View Full Version : Escola publica x Escola particular [???]
Mestre Shake
05-08-2009, 16:32
Não sei se é o tipo de tópico mensal ou semanal ou a puta que o paril mas queria saber a opinião de vocês.
Escola publica tem muito a perder em relação a uma escola particular? As matérias são diferentes ou é apenas a qualidade de ensino?
Eu fiz o ensino fundamental quase todo em escola particular mas meu 1° e 2° ano estou fazendo em publica. Sempre me esforço para não perder tempo mas não deixo de me preocupar se estou perdendo algo em relação ao ensino.
Descobri ÓTIMOS professores na escola publica. Inclusive, dois dos quais me despertaram interesse por Quimica e Literatura (boa mistura ¬.¬). Mas já vi professores terriveis e folgados... assim como na particular.
Nunca tive muita coisa contra as duas escolas... Eu só acho que difere os alunos de escola pra escola.
Mas e ai?
Sudden Sea
05-08-2009, 16:34
É óbvio que tem, atualmente no Brasil o ensino público é porco em 99% dos casos, tirando a qualidade do material e do conforto...
Normalmente professores de escola particular ganham muito mais também, principalmente no Ensino Médio, o que dá muito mais motivação pra ensinar.
Nanometro
05-08-2009, 16:36
Aqui no Rio as particulares de ensino fundamental dão um show nas públicas, tirando algumas exceções como o colégio de aplicação da Ufrj e da Uerj e o Pedro II TODAS as públicas não são boas, eu tenho certeza disso porque todos os meus professores me disseram, sempre tive curiosidade disso.
Já no ensino médio a coisa muda um pouco ; existem muitos colégios federais que são publicos do mesmo jeito (apenas exigem concurso) que possuem um nível extremamente bom e dão um banho em muitas particulares por aí.
Mas sempre existem aqueles exemplos como : Santo agostinho , Saint John , Ph , enfim esses colégios caríssimos onde o aluno estuda 20 horas por dia (sério) e sempre tem ótimos resultados e ficam a frente das públicas também.
Resumo :
Fundamental : Particular > Pública
Médio : Particular > Pública (por pouco)
Superior : Particular < Pública.
Mestre Shake
05-08-2009, 16:37
É óbvio que tem, atualmente no Brasil o ensino público é porco em 99% dos casos, tirando a qualidade do material e do conforto...
Normalmente professores de escola particular ganham muito mais também, principalmente no Ensino Médio, o que dá muito mais motivação pra ensinar.
Professores publicos ganham bem melhor do que professores de escola particular. Não sei ai no seu estado mas aqui sim...
Todos os professores de escola particular que eu perguntei, gostariam de ter um padrão no estado que poderia garantir muito mais vantagens... E é verdade.
Zé Pelintra
05-08-2009, 16:38
Não sei dizer, mas tem escolas públicas ótimas.
Aliás, quem faz a escola são os alunos; quando a galera vai interessada em aprender, presta atenção e se dedica os professores se esforçam pra passar uma aula de qualidade e melhorar; quando só tem 'badernista' aí fica um lixo mesmo.
Bom não sei se a minha experiência vale tanto porque sei que estou estudando num lugar bom. Eu estudei até o fim do 1º grau em escola particular e dps passei para escola técnica(federal) e lá é muito mais díficil do que qualquer escola particular por ai...Enfim depois dessa eperiência cheguei a conclusão de que existem sim escolas públicas tao boas ou melhores do que particulares. Mas no geral as escolas particulares são melhores sim.
Sudden Sea
05-08-2009, 16:41
Professores publicos ganham bem melhor do que professores de escola particular. Não sei ai no seu estado mas aqui sim...
Todos os professores de escola particular que eu perguntei, gostariam de ter um padrão no estado que poderia garantir muito mais vantagens... E é verdade.
Na escola que eu estudei (objetivo) tinha professor de ensino médio que ganhava quase 100 reais por aula...
Pra um professor é um salário considerado bem alto, já que cada aula tem 50 minutos, e a maioria dava várias aulas no dia.
Aqui é assim :
particular = muito boa
pública = lixo
ai entra a etec: muito boa
que é quase a melhor da cidade contando com particulares, e é pública .
DeadFrog
05-08-2009, 16:45
Há um abismo entre uma boa escola particular e uma pública. Bem, não vou dizer que é só o ensino, já que mais coisas se relacionam:
- A motivação dos alunos é bem diferente. Sempre há aqueles malandrões que acham 0 bonito, mas, no geral, todos lutam pra ir bem.
- Professores ganham mais em particulares.
- Necessita-se de mais esforço (na maioria dos casos).
- Você é impulsionado a estudar.
Bem, posso estar falando merda, mas sei lá, estudei em uma escola por toda a minha vida (particular) e eu gosto pra caralho.
Aliás, quem faz a escola são os alunos; quando a galera vai interessada em aprender, presta atenção e se dedica os professores se esforçam pra passar uma aula de qualidade e melhorar; quando só tem 'badernista' aí fica um lixo mesmo.
A cidade aqui, por ser pequena, sempre rola boatos. Bem, até onde sei, o ensino do médio de públicas está uma grande merda, fizeram umas mudanças lá que não sei ao certo como ficaram.
HectorSky
05-08-2009, 16:46
Depende da escola particular e da escola publica, em muitos casos a publica acaba saindo melhor no ensino, ou não.
Professor de particular ganha qs o dobro (alguns mais) do q de escola publica, isso se for contar a carga trabalhada. A vantagem q eles falam deve ser o fato da estabilidade q qlq servidor publico tem... e no seu estado é assim tbm, lamento.
@Topic
Escola publica de ensino médio... bem, fiz o 1º e o 2º colegial em particular, e olha q era uma escola particular bem ruinzinha (apesar do preço)... e dava de 10 a zero na escola publica q fiz o 3º. E nem é culpa dos professores (alguns sim), visto q muitos dos meus professores de escola publica tbm davam aula em cursinhos e chegaram a me dar aula qnd fiz cursinho.
Nanometro
05-08-2009, 16:48
Existe pra mim uma diferença entre escola pública e escola pública federal. Na pública os professores são extremamente mal remunerados porque o estado não tem muitos recursos pra pagar salários , férias e etc.
Agora na federal é extremamente diferente, eu possuo professores de universidade, que não tem casa (a faculdade que banca) , recebem altos salários e dão aula em cursinhos pre vestibular ; enfim muitos professores desejariam ter uma vida dessa, que alguns tem .
foi bom jogar tibia
05-08-2009, 17:02
pro amigo ai que cito o colegio pH do RJ .
eu estudo nele to no segundao e na boa ? colegio e FRACO sim . pra voçe ter noçao nunca estudei porrra nenhuma e no primeiro bimestre todas as medias acima de 6. pra fala verdade so mat e fisica que foram abaixo de 7 (foram as medias 6 =D )e um coleigo facil so e trabalhoso. e outra coisa pra mim oque faz o colegio e o aluno vejo muito aluno ali dentro que sinceramente nao que porra nenhuma com a vida esses nao adianta ta num dos melhores colegio do RJ e tambem do brasil , nao vao passar em faculdade alguma.mas e claro que existe alguma diferença entre particular e publico diria ate acerca do nivel dos alunos . muitos em colegio publico ja sabem que nao vao crescer na vida e ja defecam para os estudos (nao sei se e seu caso) e nao venham falar que e preconceito nao sabemos que e assim
Sudden Sea
05-08-2009, 17:04
Eu estudo no CEP, Colegial Estadual do Parana. Entrei la esse ano e naum vi grande diferença em relação ao ensino do colegio particular aonde eu estudava.
Quem fala q professor ganha mais em particular eh mentira. Pelo menos aonde eu estudava qse todos os professores trabalhavam em mais de uma escola e na maioria dos casos era em publica. Tudo isso por um unico motivo: Em escolas publicas o professor tem certeza q vai morrer trabalhando la, ja em uma escola particular qualquer abalo economico faz varios professores serem demitidos, vide o ocorrido na escola particular aonde eu estudava ano passado. Professores com mais de 10 anos trabalhando la foram demitidos, professores q trabalhavam somente la ficaram desespregados.
Eu prefiro 10x mais escola publica do que particular, alem do ensino ser praticamente igual ainda poupa sua familia de pagar um absurdo de mensalidade.
Ensino praticamente igual?
Você tá muito enganado.
A menos que você compare com uma dessas escolas de bairro, o ensino de uma escola particular é muito melhor, principalmente se você pegar as escolas particulares grandes.
Eu tinha aula com professores que davam aula em faculdades de renome no Objetivo, agora veja em escolas públicas, normalmente o professor mal dar aula consegue...
eu acho assim
publicas normais = lixo, são raras as boas e rarissmas as exelentes
particulares = algumas exelentes, algumas boas e algumas lixo
agora publicas como colegios militares, etecs, ctig (colegio tecnico da unesp) enfim publicas com concorrencia/tecnicas são as melhores...
eu sempre estudei em escola publica somente no pre que estudei em particular me formei no terceiro ano passado e posso estudei em 4 escolas publicas sendo 3 estaduais e 1 municipal e posso dizer todas eram LIXO so bagunça o prof nem ai
mesmo assim consigui entrar em 2 lugar na fatec-GT (Informatica - 2 semestre), nunca fiz cursinho nem nd
é claro que a escola ajuda na formação mas o mais importante é o aluno tanto na sua diciplina como força de vontade pq se o cara n ta nem ai n tem escola que faça o cara entrar em uma faculdade publica boa...
Nanometro
05-08-2009, 17:21
pro amigo ai que cito o colegio pH do RJ .
eu estudo nele to no segundao e na boa ? colegio e FRACO sim . pra voçe ter noçao nunca estudei porrra nenhuma e no primeiro bimestre todas as medias acima de 6. pra fala verdade so mat e fisica que foram abaixo de 7 (foram as medias 6 =D )e um coleigo facil so e trabalhoso. e outra coisa pra mim oque faz o colegio e o aluno vejo muito aluno ali dentro que sinceramente nao que porra nenhuma com a vida esses nao adianta ta num dos melhores colegio do RJ e tambem do brasil , nao vao passar em faculdade alguma.mas e claro que existe alguma diferença entre particular e publico diria ate acerca do nivel dos alunos . muitos em colegio publico ja sabem que nao vao crescer na vida e ja defecam para os estudos (nao sei se e seu caso) e nao venham falar que e preconceito nao sabemos que e assim
Ai depende de você, depende do professor, eu tenho professores que davam aula no PH e disseram que o colégio é dificil. A apostila do PH é muito boa, material ótimo, se eu não passasse para nada meu pai iria me matricular no PH ou no pentágono, mas eu tive muita pena da minha mãe e um pouco de ambição pra ver que 1200 reais mensais seria um disperdício se eu não estivesse afim de estudar. E claro, eu pensei que esse dinheiro todo viria para mim.
Agora é óbvio né, no PH e tantos outros colegios particulares, existem muitos filhinhos de papai que pensam que o dinheiro vem pra sempre e tão pouco se fudendo pra estudar e essas coisas. Mas eu mantenho minha palavra, Ph entre tantos outros particulares de níveis bons estão sempre com nome garantido no ENEM , ph tem recaido de nível, mas o santo agostinho entre outros colégios de freira (diga-se assim) mandam muito bem.
Vamos ver aqui pelo Exame nacional do ensino médio (ENEM) os resultados de todas as escolas e comparar pra ver se o PH é tão fraco assim.
http://img198.imageshack.us/img198/9480/enem2008.png
São bento e santo agostinho com participação entre as 10 melhores escolas do Brasil. Agora onde estão os sulistas ? Juro que eu vi gente falar que os gaúchos são 'os que falam mais correto' :mad:
http://img197.imageshack.us/img197/7471/ph2008.png
Colegio Ph, nem tão distante dos outros, média de quase 80 pontos.
http://img297.imageshack.us/img297/7472/federais.png
Meu colégio ali, com média de quase 70 pontos, nem tão mau assim , ficamos poucos pontos atrás de alguns colégios renomados, um pouco mais e ficaríamos entre os 5 melhores do rio. Esse ano tem !
Danger_Crazy
05-08-2009, 17:28
Particular: + conforto, + comodidade + facilidade em alguns aspéctos + vc pode reclamar que normalmente eles vão te ouvir, a final você está pagando.
Publica: Na maioria dos casos o que faz uma escola publica são os alunos e professores (na part. tmb, porém você tem certos direitos).
Conheço pessoas super inteligentes que passaram pela publica ou particular.
Faló.
@Nanometro
Vc estuda no Cefet química???
Nanometro
05-08-2009, 17:32
Porra quem me dera, estudo no CTUR mesmo.
Em seropédica.
Mas conheço uma galere do cefet de quimica do maraca e de paracambi também :p
Saquei, é que eu vi ali falando que tua escola tava próxima de 70 pontos dae pensei que fosse da cefeteq.
Não tem nem comparação , estudei em escola publica a vida inteira , existe escolas publicas boas? existi , mais é 1 escola boa pra cada 100 ruim , escola publica é uma zona.
Nanometro
05-08-2009, 17:41
68, dai eu arredondei, tanto faz
Você é da cefeteq ? meu deus um invasor!
Locke Cole
05-08-2009, 17:44
A educação no Brasil é um lixo, tanto pública quanto particular.
Mesmo nego que paga 500 contos+ de mensalidade dificilmente tem educação melhor que um aluno médio americano ou europeu. Plano de carreira de professor no Brasil é péssimo, e o MEC não se tocou que estamos no século XXI: exige aulas semelhantes para todos os alunos de um mesmo nível e patrocina um Ensino Médio baseado em decoreba para vestibular.
As escolas particulares em geral são menos ruins, mas há exceções.
No entanto, posso te garantir que estudar em casa da forma correta e fazer bons cursos extraclasse é bem mais eficiente que esquentar cadeira em qualquer escola regular de Ensino Fundamental / Médio. Ah, isso se o seu objetivo não for apenas passar no vestibular, é claro.
jiraya el xico
05-08-2009, 17:47
Todo meu ensino foi em escola particular, só agora na faculdade que estou numa publica, então não posso falar muito sobre como é o ensino publico, mas eu tinha professores que também ensinavam na escola publica.
Então nesse caso acho que conteúdo você não esta perdendo, ao meu ver o problema é a estrutura da escola publica, não há motivação para que o aluno estude, sendo um bom ou mal aluno você passa do mesmo jeito.
Ao meu ver esse que é o problema, eles até passam o conteúdo, mas não fazem questão que você aprenda. Mas se você for estudioso e quiser aprender mesmo assim, acho que é bem possivel.
Lucas CS
05-08-2009, 17:53
Mesmo nego que paga 500 contos+ de mensalidade dificilmente tem educação melhor que um aluno médio americano ou europeu. Plano de carreira de professor no Brasil é péssimo, e o MEC não se tocou que estamos no século XXI: exige aulas semelhantes para todos os alunos de um mesmo nível e patrocina um Ensino Médio baseado em decoreba para vestibular.
No entanto, posso te garantir que estudar em casa da forma correta e fazer bons cursos extraclasse é bem mais eficiente que esquentar cadeira em qualquer escola regular de Ensino Fundamental / Médio. Ah, isso se o seu objetivo não for apenas passar no vestibular, é claro.
No RS não é assim que a banda toca. Aqui, o ensino particular tem péssimas contribuições para a média, se comparada a outros lugares, enquanto que o ensino público é o melhor do país. Tem escola pública, aqui, com professor de universidade. O sistema de decoreba pra vestibular é quase inevitável, mas a educação aqui tornou-se decente apesar de algumas conturbações recentes.
Infernalista
05-08-2009, 17:58
Escola pública = lixo
Particular >>>>> Públicalixo
Estudantes de escolas públicas, não adianta vir de mimimi.
Passar bem.
Infernalista
05-08-2009, 18:07
Vc deve ser mais um q vai passar a vida inteira sendo bancado pelo papai e estudar em escola particular.
Seu modo de responder foi totalmente arrogante cara.
Entao, pelo menos se informe antes de vim responder deste jeito.
Mimimi tenho raiva de quem estudou/estuda em escola particular e sempre tento desmoralizar eles com o mesmo argumento mimimi.
Mimimi queria poder contar com o dinheiro dos meus pais também mimimi.
Vc deve ser mais um q vai passar a vida inteira sendo bancado pelo papai e estudar em escola particular.
Seu modo de responder foi totalmente arrogante cara.
Entao, pelo menos se informe antes de vim responder deste jeito.
Arrogante mas é a verdade... pelo menos tomando como base em escola publica apenas as estaduais e municipais.
Acho que particular é bem melhor.Fiz o fundamental em pública e to fazendo o médio em particular.
Na pública tem professores bons, mais a maioria é noob.A maioria dos professores de inglês não sabem nem o português! :P
Flapjack
05-08-2009, 18:19
Até o fim do fundamental estudei em particular, uma escola modesta até, mas muito boa no ensino.
Agora estou em publica(tá, a melhor do estado) e talvez não iria tão bem se não fosse minha antiga escola.
Mestre Shake
05-08-2009, 18:21
Escolas particulares estão fazendo um tipo de contra turno alguns dias da semana por aqui. Nunca tive nada disso e fico preocupado.
3° ano eu vou ficar só estudando pra vestibular (estou no segundo) e com curso... Mas não quero sair prejudicado por causa de baixo ensino na escola publica... Era isso que eu queria saber e esse tópico me deixou mais preocupado uhaehahueauhehaheuahe.
Sempre levo a sério.
Infernalista
05-08-2009, 18:21
Sim, é vdd. Mas ele deixou bem claro q nunca pisou em um colegio publico pra falar do jeito q ele falou.
@Infernalista
Boa cara, provou que o seu bom senso eh 0.
Falar a verdade é ser arrogante?? Faça-me o favor.
E tu provou não ter argumentos.
Teu português é típico da maioria dos alunos de escola pública.
MALDITA INCLUSÃO DIGITAL.
Falar a verdade é ser arrogante?? Faça-me o favor.
E tu provou não ter argumentos.
Teu português é típico da maioria dos alunos de escola pública.
MALDITA INCLUSÃO DIGITAL.
Malditos trolls.
Nanometro
05-08-2009, 18:30
@Nanometro
Sou sim =D
Putz, tu é do que ? Terceiro ano ?
Teve uma vez que eu fui no dia do trote lá na cefet de quimica, ai juntou o pessoal do Pedro II com o pessoal do Cefet mais a galera da Vianna da faetec e a porrada rolou AUEHUAEHUHEAH foi muito engraçado AUEHAUEHAEUHA~lembro disso até hoje
Bons tempos.
Aqui na minha cidade deve ter umas 2 escolas publicas que podem ser consideradas como boas, é claro, não é que o resto é tudo ruim, mas também não são boas. Aqui as particulares > publicas.
Infernalista
05-08-2009, 18:39
Estudei por 10 anos na mesma escola particular: Bagozzi.
E sim, vc foi totalmente arrogante.
Com esse português, ou a escola é horrível (quase uma pública) ou tu não estudou coisa nenhuma lá.
Desculpe mas eu me senti ofendido. Não adianta vir de mimimi?
Escola pública não ensina a ler não?
Tá ofendidinho?? Sai do fórum e vai correndo para o colinho da mamãe. Não esquece de pedir um Nescau bem quentinho pra ela.
Quer dizer agora que somente pessoas riquinhas como vc tem a razão?
Não chega a tanto. Mas não costumo levar em consideração a opinião de pobres coitados que nem tu.
O que posso te dizer é que a particular tem mais estrutura, mas tbm tem tem professor que ganha pouco, alem disso passam aluno para não perder o talão de cheques.
Infernalista
05-08-2009, 18:46
O que posso te dizer é que a particular tem mais estrutura, mas tbm tem tem professor que ganha pouco, alem disso passam aluno para não perder o talão de cheques.
Na minha escola não era assim.
Tanto que 14 alunos foram reprovados no 1º ano.
jiraya el xico
05-08-2009, 18:51
Tem escolas e escolas, na minha escola (particular) quando estava no 1° ano do EM teve um monte de gente que repitiu, dia foram todos pra outra escola particular que era "pagou passou".
A qualidade depende DE QUAL escola publica.
A minha é publica e é boa, tem concorrencia de 10 por vaga e fica dentro da USP, tendo altas notas no ENEM e boa qualidade de ensino, melhor do que as particulares da região.
Então depende muito, mas em geral as escolas publicas são piores que as particulares, com excessão de alguns casos.
@Infernalista
se você usar esse seu modo FodãoArragonteFromHell aqui no Fórum so beleza
pq se tu for assim na RL so lamento... você é o tipico cara que acha que tem razão sobre tudo mas na verdade é um M****
Pronto falei ;)
Mimimi tenho raiva de quem estudou/estuda em escola particular e sempre tento desmoralizar eles com o mesmo argumento mimimi.
Mimimi queria poder contar com o dinheiro dos meus pais também mimimi.
Tipo você ta certo mas também não são todos casos assim, a minha é um exemplo, é pública e é boa, mas também é concorrida e etc, nem parece pública.
Vine Stapp
05-08-2009, 20:04
Eu estudei a vida toda em colégio particular, e ainda estudo
mas pelos meus amigos que já estudaram em público, eu diria que a particular é melhor em vários fatores que não são necessários citar, porque provavelmente já foi dito no prolongar do tópico...
Só sei que estou numa espécie de estágio dando aulas de informática na minha escola, que é particular, e eu vejo os meus professores dando aula de tarde, e quando estamos na sala dos professores eles tão sempre fazendo algo para entregar para os coordenadores da escola, e sempre reclamando que são muito cobrados e tal...
Infernalista
05-08-2009, 20:54
@Infernalista
se você usar esse seu modo FodãoArragonteFromHell aqui no Fórum so beleza
pq se tu for assim na RL so lamento... você é o tipico cara que acha que tem razão sobre tudo mas na verdade é um M****
Pronto falei ;)
Mimimi a carapuça serviu mimimi.
Antes de me dirigir a palavra, por favor, aprenda a escrever.
Pronto, falei. ;)
Estudei em escola pública e em particular, com certeza as particulares são MUITO melhores em tudo.
jiraya el xico
05-08-2009, 21:47
@Parangaricodeinimigoraro2
Provavelmente os resultados são melhores por ser menos pessoas. Ao meu ver é parecido com aulas particulares, normalmente os professores de aulas particulares não são formados nem nada, mas ali o aluno estuda.
Se me perguntar eu diria que é pela quantidade, quando só tem 2~3 alunos e o professor ta lá do lado observando tudo e a aula não tem um final fixo, dai o aluno acaba tendo que estudar. Já numa sala com 50 alunos e o aluno entra sabendo que fazendo os exercicios ou não a aula vai acabar em 50 min, fica muito mais facil pro aluno enrolar/dormir/conversar até o final da aula.
depende da escola particular e depende da escola publica
aqui no rio de janeiro o colegio publicos pedro segundo e os de aplicaçao da UERJ e UFRJ dao banho em cima dos coleginhos da burguesia
mas claro q sao exceçao a maior parte do ensino publico esta sucateado e sem investimento algum
soh q os coleginhos burgueses sao outras merdas a grande maioria eh soh pros filhinhos de papai burros conseguirem seus diplomas
A diferença é muito grande, sempre estudei em escola particular e conheço muitas pessoas que estudaram em escola pública, a diferença é bem óbvia, seja em qualidade do ensino ou em estrutura.
Chuck 22
05-08-2009, 23:55
Não sei aonde porque conheço professores aqui que trabalham em uma das melhores escolas de Santos e se as que não trabalham em mais de 2 particulares, fazem bico como manicure, cabeleleiro e etc..
E não é só neste colégio como em todos os outros, a profissão está muito desvalorizada e está faltando professores em certas matérias.
Sem dúvidas particular é melhor em todos os aspéctos.
Meu amigo disse que no 2° ano do ensino médio, não estava aprendendo nada em matemática nem em outra qualquer matéria. :/
Isso é realmente triste.
Koss :thumb:
Diferentaum
06-08-2009, 00:36
Escola pública é uma merda, tô na sétima série e os professores encinam coisa de quinta, pensa no atraso que todos os alunos sofrem (escola de favela é foda)
sou burro e admito:triste:
Parem de chamar as pessoas com dinheiro de burgueses!:mad::mad::mad::mad::mad::mad::mad::mad: :mad::mad::mad::mad::mad::mad::mad::mad:
Para mim as particulares são melhores que as públicas, com raras excessões.
Escolar particulares no Brasil tem geralmente(99% das vezes) melhor qualidade estrutural e educacional que as publicas > fato.
Estudei apenas no pré em escola publica e mesmo assim enquanto os outros sabiam ler e fazer contas matematicas simples eu não fazia ideia e um amigo meu que estudava em publica falava que era muito largado as coisas e o aprendizado era bem inferior.
Tezcatlipoca
06-08-2009, 11:00
Aqui pelo menos não dá nem pra comparar, tirando uma ou outra pública federal como Pedro II e o CAP da ufrj, as escolas públicas os alunos não sabem nem ler direito.
E mesmo o Pedro II e o Cap, se pegar os colégios bons particulares são muito melhores.São bento, Santo agostinho, ph > Pedro II de longe.
Ah e sim, eu estudei no São bento q é o melhor colégio do país e sempre foi.Nem sei porque não citaram no início do tópico e citaram o ph q é bem abaixo.
Outra coisa, a educação no rio e em são paulo até o ensino médio é a melhor do pais, o sul é fraquíssimo vendo pelo enem.Mas é óbvio que o pessoal do sul se acha melhor. O português no sul é muito mal falado(comentando sobre o cara q falou q dizem falar melhor), vendo-se erros excessivos no uso do "ti", " pra mim" antes do verbo entre outros problemas
Big Star
06-08-2009, 13:29
Posso até concordar com você. Porém, isso não significa que um professor de escola pública não saiba ensinar ''corretamente'' seus alunos ou não seja esforçado. Pois o desempenho de um aluno não depende apenas do professor e da escola/instituição educacional, o desempenho depende principalmente do próprio aluno e se ele é ou não esforçado - se tem ou não sede por conhecimento.
Quanto ao salário do professor ser maior, não há como negar que ele ensinará os alunos com mais ânimo e vontade.
Pode até ser que realmente aconteça isso em alguns casos, mas não é muito comum. Geralmente quem dá aulas em uma escola particular tem muito mais conhecimento do que quem o faz em escola pública, não que isso seja uma regra e sempre seja assim, pois existem excessões(existem muitos professores que ensinam em escola particular e são péssimos profissionais), como na faculdade ;) .
Qualquer um sabe disso.
Contudo, a questão não é se tem ''escolas públicas'' ótimas. A questão é que no Brasil o mais comum é uma escola particular ter mais qualidade de ensino. Precipuamente pelo material oferecido.
Quem faz a escola são os alunos mesmo. Porém, não se pode negar que não adianta de nada TODOS os alunos em uma sala de aula estarem atentos na explicação do professor/educador e o material de ensino disponibilizado pelo governo/escola/instituição educacional ser ruim ou até mesmo obsoleto. O material também exerce uma grande influência, em muitos casos é o material disponibilizado(até mesmo em escola particular) que tira o interesse dos alunos(não que seja a regra, o mais comum é o professor não saber controlar os alunos).
Na escola que eu estudei (objetivo) tinha professor de ensino médio que ganhava quase 100 reais por aula...
Pra um professor é um salário considerado bem alto, já que cada aula tem 50 minutos, e a maioria dava várias aulas no dia.
Exatamente. E por causa do salário ser alto, o professor indubitavelmente dará aulas melhores, senão ele nem sequer teria méritos de bom professor e nem estaria dando aula e recebendo 100 reais(ou um pouco menos) por aula dada.
Há um abismo entre uma boa escola particular e uma pública. Bem, não vou dizer que é só o ensino, já que mais coisas se relacionam:
- A motivação dos alunos é bem diferente. Sempre há aqueles malandrões que acham 0 bonito, mas, no geral, todos lutam pra ir bem.
- Professores ganham mais em particulares.
- Necessita-se de mais esforço (na maioria dos casos).
- Você é impulsionado a estudar.
Bem, posso estar falando merda, mas sei lá, estudei em uma escola por toda a minha vida (particular) e eu gosto pra caralho.
Apoio o que você disse, porém discordo da motivação dos alunos(exatamente por ela ser diferente). Pois há muitos que estudam em escola particular e tem tudo na vida para se dar bem e acabam relaxando e se dando muito mal.
Da mesma maneira, existem muitos que tem tudo na vida para não ser nada(moram em favelas muitas das vezes) e acabam sendo grandes pessoas e alunos exemplares, pois são esforçados e querem sempre o melhor para eles e para o próximo(que infelizmente nem sempre se interessa).
Concluindo, uma escola particular é melhor em até 90% dos casos, mas isso não quer dizer nada - portanto é irrelevante -, pois não adianta uma escola/instituição educacional ser ótima e oferecer do melhor para os alunos e os mesmos serem desinteressados e um analfabeto científico(se é que me entendes).
Eu prefiro 10x mais escola publica do que particular, alem do ensino ser praticamente igual ainda poupa sua familia de pagar um absurdo de mensalidade.
Discordo completamente. Raramente o ensino de uma escola particular é inferior ao de uma escola pública, não que não aconteça, contudo isso é invulgar. Sequer aqui no Brasil, em outros países pode ser(na verdade é) muito diferente.
Não tem nem comparação , estudei em escola publica a vida inteira , existe escolas publicas boas? existi , mais é 1 escola boa pra cada 100 ruim , escola publica é uma zona.
²
Não que eu tenha estudado em escola pública a vida toda, pois estou numa pública e já estive em uma particular(até o primeiro colegial), todavia o ensino da escola particular é bem mais desenvolvido e atualizado. Já o da escola pública parece que mandam livros ruins de propósito, alguns são tão ruins que dá vontade de acender uma fogueira e queimá-los, sinceramente.
Concordo com tudo que você falou :riso: . Se formos comparar uma escola do Brasil com uma dos EUA, Europa, Austrália dentre outros, a melhor delas fica no chinelo. È como se a melhor escola do Brasil se colocada na Europa, fosse uma das piores.
O grande problema é como a cultura brasileiro é em sí. Poucos tem interesse em estudar e buscar o conhecimento. Assim como poucos gostam de ler livros e adquirir mais cultura/conhecimento. O brasileiro lê pouquíssimo em relação aos estadunidenses, europeus etc...
Se pelo menos os brasileiro tivessem mais interesse, talvez não seríamos o país que somos. Talvez fossemos um país desenvolvido(ou quase), com maior espectativa de vida, maior IDH, mais educação, melhor qualidade de vida para todos, e também com menos roubos, violência, assaltos, contrabandos. E quem sabe até teríamos mais de um astronauta, pois estamos muitíssimo atrasados em relação aos outros países nesse quésito - e sem dúvida em diversos outros.
Todo meu ensino foi em escola particular, só agora na faculdade que estou numa publica, então não posso falar muito sobre como é o ensino publico, mas eu tinha professores que também ensinavam na escola publica.
Então nesse caso acho que conteúdo você não esta perdendo, ao meu ver o problema é a estrutura da escola publica, não há motivação para que o aluno estude, sendo um bom ou mal aluno você passa do mesmo jeito.
Eu estou no terceiro colegial em uma escola pública e posso te garantir que os professores (é óbvio que nem todos :o ) incentivam sim os alunos a estudar mais, fazer exercícios em casa por conta própria, ler bastante e serem também esforçados. Não obstante, são os alunos - também é óbvio que existe alunos em minha sala que são interessados - que não se interessam pela matéria em muitos casos e só fazem o que o ''professor pede''.
Ao meu ver esse que é o problema, eles até passam o conteúdo, mas não fazem questão que você aprenda.
Como eu disse acima, em escolas públicas há muitos professores que incentivam sim o estudo, portanto eles quere sim que o aluno aprenda e seja uma pessoa sábia, crítica e, estudiosa. Mas adianta o professor fazer algo se o aluno não se interessa e não está nem aí? Se adiantasse o mundo não seria como é.
Mas se você for estudioso e quiser aprender mesmo assim, acho que é bem possivel.
Claro que é possível. Basta querer e ter força de vontade. Quem diz que é impossível não sabe o que fala.
Aliás, quanto a palavra impossível eu concordo com Napoleão Bonaparte: ''A palavra impossível só existe no dicionário dos idiotas".
Hum... Sobre escolas no Canadá e EUA, pelo menos os meus amigos que foram fazer intercâmbio no highschool de lá disseram que o nível dos alunos/escola lá são ridículos, que aqui(só considerando a particular, é claro) é bem mais puxado e avançado.
Concordo.
Coisa de povo achar que só por ser em outro país é melhor.
Sudden Sea
06-08-2009, 22:15
Concordo.
Coisa de povo achar que só por ser em outro país é melhor.
Ah, é?
Analise uma escola do Japão, depois volte aqui e comente sobre a qualidade de ensino.
Absurdamente superior.
Erlkonig
06-08-2009, 23:20
Hum... Sobre escolas no Canadá e EUA, pelo menos os meus amigos que foram fazer intercâmbio no highschool de lá disseram que o nível dos alunos/escola lá são ridículos, que aqui(só considerando a particular, é claro) é bem mais puxado e avançado.
Isso é verdade mesmo, embora muita gente questione se o que se aprende aqui no Brasil no ensino médio é realmente necessário.
@topic
A maioria das particulares é muito superior a uma escola pública.
Eu concordo que os alunos realmente façam a diferença, como é caso da escola onde eu estudei o ensino fundamental (que era particular, com ótimos professores e alunos péssimos) e a escola que eu estudo hoje (pública, com minha lendária professora de geografia que falou do litoral de MG, mas alunos bons que conseguem aprovação em boas faculdades), mas em uma escola particular, a infraestrutura (se escreve assim com a nova regra?) é muito melhor, e os professores são mais 'controlados', garantindo um pouco da qualidade.
Tezcatlipoca
07-08-2009, 00:26
Ah, é?
Analise uma escola do Japão, depois volte aqui e comente sobre a qualidade de ensino.
Absurdamente superior.
E daí, não foi isso que ele disse, claro que no japão pode ser melhor, isso não torna todos os outros países melhores no quesito escolar.Ainda mais o exemplo que ele deu que fala sobre Estados Unidos e Canadá.
Sobre o Canadá não posso falar nada, mas dizer que o ensino nos Estados Unidos é superior é uma afirmação bem duvidosa.
Sem contar que as escolas no japão tem diversos problemas, não é lá que eles encorajam o bullying até por parte dos professores? Ótimo né, pra mim ensino não é só matéria, é também o ensino a ser um bom cidadão dentro da sociedade e a levar uma vida boa, coisa que essa medida japonesa certamente não é boa.Por isso que eles se matam de tanto desgosto.
Estudei 11 anos em escola pública, fiz 1 ano de cursinho e já to tomando no cu pq com 3 meses de curso e já to vendo coisa que nunca aprendi na vida =/
Riskbreaker
07-08-2009, 02:53
Escola particular pode ter uma garantia de que alguém vai te ensinar
Escola pública depende da escola, do professor, dos alunos, etc, etc.
O que é mais importante mesmo é seu interesse, se você quer aprender, você vai longe, tem diferença? Tem, Mas o que realmente importa é você.
E daí, não foi isso que ele disse, claro que no japão pode ser melhor, isso não torna todos os outros países melhores no quesito escolar.Ainda mais o exemplo que ele deu que fala sobre Estados Unidos e Canadá.
Sobre o Canadá não posso falar nada, mas dizer que o ensino nos Estados Unidos é superior é uma afirmação bem duvidosa.
Sem contar que as escolas no japão tem diversos problemas, não é lá que eles encorajam o bullying até por parte dos professores? Ótimo né, pra mim ensino não é só matéria, é também o ensino a ser um bom cidadão dentro da sociedade e a levar uma vida boa, coisa que essa medida japonesa certamente não é boa.Por isso que eles se matam de tanto desgosto.
Isso, foi isso que eu quis dizer.
Minha intenção era dizer que o conceito do povo de que qualquer escola pública no Japão ou EUA é melhor ou igual a uma particular aqui, sendo que nem sempre é assim.
O "povão" as considera melhores só por estarem fora do Brasil, sendo que o que conta é a qualidade do ensino e não a localização.
E eu já analisei uma escola no Japão e comparei com a minha, na minha sala de aula há uma menina que estudava no Japão, numa escola pública, e ela diz que o ensino da nossa atual escola é mais "puxado", mas em compensação é preciso passar no vestibulinho para entrar na nossa.
Isso de achar que qualquer escola em outro país é melhor ou igual ao nível das particulares daqui é generalização, nem sempre é assim.
Eu estudei minha vida toda em escola particular, sempre as melhores da cidade, esse ano, começando meu ensino médio, decidi pular pra ver como é um ano em escola pública, escolhi a que a maioria dos meus colegas estudam, to achando bem legal, povo bem mais divertido, mais o que deixa a desejar são os professores, que a maioria das vezes estão mau humorados, talvez por darem 5 aulas iguais o dia todo, e o horaário das aulas que invés de serem de 50 minutos passaram a ser de 1 hora
jiraya el xico
07-08-2009, 18:59
@Big Star
Verdade, os professores incentivam, mas ao que me referi foi quanto a estrutura da escola, tem muito professor que procura incentivar os alunos, mas de que isso adianta quando o aluno consegue passar de ano mesmo indo mal?
vBulletin v3.8.7, Copyright ©2000-2013, Jelsoft Enterprises Ltd.