PDA

View Full Version : Sertanejo :D

pwnerer
07-01-2008, 11:06
Mudando um pouco o rumo da seção, que tem falado muito de rock e pouco de outros estilos, eu, um grande apreciador da cultura caipira, vim falar sobre a música sertaneja, mais conhecida por apenas 'sertanejo'.

Quando ela começou no Brasil, por volta de 1928 (ano em que o primeiro artista sertanejo realmente fez sucesso), era caracterizada pela melodia simples e melancólica. O sertanejo foi realmente ganhar somente somente nos anos 80, quando surgiram e primeiras grandes duplas sertanejas, como Leandro & Leonardo e Chitãozinho & Xororó, e atingiu seu auge entre 1988 e 1990. A partir daí foi perdendo popularidade, mas ainda era muito ouvida em regiões do centro-sul do Brasil.

A partir do ano 2000 o estilo começou a ser revivido devido ao sucesso de duplas como Bruno & Marrone e Edson & Hudson. Atualmente, tem aparecido um número maior de duplas, e a popularidade tornou a crescer.

A música sertaneja também tem suas divisões, alguns exemplos:

Sertanejo Universitário
É o mais popular atualmente... É aquele sertanejo mais 'dançante', com melodias mais arranjadas, onde já entra a sanfona, chocalho, bateria, entre outros. Algumas duplas de sucesso que tocam esse tipo atualmente são César Menotti & Fabiano, Victor & Léo, Zé Henrique & Gabriel, etc...

Sertanejo Romântico
Um estilo que fazia muito sucesso, hoje já não é mais tão popular. É o famoso sertanejo 'dor de corno' ou como queiram chamar. A maioria das músicas fala de amores não-correspondidos, traição, desprezo, e por aí vai (depois de umas 12 latinhas não há peão que não chore escutando certas músicas desse estilo :)). Algumas duplas que fazem sucesso tocando esse estilo são: Matogrosso & Mathias, Rio Negro & Solimões, Leandro e Leonardo e afins.

Raiz
Esse é o sertanejo tido como 'verdadeiro', chamado também de pagode (embora não tenha nada a ver com aqueles rapazes de topete loiro e brinquinho de strass na orelha). As músicas geralmente contam histórias, e geralmente o único instrumento tocado é o violão, que entra sempre no final dos versos. É muito bom de se escutar de vez em quando, tem umas histórias que são foda oO. Algumas duplas que posso citar são: Tião Carreiro & Pardinho, Tonico & Tinoco, Xavantinho & Pena Branca por aí vai.

Existe também diversos outros tipos, algumas duplas misturam estilos, como Gino & Geno, que tocam um sertanejo mais animado e engraçado, com letras de duplo sentido... No entanto também tocam canções românticas.

Agora gostaria de citar uma dupla em especial, que está em alta e realmente é de grande qualidade, e que com certeza já está alcançando o patamar de 'lendas' do sertanejo, como Leandro & Leonardo (quem nunca escutou 'É o amor' com certeza não come sazón em casa). A dupla em questão é Victor & Léo. São irmãos, fomaram a dupla em 1992, tocando apenas em barzinhos. Lançaram seu primeiro CD em 2001, sendo a maioria das faixas compostas por Victor (Victor Chaves), o que ocorre até hoje. Victor sem dúvidas é um ótimo compositor e sem dúvidas seu talento ajudou a banda a consolidar sua carreira... Se existe coisa mais chata no mundo é dessas dupla de sítio que só faz cover :/

Eles realmente alçaram sucesso em 2006, com seu álbum 'Ao Vivo', lançando hits como 'Fada' e 'Amigo Apaixonado'. Agora em 2007 lançaram um DVD e um CD com as músicas do DVD, que tem sucessos como 'Fotos' e uns mais antigos.

Eu acho que que nunca escutou pq acha 'tosco' ou por que é rockeiro ou o caralho que for, deveria experimentar. Eu 'odiava' sertanejo até 2005 mais ou menos (na verdade eu nem sei porque odiava, só sei que odiava), que foi quando uma namorada me apresentou o estilo, acabei conhecendo o sertanejo, e felizmente nunca me falta material novo pra escutar.
Postarei alguns vídeos de músicas que considero extremamente boas, para aqueles que não conhecem dar uma olhada:

Victor & Léo - Meu eu em você
At39_3AxqCI

Victor & Léo - Lembranças de amor
AI8bvPt_5Mg

Victor & Léo - Sem você (essa eu acho simplesmente foda³, dá uma manjada na letra quem assistir)
e5Jk1RRLbgE

Victor & Léo - Jogo da vida
0782Lj98ShQ

Zé Henrique & Gabriel - Declaração
K06tsstOa68

Hugo Pena & Gabriel - 200 por hora
G6dYDa42kF8

Gino & Geno - Nóis enverga mais não quebra
E-P12GwXlNE

E por enquanto é isso ae... Espero que quem critique pelo menos leia o tópico todo e assista os vídeos antes de reclamar, pois na minha opnião quem critica algo sem o conhecê-lo é um puta dum fanfarrão :)

E pra aqueles que já curtem sertanejo, que o tópico possa servir para discutir sobre outras bandas e etc. Valeu pra quem leu tudo e comentou no topic ^^

Suteba Dark Hell
07-01-2008, 12:29
Interessante, embora eu não tenha muito gosto, eu respeito e escuto Bruno e Marrone :D.

Por Um Gole a Mais é muito legal.

Ethernal'Guardian
07-01-2008, 12:45
Sempre ouvi sertanejo, a vida toda. Apesar de preferir rock, gosto de algumas duplas mais raizes (Milhonário e José Rico por exemplo) não gosto ao ponto de pegar um cd e ficar ouvindo mas se ta tocando no carro já da pra mexer os pés enquanto ouve :P.

O mais impressionante são as letras!
"Eu só dou carona pra quem deu pra mim..." u.U

Sanosuke
07-01-2008, 19:18
Gosto daquela dupla que tem um guitarrista foda, e que mesmo no show sertanejo ele tem 10 minutos pra solar (Ele tem a guitarra branca do steve vai).

Suteba Dark Hell
07-01-2008, 19:40
Eu sei quem é, acho que eles até foram no Altas Horas... Edson e Hudson?

Mighty_Warrior
07-01-2008, 21:19
Gosto de Sertanejo de Raiz, é bom demais, alguém já parou para prestar atenção na historia de João Mineiro?

pwnerer
07-01-2008, 22:17
Gosto de Sertanejo de Raiz, é bom demais, alguém já parou para prestar atenção na historia de João Mineiro?

muito bom mesmo...
tenho um cd de mp3 do tião carreiro & pardinho, as historias deles são mto fodas (vide Ferreirinha :P)

@Ethernal
hahaha
tem os cara que só fala bestera nas letra, tipo gino & geno ou rick & renner... mas tem algumas letras que são muuuuito bonitas (pra quem acha nxzero e cpm 22 o maximo da musica nacional, pua, nao eh nada comparado ao sertanejo)

exemplos: http://letras.terra.com.br/victor-leo/1088826/
http://letras.terra.com.br/joao-neto-frederico/946966/
http://letras.terra.com.br/lairton/93588/

Rodrigo_beirao
07-01-2008, 22:20
Eu começo a ouvir sertanejo quando lançarem um trio, tipo Fulano, Banano e Ciclano.

É sempre uma dupla, muito clichê.

Mighty_Warrior
07-01-2008, 22:32
Eu começo a ouvir sertanejo quando lançarem um trio, tipo Fulano, Banano e Ciclano.

Já ouviu falar de Trio Parada Dura?

Perdeu preibói.

pwnerer
07-01-2008, 22:35

trio parada dura (recomendado)
e já é bem antigo...
e dupla é tradição cara :)

tem um trio chamado 'Dois a um' q também tá fazendo sucesso

...

quer um blog soh de musica sertaneja pra baixa uns cds? :P

Mighty_Warrior
07-01-2008, 22:47
trio parada dura (recomendado)
e já é bem antigo...
e dupla é tradição cara :)

tem um trio chamado 'Dois a um' q também tá fazendo sucesso

...

quer um blog soh de musica sertaneja pra baixa uns cds? :P

Eu quero, pode mandar por PM? Mas tem que ser de Raiz.

Gëik
07-01-2008, 22:48
Ae!

Sertanejo é muito bom! Finalmente alguem que criou um tópico que não seja de rock!

Eu gosto muito de sertanejo, principalmente universitario. Romantico algumas... Raiz não sou muito chegado porque não tenho muito contato com as musicas.:P

pwnerer
07-01-2008, 23:06
Eu quero, pode mandar por PM? Mas tem que ser de Raiz.

passarei :)

@Liv~
baixa alguma coisa de Tião Carreiro & Pardinho
em se tratando de raiz eles são os melhores, num tem papo :D

Mighty_Warrior
07-01-2008, 23:25
passarei :)

@Liv~
baixa alguma coisa de Tião Carreiro & Pardinho
em se tratando de raiz eles são os melhores, num tem papo :D

Quase não tem de Raiz. :(

Cadê Tião Carreiro e Pardinho no Blog? Cadê Trio Parada Dura? Cadê Tonico e Tinoco? Cadê Pena Branca e Chavantinho?

Baah. :(

fmarques
07-01-2008, 23:32
Ouço sertanejo desde pequeno...moro na cidade do sertanejo:P
não tem coisa melhor do que ir num barzin com os amigos beber umas enquanto ouvi um modão baum...\o/
Goiânia Rullez:riso:

Ethernal'Guardian
07-01-2008, 23:45
Verdade cara.. Pena Branca e Xavantinho... Qual dos dois toca viola mesmo? Só sei que toca bagarai tb u.u
é com 'x' anta!

zd1pvijIkxU

Bate esse clássico então...

Sanosuke
08-01-2008, 15:59
Eu sei quem é, acho que eles até foram no Altas Horas... Edson e Hudson?

issaÊ :|

Noislai
08-01-2008, 16:10
Pow, sertanejo é meu estilo musical preferido, e mesmo com todo preconceito, não tenho vergonha em assumir esse meu lado.
Eu curto mais esse sertanejo mais novo, tipo, Hugo Pena e Gabriel, Jorge e Mateus, João Bosco e Vinicius ...

gabiee
08-01-2008, 17:59
ÓÓÓÓÓTIMO TOPICO!

adoro sertanejo...
raiz, moda de viola... e por aí vai...
adoro gino&geno e talz=]
tem coisa mto boa...
=]

Lass
08-01-2008, 18:50
Léo Canhoto e Robertinho pode ser considerado Sertanejo?

xcbyqER1SWI

Rocky
08-01-2008, 18:52
Ouço sertanejo de todos os tipos e frequento rodeios, shows e bares countrys desde criança, posso dizer sem sombra de dúvidas que é meu estilo preferido.

Único problema é que hoje em dia sertanejo está muito "pop", aqui na minha cidade, que NUNCA teve nada a ver com caipira, as boates mais bem frequentadas hoje em dai são de Sertanejo, e chega a me dar um poco de raiva ver uns nego que simplesmente odeiam mato, cavalos, rodeios e coisa do tipo todo faceiro falando igual caipira e com todas as músicas na ponta da língua. :o

No mais, to aproveitando esse momento, mas mesmo sendo fã incondicional, duplas do tipo Cesar menotti~, Vitor e Leo, etc...simplesmente não entram mais no ouvido, de tanto que a gente escuta nos bares, carros, rádio, etc...enfim, isso aí já deu.

Abraços à todos.

pwnerer
08-01-2008, 22:28
Léo Canhoto e Robertinho pode ser considerado Sertanejo?

opa oO

@Rocky
infelizmente acontece muito isso mesmo... fui numa festa semana passada e tocou uns par de nejo remixado, tipo victor & léo, joão bosco & vinicius e tal... nem preciso falar que fico horrivel neh aeheauheauh