PDA

View Full Version : Game Master se pronuncia sobre monopólio de preços de runas

Gold Dust Woman
20-09-2004, 08:47
20/06/2004 - Economia Geral
Economia e Preços
Artigo por Dokein
Traduzido por Gold Dust Woman - www.tibiabr.com (http://www.tibiabr.com)

"Jogadores de todas as partes têm tentado achar soluções acerca dos preços de runas e equipamentos, mas parece que precisamos de mais pensamentos sobre isso.

Eu estou ciente que "altas autoridades" sentem que o preço é uma coisa que a comunidade por si mesma tem que lidar com, mas eu sinto que ainda há visões diferentes que talvez não tenham sido comentadas antes.

Eu concordo que, em Antica, se um jogador tenta estabelecer preços é algo que o mundo deve lidar - mas eu não sinto que é assim com novos mundos. Eu sinto que, em novos mundos, em casos de jogabilidade livre interferir nos preços, intervenção de Game Masters é justificada.

Em Antica existem vários grupos de poder (como as poderosas guildas: mercenaries etc) e, portanto, confere e balanceia para prevenir um único grupo de caminhar muito fora da linha. Isso previne um grupo de ganhar muito controle sobre o mundo e, conseqüentemente, abuso de poder (nesse caso, monopólio de preços). Essencialmente as diferentes facções regulam eles mesmos.

Em novos mundos, entretanto, esse não é o caso. Normalmente um grupo de jogadores experientes, como os Del’toros em Isara, Shining Force em Rubera, e Foul Souls em Trimera, agrupam-se e abuso de poder é de tal modo, que impede novos jogadores de agirem juntos para ajudar a controlar as ações de experientes. O poder é extremamente centralizado e, portanto, nós temos mais uma espécie de ditadura. Eles são capazes, em alguns casos, de monopolizar os preços de Uhs e equipamentos de tal forma, que reprime a sociedade e causa incômodo.

Essencialmente o que temos aqui é um monopólio de poder - um grupo central que não é regularizado de maneira alguma - porque eles não estão dispostos a se regularizarem e porque a comunidade não pode regular o monopólio.

"Eles podem mudar os preços sem medo das runas se esgotarem"
Nesse caso, o monopólio é destrutivo. Por exemplo, na Europa e nos Estados Unidos um monopólio é, atualmente, proibido, por cause do efeito negativo sobre a comunidade. Monopólios são capazes de ditar preços muito acima, e cortar custos muito abaixo (leia: ditar preços das runas muito acima, vender equipamentos muito abaixo), por causa da elasticidade das runas/equipamentos (leia: todos ainda precisam de runas e equipamentos, então eles podem mudar os preços sem medo de as runas acabarem).
Onde monopólios fazem saída, como PGE, nos Estados Unidos, eles são regularizados pelo governo. Eu sinto como, já que não podemos forçar uma guilda poderosa entrar em diferentes facções, nós devemos, portanto, regular suas ações se aquelas ações forem muito prejudiciais à toda comunidade. Regulamentar preço das runas, como oposto à usual chantagem, afeta cada pessoa em uma comunidade.

Quais são as conseqüências de fixação de preços por um monopólio de poder?
Primeiramente, é destrutivo para novos jogadores que precisam de extra 200 - 500gp como forma de sobreviver à um mundo ríspido. A maioria dos sorcerers e duidas nos novos mundos são novos jogadores e, conseqüentemente, eles não são eficientes em abuso de poder e fazer dinheiro, sendo os primeiros a serem atingidos. Fixação de preço por jogadores para um preço que é opressivamente acima para novos jogadores (preços altos de equipamentos afetam paladinos e knights, preços baixos das runas afetam sorcerers e druidas), cria um sentimento negativo em uma comunidade que se sente constantemente reprimida.
Secundariamente, isso permite os já monopolizadores de poder se tornarem mais poderosos, e força aqueles que não estão no poder se tornarem menos poderosos. Com o baixo preço das runas e o alto dos equipamentos, os que estão no poder são capazes de impor uma fixação de preços matando os jogadores que não cooperam, são capazes de abusar do poder como nunca, enquanto aqueles que não têm poder não podem subir de level tão efetivamente - e são, portanto, reprimidos porque, não somente eles não têm level, como não podem tentar ganhar level.

Finalmente, mas tão importante quanto, nós devemos olhar para a atmosfera que isso gera. Quando aqueles que vendem uma bp de UH por, por exemplo, 2,1k, são mortos publicamente, isso gera uma paranóia entre os levels baixos. Eles vão sentir que eles não estão sendo tratados justamente mesmo se eles próprios não são mortos e, portanto, os novatos no game vão ter uma menor tendência à jogar. Eu me lembro que saí do templo de Thais e morri, em alguns minutos, para PKs - mas, pelo menos, aqueles eram PKs e eles foram mortos depois! Imagine o que acontece com um mundo quando um novato vem para fora do depot e é dito que ele é caçado por levels altos - contra quem eles não têm a mínima chance de lutar.

Como isso afeta o jogo e, conseqüentemente, dinheiro premium que vem?
Primeiramente, como a CIP pode dizer, existem muitos novos mundos. Esses mundos são controlados pelo número de jogadores premiums que, por sua vez, são afetados pelo número de novos jogadores que pretendem pagar uma contra premium.
Portanto, em ordem de maximizar o proveito e o número de mundos que podem ser criados no futuro, precisa, primeiro, criar uma comunidade - não um ambiente de abuso de poder - para os novos jogadores. Eu percebo que o ambiente só pode ser controlado para uma certa extensão - e alguns abusos de poder por levels altos, especialmente nos novos mundos onde o poder é monopolizado, é inevitável.

.:CONTINUA:.

Gold Dust Woman
20-09-2004, 08:48
.:CONTINUANDO:.

"Fixação de preço afeta cada jogador"
Entretanto - no específico caso de fixação de preço. Lembre-se que fixação de preço afeta cada jogador, e que a morte de um novato afeta seus amigos e as pessoas que viram isso, e seus amigos também! Portanto, ter uma pessoa transposta aleatoriamente por um level alto é extremamente destrutivo psicologicamente, quase uma forma de terrorismo, onde algumas poucas mortes são usadas para reprimir um mundo inteiro. (Negrito pela tradutora)
Em tempo, essas pessoas que estão assustadas, que acham difícil ganhar level, serão menos inclinadas a pagar uma contra premium e, portanto, afetará a expansão de Tibia. (Negrito pela tradutora)

Quais controles já estão no lugar?
Primeiramente e mais óbvio, há o sistema de caveiras (skulls). As mortes são limitadas e, portanto, existe alguma conseqüência quando se mata um monte de jogadores pelos preços de runas.
Entretanto, nesse caso não é efetivo. Um sistema de caveira é feito para deter individualmente, não uma guilda inteira. Não pe complicado delegar mortes, especialmente contra levels baixos - quatro morte para cada pessoa, no decorrer de uma semana, em uma guilda de vinte pessoas, significa oitenta mortes.

Além disso, em casos onde o assassino não tem nenhuma punição visível, especialmente nos olhos de um novato, há efeitos colaterais. Com certeza os amigos daquele novato ficarão assustados, e eles talvez possam começar a procurar outro jogo que eles sintam que é mais divertido. Para reprimir duzentos vendedores de runas - não todos os duzentos necessários para serem mortos, talvez vinte morrerão e, então, cento e oitenta verão aquelas mortes como exemplos, e sofrerão silenciosamente.

Portanto, o sistema de caveiras não é um regulador efetivo em caso de fixação de preços.

A segunda opção, com certeza, é a comunidade em si regular.

Como mencionado antes, é difícil fazer tal coisa. Em poucos casos, como em Isara, alguns membros do grupo controlador foram deletados e, portanto, aconteceram muitas revoltas violentas. A chave para isso é violência – em uma revolta pela comunidade existe sempre desnecessárias mortes de inocentes que, portanto, são destrutivas.

Guerras não são sempre horríveis - em casos que existe disputa entre dois grupos de jogadores, uma guerra é, normalmente, algo proveitoso e algo respeitosamente admirável pelos novatos. Existe um certo nível de excitação. Contudo, em revoluções que sempre acontecem mortes de inocente - por exemplo, em Nova, na longa guerra entre muito da comunidade e R7 - centenas de inocentes foram mortos, e houve um visível medo em Nova.

Eu, na verdade, olhei nos recordes de logins e houveram poucos logins, entre cento e cento e cinqüenta jogadores e, em horários de picos para outros mundos, ainda era possível conectar em Nova.

Agora que Nova é essencialmente pacífica e não existe nenhuma comunidade de abuso de poder, como de fixação de preços e extorsão geral de grupos inteiros de jogadores, o número de pessoas jogando nesse mundo é muito maior.

Entretanto, se eu posso dizer que 10% dos jogadores decidem pagar contas premiums e Nova teve menos jogadores todo dia, por três meses, então 90x15=1350 jogadores ou 135 premiums perdidas por culpa da revolução daquela comunidade. (Nota da tradutora: na reportagem oficial o houve um erro de conta que, creio eu, foi erro de digitação de um zero a mais no resultado, então tomei a liberdade de corrigir). Isso se traduz em quatro mil dólares para CipSoft PERDIDOS por culpa do rompimento a livre jogabilidade.

É melhor parar esse rompimento antes que saia de controle. Entretanto, eu sinto que fixando opressivamente os preços que, por sua vez, afeta cada jogador, deve sofrer legislação.

O que é fixar opressivamente?
Bem, claro que não podemos controlar cada tentativa de fixação de preço. Algumas, na verdade, são benevolentes quando um grupo de jogadores tenta maximizar os benefícios para ambos os lados.
Entretanto, em vários casos, a fixação desnecessária de preços machuca novos jogadores. Especificamente, há cerca de quinze por cento ou mais de chance do preços das runas ou equipamentos serem acompanhados de ameaças.

Isso, eu sinto, deve ser legislado por causa do que acontece com a comunidade!

Editor diz:
De fato, esse mesmo artigo também foi postado no board privado dos Game Masters, onde CipSoft é aguardada. Nós veremos."

------------------------------------------------------------------------
Esse artigo foi escrito por Dokien © 2004. TibiaNews não necessariamente concorda com o artigo, opiniões e pontos de vista de seus colaboradores e/ou visitantes.

Esse artigo foi retirado to TibiaNews - www.tibianews.net (http://www.tibianews.net/) - e foi traduzido por Gold Dust Woman - www.tibiabr.com (http://www.tibiabr.com/)
------------------------------------------------------------------------

Artigo grande, mas que me chamou a atenção quando eu li aqui sobre o abuso de poder da guilda do Sports, onde ele apóia insistentemente esse abuso. Artigo que traz uma lição de moral para pessoas que abusam do poder e que mostra que o que pessoas assim fazem ajuda em uma ditadura ridícula, onde o único diferencial entre subjugar, humilhar e exterminar, é um mero detalhe de level. Além de prejudicar todo o jogo, uma vez que diminui (estatisticamente provado) a vontade de novos jogadores adquirirem uma premium account, prejudicando, assim, todo o desenvolvimento de novos mundos e melhoria nos já existentes.

Sports
20-09-2004, 19:02
Eu rio por parte eu jah rio logo de cara?

Primeiro, Esse gm nao está nem ai para os Noobs que morrem, ele ta se importanto com as PA que ta perdendo.

Segundo, Power abuse eh contra as regras? :blink:
RPG = Comunidade, se um grupo mais forte está tentando dominar o mundo, os grupos pequenos sao livres para tentar vingança.
Agora vc acha certo um GM Vir e deleta a account de alguem pq ele está usando o seu poder?
Apesar de vc ser mulher, vo te pergunta uma coisa.
Se alguem te bate, oq vc faz? Chora pra todo mundo revida por vc, ou prefere treinar algum tipo de luta e na proxima vez que houver essa tentativa vc msm se vingar?

Tibia jah eh capitalista D+ por parte dos God, se Power abuse vira regra, tibia, mais do que nunca deixou de ser rpg.

Youko Klaus
22-09-2004, 09:16
o item é meu e vendo por quanto eu quero, compra quem quer. ^^ de fato concordo com o Sports.

Gold Dust Woman
22-09-2004, 10:22
1- PA q perde = menos melhorias em Tibia;
2- Power abuser não é contra as regras, é contra ética;
3- É hipocrisia falar que grupos pekenos são livres para tentar vingança, pq aonde q grupos pekenos vão ter força suficiente?! Eu li a revolta da maioria dos usuários no antigo tópico q falava disso, e as únicas pessoas q estão de acordo com essa idéia são as pessoas q ganham com isso, impedindo o livre comércio de evoluir por pura liberdade;
4- Não gosto de PK, não tenho saco pra treinar pra me vingar. Morri mto em Lunara, saí de lá e fui pra Secura. E mesmo q eu treinasse, eu não venceria uma guilda inteira. Por favor, né?;
5- Se existe capitalismo demais em Tibia, agora também existe ditadura;
6- @Youko, cada um vende pelo preço q ker, mas não é isso q a guilda q o Sports faz parte deixa fazer. Eles falam os preços das runas, e kem não vender com akele preço, corre o risco de morrer.

Sports
22-09-2004, 10:33
1- PA q perde = menos melhorias em Tibia;
2- Power abuser não é contra as regras, é contra ética;
3- É hipocrisia falar que grupos pekenos são livres para tentar vingança, pq aonde q grupos pekenos vão ter força suficiente?! Eu li a revolta da maioria dos usuários no antigo tópico q falava disso, e as únicas pessoas q estão de acordo com essa idéia são as pessoas q ganham com isso, impedindo o livre comércio de evoluir por pura liberdade;
4- Não gosto de PK, não tenho saco pra treinar pra me vingar. Morri mto em Lunara, saí de lá e fui pra Secura. E mesmo q eu treinasse, eu não venceria uma guilda inteira. Por favor, né?;
5- Se existe capitalismo demais em Tibia, agora também existe ditadura;
6- @Youko, cada um vende pelo preço q ker, mas não é isso q a guilda q o Sports faz parte deixa fazer. Eles falam os preços das runas, e kem não vender com akele preço, corre o risco de morrer.
Quem disse que precisa ser vc sozinha?
Na primeira demon hunt do server, o loot nao foi divido corretamente, e eu fui prejudicado por isso, eu nao podia fazer nada, os kra que fizeram isso eram uma familia, maiores e mais forte que eu nakele momento.

Deixei quieto, sai da guild dos kra e fui pra outra e continuei jogando meu jogo, semanas ou meses dps Eu que tinha respeito na minha guild, fui chamado num Chat com outros membros Forte, e ai, Decidimos acabar com os Power abuse deles (de kika kra da cave), o desrespeito pela price list que eles faziam e resolvemos Fazer guerra.

Hj eu continuo no Server, jah eles, nao.

Pq vc n pode fazer o msm? Faça me o favor gold, vc perdeu um tempo traduzindo um artigo enorme soh para me chama de PA?

Price list continua, e Pronto, nao eh isso que vai me fazer muda de ideia, Não vamus Permitir que Mythera vire Antica ou Nova,aonde nao se vale mais a pena caçar demon,hero, dl ou coisas do tipo, pq oq vc gasto com Runas o loot nao paga, e a unica saida eh ver as caves de guard Mega Lotadas.

Se vc pensa em ser top 1 dia vc concorda com a price, mythera foi o primeiro mundo a fazer dps de Lunara, agora todos querem fazer, soh pq a nossa eh bem sucedida vira alvo de Insultus, Acusações?

Uma pena que estou discutindo com uma pessoa que nao pensa em vira top, alias, eh obvio que a pessoa que me acusa nao pensa em virar top, pq se pensasse, nao iria falar de tal forma a respeito da price.

andinho
22-09-2004, 20:21
Sports dah umas dica ai pra mim, pra implementar e fazer funcionar a price list...

Nois brs antigos de Amera tamo tentando, mas eh phod* ... Naum eh um mundo dominado por brs igual vcs em Mythera... E lah tbm tem muito hl cabessa dura, q quer passar na frente dos outros em lvl e paga o presso q for por bps de uh/sd/hmm... isso me deixa pocesso :mad: ... Ai eu chego pro druid lvl 11, falando q pago 2k na bp de uh, ele me manda aa melda, fala q o fulano de tal paga paga 3k+ em cada bp de uh e ainda me chama de noob... :cussing: :angryfire

Edit: Outra coisa q eu lembrei... O Pior q qdo vc vai vender aquele item, q vc custou pra achar, dsm por exemplo, vc pedi X quantia, o noob q fica com mcs fazendo runa pra comprar itens e ele eh lvl 50- ele fala o q hl cabessa dura vendi por X/2 (metade do presso) pq esses hl burros de amera querem dinheiro rapido pra comprar mais runas a pressos exorbitantes e ganhar mais lvl (isso se torna um ciclo) o newbie lvl 50- te chama de noob pq vc quer vender o item por um presso real, o q valeria mesmo o item... ex uma dsm 200k...

O q eu devo fazer essas horas?! Matar um por um??? Jah pensei nisso, mas eu logo tomaria bann e teria q deletar meu char :ponder:

100+

Abrassos por tras, Andinho...

Sports
22-09-2004, 20:29
Primeiro passo eh vc ter uma guild que Aceite isso, forte.

Ai o eskema eh bota ordem, coloque no forum a price e diga que ela terá que ser rigidamente comprida ou sofrerá punições..

Entao vc começa a fiscaliza o trade e informando o link, e em caso de desrespeito após saber disso mate, acontece que isso causará Revolta, e sua guild tem de estar ciente que pode acontercer guerra...

Se Tiverem pronto para aguentar uma possivel guerra contra os TOP do server, façam price list e obriguem a ser comprida.. agora se vc nao tem poder para isso, nao rola fazer Price list..

Gold Dust Woman
23-09-2004, 11:12
Qdo eu vejo algo errado e eu posso mostrar o outro lado eu faço, não vim aki só pra agredir. O assunto chegou aos meus ouvidos, e pronto. Acha q é particular contigo? Se sim, está enganado.

Virar top? Vc diz, high lvl? Sim, eu quero, e isso não tem nda a ver com o assunto. Power abuser não tem nda a ver com ser high lvl um dia.

Já dei minha opinião, mas parece q o fórum de Mythera é meio parado e, infelizmente, os outros players não leram isso.

Sports
23-09-2004, 11:57
Qdo eu vejo algo errado e eu posso mostrar o outro lado eu faço, não vim aki só pra agredir. O assunto chegou aos meus ouvidos, e pronto. Acha q é particular contigo? Se sim, está enganado.

Virar top? Vc diz, high lvl? Sim, eu quero, e isso não tem nda a ver com o assunto. Power abuser não tem nda a ver com ser high lvl um dia.

Já dei minha opinião, mas parece q o fórum de Mythera é meio parado e, infelizmente, os outros players não leram isso.Dps dessa nao posto mais, vc nao veio Só para agredir, apenas aproveito a viagem para fazer isso?

Vamus esperar a opiniao de outros player.

Voxzin
23-09-2004, 12:26
Tem q ter price list pra regulariza us preços si naum vira palhaçada
i tem q mata as vezes pda dar exemplo pra ngm desrespeita :moon:

Vlw sports Brutu é noix

Brabo
23-09-2004, 12:30
Sem duvidas price list hoje em dia eh algo muito necessario, podem falar o q for, mas price list eh o justo, ou vc acha q o just eh comprar bp de uh a 3k e vender dragon shield a 5k ou menos q isso ? portanto estabelecemos precos aos itens e as runas para a economia ficar sempre sustentavel, no inicio a ideia me parecia um pouco estranha mas sem duvidas hoje defendo a price list e mais, aconselho a implantarem em seus mundos. :)
A price list nao favorece somente a HL, favorecem a todos q gostam de pagar e receber precos justos por seus itens/runas, ou vc acha q um druida q queria vender bp de uh a 3k nao ta querendo dar de malandro ? :dry:

por enquanto isso eh tudo, aguardo respostas/comentarios.

Brabo

Voxzin
23-09-2004, 13:08
falo bunitu .. era issu q eu kiria dize ... + tava cum preguiça !

:553:

So :ninja:

Vakap
23-09-2004, 15:15
po cara, tpw acho q as runas tao meio q baratas, acho q pra acalmar um pouco ah galera devia fazer um meio termo aew como:
uh - 2,5k
sd- 4,5k
hmm- ta bom
pq no trade so se ver buy uh and sd, pois entao sobe um poukinho os preços, ta tendo escassez de sd e uh e so quem comprar eh quem oferece 2,5k uh e 4,5k sd.. + tpw teve ja um caso comigo q eu ia vender bp de gfb e por 2,3k ai veio kina lvl 41 flando q num pudia, tinha q ser prince list e tawls... ( tiro 40 foi o best, ai se eu tivesse com as minhas sd's hehehe) veio me atk ai eu disse q ia pegar no dp(a bp), sorte q lady bekka falo q ia comprar e me salvo hehehe, final: q eu saiba (vi no topic aqui do forum), gfb num ta na prince n, ou seja os cara tao se aproveitando e obrigando os + fracos ah vender qualquer coisas pelo preço q quiserem (a galera fico rindo de mim, ninguem fez nada -.-), isso sim eh pa. e acho q se vcs (atomic e etc) quiseram faz prince list, deviam arcar com as responsabilidades e fiscalizarem isso tbm.
minha opiniao viu ;)

Sports
23-09-2004, 15:44
Nós fiscalizamos, e SD a 4k nao existe, e uh a 2.5 eh RIDICULO, muito + que 1 gp por mana gasta, druid abusa na hora de fazer UH isso sim

Vakap
23-09-2004, 16:00
blz, vcs q sabem

Voxzin
24-09-2004, 01:37
Tipo si agente deixar a 2.5 ... vão tenta começa a vende por 2.7 ou 3k

é sempre assim agente da a mão ... eles kerem u braço!!!

Br_Fun
24-09-2004, 01:47
Ainda bem q naum preciso gastar gps com UH e nem SD...tenho meus makers...e com eles consigo fikar muito rico...hehehe

Esperto é akele q faz o q eu faço...

Ah!!!
e sempre vendi minhas UH a 2k e HMM a 1k
SD ainda naum tenho muitas, mas logo logo terei

Abraços a todos...

Obs.: Agora parei de vender, pois estou crescendo com o kina...

Br_Fun
24-09-2004, 01:54
Tem q ter price list pra regulariza us preços si naum vira palhaçada
i tem q mata as vezes pda dar exemplo pra ngm desrespeita :moon:

Vlw sports Brutu é noix

Price List...nada contra e sim a favor...

Cara nem precisa matar...tipo os gringos já estaum fazendo isso...c eles leem q é druid ou sorc lvl abaixo de 20 +/-

Pklizam na hr...foda...isso...

Mas...to tendo bons protetores...ai quero ver quem vai me matar...hehehe

Sports
24-09-2004, 04:56
Bom, no caso de mythera especifico, se vc desrespeita a price list protetor nenhum irá te salvar, mais como vc jah disse, vc vende uh a 2k :thumb:

Desconfio que vc seja o Knight Aventureiro, msm o enix te protegendo ainda s vc tem de respeita a price ;)

Neon xD
24-09-2004, 06:11
em mythera eh meio noia.

tipo eh praticamente impossivel de controlar o price list.
eh soh nao berrar no trade xD~

e tipo. pra mim jah nao faz diferença jah, sou pally, cato grana com loot ke vende em npc e tenho rune maker.

mas axo ke a lei da oferta e da procura acaba vencendo qq price list
tenta vende um k-axe por mais de 10k :\~

Gold Dust Woman
24-09-2004, 10:56
hahaha, Sports, acorda. Agora vai catar cabelo em ovo em cada vírgula q eu falo? Nunca ouviu falar em "maneira de falar"? Pois te apresento o "só".

Impressionante como pessoas a favor dessa list apareceram em 24hrs, sendo q no outro fórum só uns 3 ou 4 indivíduos eram a favor numa discussão de 5 ou 6 páginas. Acho q eu tenho um certo poder de atrair pessoas qdo eu posto, só pode ser... Power abuser eh contra a ética de uma economia, um problema q prejudica tto um servidor qto tdos os outros, e NINGUÉM vai conseguir provar o contrário se escondendo atrás de privilégios. Não adianta, o mundo não gira em torno de um grupo ditador, gira em torno de uma democracia

Sports
24-09-2004, 11:20
hahaha, Sports, acorda. Agora vai catar cabelo em ovo em cada vírgula q eu falo? Nunca ouviu falar em "maneira de falar"? Pois te apresento o "só".

Impressionante como pessoas a favor dessa list apareceram em 24hrs, sendo q no outro fórum só uns 3 ou 4 indivíduos eram a favor numa discussão de 5 ou 6 páginas. Acho q eu tenho um certo poder de atrair pessoas qdo eu posto, só pode ser... Power abuser eh contra a ética de uma economia, um problema q prejudica tto um servidor qto tdos os outros, e NINGUÉM vai conseguir provar o contrário se escondendo atrás de privilégios. Não adianta, o mundo não gira em torno de um grupo ditador, gira em torno de uma democracia
Foi nao, foi que vc queria ouvir diferentes opiniões, entao apenas pedi para que os membros da guild postassem a respeito com comentarios inteligentes..

brabo (top lvl do server, lvl 121 knight) e voxzin (lvl 80 se nao me engano) vieram defender a price.

Agora o resto n sei quem sao, vc quis uma discussao com mais membros, eu apenas trouxe eles..

E Cammy, volto a falar isso eh para o bem de Mythera, nao apenas os HL, mais todos que nao querem ser prejudicados por pessoas que na vontade de vender um item rapido abaixa o preço sem pensar nas consequencias.

O maior problema, sao as Quests, quest desvaloriza muito item, agente apenas tenta segura-los para uma melhor economia, e repito: Os que nao estão contentes tem direito de fazer guerra.. agora ninguem fala nada ao respeito, parece que estão gostando...

Gold Dust Woman
24-09-2004, 11:26
E Cammy, volto a falar isso eh para o bem de Mythera, nao apenas os HL, mais todos que nao querem ser prejudicados por pessoas que na vontade de vender um item rapido abaixa o preço sem pensar nas consequencias.

Sabe pq não acho necessário ter fixação de preços? Pq as runas nunca vão estar realmente baixas a pto de causar uma desestabilidade gigante. Elas variam um pouco, mas não é nda absurdo, ninguém é tolo o suficiente pra vender tão baixo. Se vende tão alto ninguém compra

Sports
24-09-2004, 11:32
Sabe pq não acho necessário ter fixação de preços? Pq as runas nunca vão estar realmente baixas a pto de causar uma desestabilidade gigante. Elas variam um pouco, mas não é nda absurdo, ninguém é tolo o suficiente pra vender tão baixo. Se vende tão alto ninguém compra
O pior eh que isso acontece, as quests desvalorizam Muito os items, GS por exemplo, a cada grupo que faz banshee ferra o server, pq vai ser 10 pessoas com GS no msm dia, cada um abaixando 5k o preço dela pra vende mais rapido, no fim, o proximo grupo vai ta vendendo a preço ridiculo, e quem faz demon hunt se fode.

Sem conta que druida abusa e muito nas runas, 2.5 oq a maioria acha normal em vende uh, eh ridiculo, e se agente libera 2.5 os kra vao quere vende a 2.7, em Julera que eh um mundo relativamente novo as hmm tao 1.3, uh 3k, sd 4.5-5k, eh ridiculo isso.

Gold Dust Woman
24-09-2004, 11:53
Não gosto de ver preços abusivos, mas se isso é ridículo eu já não concordo. Alguém tá vendendo uh por 2,5k? Bom, é disso q a economia é feita. Qdo vc vai comprar qquer coisa vc peskisa os preços, e kem vende caro se ferra pq ninguém vai comprar lá e akela loja vai falir. Com os ekips acontece a msm coisa

Kamikaze
24-09-2004, 13:59
Não gosto de ver preços abusivos, mas se isso é ridículo eu já não concordo. Alguém tá vendendo uh por 2,5k? Bom, é disso q a economia é feita. Qdo vc vai comprar qquer coisa vc peskisa os preços, e kem vende caro se ferra pq ninguém vai comprar lá e akela loja vai falir. Com os ekips acontece a msm coisa

Agreed...

Concordo com o princípio de price list, naum tenho nada contra, mas tipo eh sacanagem vc MATAR o kra pq ele naum aceita ela...tipo, simplesmente ignora ele oras :/ e como as guildas HL saum as q mais compram runas o kra vai sentir falta, ae naturalmente vai vender mais barato...

E repito, sabe pq UH eh kara assim? Pq Kina/Pally pode se virar sem hmm e SD, mas sem UH jah eh outra história...

"Ditadura" sim, mas com um pokim d noção plx =D (eu como druid jah bendi bp d uh a 2k, a 2.2, a 2.4, a 2.5, tudo uma kestão de oportunidade... mas 2.5+ ae jah eh exagero msm x.x)

Flex Tronick
24-09-2004, 15:00
Eu era o Sir Montanha de mythera.
Nunca fui de impor preços ou regras, sempre fiquei na minha.
Fui até da End Of All hope, mas saí pra montar minha própria guild e até me chamaram de covarde por não participar da guerra.
Acho que o Sports tá errado em dizer que, não quer que Mythera vire Antica ou Nova. Mythera é um mundo relativamente novo e, com o tempo, os preços cairam de qualquer forma, mesmo que isso demore mais pelas regras impostas pelos High Levels.

Obs: Eu dividia o char com um cara, dai deu uns rolo lá e nós ficamos caçados pelo Brabo. Mas agora nem eu nem o outro dono jogamos mais, ele deu o char pro irmão dele e a treta com o Brabo parece ter sido resolvida já.

Voxzin
26-09-2004, 16:42
so 87 so brutu brigadu =*

AUHeuhaUHeA =]

Hail Vox
Hail A.E
Hail alma gemea :puke:

Rodrigo
27-09-2004, 15:30
SO UMA COISA!!!!

eu jogo em mundo no-pvp!! como é q fica nois? será q é impussivel implanta essa lista? agora q eu to começando a caçar uns bixin legal... essa parada de preço vai acabar me afentando...

bem... como nois fica? existe uma meneira de implatar?

Voxzin
27-09-2004, 16:43
mundo naum pvp pra implantar vc precisa da colaboração da galera ...fala cum um cara "Popular nu server dizer pra galera respeita i tals "
Pra fica um mundu legal d se joga =]

Go tibiabr In Sp =] :553:

Yaten
28-09-2004, 15:08
tibia, é um jogo de dominio, se os forte se juntarem e quiserem colocar preço, acabou, se voce nao gostou, corra atras e lute contra eles, pois voce pode chamar o lider da guilda para x1 falando 'se eu ganhar, acaba a price list' ;)

Oberchutze
30-09-2004, 01:15
price list = monopolio. tem na rl. alguem c abilita a embargar os EUA ou a Uniao Europeia?
pk = Assassinos?! controle de natalidade :riso: tem na rl. alguem quer pena de morte?
Trap = tocaia (tobia). tem na novela e no nordeste.
eu acho besteira essa parada de gm querer assumir o controle dessa maneira.
ele q va cuidar de bugs e e tal, e nao fique interferindo na vida do server, fortes e fracos existem em todos os lugares.
ele nao bane ning em antica pq sao tudo amigo dele pq em tese eles sao Power Abuser tb, cobram pra caçar em determidas caves, nao adimitem brigas etc, etc.
c as pessoas querem mudar algo, fa;cam como quando c uniram para matar o ferumbras por exemplo
o q acontece no serv, eh um reflexo do q acontece todo dia no mundo. de certa forma.

Sports
30-09-2004, 11:35
price list = monopolio. tem na rl. alguem c abilita a embargar os EUA ou a Uniao Europeia?
pk = Assassinos?! controle de natalidade :riso: tem na rl. alguem quer pena de morte?
Trap = tocaia (tobia). tem na novela e no nordeste.
eu acho besteira essa parada de gm querer assumir o controle dessa maneira.
ele q va cuidar de bugs e e tal, e nao fique interferindo na vida do server, fortes e fracos existem em todos os lugares.
ele nao bane ning em antica pq sao tudo amigo dele pq em tese eles sao Power Abuser tb, cobram pra caçar em determidas caves, nao adimitem brigas etc, etc.
c as pessoas querem mudar algo, fa;cam como quando c uniram para matar o ferumbras por exemplo
o q acontece no serv, eh um reflexo do q acontece todo dia no mundo. de certa forma.
Concordo com vc kra, Gm nao tem o direito de interferir, eles nao sao Seguranças de Cidade, sao Administradores para controlar o jogo em algo que vá alem do controle de players, como bugs e tals

Falenk
01-10-2004, 23:55
Eu discordo completamente da Price List.Vejam um exemplo de RL, como o congelamento do Sarney. Deu uns 7 meses e BUM! Fudeu tudo.

Se voces fizerem uma pesquisa geral no server e verem quantos sao a favor da price list, eles serao 30%-...

O injusto eh matar somente porque os outros nao seguem a tal regra que voces impuseram para dar vantagem a um pequeno grupo. Simplesmente ignora, nao usa a forca. Voces tem que entender tambem, que tem pessoas que nao podem ficar um bom tempo no tibia e ter lvl astronomico. A minoria e que nem voces devem ser, pelos seus lvl. E somente essa minoria se sai bem, os outros se ferram. Tem que deixar a economia fluir normalmente, pra que nao ocorram problemas.

Price List eh democracia somente se for pra voces, os mais fortes. Para os mais fracos isso eh uma ditadura.

[--[LF]--]
03-10-2004, 20:10
Eu rio por parte eu jah rio logo de cara?

Primeiro, Esse gm nao está nem ai para os Noobs que morrem, ele ta se importanto com as PA que ta perdendo.

Segundo, Power abuse eh contra as regras? :blink:
RPG = Comunidade, se um grupo mais forte está tentando dominar o mundo, os grupos pequenos sao livres para tentar vingança.
Agora vc acha certo um GM Vir e deleta a account de alguem pq ele está usando o seu poder?
Apesar de vc ser mulher, vo te pergunta uma coisa.
Se alguem te bate, oq vc faz? Chora pra todo mundo revida por vc, ou prefere treinar algum tipo de luta e na proxima vez que houver essa tentativa vc msm se vingar?

Tibia jah eh capitalista D+ por parte dos God, se Power abuse vira regra, tibia, mais do que nunca deixou de ser rpg.

Kara...eu te amo...vc falou exatamente oq eu axo... :boxing_sm

frogzinhu
04-10-2004, 07:03
Lol..
3 Horas e 20 minutos igual a uma bp de UH
3 Horas e 20 minutos em uma Hero Hunt = 50k+

O que um druid faz em determinado tempo não é o que um hlvl faz em até menos tempo. em 3 horas e 20 vc não gasta 20bps de UH nem fodendo a não ser que vc Leak, queira blocar. -.-
O preço de runa é nas palavras mais bunitas TOSCO. Sem nexo, não tem sentindo.. saca? Alem de Ganharem o exp do Hero, o dinheiro que o Hero lhe dará discontam em quem é fraco. Sai de Mythera graças a Deus.
E leak vc high lvl, chorando por 500gps é fod*a ein. (2k pra 2.5k em UH)

Cya.. que me xinguem, que discordem, quem achem o que quiser. Não deixa de ser ridicula os Player que implatam a mesma como os player que aderem a essa "economia".

Sports
04-10-2004, 11:28
Lol..
3 Horas e 20 minutos igual a uma bp de UH
3 Horas e 20 minutos em uma Hero Hunt = 50k+

O que um druid faz em determinado tempo não é o que um hlvl faz em até menos tempo. em 3 horas e 20 vc não gasta 20bps de UH nem fodendo a não ser que vc Leak, queira blocar. -.-
O preço de runa é nas palavras mais bunitas TOSCO. Sem nexo, não tem sentindo.. saca? Alem de Ganharem o exp do Hero, o dinheiro que o Hero lhe dará discontam em quem é fraco. Sai de Mythera graças a Deus.
E leak vc high lvl, chorando por 500gps é fod*a ein. (2k pra 2.5k em UH)

Cya.. que me xinguem, que discordem, quem achem o que quiser. Não deixa de ser ridicula os Player que implatam a mesma como os player que aderem a essa "economia".
eh 500 gp hj, daki a poco eh 1k como em julera, aonde a uh chega a 3k ou 3.5, ou entao a hmm que eh 1.3 pelo menos..

SWIFT
05-10-2004, 15:07
eu num gosto muito de concordar com ninguem não. mas dessa vez eu tenho que me render ao argumento do sports. sou druida, vendo uh, mas pq q eu consigo sobreviver bem vendendo a no maximo 2.3? se geral resolver aumentar daki a poko vai tar a realmente 3k, vc pode esta se perguntando "ele é maluco? um druida reclamando que a uh ta cara?" e eu respondo! num é questao de ser druida é questao de ser justo, honesto. a unica coisa que eu num concordo com o price list é qnd tem gente da Atomic vendendo mais caro que o price list, que foi o meu caso qnd comprei o k-armor.

Maquiavel
06-10-2004, 15:25
Captalismo SELVAGEM!!!!!!! ehehehehehe

Eu tenho o meu comércio e devo ser responsável por manter meus clientes !

Preços tabelados SUXX!!!

Tyr-The Judge
11-10-2004, 22:16
A price list devia servir como indicação, não como uma lei a ser comprida
O preço das runas até q tá bom mas o preço dos equips ta IMBECIL
Eu acho q cada deve vender por quanto quiser mesmo porque o troço eh meu e vc não tem nada com issu.Eu vendo e sempre vou vender e comprar ao preço q eu acha justo.Vcs realmente soh conseguem fazer noobs e pessoas de mente fraca facilmente induzidas seguirem akela lista
.................................................. .................................................. .
Entre meus amigos e eu não existe price list
Entre meus amigos e os amigos deles também não
não vou fugir do seu mundo, eu vou eh revidar ,tenha eu q criar uma mafia pra driblar seus preços ridiculos ou tenha eu q bater de frente com vcs q dizem querer o melhor para o nosso mundo mas judiam de nós impondo algo tão patetico quanto essa lista.

RebeldE
13-10-2004, 20:43
meu deus que coisa feia sports!

Maximoom
13-10-2004, 21:49
Em antica, eh sem condições de jogo, os item simplesmente nuam valem nada.

Se vc olhar o ranking de Antica, vc vai que o top300 eh lv 85+

300+ caras aptos a caçar demon, hero, BK, DL, e todo o restu. Aew vc ve 300 caras vendendo os mesmos items, o que vc axa que acontece com o preço das coisas!!!

E pra prover runas pra 300 caras, evidente que o preço das runas sobe, e nuam eh por sakanagem dos magos, simplesmente a procura eh muito grande e os cara pagam qualquer coisa pelas runas, porque suam todos ricos.

Ja servidores novos, se taum subindu preçu, eh por pura putaria, nuam tem tanta procura assim. Tem que matar mesmu. E se os preços dos item taum caru, eh porque as runas taum mais caras. Entuam matem tudu mesmu. Tem que tirar essa noobada fora do jogo, que pensa apenas no proprio bem.

E quem diz que issu eh powerabuser, que o HL taum pensandu no proprio bem, VAI SE LAVA, naum eh so HL que eh beneficiado com issu, todos os players que taum tentadu crescer no jogo, gastam runas, provavelmente muito mais do que os HL (um HL mata dragon com 2 sd, um cara novo gasta muito mais que issu), e eles sim saum os mais prejudicados, e naum akele fdp do karaiu que faz MC em trucentas contas e reclama que naum pode cobrar o que quer pelas runas que ele faz usandu cheat.

Minha opinião.

Cidao do cap
16-10-2004, 18:53
Eu acho q o sports naum sabe fazer o preço das runas cair quando ele power abusa ele soh faz os preços aumentarem pq:

Pra que alguem vai vender runas num mundo em que naum se pode vender por quanto quiser , tem power abuser , se corre o risco de morrer e os ekips saum caros se ele pode ir para um mundo bem melhor

O que ele devia fazer era atrair os rune makers pro mundo dele e naum espantar eles de lah aew ia ter muito mais runa e os preços iam abaixar

Cidao do cap
16-10-2004, 18:57
Em antica, eh sem condições de jogo, os item simplesmente nuam valem nada.

Se vc olhar o ranking de Antica, vc vai que o top300 eh lv 85+

300+ caras aptos a caçar demon, hero, BK, DL, e todo o restu. Aew vc ve 300 caras vendendo os mesmos items, o que vc axa que acontece com o preço das coisas!!!

E pra prover runas pra 300 caras, evidente que o preço das runas sobe, e nuam eh por sakanagem dos magos, simplesmente a procura eh muito grande e os cara pagam qualquer coisa pelas runas, porque suam todos ricos.

Ja servidores novos, se taum subindu preçu, eh por pura putaria, nuam tem tanta procura assim. Tem que matar mesmu. E se os preços dos item taum caru, eh porque as runas taum mais caras. Entuam matem tudu mesmu. Tem que tirar essa noobada fora do jogo, que pensa apenas no proprio bem.

E quem diz que issu eh powerabuser, que o HL taum pensandu no proprio bem, VAI SE LAVA, naum eh so HL que eh beneficiado com issu, todos os players que taum tentadu crescer no jogo, gastam runas, provavelmente muito mais do que os HL (um HL mata dragon com 2 sd, um cara novo gasta muito mais que issu), e eles sim saum os mais prejudicados, e naum akele fdp do karaiu que faz MC em trucentas contas e reclama que naum pode cobrar o que quer pelas runas que ele faz usandu cheat.

Minha opinião.

Cara eu não concordo com vc pq quando em server novo a procura de runa eh pequena a produçao eh menor ainda.
Entaum se tem 3 pessoas querendo comprar bp de uh (procura pequena) e soh 1 cara fazendo bp de uh esse cara tem q botar o preço lah em cima se naum for burro e power abuser nunca eh certo e nunca sera veja o caso do Iraque :/