PDA

View Full Version : [Artigo] O futuro do Tibia na visão dos jogadores

Timari
30-09-2010, 22:06
O Futuro do Tibia
Visão dos Jogadores

Artigo escrito por Professor Girafales
Revisão por Anderslash

Quando se pensa no futuro do Tibia, o que não conseguimos imaginar é o que se passa na cabeça dos desenvolvedores de conteúdo da CipSoft, como o Knightmare, ou a Chayenne. Mas eles não são os únicos responsáveis por criar novas ideias para o jogo e moldá-lo com novos recursos, monstros, áreas... Uma importantíssima parcela dessa equação somos nós, os jogadores, que com nossas ideias e propostas ajudamos a construir o Tibia, tijolo a tijolo.

Em tempos mais antigos, essa contribuição era mais direta. Sprites de itens, livros, e até mesmo partes do mapa podiam ser criadas por jogadores. Bons exemplos disso são as antigas áreas de Mintwallin ou o Deserto de Jakundaf, criadas pelo Karl e pela dupla Ciryon e Lord Harry respectivamente, jogadores da velha guarda.

Atualmente essa contribuição ainda é importante, mas se dá de maneira diferente. A voz dos jogadores se faz ouvir em tópicos de feedback importantes na seção de discussões (http://forum.tibia.com/forum/?action=board&boardid=89516) do fórum oficial, ou na seção de propostas (http://forum.tibia.com/forum/?action=board&boardid=10).

Os funcionários da CipSoft responsáveis pela interação da empresa com a comunidade de jogadores, chamados de Community Managers, organizaram um tópico na seção de propostas (http://forum.tibia.com/forum/?action=announcement&announcementid=31) com algumas das ideias dadas pelos jogadores que eles acham mais relevantes, ou seja, cujos escopos se encaixam no conceito da CipSoft. E é sobre algumas dessas ideias que irei falar aqui.Runa de camuflagem (http://forum.tibia.com/forum/?action=thread&threadid=2527583)Imagine-se perambulando pelas planícies do Tibia, gramado sempre verde, arbustos e árvores por todos os lados. Nenhum perigo além de wolves e hunters, pensa você. Mas de repente, eis que um inocente arbusto se transforma em um player killer!

A runa de camuflagem, uma ideia trazida pela Rebecca Sniper, permitiria que jogadores se transformassem em elementos do ambiente, arbustos, rochas, dado que certas condições como nível mínimo, magic level, entre outras, sejam obedecidas. A implementação desta ideia certamente tornaria as guerras e batalhas mais estratégicas do que são hoje. Mas não somente de batalhas vive o tibiano. Imagine poder dar um susto em um amigo, saindo "do nada"? :yelrotflm

http://img219.imageshack.us/img219/4855/runacamuflagem.png
João, cadê você, meu filho?! Créditos: Jake~ (http://forums.tibiabr.com/member.php?u=278877)

Exiva em servidores vazios (http://forum.tibia.com/forum/?action=thread&threadid=1695650)A magia Find Person é uma poderosa ferramenta que permite que se encontre qualquer um, não importando nível, distância, sexo, etnia ou religião. Tão poderosa que alguns, como o Saint Vallion, que bolou essa ideia, acham que seu poder deveria diminuir. Para ele, o ambiente deveria exercer papel mais importante, se colocando entre você e seus inimigos. Atualmente a magia Exiva elimina essa variável da equação.

Para Saint Vallion a magia deveria funcionar somente em jogadores com uma caveira, membros de uma party, sob efeito da magia Soulfire ou que tiverem liberado o Exiva de determinadas pessoas em uma "lista branca". Para ele essa medida tornaria as batalhas entre jogadores e entre guilds mais equilibradas e emocionantes, com mais tática envolvida.

http://img690.imageshack.us/img690/9116/sfdasdf.png
Zezinho, cadê você, meu filho?!
Arena de monstros (http://forum.tibia.com/forum/?action=thread&threadid=2959926)A arena de batalha entre jogadores é uma ideia bem antiga e que faz sucesso entre os jogadores. Mas e a arena de monstros, o que é?

A ideia do Dark Covin é dar aos monstros do Tibia uma oportunidade de se enfrentarem em uma arena. E os jogadores poderiam assistir essas batalhas, num local onde poderiam interagir entre si, torcer pelo seu monstro favorito, e até apostar naquele que acha que irá vencer. Os monstros seriam escolhidos em enquetes periódicas no site oficial e começariam a batalha algumas horas após o server save. Imagine só, poder tirar aquela velha dúvida sobre o monstro mais poderoso?

http://img829.imageshack.us/img829/1482/materia1.png
Braindeath ou Destroyer? Créditos: Dranix (http://forums.tibiabr.com/member.php?u=104404)
Invasão massiva (http://forum.tibia.com/forum/?action=thread&threadid=2358256)A invasão massiva é uma ideia trazida pelo Khamull já há algum tempo, mas cujas chances de efetivamente chegarem ao jogo aumentaram com a criação das quests globais. Essa invasão seria um enorme evento anual, durante a qual todo o Tibia, eu disse TODO O TIBIA, seria invadido por uma horda interminável de criaturas das mais diversas.

Um verdadeiro teste para a união dos jogadores numa batalha épica que deixaria um grande rastro de dor e sofrimento. Caso os jogadores conseguissem a vitória, esta seria somente temporária, pois, imagine só, Zathroth faria uma última tentativa, com seus servos mais poderosos, nas Plains of Havoc. Ousada a ideia, né?

http://img229.imageshack.us/img229/4641/sdfasdfasdf.png
Corram para as colinas!

E então, já imaginou como seria o futuro se ideias como essas fossem implementadas? Nas seções de propostas do fórum TibiaBR (http://forums.tibiabr.com/forumdisplay.php?f=308) e do fórum oficial podemos encontrar muitas boas ideias. Não deixe de visitá-las e dar sua opinião. Quem sabe uma de suas ideias não consiga chegar ao jogo?

Agradecimentos especiais ao moderador Jack Foxy

Hell maws
25-10-2010, 11:02
Ta precisando de tudo isso..
tibia já ta sem graça:S
só n gostei da mudança do exiva:P

FKfoury
25-10-2010, 11:02
Muito legal as ideias, isso sim deixaria o jogo bem mais emocionante =D

Off Brown
25-10-2010, 11:08
no ponto q o tibia esta
qualquer ideia eh valida

curti as ideias sim!

Jaws
25-10-2010, 11:10
Falando em ideias estarei traduzindo a minha para por no proposal board do Tibia.Com .. Tomara que seja um esboço para algo grande :P

abraços,

Fernando SBR
25-10-2010, 11:22
nao curti a do exiva
ia estragar mt e tirar mt o tempo dos players
essa ideia poderia ser ativa em pvp apenas talvez
porq onde eu jogava, e voltarei a jogar
honera,, n pvp,, uso o exiva diariamente, para encontrarr amigos, ou as vezes saber se algum inimigo se aproxima
n curti mt nao

Soft Oak
25-10-2010, 11:22
adorei tudo issooooooooooo

Sero
25-10-2010, 11:23
Artigo pequeno, mas bem interessante.

Arena de monstros, nossa, parece um Pokémon da vida, hahaha.

A galera esquece que a maioria das mudanças, pequenas ou grandes, foram propostas e apoiadas pelos próprios jogadores.

slumberjack
25-10-2010, 11:23
curti demais, imagina só....

Hugoolcore
25-10-2010, 11:36
Tem muito jogador com ótimas idéias pra fazer do Tibia cada vez mais um jogo melhor e também pra tentar trazer de volta a parte RPG do jogo... A Cipsoft deve mesmo ler com muita atenção as propostas da gente, jogadores de Tibia!

zezinhomala
25-10-2010, 11:39
http://img690.imageshack.us/img690/9116/sfdasdf.png
Zezinho, cadê você, meu filho?!
[INDENT][SIZE=5]

Tô aqui Gira!!
topic: Não gostei de algumas ideias, mas a de dificultar o exiva é muito boa...

Dorfx
25-10-2010, 12:13
Muito legal as ideias, isso sim deixaria o jogo bem mais emocionante =D

Concordo plenamente, sou do tempo que GS chegava até ali perto da dwarf brigde, pouts aquilo era uma emoção. Ir de Venore a Thais com Low leve verdadeiro desafio!

Gostei das idéia, só o exiva que não compensa mudar. Aliás lá só tem a solucão para PvP e o Non-Pvp como fica ?

Valeu
Abraços

looukoo
25-10-2010, 12:22
A runa e a Arena para mim foram as melhores ideias. Para mundos PVP, a do exiva é bom tbm.

Eu antes acreditava que com a spell de se trasnformar em monstros, ngm te reconheceria tbm, nem mesmo os monstros....

Zarelinha
25-10-2010, 12:27
É bem legal a ideia, ajuda um pouco a tirar daquela rotina, treinar treinar e depois caçar e caçar, são essas coisa que fazem o RPG ser um jogo tão legal e que não canse de ser jogado. Parabéns pela iniciativa. :)

SERED
25-10-2010, 12:29
gosstei da ideia de vc si tranforma numa arvore
ou coisas do tpo
deixaria o pvp mt mais emocionante e estrategico

colhecionador de almas
25-10-2010, 12:42
Muito bom,gostei de td só o do exiva presisa melhora um poco.:P

Gabrielf
25-10-2010, 12:51
Deixa do jeito que tá, frescurentos ! HUSHAUSSAH

Ufa Luffa
25-10-2010, 13:03
Uma proposta que me chamou bastante a atenção foi a da arena de monstros...acho que seria bem interessante isso, e fazermos apostas, brincadeiras e interagirmos.
Porém, outra que me chamou a atenção, mais de maneira negativa foi a do exiva, não acho que tenha que ser mudado...se você está online, independente da onde esteja, tem que 'assumir' riscos. Que pode ser um pouco modificada, pode, mais não acredito que drasticamente.

Bardus
25-10-2010, 13:11
A ideia da runa de camuflagem é muito legal, na verdade curti todas, menos a do exiva... deixa o exiva como esta memo. :riso:

Isao Yoshiki
25-10-2010, 13:16
Belíssimo artigo Professor.
Eu concordo com você em sua maioria. A Cipsoft está em uma busca desenfreada em tentar melhorar o Tibia, mas esquecem que quem faz o Tibia são os players, que estão acabando.
A alguns anos atrás se via 60 mil jogadores online (ok, a maioria era botter) mas mesmo assim. Ela não pode ter acabado com tanta gente em tão pouco tempo, sem contar que ainda existem muitos, muitos e muitos botters ainda na ativa.
Vejo o fim.

ouNiez
25-10-2010, 13:31
Poxa, nem tava lidado nesses foruns ai nao..
Ótimas idéias!
A que mais achei legal foi a da arena de monstros.
MUITO LEGAL!

=D

nunis
25-10-2010, 13:42
ESSE JOGADOR RIDÍCULO DE NON PVP DO CAR$%$#$ COM ESSA PO$#@ DE IDÉIA DO EXIVA! NEM FOD#$d$!

IDÉIA MAIS RIDÍCULA EVER

//edit
Ok. Agora mais calmo... Acho que todas as idéias MENOS A DO EXIVA foram ótimas. Só algo para acrescentar na de camuflagem... ao invés de dar sumiço ao char, por que não alterar o invisible de players para que não possam ser atacados via meele? Sendo assim necessário um sorcerer para usar exana ina e cancer sua invisibilidade?

Hardocks
25-10-2010, 13:46
Respeito a proposta das pessoas , mas pra mim a maioria das mudanças n tem sentido. A unica q eu curti foi a da camuflagem.

Arena de bixos : Uma forma nova de ganha dinheiro facil no jogo.
Invasao: Alguem imagina outros pontos como , o cara q se mata fzendo lootbag eh a invasao faz ele corre pra n perde o loot suado do cara , player q logam bem no meio da invasao, etc...
exiva: N posso dize muito dessa magia , afinal eu sempre achei q isso eh uma facilidade pros pks.

Depois todo mundo reclama das mudanças. E so lembrar o ultimo update :wscared:

Mateus Leal
25-10-2010, 13:52
A única que realmente gostei foi a da exiva.
Seria uma boa.
Mas acho que a prioridade seria sistemas anti-bots inteligentes, ex: Após matar um determinado numero de bixos repetitivos durantes um determinado tempo a exp que aquela bixo começaria a diminuir.

Ex: Você ganha 40 pontos de exp matando rotworms, após matar 400 rotworms em um intervalo de algumas horas, essa exp cairia para 20, e assim por diante. ( Isso iria dificultar muito a vida dos botters )

nunis
25-10-2010, 13:52
Respeito a proposta das pessoas , mas pra mim a maioria das mudanças n tem sentido. A unica q eu curti foi a da camuflagem.

Arena de bixos : Uma forma nova de ganha dinheiro facil no jogo.
Invasao: Alguem imagina outros pontos como , o cara q se mata fzendo lootbag eh a invasao faz ele corre pra n perde o loot suado do cara , player q logam bem no meio da invasao, etc...
exiva: N posso dize muito dessa magia , afinal eu sempre achei q isso eh uma facilidade pros pks.

Depois todo mundo reclama das mudanças. E so lembrar o ultimo update :wscared:

Reclamam se as mudanças foram inadequadas. Essa do exiva por exemplo, o que um traste de um jogador de nonpvp sabe sobre guerras e tática de war? No mínimo ridiculo. Se até mesmo com exiva dificulta achar alguns players que sabem se esconder... imagina sem -.- porr#!

Davor
25-10-2010, 13:55
ótima matéria (:

a idéia da invasão foi a qe achei a melhor :D , mas eu correria para as colinas

Fabianovd
25-10-2010, 13:55
a arena entre jogadores onde cada um apostaria um item ou xp seria legal.

Mateus Leal
25-10-2010, 13:59
ESSE JOGADOR RIDÍCULO DE NON PVP DO CAR$%$#$ COM ESSA PO$#@ DE IDÉIA DO EXIVA! NEM FOD#$d$!

IDÉIA MAIS RIDÍCULA EVER

//edit
Ok. Agora mais calmo... Acho que todas as idéias MENOS A DO EXIVA foram ótimas. Só algo para acrescentar na de camuflagem... ao invés de dar sumiço ao char, por que não alterar o invisible de players para que não possam ser atacados via meele? Sendo assim necessário um sorcerer para usar exana ina e cancer sua invisibilidade?

Você só fala isso por que é sorcerer.
Se vai pensar no balanceamento do jogo não pode pensar em coisas que uma vocação vai depender muito da outra.
Criticou tanto a idéia do cara e a sua foi bem pior, sinceramente.

Jose Cuervo
25-10-2010, 14:14
Existem centenas de boas ideias, uma hora criarei um tópico ali no fórum falando sobre algumas que tive. Jurei que essa hotnew era sobre "quanto tempo você acha que Tíbia ainda vai durar?", eu diria uns 70 anos.

Seu Carlos
25-10-2010, 14:15
Prq o Tibiabr não faz uma campanha forte para que os jogadores do brasil passem a utilizar o forum de propostas(Proposal) do tibia.com assim diminuiria a choradeira com os updates prq muitas coisas que estão ai e alguns não gostam passaram pelo proposal antes de serem implementadas no jogo!

nunis
25-10-2010, 14:34
Você só fala isso por que é sorcerer.
Se vai pensar no balanceamento do jogo não pode pensar em coisas que uma vocação vai depender muito da outra.
Criticou tanto a idéia do cara e a sua foi bem pior, sinceramente.
A idéia do exiva, segundo o idealizador, é para estimular as wars e táticas de jogo. Ao invés de ficar feito um retardado andando pelo mapa do Tibia todo atrás de um player (que não vai estar skull porque nenhum idiota pega skull em war depois do update das injusts), por que não tornar o sorcerer algo além de uma máquina de matar? Isso vale pros druids também: por que não torná-los algo além de "sio-paralyzers"? :)
Isso sim balanciaria as vocações... e além do mais, era assim antigamente! :D

Pense antes de falar besteira!

adventuresintibia
25-10-2010, 14:46
Poxa as idéias se aplicadas dentro dos termos do jogo, seriam muito bem-vindas por todos os players, e tambem, sem sombra de duvidas dariam um ar mais "agradavel" ao jogo ate porque, que queira ou naota virando uma rotina.

Slaytanic
25-10-2010, 15:18
A da camuflagem e da arena são muito feras, ia ficar muito bom.

Renan Goes
25-10-2010, 15:36
Essa idéia do Exiva eu já venho falando a muuuiiitttoooo tempo.

Seria excelente que fosse implementada.

Acho um absurdo em um mundo com as condições tecnológicas do Tibia ser possível achar outra pessoa que está do outro lado do continente.

Com o Exiva ninguém consegue se esconder, fica sem graça.

Qual a vantagem de se esconder em uma carverna distante pra evitar conflitos, se você mesmo que esteja no inferno as pessoas vão lhe achar facilmente.

Exiva pra mim só devia funcionar se a pessoa estivesse de skull ou em uma white list.

Sonic The Knight
25-10-2010, 16:31
Seria legal se tivesse todos essas atualizaçoes que ele flw seria legal

nunis
25-10-2010, 17:21
Essa idéia do Exiva eu já venho falando a muuuiiitttoooo tempo.

Seria excelente que fosse implementada.

Acho um absurdo em um mundo com as condições tecnológicas do Tibia ser possível achar outra pessoa que está do outro lado do continente.

Com o Exiva ninguém consegue se esconder, fica sem graça.

Qual a vantagem de se esconder em uma carverna distante pra evitar conflitos, se você mesmo que esteja no inferno as pessoas vão lhe achar facilmente.

Exiva pra mim só devia funcionar se a pessoa estivesse de skull ou em uma white list.
Ninguém consegue se esconder? VOCÊ não consegue. Te liga.

Willianpm
25-10-2010, 17:37
Eu adorei as propostas, achei elas bem criativas.

Só não gostei da proposta a respeito do exiva, acho que não seria interessante fazer oque o cara disse, como por exemplo, só poder exiva jogadores com caveira.

A de se fingir de arbusto entre outros, é muito boa e criativa, imagina só um team todo esperando uma certa pessoa passar para matar, sera uma runa muito boa para estrategias.

Renan Goes
25-10-2010, 17:42
Ninguém consegue se esconder? VOCÊ não consegue. Te liga.

E você consegue?

Eu te acharia em qualquer lugar do mapa tibiano. Basta usar exiva e ter conhecimento do mapa.

Agora se você esta sugerindo ficar correndo de um lado para o outro feito barata tonta, isso eu também consigo.

Eu estou falando no caso de um player level 200, que não quer entrar na guerra.

Exemplo é meu irmão, que esta hunted porque não quer entrar na guerra por nenhum dos lados. Ele simplesmente não pode caçar nada, pois aonde quer que ele vá as duas guilds vão atras dele para matar-lo. Mesmo que ele vá para o buraco mais remoto do Tibia acham ele.

Entenda, não estou falando de fugir, e sim de caçar sem medo de acharem você.

Mago Max
25-10-2010, 17:49
Só ideia de maluco. hahaha

Falando serio, não gostei de nenhuma.

nunis
25-10-2010, 17:59
E você consegue?

Eu te acharia em qualquer lugar do mapa tibiano. Basta usar exiva e ter conhecimento do mapa.

Agora se você esta sugerindo ficar correndo de um lado para o outro feito barata tonta, isso eu também consigo.

Eu estou falando no caso de um player level 200, que não quer entrar na guerra.

Exemplo é meu irmão, que esta hunted porque não quer entrar na guerra por nenhum dos lados. Ele simplesmente não pode caçar nada, pois aonde quer que ele vá as duas guilds vão atras dele para matar-lo. Mesmo que ele vá para o buraco mais remoto do Tibia acham ele.

Entenda, não estou falando de fugir, e sim de caçar sem medo de acharem você.
Ele está em mundo pvp e não gostou de ficar hunted? Sai. Vai pra Lixo-non-pvp e be happy. É simples!
Agora tirar o exiva porque merdinhas não aguentam ficar hunted sem caçar? me poupe;D

Jhow Knight
25-10-2010, 18:52
A que eu mas gostei foi a última,da invasão massiva.Aliás o Tibia em geral precisa de mais invasões.É bem difícil ver invasões no Tibia hoje,não sei porque mas deviam ser mais frequentes...Aumentaria a diversão ...

Ozzy Blackheart
25-10-2010, 19:27
gostei,mais essa da runa teria que planeja bem,se os bixo nao pudessem ver voce,voce poderia fazer uma quest sussa??planejando bem ia fica rox :D

Tazz
25-10-2010, 19:37
a unica q salva eh a utima ideia
o resto eh um lixo..... camuflagem... wtf??
diminuir o poder do exiva.......¬¬

deviam pensar em por sons no jogo,
num grafico melhor, 3D

tibia eh um dos jogos q possui a melhor jogabilidade e melhor enredo
mas acabara eskecido se continuar com esses graficos.....

Jutsu on Astera
25-10-2010, 19:40
Exceto a mediocre ideia do exiva, eu adorei a ideia do "massive raid".
É o que Tibia precisa, invasões, principalmente em non-pvp servers. :riso:
A ideia da camuflagem seria ótima em pvp servers, não é? :)

Renan Goes
25-10-2010, 19:46
Ele está em mundo pvp e não gostou de ficar hunted? Sai. Vai pra Lixo-non-pvp e be happy. É simples!
Agora tirar o exiva porque merdinhas não aguentam ficar hunted sem caçar? me poupe;D

Sinto muito, não posso argumentar contra que foge de sua razão... seria o mesmo que jogar um saco de gelo na boca de um vulcão em erupção.

Quando tiver argumentos válidos volto a conversar.

Rayer
25-10-2010, 20:46
Inovadoras as ideias. A do exiva daria um tanto de dor de cabeca, fazer um personagem perder a exibicao do nome serviria pra muitas outras coisas com propositos ruins

Tazz
25-10-2010, 20:51
Sinto muito, não posso argumentar contra que foge de sua razão... seria o mesmo que jogar um saco de gelo na boca de um vulcão em erupção.

Quando tiver argumentos válidos volto a conversar.

viu q perdeu e agr tenta dar uma de bonzao da net e sair por cima.....

Aod
25-10-2010, 21:36
A idéia da arena é boa, mas tem que haver um certo cuidado se for colocada no jogo, porque senão irá virar uma máquina fácil de grana pra quem pode apostar alto.

Exemplo : Apostar no máximo 4k, e se você apostar e ganhar, ganha 1,5x do valor apostado; Se perder, perde 1,5x do valor apostado.

A idéia da camuflagem e do exiva não foram boas, pois o bom é você se esconder mas sabendo que ainda te procuram hehehehehe.

Invasões sempre são bem vindas, pq hoje as invasões são poucas e nunca consegui chegar em 1 com prazo pq quando eu ja via tinha 4 mage socando UE dae perdi a graça de participar delas. :/

Idéias sempre são bem vindas de quem sabe argumentar e tem um bom trabalho a mostrar, não daqueles que enchem o fórum falando como um orc que tá kraaakkkk orkkk sux bla bla blá mimimi... Não tá gostando do jogo? Simplesmente unninstal e seje feliz :D

Febarboza
25-10-2010, 21:48
sobre arena e invasões: levo a crer q o tibia ta copiando ot server, e deveria ser ao contrário

sobre o exiva: pelo amor de deus, a cada update tiram alguma jogabilidade única do jogo, ja chega né?

desse jeito, o tibia nem futuro vai ter, para de inventar pls

Renan Goes
25-10-2010, 22:03
viu q perdeu e agr tenta dar uma de bonzao da net e sair por cima.....

Aguardando também seu fundamento. E não apenas mais um ownador de internet.

Super Chicken
25-10-2010, 22:08
Corre cara tem um deer atrais de vc...

Não curti a mudança no exiva...

Wucks
25-10-2010, 23:00
Particularmente sou contra a tais " inovações ".
O Tibia, é único, seja pelo seu gráfico, jogabilidade ou estilo.
Dessa forma ele não fica igual ao WYD, MU, Perfect World ou até mesmo Warcraft entre outros, que são diferentes mas possuem o mesmo fundamento. Só faltava mudar a câmera, digo, a forma que você ve seu char no jogo.
Tibia tem suas falhas? Tem sim e ja estão sendo corrigidas pouco a pouco. Mas pelo meu ponto de vista é incorreto qualquer adaptação proposta ( desculpe os idealizadores. )
Abraço.

Timari
25-10-2010, 23:39
Legal isso aí... algumas eu achei meio absurdas (a invasao em poh por exemplo... não poderia ser com aqueles bixos alí em thais... e teria que dar "respawn lured", então tem que ser em outra área do mapa..., outras non-sense (exiva "zezinho - zezinho can't be found) <- essa aí ficou forçada vei, se fosse pra implementar seria por não ter mais o que implementar...
Vale lembrar que essas fotos aí foram exageradas, feitas para ilustrar a matéria. Com toda certeza esses monstros na entrada de Thais seriam um absurdo né...
---

São muitas as ideias que os jogadores postam no fórum de proposals. Várias são listadas em um tópico oficial como promissoras, e de dezenas dessas listadas eu escolhi apenas 4 para colocar aqui, por critérios como preferência pessoal, maior facilidade de serem descritas em uma matéria e por serem mais "bombásticas" para o jogo.

Como eu disse são os jogadores que moldam o futuro do jogo e essa discussão se as ideias propostas são boas ou ruins são naturais e ajudam demais no desenvolvimento, por isso fica a dica de que quem quer ter um jogo melhor deve participar de discussões saudáveis seja no Tibia.com ou no TibiaBR.

Binho Mcz
26-10-2010, 05:53
o lance do exiva é totalmente ridiculo :o
se começa implementar esse tipo de coisa, ai sim eu vejo o futuro desse jogo "FIM"

Alfonzo
26-10-2010, 06:38
Vou criticar essas propostas citadas, acho todas muito legais!

A atual runa de camuflagem é uma piada, é decoração mais barata que a bag de fantasia de carnaval. O mesmo digo da magia illusion. Não vejo propósito nelas a não ser "se exibir", brincar com amigos e novatos.

Ok que a tática "transforme-se em um baú e suba uma escada, ninguém vai te encontrar sem dar look ou exiva" funciona, mas não como deveria.

Camuflagem deveria esconder o nome do jogador, pelo menos, tornando-o visível apenas para quem está a 2 sqm de distância, e também quando o jogador se movimenta.

Ela deveria torna-lo "difícil" de ser encontrado por monstros que não estejam diretamente na sua frente, cancelando esta percepção quando você se mover.

Ilusão (de criaturas) deveria ser semelhante, tornar o jogador indistinguível à criatura da mesma raça, exemplo: transforma em Orc e outros orcs não te atacam, a não ser que você os ataque, ou esteja diretamente à frente pro orc ver que você é um impostor.

Exiva é útil, mas deveria haver mais restrições e não um total bloqueio da magia.

Deveria haver outra magia que desligue o exiva em si mesmo apenas à uma distância pequena, 20 sqm por exemplo. Assim quem está sendo caçado pode se esconder no mesmo estilo da camuflagem acima, e o caçador não consegue saber quão perto o jogador está (20 sqm), usando exiva.

Retornaria algo como "Zezinho está próximo" em vez de "Zezinho está ao nordeste"

Arena de monstros eu não achei útil. Parece que ninguém mais vai até os andares inferiores do depot central de Venore pra ver que lá tem arenas justamente pra esse tipo de disputa.

O que deveria ter é mais monstros, mais fortes para serem summonados.

Hoje um level 300 tem que se virar com 2 gozzlers que são criaturas relativamente fracas. Invocar criaturas pra te ajudar perde a utilidade aos lvl 50. A única alternativa é "convencer" outras mais fortes.

Mais uma sugestão: os summons deveriam poder subir e descer escadas e rampas pelo menos (não buracos e nem paredes)

Deveria ter mais raids, não precisam ser as tradicionais em que caem sempre um rare, tipo da amazonas e orcs em Thais.

Eu sei que a Cip se preocupa com os novatos que são meio "lentos" e não percebem que tem um monstro de aparência hostil vindo em sua direção, mas pô! Sobrevivência faz parte do jogo e o jogador tem que temer mais a morte e o inesperado.

Todas raids tem anuncio antes "horda de seiláoque está invadindo a cidade em que você está, procure abrigo!". Isso é mais que suficiente. Se pegou a raid no meio o jogador vai ver sangue fresco e corpos pelo chão, vai saber que aquilo não tá seguro e vai ficar atento.

Todas criaturas deveriam ter área mara se moverem, nada de serem lurados pra longe, e nem desaparecerem quando saem da área.

É isso!

Keni
26-10-2010, 09:57
As ultimas duas propostas são legais, as 2 primeiras seria a gota d'agua p terminar de vez com o tibia -.-. No futuro espero q só quem tenha experiencia em tibia seja convidado ao focus group e que a ideia deles seja levada em consideracao.

Ezequie
26-10-2010, 10:22
Um dos melhores artigos dos últimos meses aqui no tibiabr. Realmete, se a cip começar a implementar as "viagens" que passam pelas cabeças dos tibianos seria mais divertido e ousado do que ficar sempre batendo na mesma tecla de war, quests, traps, skulls. Se vislumbrassem a possibilidade de ter seus desejos realizados dentro do jogo muitas pessoas mandariam propostas.
Eu por exemplo gostaria de ter mais opções para divertir além de quests, ups e chats, ainda mais quando estamos sem nada para fazer e com preguiça de ficar nas mesmices do tibia poderia haver algum outro jogo dentro do tibia... tipo essa ideia aí do monstros vs monstros poderia ser implantada com cartas que se compra ou dropa de monstros para que os players possam colocar as suas cartas na arena para lutar, podendo escolher a maioria das regras eles mesmos, uma coisa mais divertida e menos preocupante ou desgastante.

atus draniania
26-10-2010, 13:58
Gostei de todas exeto a do exiva, ficaria horrivel, não ia proporcionar nada a mais pras wars.

Almofada
26-10-2010, 14:35
Arena de Monstros relamente ia ser muito show hehe

Faake7
26-10-2010, 16:13
deviam pensar em por sons no jogo

Tibia nunca teve som, se colocar estraga.

Algumas ideias irão acabar de vez com o jogo, que já está caminhando para seu fim.

downs
26-10-2010, 17:37
Bom...tenho a opinião de que o tibia ja não é mais o mesmo,o tibia que eu me deslumbrei,o qual eu tenho laços até hoje..como se fosse parte da minha vida assim como é para muitos outros jogadores.
Todos sabiamos que com a tecnologia o tibia evoluiria e acrescentaria elementos novos e impressionantes,para quem se lembra dos tempos antigos,alguns avanços,em certos tempos.. foram muito para se acustumar.

O futuro do tibia tende a evolução na parte de interatividade e facilidades...pois é,o antigo ja não volta mais ! quem se lembra da luta que era pra mata um dragon a alguns anos,eu pastavaaa KKKK.
espero investimento,mas o investimento que faça o player parar de ser "troxa" e ver o jogo com outros olhos...upar upar upar...não significa nada.

;*

Elite Sorcerer
27-10-2010, 00:01
Curti pra caramba as idéias!
Por mim Tibia teria invasões constantes nas cidades. :P

dorgaxx
27-10-2010, 00:05
As idéias são boas sim... curti, a única que não gostei foi do exiva... o resto ta de boa =P

Alexux
27-10-2010, 09:32
O tibia esta precisando mesmo de cavaloo! ;D
e principalmente que ele se mexa quando atacar o bixo ..
nao precisa ser 3D para fazer isso ..
dariia bem mais emoçao no jogo ..
seria uma mudança enorme!!
imagina voce , com seu knight .. atacando e vendo ele dando espadada nos bixos ..
com um cavalo ainda !!..
Ficaria muito filée !

Perera20
27-10-2010, 11:17
Achei interessante as ideias, menos a do exiva :S

Kamui
02-11-2010, 19:17
foi um excelente post, está de parabéns

CJean
02-11-2010, 21:17
Post muito bem escrito. As sugestões são bem interessantes e com certeza acrescentariam bastante ao RPG do Tibia que tantos reclamam hoje em dia.

Particularmente, a mais interessante foi a disputa entre monstros. Se bem trabalhada, poderia ser feito uma espécie de "Las Vegas", já que players apostariam uma certa quantia em tal criatura. E seria interessante se fossem criados monstros especiais, pois as vezes pode ser óbvia a vitória de um monstro sobre o outro.

Pedrob
03-11-2010, 21:39
Cara são boas as ideias, mas eu só acho bom fazer a segunda, a runa de camuflagem seria boa se não fosse barata... como assim? Teria que ser uma runa cara, não sendo viavel para qualquer um... Pois simplesmente aumentaria bastante o numero de power abusers com ela sabendo que podem aparecer do nada... ou se não teriam que ter um certo tempo para ficar invisivel... 1,2 3 minutos... As Invasões, teriam que ser de bixos fracos... pelo simples fato do numero de pessoas low levels, ou noobs. :D

Minha opnião talvez esteja errado... (: mas é o que eu acho ;)

TheRacS
05-11-2010, 18:48
Bom cada uma tem uma idéia do que poderia aconteçer com o tibia futuramente, más algo que agradou um bocado de gente e que pra mim foi sem graça, foi a do world change.
Acredito que funcionaria melhor, se fosse somente para mundo antigos, porque se a Cip criar um mundo novo hoje, amanhã ja tem level 300 no server, coisa que desanima alguns jogadores que almejam um dia serem TOP server ;x'

Máaas, como 1 unica palavra não move multidões, eu nem falo nada ;/' HSAHSAUHASUHASUHSA'

RaafaOwns
04-02-2011, 04:32
Ah, pensa, a gente ganhando bastante gp, só porque apostou em um Orc Rider, lutando contra um swamp troll HUAHAUHAUHAU

Time Whiter
28-02-2011, 16:02
Realmente, todas idéia são ótimas, espero quem um dia seja colacadas no Tibia.

mcpeeter
04-03-2011, 10:39
Essas invasão ia ser uma comédia só. Magina, noob's e até Hl's voltando das hunt e sendo mortos. Depois se reunir e matar tudo. ASHUSAh. Muito bom.

Sombra de Izan
09-03-2011, 23:02
Se as arenas existissem numa cidade eu com toda certeza iria ver as disputas, imagina descobrir o mais forte num confronto direto.:riso:

Bom mas tenho uma idéia, as disputas em conjunto também iria ser legal, tipo um jogador e um monstro com dois monstros ou o misto.;)

Knoox
07-04-2011, 12:40
Tibia já ta sem graça pelo que eu vejo, ta muito facil :S
acho que essas ideias ai seriam uma boa i.i