View Full Version : Dia da consciência negra, feriado ? [+topic anual]
caiquegp
20-11-2009, 07:57
Não sei por aí onde vcs moram, mas por aqui fica a critério do prefeito da cidade dar o dia como feriado ou não, aqui é feriado sim, e aí ?
Para uma maior discussão: O que acha desse dia ?
Eu acho que é uma desculpa pra não trabalhar mesmo ...:yelrotflm
Não tem essa de "raça" negra, somos todos da raça humana meys!
Aqui é feriado, achei bom pois não tem aula! :D
Eu não acho nada, só acho que ainda bem que tem e eu não tenho aula.
Chiquinhow
20-11-2009, 08:06
Eu tenho aula hj...
Mas é o ultimo dia =D
Sobre a consciencia negra,sei lá,eu acho legal isso.
TeddyDog
20-11-2009, 08:17
Aqui é feriado sim, eu até gosto, mas não acho certo isso.
Aqui num é feriado.
Parabens aos Afro-descendentes! =)
Iago Mac Stronda
20-11-2009, 08:25
aqui tem aula D:
Kpectruz
20-11-2009, 08:28
Eu acho errado assim como dar cotas para negros.
Mas é bom ficar um dia sem aula :D
Flapjack
20-11-2009, 08:51
Não é feriado e eu nem sabia disso.
Aqui é feriado sim, que bom.
knightsatan
20-11-2009, 08:56
Sou indiferente a este feriado, na realidade a quase todos.
-
É interessante, quanto a 'consciência negra' não vejo grandes problemas, no que isso signifique ter consciência e conhecimento da cultura negra, do passado e história. Mas começa a ficar esquisito quando usam termo "orgulho" e "raça", pois usando a lógica simples, vemos que isso pode resultar numa grande hipocrisia; imagine tentar falar do "orgulho branco", onde está a igualdade mesmo? ...Enfim, nesses casos não segue a lógica, e sim a vontade dos oprimidos, de vangloriar-se, dizerem: "Nós existimos e não somos mais oprimidos como antes". Assim como uma pessoa que foi pisoteada, e depois lhe foi dada a oportunidade de manifestar-se, ela abriu um bocão, gritando e chamando a atenção de todos.
Dia da conciencia negra nao pode passar em branco né.
:P
Aki nem é feriado ;/
yami henrique
20-11-2009, 10:39
aqui é feriado,mas tem algumas pessoas que tem aula hj.
Zerus Soldier
20-11-2009, 10:42
ué se eh um feriado serviu pra algo neh
Druid of Dalaran
20-11-2009, 10:49
Baita preconceito esse feriado, mais como eu perco aula ta valendo.
skusgoth
20-11-2009, 11:00
Aqui é dia normal, tanto que estou no trabalho agora, e a noite vou à aula. Mas gostaria que fosse, meu dia de trabalho ia ser 100% até às 3, e 150% depois disso xD
cya
Aqui em São Paulo é feriado, eu acho que apesar do sofrimento dos negros no passado eles não merecem um dia só para eles.
Se fosse assim teria que ter o dia do branco, do amarelo, etc, etc.
jiraya el xico
20-11-2009, 11:46
Assim como a "semana santa", "dia de finados", "dia da mulher", etc, eu não necessariamente concordo (até concordo com algumas, mas em partes), mas não vou deixar de aproveitar =p
Chaos Punx
20-11-2009, 11:47
Dia da conciencia negra nao pode passar em branco né.
:P
Aki nem é feriado ;/
Caraio... muito sagaz... aSHASHuASHuASHuASHuasHuasH
Aqui é feriado... mas sou indiferente quanto a isso... unica coisa que me importa eh q eu nao vou trabalhar.
imagine tentar falar do "orgulho branco", onde está a igualdade mesmo?
Dia do branco é todo dia, fica a dica. :o
Brinks, o povo negro sofreu muita opressão durante muito tempo, é o dia deles comemorarem os seus direitos. White Pride é o movimento da supremacia branca sobre as outras raças. :triste: por isso que você não pode falar do orgulho branco, pois você será rotulado como racista.
nem sabia ¬¬'
aki teve aula afffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff
Eu acho errado assim como dar cotas para negros.
Mas é bom ficar um dia sem aula :D
O que as cotas tem a ver com o dia da Consciência Negra ?
Vocês confundem muitos as coisas,o que tem de ofensivo em um dia da consciência negra ?
@~
Aqui também é feriado,e tá tendo um bocado de eventos pela cidade só que não vou em nenhum porquê tô sem grana.
Como sou negro,já recebi várias piadinhas pelo msn hoje,já até me ligaram. (risos)
O que as cotas tem a ver com o dia da Consciência Negra ?
Vocês confundem muitos as coisas,o que tem de ofensivo em um dia da consciência negra ?
@~
Aqui também é feriado,e tá tendo um bocado de eventos pela cidade só que não vou em nenhum porquê tô sem grana.
Como sou negro,já recebi várias piadinhas pelo msn hoje,já até me ligaram. (risos)
Enquanto existir "dia da consciência negra" e derivados, isso quer dizer que ainda existe preconceito.
Se as pessoas vissem todas igualmente, já não começariam diferenciando-as por negro, branco, amarelo, etc. Seríamos todos apenas pessoas.
Por isso é ruim, enquanto coisas assim existirem, racismo existirá, então é uma medida sem sentido, mesmo os negros tendo sofrido e blábláblá, uma atitude como essa apenas perpetua os problemas de preconceito.
chochota
20-11-2009, 13:13
ridículo e inútil.
o povo mal sabe o que é dia da bandeira...
Concordo com o post do cara acima, as pessoas nem sabem dos feriados que já existem. Aposto que boa parte das pessoas que moram em cidades em que é feriado nem sabiam o porque.
@topic
Aqui não é feriado.
Desculpa para não trabalhar, raça negra, parabéns aos afrodescendentes, tão errado quanto dar cotas para os negros, orgulho negro, orgulho branco, piadas cretinas...
Ai, meu saco.
Os anos passam e o pessoal ainda confunde ação afirmativa com preconceito. Esse dia é sempre tenso.
Não existe raça, mas deveria ter um feriado para o agradecimento de toda cultura que os negros trouxeram, sobre desculpa para não trabalhar, amiguinho, BRASILEIRO TRABALHA MUITO!!!, tu sabia que na espanha eles tem no mínimo 2h de descanço depois do almoço? Tu faz idéia de quantos feriados existem na inglaterra e alemanha por exemplo? e nos EUA? Te liga mano, deveria ser feriado sim.
jiraya el xico
20-11-2009, 13:51
Desculpa para não trabalhar, raça negra, parabéns aos afrodescendentes, tão errado quanto dar cotas para os negros, orgulho negro, orgulho branco, piadas cretinas...
Ai, meu saco.
Os anos passam e o pessoal ainda confunde ação afirmativa com preconceito. Esse dia é sempre tenso.
A linha entre ação afirmativa e preconceito é extremamente tênue, principalmente quando estas ou são feitas sem necessidade e/ou são injustas/prejudicam os que estão excluídos da minoria beneficiada.
Eu sei que em vários casos a ação afirmativa é necessária e legítima, mas não são raros os casos de medidas extremamente preconceituosas sendo mascaradas pelo véu da ação afirmativa, e isso, na minha opinião é inadmissível, pois é ruim tanto para as outras pessoas quanto para o próprio movimento social em questão.
De qualquer forma, quanto aos dias para x grupo, não vejo tanta necessidade, mas também não vejo problema nessa ação afirmativa em questão.
Pavel Heavy Metal
20-11-2009, 14:00
O engraçado é que na bahia, o lugar onde tem mais negros no mundo fora da áfrica, não é feriado.
Imagem que retrata bem esse dia:
http://www.poows.com.br/imagens/posts/2634814.jpg
O engraçado é que na bahia, o lugar onde tem mais negros no mundo fora da áfrica, não é feriado.
Imagem que retrata bem esse dia:
http://www.poows.com.br/imagens/posts/2634814.jpg
Cara, isso é fato mas não é em todo lugar, aqui no sul, não tem o feriado em nenhu lugar.
Conteudo adicionado para evitar flood, postei sem querer.
A linha entre ação afirmativa e preconceito é extremamente tênue, principalmente quando estas ou são feitas sem necessidade e/ou são injustas/prejudicam os que estão excluídos da minoria beneficiada.
Omissão não combate preconceito. Ações afirmativas demonstram resultados sólidos e duradouros.
Na cidade onde moro, hoje, rolam projetos de interação, eventos, desfile da beleza negra, etc. É um dia para refletir e lutar pela inserção do negro em nossa sociedade.
Apenas benefícios. Ninguém sai ferido.
Eu sei que em vários casos a ação afirmativa é necessária e legítima, mas não são raros os casos de medidas extremamente preconceituosas sendo mascaradas pelo véu da ação afirmativa, e isso, na minha opinião é inadmissível, pois é ruim tanto para as outras pessoas quanto para o próprio movimento social em questão.
De qualquer forma, quanto aos dias para x grupo, não vejo tanta necessidade, mas também não vejo problema nessa ação afirmativa em questão.
Exato, concordo. Dia da Consciência Negra, nem de longe, é uma medida preconceituosa.
jiraya el xico
20-11-2009, 14:13
Omissão não combate preconceito. Ações afirmativas demonstram resultados sólidos e duradouros.
Na cidade onde moro, hoje, rolam projetos de interação, eventos, desfile da beleza negra, etc. É um dia para refletir e lutar pela inserção do negro em nossa sociedade.
Apenas benefícios. Ninguém sai ferido.
Exato, concordo. Dia da Consciência Negra, nem de longe, é uma medida preconceituosa.
E quem disse que toda ação afirmativa seja preconceituosa ou sugeri que sejamos omissos a tais problemas? Apenas falei que: "A linha entre ação afirmativa e preconceito é extremamente tênue".
"em vários casos a ação afirmativa é necessária e legítima, mas não são raros os casos de medidas extremamente preconceituosas sendo mascaradas pelo véu da ação afirmativa" É ai que boto o dedo, o problema não é a ação afirmativa, mas sim quando se usam disso para promover um preconceito 'às avessas'. (que não parece ser o caso quanto a esse dia, mas ainda sim vale ressaltar tal problema)
aki em SC n.. mas como meu professor disse hj.. deveria ter o dia dos Açorianos, dos Italianos pq alem dos negros, eles tbm sofreram bastante..
Eu nao sou racista mas acho um exagero uma pessoa n poder usar uma camiseta 100% branco.. mas pod usar uma 100% negro..
e cotas em universidade é uma forma de racismo pq esta querendo dizer que eles n tm capacidade de concorrer com os outros..
como já falei NÃO SOU RACISTA, essa era de racismo já passou a muito tempo.. a unica coisa que eu acho eh que os proprios negros se excluem e nao os brancos que excluem eles..
E quem disse que toda ação afirmativa seja preconceituosa ou sugeri que sejamos omissos a tais problemas? Apenas falei que: "A linha entre ação afirmativa e preconceito é extremamente tênue".
Opa, nunca disse isso. Por sinal, só porque te quotei, não significa que minha opinião foi voltada diretamente para você. :o
Foi apenas uma comparação entre o que não dá certo e o que dá. Nesse dia, o que mais leio/ouço é que os próprios oprimidos criam o preconceito através de ações afirmativas, campanhas e organizações. Besteira. Na grande maioria das vezes, opiniões de adolescentes que não procuram saber o que realmente acontece em um dia como o da Consciência Negra. Pior é quando surgem comparações pífias envolvendo exemplos como o da camisa "100% algumacoisa". Vergonha.
"em vários casos a ação afirmativa é necessária e legítima, mas não são raros os casos de medidas extremamente preconceituosas sendo mascaradas pelo véu da ação afirmativa" É ai que boto o dedo, o problema não é a ação afirmativa, mas sim quando se usam disso para promover um preconceito 'as avessas'. (que não parece ser o caso quanto a esse dia, mas ainda sim vale ressaltar tal problema)
Concordo que isso é um problema. Existem alguns participantes de minorias que tentam virar o jogo. Obviamente, não apoio essa atitude.
Locke Cole
20-11-2009, 14:42
Sempre que leio essa do 100% branco / 100% negro me dá uma vergonha alheia...
Nem foi feriado.
Aliás, se eu criasse um dia da consciência branca iam me chamar de racista. Por que disso?:wscared:
Edu Apokalipse
20-11-2009, 14:44
aqui nao é feriado, eu tive aula e to no trampo agora :T
Feriado,nem fui pra escola
Apoio o feriado da consciencia branca.
vBulletin v3.8.7, Copyright ©2000-2013, Jelsoft Enterprises Ltd.