser acreditar em Deus, lembre-se de que você não é obrigado a seguir alguma religião específica (como o cristianismo). E mesmo se resolver seguir alguma, não é obrigado a escolher uma igreja específica, com nome, sacerdote, prédio e dogmas. Isso também é escolha sua.
Eu, como ateu, diria pra você usar o raciocínio acima de tudo. E eu parto do princípio de que nada é verdade absoluta enquanto não puder ser provado. Mas eu não sou você, e você tem o direito de usar a fé se isso te deixar confortável. Apenas faça a própria escolha, uma que te deixe comfortável consigo mesmo.
éeee, eu tinha pensado nisso também. Alias, a bíblia foi escrita por homens, não por Deus. Quem é que vai dizer que não foi Deus que criou tudo através da Teoria da Evolução?
Mas se Deus não existir, a teoria da evolução deixaria de funcionar?
Mas o fato de a gente não saber o que veio antes do Big Bang elimina qualquer possibilidade que não seja Deus?
Mas se a evolução é verdade, como se explica a parte da Bíblia que narra o início da humanidade com a história de Adão e Eva?
E se a Bíblia não é uma fonte confiável, e foi escrita por homens, o que sobra pra confirmar o cristianismo? Além do fato de um padre/parente/alguém ter falado pra você que é verdade?
Pense nisso.
Bob Dylan
24-03-2012, 18:39
Eu não diria nem "aceitar a evolução" mas apenas não aceitar um mito de criação específico em detrimento de outras N possíveis explicações, dentre elas a científica.
HUm... Existe outras formas de explicação sem ser um mito de criação que não seja a cientifica para a evolução?
Lendo novamente parece q eu expressei mal em dizer "aceitar". Fica algo como imposto, sem levar a razão acima disso.. Melhor seria "perceber" ou "entender" e acreditar.
HUm... Existe outras formas de explicação sem ser um mito de criação que não seja a cientifica para a evolução?
Não, me referi exatamente às outras centenas de mitos de criação e obviamente aos outros diversos deuses e suas religiões.
Fenix Dourada
24-03-2012, 18:44
Não acredito em Deus por causa da minha família, acredito por simplesmente acreditar, oras.
Não acredito em Deus por causa da minha família, acredito por simplesmente acreditar, oras.
O que o Ninja quis dizer é que você foi criado/ numa família cristã, certo? Portanto, desde pequeno te ensinaram a religião cristã, e acaba que é por causa da família que você acredita. Foi esse caminho que te ensinaram como certo, não é?
Pequenas notas:Só para efeito de evitar confusões/interpretações equivocadas do meu post, minha família é quase toda cristã (se contar tios, tias, avôs, avós, etc etc, acho que só eu e meu pai não somos cristãos, sendo que eu saí da igreja antes dele, portanto fui criado com direito a batismo, catequese, primeira comunhão, pá, etc.)
Nota2: Também não tô falando pra você virar um rebelde e sair batendo boca com a família inteira. Mas, como disse o Ninja, a escolha de pensamento é sua, incluindo a possibilidade de você rejeitar tudo o que está sendo dito e continuar com o seu pensamento atual, se é assim que você se sente melhor.
Fenix Dourada
24-03-2012, 18:56
O que o Ninja quis dizer é que você foi criado/ numa família cristã, certo? Portanto, desde pequeno te ensinaram a religião cristã, e acaba que é por causa da família que você acredita. Foi esse caminho que te ensinaram como certo, não é?
Pequenas notas:Só para efeito de evitar confusões/interpretações equivocadas do meu post, minha família é quase toda cristã (se contar tios, tias, avôs, avós, etc etc, acho que só eu e meu pai não somos cristãos, sendo que eu saí da igreja antes dele, portanto fui criado com direito a batismo, catequese, primeira comunhão, pá, etc.)
Nota2: Também não tô falando pra você virar um rebelde e sair batendo boca com a família inteira. Mas, como disse o Ninja, a escolha de pensamento é sua. Ninguem deve pensar por você.
Sinceramente, não. Apesar de minha família toda ser cristã, pelo menos em minha casa, eles não tem costume de ir a missa, por exemplo. E eu vou sem eles, eu e minha namorada.
Fenix Dourada
24-03-2012, 19:48
Por que cegamente? E quem disse que eu não pude escolher? Ninguém da minha família vai me impedir se eu decidir ir pra religião umbanda, e mesmo se tentarem, não vão conseguir. Mas mesmo assim, eu escolhi sim a minha religião.
Evolução é um fato, não tem muito o que se discutir sobre isso. Vai de cada um querer aceitar as evidências ou continuar a viver em uma fé cega pseudo-científica.
Guaxinim Bigodudo
24-03-2012, 21:28
Veio procurar ajuda sobre religião em um fórum cheio de ateus ...
:facepalm:
Cara eu consigo conciliar as duas coisas , ultimamente quando falei aqui em casa que acreditava em um ser Superior a nós , mas não gostava da atuação da igreja católica por vários podres antigos dela.
Não deixei de acreditar NELE mais você não pode se fingir de cego e dizer que a teoria da evolução é uma bobagem né.. :smile:
Já li e recomendo juntamente com o Martiny.
@Topic
Largue o cristianismo e seja feliz. Você ainda pode ser deísta ou meramente teísta.
~HardLife
DanNitrous
24-03-2012, 22:01
Essa porra ai é só uma teoria! flw.
Abraços...
Artesox Eagelin
24-03-2012, 22:48
A maioria dos cristãos que eu conheço acreditam na teoria da evolução... por que ela faz muito sentido, véi
Ninja Dragon
25-03-2012, 00:41
Mr. Magoo, eu me baseio no mais provável. O tópico dá a entender que você é um cristão que começou a questionar a religião recentemente. Eu parti do princípio de que você é cristão por causa dos pais, porque é assim com a maioria deles. Me desculpe se eu me enganei.
O que eu quis foi mostrar que existem várias formas diferentes de pensar e de acreditar ou não em algo.
Arctic Wolf
25-03-2012, 00:51
Evolução é diferente de Evolucionismo. Evolução é fato, Evolucionismo é teoria.
Evolução: "Mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo."
Evolucionismo: É toda aquela história dos seres vivos primitivos que evoluíram, que todos vieram de um ancestral comum, etc. É a origem da vida.
Como Cristão, eu não acredito no Evolucionismo. Acredito no Criacionismo (Deus criou todos os seres vivos) e que esses seres evoluem, sim.
Mig Master
25-03-2012, 00:53
Evolucionismo não é teoria do início da vida, isso é Oparin.
Caralho, galera ainda confunde as coisas. Evolução e evolucionismo são a mesmíssima coisa.
Arctic Wolf
25-03-2012, 00:59
Mas o Criacionismo diz que todos os seres vivos foram criados do jeito que são e não mudaram, que nunca sofreram mutações.
Na verdade, o Criacionismo em si significa "a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural."
Ele, hoje é usado de outro modo: "No entanto, o termo é mais comumente usado para se referir à rejeição, por motivação religiosa, de certos processos biológicos, particularmente a evolução".
Quando eu digo "Criacionismo", estou me referindo apenas ao primeiro conceito.
Evolucionismo: É toda aquela história dos seres vivos primitivos que evoluíram, que todos vieram de um ancestral comum, etc. É a origem da vida.
Como Cristão, eu não acredito no Evolucionismo. Acredito no Criacionismo (Deus criou todos os seres vivos) e que esses seres evoluem, sim.
http://i40.tinypic.com/zvcb5.jpg
Mas, obviamente, você deve achar que a semelhança embrionária entre as espécies é pura coincidência ou que é obra de Deus, e que a possibilidade delas todas terem se originado a partir um ancestral aquático em comum é pura besteira, presumo. Bem mais plausível acreditar que o Homem veio do barro e que a mulher da costela dele.
Cada um é livre para crer no que quiser, mas negar o evolucionismo em pleno século XXI é estupidez.
Arctic Wolf
25-03-2012, 02:06
Mas, obviamente, você deve achar que a semelhança embrionária entre as espécies é pura coincidência ou que é obra de Deus, e que a possibilidade delas todas terem se originado a partir um ancestral aquático em comum é pura besteira, presumo. Bem mais plausível acreditar que o Homem veio do barro e que a mulher da costela dele.
Cada um é livre para crer no que quiser, mas negar o evolucionismo em pleno século XXI é estupidez.
Mas, Gildão, em nenhum momento eu disse que acredito no Criacionismo por ser mais lógico, racional ou provável.
Claro, não é coincidência a semelhança embrionária. Mas considero que um ser todo-poderoso (Deus) criou todas as espécies em sua base, e estas foram evoluindo naturalmente. Acredito que Ele é quem criou tudo isso. Agora, como o processo se deu até chegar na natureza que conhecemos atualmente, isso já é outra coisa. Mas as pessoas são muito maniqueístas ao achar que as duas vertentes (Criacionismo e Evolucionismo) são totalmente opostas e imiscíveis.
Mig Master
25-03-2012, 02:13
Arctic, puta que pariu.
EVOLUCIONISMO = EVOLUÇÃO.
Para de confundir Evolução com Teoria de Oparin, cara. O Criacionismo vai contra o Evolucionismo e Oparin, não contra só o Evolucionismo. O Evolucionismo Teísta considera Deus o Criador do organismo inicial e a evolução partindo dai.
Arctic Wolf
25-03-2012, 02:17
Arctic, puta que pariu.
EVOLUCIONISMO = EVOLUÇÃO.
Para de confundir Evolução com Teoria de Oparin, cara. O Criacionismo vai contra o Evolucionismo e Oparin, não contra só o Evolucionismo. O Evolucionismo Teísta considera Deus o Criador do organismo inicial e a evolução partindo dai.
:fckthat:
Entendi, entendi. Alguém um dia explicou aqui no fórum que Evolução e Evolucionismo eram coisas distintas e isso pegou na minha cabeça.
Mas, nesse caso, eu posso dizer que não me encaixo em nenhuma das duas vertentes.
Eu acredito que Deus criou os seres vivos, mas eles são mutáveis e evoluem.
Mas, Gildão, em nenhum momento eu disse que acredito no Criacionismo por ser mais lógico, racional ou provável.
Claro, não é coincidência a semelhança embrionária. Mas considero que um ser todo-poderoso (Deus) criou todas as espécies em sua base, e estas foram evoluindo naturalmente. Acredito que Ele é quem criou tudo isso. Agora, como o processo se deu até chegar na natureza que conhecemos atualmente, isso já é outra coisa. Mas as pessoas são muito maniqueístas ao achar que as duas vertentes (Criacionismo e Evolucionismo) são totalmente opostas e imiscíveis.
Esse tipo de pensamento aí é relativamente novo e só surgiu para adequar os preceitos e dogmas cristãos com a ciência, uma vez que as evidências já eram tantas que continuar a negar os fatos era impossível.
Mas entendo que isso são crenças e discuti-las é impossível, já que contra dogmas não há argumentos. Cada um crê no que melhor lhe convir.
luizjuiz
25-03-2012, 02:35
Caros colegas,
Todos os que já se deram ao trabalho, que na verdade é uma das mais nobres virtudes, de ler o livro sagrado, a Palavra do Senhor, sabe que ela vai contra essa idéia, amplamente já desaprovada, por falta de evidências, lógica, desmentida pelo próprio Darwin antes de sua morte. A falta de explicações para eventos como a explosão Cambriana, a falta de fósseis intermediários entre várias espécies e a falta de demonstração experimental para mudanças significativas de genoma gerando descendentes (quem frequentou o ensino médio sabe que aberrações cromossômicas nunca geram descendentes saudáveis para que qualquer seleção natural se justifique, agora me diz como o macaco tem 24 pares de cromossomos e o homem 23) são os pontos fracos e que já tiram toda a credibilidade dessa teoria, que como sabemos, é apenas uma teoria. Outras surgirão e essa será apenas mais uma no meio de tantas delas.
Sua dúvida sobre se é pecado ou não, meu amigo...claro que é pecado. Ou você está com Deus ou está contra ele, não existe meio termo, não há opção de escolha. Quando você vai votar nas eleições não pode votar no bolsa família ou no salário mínimo de 650 reais, ou você vota na Dilma ou vota no Serra, com Deus, me perdoe senhor a comparação, é a mesma coisa, você compra um pacote, e deve aceitar tudo que vem junto. Ficar selecionando partes da Bíblia para seguir, arbitrariamente, é tão válido quanto selecionar toda ela para não seguir, ou seja, falta de comprometimento total com o criador do universo.
Espero ter sanado as suas dúvidas,
Abraço
Ninja Dragon
25-03-2012, 09:14
Elas são sim.
A Bíblia afirma categoricamente que o homem foi criado a imagem de Deus, que Eva veio da costela de Adão, que a Terra foi criada a partir do nada em sete dias, e que a humanidade existe desde o início do mundo.
O evolucionismo vai contra tudo isso.
Se você acredita em evolução (que é exatamente a mesma coisa que evolucionismo, diga-se de passagem), você automaticamente está admitindo que tem erros na Bíblia.
Ou você está com Deus ou está contra ele, não existe meio termo, não há opção de escolha.
Infelizmente, é assim que é pregado. Se você aceita a evolução, pelo menos parte do que é pregado pela igreja você está rejeitando.
Se você acredita em evolução (que é exatamente a mesma coisa que evolucionismo, diga-se de passagem), você automaticamente está admitindo que tem erros na Bíblia.
Nono dos Alagoas
25-03-2012, 12:34
Se a bíblia é o lugar por onde conhecemos deus, e ela foi feita por homens, seria deus criado pelos homens? :surpreso:
Eu acho que sim heim.
Arctic Wolf
25-03-2012, 17:59
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL761923-5603,00.html
Pobre Igreja Católica, está contra deus há mais de 3 anos.
Do jeito que esse luizjuiz fala, parece um extremista.
Não é pecado algum acreditar que os seres evoluem. Na Bíblia, não há nada dizendo "os seres criados por Deus são imutáveis".
Arctic Wolf
25-03-2012, 18:10
Na verdade, é exatamente isso que o Criacionismo diz.
E é ÓBVIO que não vai ter o termo imutável na Bíblia.
Do mesmo modo que não falam que ursos polares foram para a Arca de Noé.
Foi exatamente por isso que eu disse que não me encaixo completamente em nenhuma das duas vertentes. :)
incrivel como tem gente que não sabe que luizjuiz está trollando
porra ele já fez isso oq, umas 300 vezes?
deve ser pq escreve bem e não zoado como eu ali na primeira página
vBulletin v3.8.7, Copyright ©2000-2013, Jelsoft Enterprises Ltd.