PDA

View Full Version : O Dilema de Henrique

xyvon
28-08-2008, 16:18
Olá.

Venho a comunicar-me com vossas senhorias para tratar de um assunto assaz intrigante e peculiar: a ÉTICA.

Atualmente, esse assunto está muito em voga, tanto no Brasil como em vários outros países do mundo. Vários dilemas são discutidos até mesmo na justiça, e nunca há uma opinião unânime a respeito do assunto. A discussão sobre eutanásia e pesquisa com células-tronco embrionárias são exemplos de dilemas que não têm fácil solução. Hoje está-se discutindo no Congresso o aborto de bebês com anencefalia, por exemplo. "Já que os bebês vão morrer, mesmo, para que alongar o sofrimento da mãe e do filho?", perguntam uns. "Porque o bebê é um ser vivente, e tem direito à vida", respondem outros.

O texto que vos trago é um dilema apresentado por Lawrence Kohlberg, um filósofo que estudou o campo da moral e propôs (ou pegou do google) esse dilema.

Além disso, caiu na prova de hoje, achei sagaz e perspicaz e queria compartilhar com vocês.

Aí vai:

"Numa cidade da Europa, uma mulher estava quase a morrer com um tipo muito raro de cancro. Havia um remédio, feito à base de Rádio, que os médicos imaginavam que poderia salvá-la, e que um farmacêutico da mesma cidade havia descoberto recentemente. A produção do remédio era cara, mas o farmacêutico cobrava por ele dez vezes mais do que lhe custava produzi-lo: O farmacêutico pagou €400 pelo Rádio e cobrava €4000 por uma pequena dose do remédio. Henrique, o marido da enferma, procurou todos os seus conhecidos para lhes pedir dinheiro emprestado, e tentou todos os meios legais para consegui-lo, mas só pôde obter uns €2000, que é justamente a metade do que custava o medicamento. Henrique disse ao farmacêutico que a sua mulher estava a morrer e pediu-lhe que vendesse o remédio mais barato, ou que o deixasse pagar a prestações. Mas o farmacêutico respondeu: ‘Não, eu descobri o remédio e vou ganhar dinheiro com ele’. Assim, tendo tentado obter o medicamento por todos os meios legais, Henrique, desesperado, considera a hipótese de assaltar a farmácia para roubar o medicamento para sua esposa. O Henrique deve roubar o medicamento?”

Kohlberg

Essa pergunta pode parecer simples a princípio. Mas há vários aspectos a serem levados. O farmacêutico tem direito a fazer o que quiser com o medicamento, e pode estar precisando do dinheiro. É protegido por lei, já que roubar é anti-ético. Mas, por outro lado, a mulher de Henrique está entre a vida ou morte, e roubar o medicamento pode ser o único meio que ele tem de salvar sua amada.

O que apoiar, portanto? Quem tem prioridade, Henrique ou o farmacêutico? O inventor do remédio seria obrigado a se desfazer do seu invento (e do salvador Dinheiro) ou Henrique tem que aceitar a morte de sua mulher?

Mr Biggles
28-08-2008, 16:31
SE >>>EU <<< fosse o farmaceutico, aceitava o carro ou casa do cara pelo remedio. Se eu fosse o marido em questão assaltava a farmacia.

Basilio Oliver
28-08-2008, 16:42
Eu roubaria e no lugar do remédio colocaria o dinheiro que o farmêutico não aceitou.

conde chiwawa
28-08-2008, 16:42
Art. 23 - Não há crime quando o Agente pratica o fato:
I - em estado de necessidade;
II - em legítima defesa;
III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.

rouba o remedio e o cara q se foda

wckm
28-08-2008, 17:21
ele deveria roubar sim

e dps correr vcs já sabem pra onde...

Rook Findauros
28-08-2008, 17:30
Os fins justificam os meios.

Henrique deve roubar o remédio e o farmacêutico que se f***

AnônimoDF
28-08-2008, 17:41
Eu roubaria e no lugar do remédio colocaria o dinheiro que o farmêutico não aceitou.
same.

eu roubaria, faria tudo pra salvá-la

jiraya el xico
28-08-2008, 17:51
Tem que roubar e ainda matar o farmaceutico fdp, p/ele aprender que com o gueto não se brinca.

qnto a bebe sem cerebro, como alguem pd dizer q isso tem vida? pqp

Hyd~
28-08-2008, 17:52
Seria impossível quase um farmacêutico sozinho criar um medicamento, pricipalmente um que usa radiação.

/fato

Thanatos Garuda
28-08-2008, 18:04
Não existe bem ou mal, certo ou errado, ético ou anti-ético. Existem as pessoas com poder suficiente para fazerem valer seus valores.

No caso, é o farmaceutico que tem poder, afinal tem dinheiro em uma sociedade capitalista.

Eu roubaria o medicamento e lutaria em nome da minha justiça, mesmo sabendo ser uma batalha perdida.

Edit.
Ótimo texto para se refletir sobre:

Navegava Alexandre em uma poderosa armada pelo Mar Eritreu a conquistar a Índia, e como fosse trazido à sua presença um pirata que por ali andava roubando os pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de andar em tão mau ofício; porém, ele, que não era medroso nem lerdo, respondeu assim. . Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador? . Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza; o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres.
Do Padre Antônio Vieira

Titus
28-08-2008, 19:04
Rouba ora... pode até ir preso, mas salvou a vida da mulher.

Nerd Pegador
28-08-2008, 19:14
O farmacêutico é o descobridor do remédio.

Como disse Charlie Harper uma vez:

"O homem não precisa só de sexo, é preciso dinheiro também"

Se é que me entendem.

Nerd

Tio sorriso
28-08-2008, 19:24
Sim.

É cada um por si e Deus contra o mundo.

Fenriz
28-08-2008, 19:32
É muita filha da putagem deixar uma vida inocente morrer à toa. O farmacêutico ia ganhar a grana dele, nem que fosse a prestações, o Henrique tava disposto a fazer isso. Só por ser nojento, o farmacêutico deveria ser roubado.

Kyward
28-08-2008, 19:42
Henrique deve roubar o remédio e o farmacêutico que se f***

Se eu fosse o médico venderia por 2 conto e pronto.
Não sou filho da put* o suficiente pra matar uma pessoa
Por querer fins super lucrativos.

Se eu fosse o marido eu robaria o médico
Salvaria minha esposa e quebraria, inteira,
A farmácia dum filho da corno desses.

E.O
28-08-2008, 20:00
O mais correto seria roubar e se entregar.
Roubar não é errado desde que você pague por seus atos.
Com o remédio poderia salvar sua mulher.
Ficando preso pagaria a dívida com a sociedade.

Na teoria é isso, já na prática...

mestre do yellow
28-08-2008, 20:28
Henrique deve roubar o remédio, se entregar e dar os 2000 pro farmaceutico. Dai as chances de alegar estado de necessidade e escapar da cadeia são enormes. ;)

---edit-----

Se eu fosse o médico venderia por 2 conto e pronto.
Não sou filho da put* o suficiente pra matar uma pessoa
Por querer fins super lucrativos.

Se eu fosse o marido eu robaria o médico
Salvaria minha esposa e quebraria, inteira,
A farmácia dum filho da corno desses.
Na verdade as pessoas so procurariam ele pra comprar o remédio em situações como a do henrique, em que a pessoa estaria a beira da morte. Sendo assim se ele fosse bonzinho com o henrique todos fariam a mesma coisa com o farmaceutico, e ele teria um prejuizo enorme.

Prejuizo enorme pode levar ele a falir, e falindo ele não tera dinheiro pra comprar remedios caso alguem de sua familia adoeça. xP

Fenriz
28-08-2008, 22:51
Na verdade as pessoas so procurariam ele pra comprar o remédio em situações como a do henrique, em que a pessoa estaria a beira da morte. Sendo assim se ele fosse bonzinho com o henrique todos fariam a mesma coisa com o farmaceutico, e ele teria um prejuizo enorme.

Prejuizo enorme pode levar ele a falir, e falindo ele não tera dinheiro pra comprar remedios caso alguem de sua familia adoeça. xP

Pô, mas o cara ia pagar, à prestação. Muitos donos de lojas fazem isso e tão cheios da nota, hoje em dia. Até melhor que, à prestação, facilita o pagamento e atrai mais clientes.

Risos
28-08-2008, 23:23
roubaria o remedio, alias, não so ele mais como escovas, shampoos entre outros, e ainda botava fogo no resto

Lampeao
29-08-2008, 11:20
ele deveria roubar sim

e dps correr vcs já sabem pra onde...

Pras colinas, sim.

Se é a única forma, rouba, fazer o que?!

Hyoga Paladin
29-08-2008, 13:22
Roubaria sim.
O farmaceutico deveria parcelar.

Gustavo Nox
29-08-2008, 15:12
Deve roubar e zuar a farmacia ainda

Eddie Knox
29-08-2008, 15:18
Seria impossível quase um farmacêutico sozinho criar um medicamento, pricipalmente um que usa radiação.

/fato
A questão não é essa =o

Roubava e ainda matava o farmacêutico.

Felipe Aileron
29-08-2008, 15:43
Eu mataria o farmacêutico, venderia os órgãos dele para o Afeganistão e, com esse dinheiro, pagaria o remédio. + Sagaz

Nunes
29-08-2008, 15:46
Numa cidade da Europa

Art. 23 - Não há crime quando o Agente pratica o fato:
I - em estado de necessidade;
II - em legítima defesa;
III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.

rouba o remedio e o cara q se foda

Não quero ser estúpido, mas a lei do Brasil não tem porra nenhuma a ver com as leis da Europa.

@topic

Roba.

Felipe Aileron
29-08-2008, 15:50
Não quero ser estúpido, mas a lei do Brasil não tem porra nenhuma a ver com as leis da Europa.

@topic

Roba.

Mas eu conheço as leis da Europa, e são assim também. fake