View Full Version : Slåsskamp
Esta história se passa no período medieval. Baseada em povos e culturas da realidade, mas com um toque de fantasia.
slåsskamp = batalha em norueguês.
ÍNDICE
Prólogo (este post)
Capítulo 1 (http://forums.tibiabr.com/showpost.php?p=4942355&postcount=11)
Prólogo
Naquela escura paisagem onde a única luz era a dos incontáveis astros que banhavam o céu negro, a cidade na maior ausência de barulhos descansava. O silêncio que até então parecia inquebrável, se dissolve ao som de uma corneta de guerra. Não só era ouvida mais a corneta de um jarl, como a pânico dos cidadãos manifestado em gritos escandalosos disputando com a gritaria dos hersirs dando ordens as suas tropas. O lugar frio e calmo havia se transformado num lugar abafado pelo pânico dos que fugiam aglomeradamente em busca de uma chance de sobreviver.
O aglomerado em pânico tropeçava, muitos eram esmagados e deixados para trás. Era difícil acreditar que depois de longos anos de paz e aliança, o povo de Errn’tøya fora traída subitamente por Svøren Tarr. Era simplesmente algo sem motivo, algo que naqueles tempos pacíficos, parecia impossível. A noite foi caótica.
...
Sobre aquela cidade morta, os raios de sol que inundavam a área com uma radiante luz branca mesclavam-se com o vermelho-escuro do sangue inocente que tingia as ruas da cidade, formando um tom escarlate.
Um rangido é ouvido, uma abertura surge, junto a um rosto jovem e levemente avermelhado de olhos marrom-claros e cabelos loiros, que expressava desconfiança e um olhar assustado. Aos poucos, daquele buraco, pessoas começaram a sair, uma a uma, totalizando um grupo de meia dúzia de indivíduos. Todos muito parecidos formavam uma família, com a exceção de um mendigo barbudo moreno envolto numa jaqueta de couro velha e com alguns rasgos.
- Midgüüt, coloque essas coisas onde estavam - o rapaz que antes espiava para fora do alçapão ordenou, junto a um suspiro de alívio – isto não lhe pertence.
Midgüüt fitou o garoto com um olhar desprezível, resmungou algo inaudível e largou uma estátua de bronze que havia retirado de uma das casas abandonadas.
- Ah, você e suas baboseiras religiosas! Como se os mortos fossem pra algum lugar após a vida. Pelo amor de deus, Thorus, deixe-o logo pegar essa porra. – resmungou um garoto muito parecido a ele, porém um pouco mais novo.
A discussão foi interrompida por um grito feminino.
- O que foi, querida? – Perguntou o pai.
Sem nenhuma palavra, a mulher pálida apontou para a torre mais alta de Errn’tøya. Sua mão tremia. No topo da torre, onde ficava a bandeira da cidade, via-se uma imagem completamente diferente. Na bandeira via-se a imagem de Loki, o deus nórdico da trapaça.
Obs:
Jarl -> Senhor feudal das terras de Escandinávia (existem vários)
Hersir -> Líder de uma tropa de até 20 guerreiros (pode ser comparado a um capitão) Eles normalmente servem a um Jarl.
Thorus vem de Thor, deus nórdico do trovão.
Comentem...
Sua história ficou muito boa - os povos nórdicos são sempre interessantes. Mas, pelo visto, você irá aprofundar-se nessa mitologia, e eu alerto-o para o grande risco que correrá. Você estará sujeito a errar, além do fato de que nomes muito complexos tiram o interesse do leitor. Há algum tempo atrás, li um romance russo e posso assegurar-lhe que não foi nada fácil, os nomes tinham composições absurdas, e se você for focar em um personagem específico, ficar repetindo o nome dele não será uma boa ideia.
No mais, aguardo pelo próximo capítulo. É muito bom saber que outras pessoas, assim como eu, tornaram-se usuárias desta maravilhosa seção. O único ponto negativo é que muitos postam suas histórias e esquecem das outras. Ou seja, não adianta nada. Se todos postassem histórias e comentassem nas histórias alheias, esta seção seria bastante agradável.
Até qualquer hora.
Sua história ficou muito boa - os povos nórdicos são sempre interessantes. Mas, pelo visto, você irá aprofundar-se nessa mitologia, e eu alerto-o para o grande risco que correrá. Você estará sujeito a errar, além do fato de que nomes muito complexos tiram o interesse do leitor. Há algum tempo atrás, li um romance russo e posso assegurar-lhe que não foi nada fácil, os nomes tinham composições absurdas, e se você for focar em um personagem específico, ficar repetindo o nome dele não será uma boa ideia.
No mais, aguardo pelo próximo capítulo. É muito bom saber que outras pessoas, assim como eu, tornaram-se usuárias desta maravilhosa seção. O único ponto negativo é que muitos postam suas histórias e esquecem das outras. Ou seja, não adianta nada. Se todos postassem histórias e comentassem nas histórias alheias, esta seção seria bastante agradável.
Até qualquer hora.
Valeu. Realmente, falar sobre esses povos é difícil. Erros são fáceis de serem cometidos.
Vou tentar fazer que o texto seja fácil de ser compreendido.
O Bardo Sortudo
07-10-2009, 23:08
Sinto uma inspiração de Angus MacLachlan?
Cara, a história está boa mas achei o texto meio travado no começo, por que? Repetição de palavras. Nas 3 primeiras frases a palavra silêncio é repetida, em seguida a palavra pânico é repetida também 3 vezes.
Tome cuidado com esses detalhes, que podem fazer a diferença entre uma narrativa boa e uma ruim.
@up:
Nem conheço esse autor. Pesquisarei no google sobre ele.
:S
E realmente, achei meio repetitivo o silêncio, mas tarde de mais.
Vou tentar melhorar, valeu pela crítica.
O Bardo Sortudo
08-10-2009, 15:19
@up:
Nem conheço esse autor. Pesquisarei no google sobre ele.
:S
E realmente, achei meio repetitivo o silêncio, mas tarde de mais.
Vou tentar melhorar, valeu pela crítica.
Não é um autor, é uma série de livres contando a história de Angus, que é um viking.
Não é um autor, é uma série de livres contando a história de Angus, que é um viking.
Ah, eu lembro agora...
na quarta série meus pais me compraram uma agenda do Angus
nele tinha um pouco sobre os vikings e outros povos da época.
E dei uma arrumada no começo, acho que está melhor agora.
Jerek Yaztromo
08-10-2009, 21:39
Texto muito bom! Vc tem um estilo (pelo menos nesse texto) bem mais "literato" q o meu e parece q o povo aqui aprecia mais esse tipo de narrativa.
Qto a preocupação c/ "fatos históricos" e mitoloigia viking, acho legal vc pegar essas referências, mas não deixe isso limitar a narrativa. Vc mesmo disse q é inspirado, então crie a acrescente o q quiser e mãos a obra pra lermos o resto!!!
Críticas:
- Só acho q vc poderia ter extendido um pouco o prólogo a acabar um algum momento mais dramático. Achei o corte meio brusco;
- E tem um "descançava" no começo do texto. O certo e "descanSava". Não sei quem revisa seus textos, mas normalmente peço pra alguém ler os meus antes de postar. Nós mesmos fazermos a revisão costuma deixar passar alguns erros bem bestas...
Texto muito bom! Vc tem um estilo (pelo menos nesse texto) bem mais "literato" q o meu e parece q o povo aqui aprecia mais esse tipo de narrativa.
Qto a preocupação c/ "fatos históricos" e mitoloigia viking, acho legal vc pegar essas referências, mas não deixe isso limitar a narrativa. Vc mesmo disse q é inspirado, então crie a acrescente o q quiser e mãos a obra pra lermos o resto!!!
Críticas:
- Só acho q vc poderia ter extendido um pouco o prólogo a acabar um algum momento mais dramático. Achei o corte meio brusco;
- E tem um "descançava" no começo do texto. O certo e "descanSava". Não sei quem revisa seus textos, mas normalmente peço pra alguém ler os meus antes de postar. Nós mesmos fazermos a revisão costuma deixar passar alguns erros bem bestas...
Ainda não precisa de muito drama, é só o prólogo :P
E eu sempre faço meus textos pelo microsoft word... é que eu depois vim e dei uma editada na história, mas não pelo microsoft work, direto por aqui, e acabei reescrevendo errado :X
Gostei muito de seu prólogo, bem escrito e que parece apresentar uma boa história. Gosto da mitologia nórdica, é muito interessante a história. Bom... Aguardando o capítulo 1! Até mais!
Desculpe a demora pessoal, estive sem tempo, mas o capítulo é longo :)
Capítulo 1
Era Loki, o deus do fogo, conhecido como o gigante trapaceiro, que foi capaz de enganar Bragi, o deus da poesia e sabedoria, além de muitos povos, criando conflitos sem motivos que derramaram demasiado sangue inocente.
- Oh não, corram para as colinas! - dizia com um ar paranóico o velhote que aparentava ser o mais velho ancestral vivo da família – Ele voltou, ele voltou, ele voltou, ele v...
E antes que o ancião pudesse terminar a frase, seu filho o segurou e começou a tentar acalmá-lo com palavras, inutilmente. O velho psicótico era um veterano das antigas guerras. Era um dos hersirs do jarl de Errn’tøya que lutou na guerra antiga em busca de justiça e a proteção divina de Odin para seu povo. A guerra começou por causa dos interesses próprios de Loki, quando ele enganou os gigantes que viviam nas geladas montanhas de Okol’nïr e os fez descer de suas casas e atacarem os povos que se encontravam por perto. Estes em guerra geraram conflitos e desordem na Escandinávia. A batalha levou a ruínas as grandes fortalezas e cidadelas. A guerra só terminou quando Loki e seus seguidores supostamente foram mortos. Supostamente.
Thorus, sua mãe e seu irmão congelados, olhavam fixamente para o terrível símbolo ilustrado na bandeira. O medo penetrou-lhes as mentes. Agora que ele voltou a agir, o que será feito?
Depois de conseguir apagar aquele sentimento medonho de seu coração, Svava, a mãe, disse:
- Nada mais nos resta, se ficarmos aqui, viveremos atormentados por esse sentimento de morte deixado pelos que habitavam aqui... Para onde iremos?
A família então decidiu com alguns argumentos e contra argumentos, ir a uma pequena vila pacífica que ficava a algumas léguas ao leste de onde estavam. O mendigo Midgüüt optou por tomar seu próprio rumo, sem revelar aonde iria.
- Mas ele vai...
- Tanto faz, daqui a um tempo abutres irão vir e pegar o pouco que restou, e provavelmente o matarão. – o irmão interrompeu Thorus – É sempre assim, não sei por que se preocupar.
A longa caminhada pela trilha mal iluminada da floresta tomou da família um terço de um dia, sem parar em momento algum pelo receio de bandidos aparecerem. A viagem apesar de silenciosa, nem um pouco tediosa, milhares de pensamentos recheavam suas mentes, crescendo o medo e diminuindo a esperança.
...
Com os pés doloridos e fatigados, Kamus, Svava seus dois primogênitos e Audrin, o velho, chegaram cansados ao lugar de destino. Calmo como sempre, mas dessa vez por outro motivo, e isso era devido ao estado da pequena vila que agora eram ruínas.
Antes mesmo que um comentário pessimista pudesse surgir entre eles, de trás de um pessegueiro, surge empunhando uma adaga curva, um magricelo careca envolto por trajes humildes. Obviamente assustado, suava frio e suas mãos tremiam.
- Que-quem são vocês? – gagejava o homem ossudo, apontando a adaga trêmula para Kamus.
- Não há o que temer, somos apenas uma família dos poucos sobreviventes do massacre que destruiu parcialmente Errn’tøya e seus habitantes.
Uma mão pequena e delicada tocou o ombro do homem pálido. Uma garota ruiva tanto de cabelos como de olhos surgiu do escuro da floresta.
- Acalme-se pai, já revistei suas malas, nada perigoso lá. – Thorus ao ouvir isso passou sua mão pelas costas e notou que lá não havia a presença da mochila que carregava. – Perdoe-nos pelo comportamento rude, - disse a garota, devolvendo os pertences aos imigrantes. – é que fomos recentemente atacados, mas felizmente, a notícia da destruição em massa causada por Loki e seus seguidores chegou aqui a tempo de podermos evacuar a vila e nos esconder. Meu nome é Atlanta, e esse é meu pai, Vorenum. – A garota abriu um sorriso envergonhado para a família.
Aos poucos, pessoas começaram a surgir, sobreviventes, pessoas que felizmente se salvaram do tremendo infortuno que cidades e causou o fim de milhares de vidas.
Eles então revelaram um abrigo subterrâneo, do tamanho da vila, perfeitamente estruturado com guardiões e mecânicos cuidando dos tubos que ajudavam no fluxo de comida, água e ar nos túneis. Os aldeões, apesar de terem sua morada original destruída, pareciam felizes, disseram que passavam uma boa parte do dia no ar fresco da superfície.
- Tecnologia élfica, Raladun, o sábio nos passou esse conhecimento. E é graças a ele que ainda estamos tendo uma vida calma e feliz. Se quiserem, podem ficar aqui, não é difícil expandir os túneis, e há espaço de sobra para sua família.
A família sem muitas opções aceitou, e não tiveram problemas ao se acomodarem no grande vilarejo subterrâneo.
Já era noite, e apesar do calmo silêncio que havia no seu quarto, Thorus estava atordoado, preso em meio aos seus pensamentos. Ele sabia que vidas estavam sendo perdidas e se continuasse assim a vida dele não seria mais a mesma, sempre seria a mesma rotina e nunca poderia descobrir o novo. Nunca poderia sair daquela vilazinha para explorar e conhecer mais coisas, além de que ele sabia que um dia ou outro aquele lugar seria descoberto.
Sua mãe entrou no quarto, para dar-lhe uma boa noite, mas antes que pudesse falar algo, Thorus decidido, disse:
- Mãe, eu vou sair. Vou tentar acabar com a tirania de Loki. Vou fazer isso mãe, por mim, por você e por todos. Um dia ou outro descobrirão o nosso esconderijo, e se for assim para sempre, nunca teremos a oportunidade de ter uma vida realmente feliz, tendo novas experiências e descobrindo novas coisas! Mãe, eu te amo, amo vocês todos muito, mas terei de deixar vocês, se voltarei vivo ou não eu não sei, mas voltarei trazendo paz e um fim a essa era de trevas.
Uma lágrima desceu do rosto da mãe. Ela sabia que o filho já era quase um adulto, com 16 anos, tinha que deixá-lo tomar suas próprias decisões. Ela abraçou-o, um abraço duradouro e caloroso. Por um instante Thorus pensou em ficar, mas ele estava decidido.
...
Na outra manhã a família levantou cedo, e subiram todos à superfície. A família emocionada, tanto de tristeza como de felicidade, despedia-se do filho. O pai deu a ele uma armadura de um material que ele não conhecia, mas bem resistente e leve. A mãe deu a ele uma mochila com alguns medicamentos e saquinhos com comida para alguns dias. Seu irmão o deu um soco, doído, mas por ele considerado carinhoso. E o avô banguela tirou de uma caixa uma grande espada de cabo e guarda dourados e uma lâmina de cor vermelho-rubi.
- Esse é o meu tesouro de guerreiro, e devo passar-lhe a você. Passei a noite inteira polindo-a e afiando. Cuide bem dela, ela é especial. Seja um herói.
Thorus estava emocionado com o adeus de sua família, e determinado. Ele subiu em um cavalo fornecido pelos aldeões e tomou seu rumo em direção a Midgard, ele sabia que se avisasse a tempo o povo de lá, eles teriam tempo de se preparar e armar uma emboscada. Ele conhecia Escandinávia pelo mapa, mas não o que teria que enfrentar no caminho.
Parabéns aí Pupp. Pelas poucas vezes que visitei essa seção dá para perceber que seu texto está em um nível muito bom por aqui. Gostei do tema e de como se desenrola a trama. E o capítulo também ficou muito bom. Manteve a "média" com uma boa escrita e palavras usadas da maneira certa.
=]~
Parabéns aí Pupp. Pelas poucas vezes que visitei essa seção dá para perceber que seu texto está em um nível muito bom por aqui. Gostei do tema e de como se desenrola a trama. E o capítulo também ficou muito bom. Manteve a "média" com uma boa escrita e palavras usadas da maneira certa.
=]~
opa, valeu aí cijim.
Vou postar o cap 2 amanhã ou dpois de amanhã
Gostei do capítulo, pareceu bem promissor, assim como o prólogo. Ainda não há muito a se comentar sobre o enredo, mas pelo rumo que ele está tomando parece que vai ficar bom. Continue! Esperando o capítulo 2!
Depois dá uma passada na minha história também? Terras Distantes. Até mais!
Gostei do capítulo, pareceu bem promissor, assim como o prólogo. Ainda não há muito a se comentar sobre o enredo, mas pelo rumo que ele está tomando parece que vai ficar bom. Continue! Esperando o capítulo 2!
Depois dá uma passada na minha história também? Terras Distantes. Até mais!
Primeiramente, obrigado pelo comentário.
E eu dei uma lida no seu roleplay, só que infelizmente não tive tempo para comentar lá porque estou com visitas. Mas vou o quanto antes possível comentar.
Bom, vamos lá.
Antes de mais nada vou falar da escrita em si. Você repete muito os termos e os conectivos, tornando a leitura repetitiva, até porque as repetições foram desnecessárias. Além disso há pequenos de erros de coesão por todo o texto, tome cuidado.
Sobre o enredo. Parece caminhar bem, num ritmo agradável. Mas algumas coisas soaram falsas pra mim: os diálogos (por serem longos e muito formais) e algumas passagens. Vou ressaltar uma bastante inverossímil:
- Mãe, eu vou sair. Vou tentar acabar com a tirania de Loki. Vou fazer isso mãe, por mim, por você e por todos. Um dia ou outro descobrirão o nosso esconderijo, e se for assim para sempre, nunca teremos a oportunidade de ter uma vida realmente feliz, tendo novas experiências e descobrindo novas coisas! Mãe, eu te amo, amo vocês todos muito, mas terei de deixar vocês, se voltarei vivo ou não eu não sei, mas voltarei trazendo paz e um fim a essa era de trevas.
Eu acho muito pouco provável que uma mãe deixaria seu filho de 16 anos, sem qualquer habilidade aparente, partir rumo a enfrentar um exército de um Deus, sem espernear ou tentar impedi-lo. Qualquer mãe acharia que o filho estaria ficando louco.
Essa passagem ficou ainda mais estranha quando o pai deixa-o partir sozinho. O pai é quem devia estar fazendo isso e não seu filho.
É isso, continue estarei acompanhando. :)
Bom, vamos lá.
Antes de mais nada vou falar da escrita em si. Você repete muito os termos e os conectivos, tornando a leitura repetitiva, até porque as repetições foram desnecessárias. Além disso há pequenos de erros de coesão por todo o texto, tome cuidado.
Sobre o enredo. Parece caminhar bem, num ritmo agradável. Mas algumas coisas soaram falsas pra mim: os diálogos (por serem longos e muito formais) e algumas passagens. Vou ressaltar uma bastante inverossímil:
Eu acho muito pouco provável que uma mãe deixaria seu filho de 16 anos, sem qualquer habilidade aparente, partir rumo a enfrentar um exército de um Deus, sem espernear ou tentar impedi-lo. Qualquer mãe acharia que o filho estaria ficando louco.
Essa passagem ficou ainda mais estranha quando o pai deixa-o partir sozinho. O pai é quem devia estar fazendo isso e não seu filho.
É isso, continue estarei acompanhando. :)
Mas eu que decido o caráter das pessoas que eu escrevo, e iria ficar muito comum ela recusar não acha?
Mas esse não é o caso
Eu realmente deveria ter feito pelo menos um pouco diferente isso.
Depois de postar por completa a história, eu a reescreverei-la. (demorei 20 segundos pra escrever essa palavra direito)
E estou lendo muitos livros atualmente, vou tentar expandir mais meu vocabulário.
Agradeço muito a sua crítica
Lorofous
15-10-2009, 03:37
Olha... a história nem me agradou por ser mitologia nórdica (nem gosto desse vikings).
Mas sério: Boa Sorte. Quem gosta não ficará desapontado ;)
..:: Lorofous ::..
Olha... a história nem me agradou por ser mitologia nórdica (nem gosto desse vikings).
Mas sério: Boa Sorte. Quem gosta não ficará desapontado ;)
..:: Lorofous ::..
Estranho já que você ama temas como anões, que por alguma razão são uma das mais conhecidas criaturas que se originaram da mitologia nórdica, não? :rolleyes:
Mas tudo bem.
Obrigado pelo comentário.
Alexei Lune
15-10-2009, 19:13
O assunto promete...
Mas não gostei dessa versão de Loki q se alia com gigantes pra criar guerras. Amo Paganismo Nordico, mas como é algo antigo estou ciente q tem varias visões e interpretações diferentes... mas é q eu só me identifico com uma ;P por isso nem vou comentar esse aspecto.
Como disseram, diálogos aparentemente forçados... Pelas belas palavras mais parecem freqüentadores das academias gregas do q vikings escandinavos.
De resto, achei agradável. A espera de mais capítulos...
O assunto promete...
Mas não gostei dessa versão de Loki q se alia com gigantes pra criar guerras. Amo Paganismo Nordico, mas como é algo antigo estou ciente q tem varias visões e interpretações diferentes... mas é q eu só me identifico com uma ;P por isso nem vou comentar esse aspecto.
Como disseram, diálogos aparentemente forçados... Pelas belas palavras mais parecem freqüentadores das academias gregas do q vikings escandinavos.
De resto, achei agradável. A espera de mais capítulos...
Você não prestou atenção.
Loki é um gigante e um deus. (deuses nórdicos são mortais)
E ele não se alia aos gigantes, ele enganou eles :)
Jerek Yaztromo
16-10-2009, 00:26
Manteve o nível do prólogo: texto redondo e bem escrito.
Não achei o tom dos diálogo forçado, pois parece q a tra ma vai puxar bem pra esse lado mais épico mesmo, mas estou achando a trama em si meio clichezenta ainda.
Vamos ver se no andar da carruagem a coisa fica diferente de mais uma "Grande-Jornada-Contra-O-Mal-Que-Voltou".
Thomazml
16-10-2009, 19:47
Mas eu que decido o caráter das pessoas que eu escrevo, e iria ficar muito comum ela recusar não acha?
Mas esse não é o caso
Eu realmente deveria ter feito pelo menos um pouco diferente isso.
Opa, opa opa... uma coisa é originalidade, outra coisa - completamente diferente - é a verossimilhança. Os personagens tendem a respoder a situações conforme sua mente. E como a mente humana é complexa, as reações normalmente são ditadas por diversas razões....
Claro que você pode escrever o dialogo e a situação como você quiser, a história é tua. Mas, lendo desse jeito, parece que a mãe pouco se importa com o filho, e que este é um doido bitolado, que sai num mundo cheio de perigos por razões brevemente comentadas e pouco exploradas....
Acho que você consegue trabalhar melhor seus personagens, eles estão muito robóticos....
Alexei Lune
18-10-2009, 01:18
Você não prestou atenção.
Loki é um gigante e um deus. (deuses nórdicos são mortais)
E ele não se alia aos gigantes, ele enganou eles :)
Odin e Loki são irmão, ambos são filhos de gigantes. Loki, Odin e o terceiro irmão deles (passou-me da mente o nome) matam Ymir e criam os nove mundos, depois disso a raça dos gigantes passa a ser inimiga dos deuses.
Eu baseio minha crença nos registros mais antigos q se tem, depois q os cristãos invadiram a escandinavia há divergencias... chegando ao cumulo de loki ter chifres e se parecer com o capeta.
Portanto, PRA MIM, essa versão de Loki ficou estranha... Mas é o q eu disse, não se pode discutir sobre aspecto, há varias versões sobre tais detalhes do paganismo nórdico.
No aguardo do próximo capitulo.
vBulletin v3.8.7, Copyright ©2000-2013, Jelsoft Enterprises Ltd.