PDA

View Full Version : Por que nós dizemos BR ?

David Coopershield
28-09-2004, 03:15
O meu pensamento a respeito do título desse tópico "Por que nós dizemos BR ?" e o que leva a maioria dos estrangeiros a não gostar ou falar mal da gente é a seguinte:

A maioria dos jogadores brasileiros de tibia tem idade entre 11-16 anos conforme pude observar. Acho que jogadores mais velhos como eu encaram o jogo com alguma seriedade e tenta ao seu char suas características.

Combina-se a imaturidade de algumas pessoas com a incapacidade de falar inglês suficiente para conversar até com os NPCs. Nos outros países e comum os jovens saberem falar inglês porém no Brasil não - ou seja a primeira tentativa de comunicação tentando achar algum compatriota e entender o jogo é essa. (Seria muito mais fácil ler o tibiabr antes)

A parte da língua também afeta os jogadores suecos que apesar de terem fácil acesso ao aprendizado do inglês preferem falar em sua lingua e por isso que vemos também muitos swe?

Ou seja a combinação de imaturidade com conhecimento parco de inglês faz com que essa seja uma ferramenta de comunicação "rustica" dos brasileiros. Queria a opinião de vocês !

Miro Scarlet Heart
28-09-2004, 04:49
Gostei de ver tio David ^^

O GM EX ja tinha citado algo semelhante antes,mas esses "BR?" "SWE?" isso acaba com o RPG no Tibia,eu sei que e dificil aprender outra lingua,pois nem eu sei falar ingles direito,mas essas pessoas deveriam pelomenos usar o PM e com a silgla "OOC"Fora do personagem como nois emssina o Ander.

Havengar
28-09-2004, 06:00
Aspecto interessante David. Acrescento ainda o fato do patriotismo que corre nas veias dos brasileiros como numa copa do mundo, em querer "dominar" o jogo (como sempre dizem) aliados a tudo isso, essa mescla entre imaturidade, patriotismo distorcido, e falta de conhecimento, são causadores na minha opinião desse modo alternativo de comunicação transformando em uma válvula de escape para tantas barreiras a serem vencidas tornando-se preponderante entre os vários níveis de relação e comunicação no jogo.

Abraço ;)

[]'s

Youko Klaus
28-09-2004, 08:05
Imaturidade? Imaturidade são as pessoas insanas, fazem coisas sabendo que é errado e faz de tudo para se aparecer. A questão n é a imaturidade e sim o que vc disse, o não conhecimento da lingua. Eu quero mais é que esses GM vão pros 5 dos hell. Só espero que pelo menos no tibia eu tenho a liberdade de falar a minha lingua. Querem que eu fale inglês? Paguem um curso para mim.
É a mesma coisa que vc ir apra uma tribo, o que vc vai perguntar?

Br? Sim, eu sou. Mas Br junto de me da item, com certeza n estou nesse meio.

Anderslash
28-09-2004, 08:37
Essa questão de "br?" é mto mais complexa do que pensamos.
Acho que o nosso patriotismo (invalido dentro de um jogo como Tibia) aliado à nossa folga é a origem do "br?". Notem que a conversa geralmente se desenrola da seguinte maneira:

Opção a
00:00 Player 1: br???
00:00 Player 2: sim
00:00 Player 1: ow, c tem iten pa me da?
00:00 Player 2: to caçando
00:00 Player 1: que lvl vc é????/???
00:00 Player 2: <fala um número qualquer>
00:00 Player 1: ow, ja q vc é amigo, ajuda eu a mata um pk
Opção b
00:00 Player 1: br??
00:00 Player 2: no
00:00 Player 1: vsf gringo fdp
Cabe a nós educarmos o jogador brasileiro a não agir dessa forma, lembrando que dentro de Tibia não temos nacionalidade, somos todos tibianos, e uma conversa em português nos public channels é uma violação da Regra 2d (http://www.tibia.com/community/?subtopic=tibiarules&rule=2d). Ninguém é banido por falar em português no default, mas é falta de ética, concordam? Quem nunca ficou irritado com os caras falando sueco do teu lado, e vc sem entender uma mísera palavra do que ele diz.
Se quer saber se o cara é brasileiro (não sei porque, não deveria influenciar em nada no relacionamento com as pessoas), pergunta no private dele: "Where are you from?".
É mais bonito do que sair no depot perguntando pra todo mundo "br?"

Insane Alucard
28-09-2004, 09:23
A questão é que o Brazil é um pais de 3º mundo onde a lingua inglesa é privilegio de poucos. Seria muito dificil se todos no defaut falassem apenas em ingles.
E a questão dos gringos não gostarem da gente é por que os brasileiros tem um pensamento facista em relação ao tibia, ja vi acontecer varias guerras contra gringos apenas para mostrar que os "Br" são mais fortes. Caso de rubera e julera.

Anderslash
28-09-2004, 09:28
(...)ja vi acontecer varias guerras contra gringos apenas para mostrar que os "Br" são mais fortes. Caso de rubera e julera.
Brasileiro adora guerra, nao importa se é contra gringo ou nao... É o que o Sports tava falando comigo ontem. Já que expulsaram os gringos do server, agora saiu guerra Itajaí x RJ. Simplesmente ridículo.

frank
28-09-2004, 09:41
Participando da polêmica, nem sempre os brasucas que perguntam se vc é br te pedem um favor. As vezes perguntam a nacionalidade para melhorar a comunicação, já que não são todos que dominam o inglês (eu por exemplo). Então prá que ficar se comunicando porcamente em inglês se o seu interlocutor também é brasileiro.
Concordo que em muitos casos, como o Ander falou, a pergunta (vc é br?), vem acompanhada por um pedido de esmola ou a mórbida curiosidade em saber os skills, mas não vamos generalizar. Sobre esse ponto concordo com o David, os jogadores que fazem isso (as chamadas noobisses), são na sua grande maioria crianças entre 10 e 16 anos, pois a maioria dos jogadores acima dessa idade, ou passam sua personalidade ao char ou interpretam seu char como em um RPG.

frank
28-09-2004, 09:47
...agora saiu guerra Itajaí x RJ. Simplesmente ridículo.

Em que mundo é essa guerra? Só por curiosidade, já que sou de Itajaí.

Havengar
28-09-2004, 09:56
Imaturidade? Imaturidade são as pessoas insanas, fazem coisas sabendo que é errado e faz de tudo para se aparecer. A questão n é a imaturidade e sim o que vc disse, o não conhecimento da lingua. Eu quero mais é que esses GM vão pros 5 dos hell. Só espero que pelo menos no tibia eu tenho a liberdade de falar a minha lingua. Querem que eu fale inglês? Paguem um curso para mim.
É a mesma coisa que vc ir apra uma tribo, o que vc vai perguntar?

Br? Sim, eu sou. Mas Br junto de me da item, com certeza n estou nesse meio.

Imaturidade sim, conheço pessoas que falam muito bem o inglês, e insistem em falar BR ou em português no jogo e não é para facilitar o diólogo e sim pelas razões que coloquei acima. Acho que a imaturidade aos argumentos que coloquei são os fatores preponderantes sim, para que isso ocorra. Evidentemente, na minha opinião.

Abraço ;)

[]'s

Anderslash
28-09-2004, 09:58
Em que mundo é essa guerra? Só por curiosidade, já que sou de Itajaí.Agora nao tenho certeza se foi Julera ou Rubera. :unsure:

Devil Luck
28-09-2004, 09:58
Como é bom abrir o fórum e ver tópicos interessantes , tá d parabéns a pessoa q criou o tópico ! é o tipo d coisa q acrescenta para os players d tíbia !

Insane Alucard
28-09-2004, 10:02
Agora nao tenho certeza se foi Julera ou Rubera. :unsure:

É em julera mas acho que ja acabo

Guerreira de Athenas
28-09-2004, 10:47
Concordo em parte com o Frank, mas acredito que se fazem isso é pq tem quem responda para eles em português tbm... se todos que estão postando aqui a respeito desse assunto, respondessem somente em inglês ou ignorassem os que insistem em falar em português, eles acabariam por se adaptar e procurariam se esforçar a aprender o básico do inglês, uma vez que ninguém nasce sabendo... Embora eu nunca tenha visto uma regra que proíba falar vários idiomas no default do jogo... Lembrem-se que não são só os brasileiros que fazem isso, suecos e mexicanos tbm fazem muito qdo estão conversando entre si...
O que incomoda mesmo é a preguiça de correr atrás das coisas e ficar querendo ganhar tudo mole, de presente... Para que entram no jogo se não vão ter paciência de caçar para arrumar equips e dinheiro? Aí acabam partindo para o lado mais fácil (para eles) e de certa forma desagradável para nós...

Anderslash
28-09-2004, 10:54
Embora eu nunca tenha visto uma regra que proíba falar vários idiomas no default do jogo... Não seja por isso, lhe apresento a regra :happy: :

Regra 2d (http://www.tibia.com/community/?subtopic=tibiarules&rule=2d)
Non-English or not topic related statements in a public game channel or forum board.

Os únicos lugares que o português é permitido são no canal RL-Chat, e também nos Forums de Reallife (http://forum.tibia.com/forum/index.php?subtopic=board&boardid=12) e Conventions (http://forum.tibia.com/forum/index.php?subtopic=board&boardid=18).

Dark_mage_
28-09-2004, 11:18
Putz topico legal..Eu tb naum domino muito o ingles as vezes pegunto where are u from? QUando fala br ai ja mudo pro portugues mas tipo so pra faze amizades mesmo...Nunca pedi esmola nem ajuda pra mata alguem..
Mas acho que tem muito br besta nesse jogo que se acha...MAs tb tive sorte de acha um em harmonia que me ajudo muito sem precisa pedi ajuda...
So faze um teste quando alguem pergunta se eh br e vc domina o ingles fala que naum eh as vezes o cara fica mo revoltado e te zuando..
MAs ta aew..

Guerreira de Athenas
28-09-2004, 11:20
Ander:
Te agradeço por me enviar a regra que eu realmente desconhecia, pq confesso leio pouco o Tibia.com, me prendendo mais aqui ao Tibiabr.com, por motivos óbvios. Mas permanece uma dúvida: essa regra existe traduzida no site do Tibiabr? Pq acho que se tem jogadores que não falam inglês e/ou não se esforçam para isso, acredito que eles tbm não leiam no site oficial, o Tibia.com e por isso talvez insistam no erro de falar abertamente em português.
Só mais um aviso: porcuro falar em inglês a maior parte do tempo no jogo e, na maioria das vezes converso em private com os outros jogadores, ok? :thumb:

Anderslash
28-09-2004, 11:24
Ander:
Te agradeço por me enviar a regra que eu realmente desconhecia, pq confesso leio pouco o Tibia.com, me prendendo mais aqui ao Tibiabr.com, por motivos óbvios. Mas permanece uma dúvida: essa regra existe traduzida no site do Tibiabr? Pq acho que se tem jogadores que não falam inglês e/ou não se esforçam para isso, acredito que eles tbm não leiam no site oficial, o Tibia.com e por isso talvez insistam no erro de falar abertamente em português.
Só mais um aviso: porcuro falar em inglês a maior parte do tempo no jogo e, na maioria das vezes converso em private com os outros jogadores, ok? :thumb:
Fico contente por ter te ajudado.
Essa regra foi recentemente alterada, para ficar mais simples pro pessoal entender. Antes ela era diferente, e no nosso TibiaBR.com ainda tá constando a versão antiga da regra, que vc pode conferir aqui (http://www.tibiabr.com/tutoriais/regras.php).
Não foi minha intenção repreender ninguém, até pq eu nao tenho poder pra isso, não posso ficar exigindo que TODOS cumpram as regras, apenas tento fazer um trabalho de conscientização por aqui mesmo, que é o que eu tenho ao meu alcance.
Valeu aí! :)

Wikifi
28-09-2004, 11:25
Imaturidade? Imaturidade são as pessoas insanas, fazem coisas sabendo que é errado e faz de tudo para se aparecer.

Assim como você? (account sharing..)

Aliás, imaturidade não tem nada a ver com insanidade. Imaturos são as crianças e alguns adolescentes que jogam este jogo, nunca vi nenhum insano aqui.

Guerreira de Athenas
28-09-2004, 11:26
Dark_mage_:

Olha, pode ser excessão, mas já aconteceu comigo de um br puxar assunto com a clássica "br?" e eu disse que não (em inglês óbvio); ele então passou a conversar comigo em inglês, cometeu alguns erros mas seguiu em frente, perguntou de onde eu era e eu menti dizendo que era canadense e nós ficamos conversando no private, em inglês, durante um bom tempo e só paramos para almoçar. Ele em momento algum me desrespeitou ou xingou pelo fato de eu ser "estrangeira" e tem, segundo ele mesmo disse, 16 ou 17 anos; portanto, não são todos os brs que fazem isso, há os que realmente estão interessados em jogar o jogo em sua essência como deve ser. :P

Wikifi
28-09-2004, 11:28
Não seja por isso, lhe apresento a regra :happy: :

Regra 2d (http://www.tibia.com/community/?subtopic=tibiarules&rule=2d)
Non-English or not topic related statements in a public game channel or forum board.

Os únicos lugares que o português é permitido são no canal RL-Chat, e também nos Forums de Reallife (http://forum.tibia.com/forum/index.php?subtopic=board&boardid=12) e Conventions (http://forum.tibia.com/forum/index.php?subtopic=board&boardid=18).

Não acho que esta regra se aplique ao Default pelo fato dele não ser um channel. Mas posso estar errado..

Anderslash
28-09-2004, 11:29
nunca vi nenhum insano aqui.Não? Eu juro que sou normal... :silly: :madnoel: :enaccord1 :12:

Edit:

A comunicação em Tibia se baseia em canais, públicos e privados. São eles:
Públicos: Default, Trade-Channel, Game-Chat Channel, Help Channel, onde todos podem entrar e ver o que vc diz.
Privados: Private msg, private chat, Guild Channel.

Esqueci algum? Por favor, acrescentem se eu esqueci.

Witch Morganna
28-09-2004, 11:31
Acho que o nosso patriotismo (invalido dentro de um jogo como Tibia) aliado à nossa folga é a origem do "br?". Notem que a conversa geralmente se desenrola da seguinte maneira:

Opção a
Opção b
Cabe a nós educarmos o jogador brasileiro a não agir dessa forma, lembrando que dentro de Tibia não temos nacionalidade, somos todos tibianos, e uma conversa em português nos public channels é uma violação da Regra 2d (http://www.tibia.com/community/?subtopic=tibiarules&rule=2d). Ninguém é banido por falar em português no default, mas é falta de ética, concordam? Quem nunca ficou irritado com os caras falando sueco do teu lado, e vc sem entender uma mísera palavra do que ele diz.
Se quer saber se o cara é brasileiro (não sei porque, não deveria influenciar em nada no relacionamento com as pessoas), pergunta no private dele: "Where are you from?".

Eu acho que é isso mesmo, afinal, não somos obrigados a saber inglês, mas ficar chamando só pra encher o saco é foda né?!? ;/

Ganbit
28-09-2004, 11:52
Isso e realmente iritante eu nao ligo em falar br mas geralmente eu falo where are you from in real life assim posso saber de onde ele é sem falar esse br,mas quando conheço algum br que fala tem algum item pra m dar ja coloco o cara no ignored.

Wikifi
28-09-2004, 11:55
Edit:

Públicos: Default, Trade-Channel, Game-Chat Channel, Help Channel, onde todos podem entrar e ver o que vc diz.

Tenho dúvidas sobre o default, vou perguntar no tutor board.

Anderslash
28-09-2004, 11:57
Pode perguntar, mas informo-lhe que estarás perdendo seu tempo. É óbvio que o default é channel público. O que seria ele senão isso?

Gold Dust Woman
28-09-2004, 12:06
Eu num vejo nda d+ em dizer "br", naum. No default intaum... Se eu kero me comunicar com pessoas da minha própria nação usando maneiras de falar q SOH EXISTEM NA LÍNGUA PORTUGUESA eu vou falar, essa é a liberdade q o roleplay permite

Wikifi
28-09-2004, 12:06
Pode perguntar, mas informo-lhe que estarás perdendo seu tempo. É óbvio que o default é channel público. O que seria ele senão isso?

Público sim, channel, não sei. Acho um tanto confusa a regra. Agradeço pela sua resposta, mas quero a opinião de outros também.

Eu acho que é isso mesmo, afinal, não somos obrigados a saber inglês, mas ficar chamando só pra encher o saco é foda né?!? ;/

Você precisa aceitar regras em inglês, precisa saber sim. :happy:

Felippe
28-09-2004, 12:39
Eu não sei que tipo de sentimento existe dentro de cada pessoa que viola essa regra...deve ser loucura mesmo...
Por que a CIP dá todo o direito do Brasileiro digitar português, e não, o Brasileiro sempre quer violar, sempre quer mais liberdade, sempre quer fazer o mais fácil e errado.
Mew, tem o Rl-chat, o private channels, tanto o PVT quanto o q vc abre pra por mais pessoas...dá preguiça de dar 2 clicadas?
Coisas erradas acontecem por 2 motivos : a idade dos jogadores, um mlk de 12 anos não sabe a importancia de regras e soh quer "zoar" mesmo no jogo.
E o outro motivo é que a grande maioria dos jogadores Brasileiro que entram no Tibia nunca em suas vidas jogaram RPG, ou seja de mesa ou eletrônico, por isso que não dão valor a essas pequenas regras que valem muito, aí acabam avacalhando o jogo, jogando de qualquer jeito.

xurume
28-09-2004, 12:43
Bem, muito já foi dito sobre as causas da questão. Estou mais curioso quanto a outra vertente, as soluções...

1) Concientizar as pessoas a perguntar "where are you from?" ou mesmo "country?" para evitar o famoso mas irritante "br?"
2) Tentar sempre que possível puxar as conversas no nosso idioma para canais privados e se a situação exigir, pedir para a pessoa lhe responder também no mesmo
3) Estimular as pessoas a não serem tão pidonas no jogo. Afinal, trolls, bugs e rotworms também dão xp além dos ítens e dinheiro que freqüentemente são pedidos a título de esmola nos depot.

Só consigo pensar nessas possibilidades como primeiras atitudes. Se alguém tiver mais alguma idéia do que pode ser feito....

Vicente valentine
28-09-2004, 12:45
essa questaum de nacionalidade eh algo q irrita msm....essa questaum de perguntar br pra min naum deveria existir pq naum deveriamos ser swes, nrs, etc no tibia mais sim uma so nação sem descriminação.

Wikifi
28-09-2004, 13:09
Ander:
Messages in the default channel cannot be read by many people - the default channel is not a public channel. It is definately ok to speak in different languages here. And as the comment on the rules sais, it's also ok to speak in different languages in the real-life channel.
GM Alguzara (http://www.tibia.com/community/?subtopic=character&name=GM+Alguzara) , in this topic (http://forum.tibia.com/forum/index.php?subtopic=thread&threadid=500122)

:happy:

RebeldE
28-09-2004, 13:11
Br? simplismente pra descobrir se o cara é brasileiro ou naum dãããããã! :pukey:

Youko Klaus
28-09-2004, 13:50
Assim como você? (account sharing..)

Aliás, imaturidade não tem nada a ver com insanidade. Imaturos são as crianças e alguns adolescentes que jogam este jogo, nunca vi nenhum insano aqui.

N meu caro, se vc não entendeu não posso fazer nada pelo senhor. Se vc nunca viu um Insano no jogo, trate de jogar mais um pouco ou vc mesmo divide o char? Não acuse os outros antes de falar alguma coisa. Não preciso ficar aqui falando ou discutindo merda. :7:
Insano é matar por prazer, coisas que tem demais no tibia.

David Coopershield
28-09-2004, 13:52
essa questaum de nacionalidade eh algo q irrita msm....essa questaum de perguntar br pra min naum deveria existir pq naum deveriamos ser swes, nrs, etc no tibia mais sim uma so nação sem descriminação.

Putz ! Impossível de acontecer. :closedeye

Maquiavel
28-09-2004, 13:55
Bom, minha opinião em relação a isso é a seguinte:

1º Sinceramente não acho errado falar em português na frente do DP ou qualquer outro lugar. Mas também concordo com o Ander que torna a coisa meio informal com os outros players.

2º Lembrem-se que falar com português não é considerado problema desde que não infrinja algumas regras do Tibia.

3º A sigla BR não me encomoda, desde que não venha acompanhada de nobices, o que infelizmente é ruim aceitar mas em sua maioria vem sim.
Ex: Free iten plx? (Clássico)
Não entendo porque o brasileiro tem essa mania no Tibia, isso gera até uma certa discriminação dentro do jogo.

Não tenho contato com player de outros países, mas nunca ouvi falar deles como "pidões" também. Parece que essa fama é nossa! :wscared:

Enfatizando o detalhe dos chamados "free itens" e "newbies br", isso gera um desconforto até mesmo para os mais experientes. Não tenho certeza de nenhum dos casos que eu já ouvi, mas já me disseram de high lvls que são BR não se assumirem exatamente para evitar esse tipo de desconforto. :dry: O que pra mim é uma pena, pois quanto maior o numero de Br's high lvls melhor seria para nós (tenho esta cina com gringos devidos aos preconceitos que já me aconteceram por eu ser brasileiro). :biglaugh:

Anderslash
28-09-2004, 14:12
Ander:
Messages in the default channel cannot be read by many people - the default channel is not a public channel. It is definately ok to speak in different languages here. And as the comment on the rules sais, it's also ok to speak in different languages in the real-life channel.
GM Alguzara (http://www.tibia.com/community/?subtopic=character&name=GM+Alguzara) , in this topic (http://forum.tibia.com/forum/index.php?subtopic=thread&threadid=500122) .
:happy:
Thank you! :happy:

Zidane Bluesoul
28-09-2004, 14:24
Só espero que pelo menos no tibia eu tenho a liberdade de falar a minha lingua. Querem que eu fale inglês? Paguem um curso para mim.
É a mesma coisa que vc ir apra uma tribo, o que vc vai perguntar? .

Taí um exemplo que muitos brasileiros seguem e acham certo.

No default vc pode falar o português sim, só que um pouco de bom senso não faz mal a ninguém... O jogo foi 100% criado por alemães e os caras já fizeram em inglês porque é a "lingua universal". Quem ao menos sabe o básico do inglês consegue jogar. E o que eles pedem é MUITO simples: Fale inglês nos fóruns, trade, etc, e a maioria dos países cumpre isso. Por que? Porque sabem respeitar os outros. Tem o pensamento mais avançado.

Mas infelizmente a maioria dos brasileiros não. É cabeça dura e fica dando de cara com a parede até ela quebrar e depois reclama porque não tem mais parede. Tem essa mania muito escrota de achar que manda em tudo, que é o rebelde, que isso e aquilo, e depois que acaba fica chorando.

Eu queria ver se todos os NPCs, o site, enfim, todo o Tibia fosse em alemão. Todo mundo ia se fuder, exceto raras exceções de brasileiros que sabem falar/ler o alemão.

Golden_Fox*****
28-09-2004, 14:26
E eu do rio, que droga nós estamos em Guerra!! LOLOLOLOL!!
Rídiculo mesmo

P.S. essa merda deve ser em Tenebra

Anderslash
28-09-2004, 14:33
E eu do rio, que droga nós estamos em Guerra!! LOLOLOLOL!!
Rídiculo mesmo

P.S. essa merda deve ser em Tenebra
O carinha ja confirmou que era Julera... Mas nao duvido nada que em breve Tenebra esteja pior.

Maquiavel
28-09-2004, 14:37
Bom, minha opinião em relação a isso é a seguinte:

1º Sinceramente não acho errado falar em português na frente do DP ou qualquer outro lugar. Mas também concordo com o Ander que torna a coisa meio informal com os outros players.

2º Lembrem-se que falar com português não é considerado problema desde que não infrinja algumas regras do Tibia.

3º A sigla BR não me encomoda, desde que não venha acompanhada de nobices, o que infelizmente é ruim aceitar mas em sua maioria vem sim.
Ex: Free iten plx? (Clássico)
Não entendo porque o brasileiro tem essa mania no Tibia, isso gera até uma certa discriminação dentro do jogo.

Não tenho contato com player de outros países, mas nunca ouvi falar deles como "pidões" também. Parece que essa fama é nossa! :wscared:

Enfatizando o detalhe dos chamados "free itens" e "newbies br", isso gera um desconforto até mesmo para os mais experientes. Não tenho certeza de nenhum dos casos que eu já ouvi, mas já me disseram de high lvls que são BR não se assumirem exatamente para evitar esse tipo de desconforto. :dry: O que pra mim é uma pena, pois quanto maior o numero de Br's high lvls melhor seria para nós (tenho esta cina com gringos devidos aos preconceitos que já me aconteceram por eu ser brasileiro). :biglaugh:

Kmaster
28-09-2004, 14:38
Não? Eu juro que sou normal... :silly: :madnoel: :enaccord1 :12:

Edit:

isso quer dizer q tenho q fala com um maluco em inglês se ele for brasuca?

Slash The Conqueror
28-09-2004, 14:38
loko kra, mas, será q um dia a CIP poderá criar NPC's poliglota?
Eh uma sugestão, assim facilita pra todos do mundo q soh sabem sua lingua e algumas coisa em inglês, jah q nem todo mundo nasceu sabendo ou aprendeu.

Largatixa
28-09-2004, 14:40
Tenhu 15 anos.
O Wikifi Trouxe pra nos que falar em portugues, ingles ou qualquer outra lingua é permitido no default.

-Eu consigo falar, o basico do basico em ingles (minhas notas em ingles: 5 pra baixo. :sleep: ). Então se eu quiser ter uma cominicação menos basica eu tenhu que usar o tradutor ou falar em portugues. Teve um dia que eu tava conversando com um cara em ingles. Tudo que ele dissia eu ia no tradutor e entendia. Se ele fosse br eu naum iria ter esse trabalho. e quando eu perguntei se ele era br ele naum se ofendeu. Ele ficou muito alegre e perguntou pra mim em ingles se eu jogava futebol. Ele tinha o lvl bem mais alto q o meu e eu naum pidir itens a ele.

- Pidir coisas em frente ao dp as vezes é uma nescesidade e ate grigo pede. Ex: Todas as suas coisas estão em Thais. vc morre e vai para em edron. vc precisa de 40gp pq naum podemos ajudar?
Eu ajudo. :thumb: e gosto quando me ajudam.

Edit: Outra coisa sobre os forum. Devia sim ser permitido falar em portugues no forum de tibia, pois existem pessoas que naum entende quase nade de ingles. Se vcs axam que naum devia falar em portugues pois as pessoas que naum não BR naum entenderiam dexu relembra uma coisa. Aqui é um forum onde todas as pessoas que postam aqui são brasileira. pq o GM EX postou aqui em ingles. Falta de respeito conosco? não. Ele postou pq ele naum sabia portugues. Agora ele pensou se todos os Br iam entender?

Mc_Arthur_kun
28-09-2004, 15:35

Opção a
Opção b
Namoral falou e disse ander eu odeio simplesmente odeio quando os suecos falam:JUsUWfsgdhy yu??Eu naum entendeo nada c bem q meu master eh swe e me ensina um poco mas acho q pelo menos um pouco de ingles era preciso pra se jogar tibia naum acham??

Unforgivven
28-09-2004, 21:43
Eu sinceramente, acho isso uma nomeclatura indevida, já que "BR" eh na verdade um posto de gasolina !

frank
29-09-2004, 02:19
Eu sinceramente, acho isso uma nomeclatura indevida, já que "BR" eh na verdade um posto de gasolina !

Na verdade os postos de gasolina a que se refere são chamados Petrobras, e BR é uma sigla, assim como é para Brasil ou brasileiros.

Hugs
29-09-2004, 02:47
Não sabia dessa regra não, o dia q eu for banido por estar falando Portugues eu largo este jogo!!

Cada um com seus problemas de Br!? ou não, vou pegar XP pq eu ganho mais tahh!? :P

abraços :beer:

Anderslash
29-09-2004, 08:55
Outra coisa sobre os forum. Devia sim ser permitido falar em portugues no forum de tibia, pois existem pessoas que naum entende quase nade de ingles. Se vcs axam que naum devia falar em portugues pois as pessoas que naum não BR naum entenderiam dexu relembra uma coisa. Aqui é um forum onde todas as pessoas que postam aqui são brasileira. pq o GM EX postou aqui em ingles. Falta de respeito conosco? não. Ele postou pq ele naum sabia portugues. Agora ele pensou se todos os Br iam entender?
Tem uma sutil diferença: Lá é regra falar em inglês. Aqui a gente não tem restrição nenhuma de idioma. É mais fácil a gente traduzir do inglês por português do que eles do português pro inglês.

E a paraa do default em português aí... Realmente, Tibia fica legal com várias raças e etnias, cada um falando sua lingua nativa. Até mesmo os orcs (KRAAAK ORK) falam umas coisas que a gente não entende patavinas de nada. Desagradável é, mas é a vida, temos que encarar os diferentes idiomas. O problema é na hora da comunicação pra valer com essas outras etnias, aí que deveríamos nos esforçar pra entender o inglês, pelo menos o básico.

Kegow
29-09-2004, 09:26
esse negocio de idade naum tem nada a ver eu tenho 14 anos e falo meio q fluentemente o ingles converso com gringos.Aprendi um ingles com o jogo the sims, eu sou fã do jogo sabia tudo do portugues se vc me perguntasse a cadeira eu falava as caracteristicas um dia deu um problema tive q instalar em ingles assim fui me adaptando e apredendo agora sou o mestre ja me salvei de varios PKS falando ingles!!!
Nós falamos br prq fica dificil vc conversar com uma pessoa q naum fala sua lingua, imagine vc ter q ficar traduzindo a msg dela??
fica foda
naum pergunto br onde passo falo hi!
ou entaum HOW ARE YOU?

Admin TibiaBR
29-09-2004, 09:33
Ontem foi o record......
Tava na minha casa e nunca vi tantas pessoas falando.... Free itens plz.
Antes a maioria perguntou BR ?

O mais comédia foi um cara passando com caveira e foi atacado por um BR ai ele gritava: BR não mata BR.

hahha desculpe, mas se eu vejo qualquer um de caveira eu vejo se ele fez merda....se fez nao importa de que lugar é...morre.

:P

Anderslash
29-09-2004, 09:41
O mais comédia foi um cara passando com caveira e foi atacado por um BR ai ele gritava: BR não mata BR.
Não sei de onde os caras tiram essas regras ridículas de que br num mata br e que br vende mais barato pro outro br. Isso é absuuuuuurdo. Eu tb, num to nem aí se o cara mora do lado da minha casa ou no meio do deserto australiano, pra mim ele é jogador de Tibia e é igual a todo mundo que joga. Se fez cagada, que aguente com as consequencias, num é só pq eu sou br que vou ajudar não.

Sports
29-09-2004, 09:41
Ontem foi o record......
Tava na minha casa e nunca vi tantas pessoas falando.... Free itens plz.
Antes a maioria perguntou BR ?

hahha desculpe, mas se eu vejo qualquer um de caveira eu vejo se ele fez merda....se fez nao importa de que lugar é...morre.

:P
Comigo jah eh diferente.. se eu vejo qualquer um de caveira , MORRE, tendo feito merda ou nao... :huh:

Arsenal
29-09-2004, 09:46
Olha o ingles é uma lingua q vc querendo ou naum , terá q aprender , pois tudo hj e baseado nos EUA , mas para jogar tibia naum precisa saber falar um texto apenas o basico de uma conversação , eu quando cheguei em valoria , sofri pq naum sabia nem como disser tocha em ingles .
Como meu amigo faz ingles ele me ajudo bastante , simplesmente ingles e a segunda lingua q vc tem q aprender a falar na sua vida .
como varios citaram e ja cansaram de dizer " alguns brs " apenas perguntam se vc é br para pedir itens ou ajuda para matar alguem, mas ja fiz varias amizades com pessoas q me perguntaram se era br , outra coisa q influencia e q br e taum " patriota " q quando vai criar um char coloca o nome dele em ingles , ja perguntei para um garoto o q significava Dark slayer ( nome do char dele ) ele apenas disse , achei legal e coloquei o nome ...aff

http://www.flogao.com.br/arsenal ---> meu flog :medieval:

Admin TibiaBR
29-09-2004, 09:58
UAHsuahsuahs Agora só falta issooooooo
Como Sports falou aqui no MSN :P

Daqui a pouco to no jogo e vem os caras....

"BR? Moderacao plx !!!!"

:D

Admin TibiaBR
29-09-2004, 10:02
To la agora na sala de CHAT do TibiaBR....asiahsuha
Olha oq eu vejo

00:07:01 [zazoga (http://www.tibiabr.com/chats/loader.php3?From=index.php3&L=portuguese&Ver=H&U=admin&R=TibiaBR&T=1&D=10&N=20&ST=1&NT=1&PWD_Hash=6fd47805c05b8cfd422b20da1d6b3bd4&First=1#)] BR???

Quem quiser entrar la.....to la! :P

So entrar com o nick....nao precisa de senha.

Sala TibiaBR

http://www.tibiabr.com/chats

Witch Morganna
29-09-2004, 10:08
Bem, muito já foi dito sobre as causas da questão. Estou mais curioso quanto a outra vertente, as soluções...

1) Concientizar as pessoas a perguntar "where are you from?" ou mesmo "country?" para evitar o famoso mas irritante "br?"
2) Tentar sempre que possível puxar as conversas no nosso idioma para canais privados e se a situação exigir, pedir para a pessoa lhe responder também no mesmo
3) Estimular as pessoas a não serem tão pidonas no jogo. Afinal, trolls, bugs e rotworms também dão xp além dos ítens e dinheiro que freqüentemente são pedidos a título de esmola nos depot.

Só consigo pensar nessas possibilidades como primeiras atitudes. Se alguém tiver mais alguma idéia do que pode ser feito....

Quem sabe esse seria um ótimo começo... uma outra dica é estar sempre com o babelfish aberto, ou mesmo ter um minidicionário à mão, afinal, se são as regras, e é linguagem universal, não custa fazer uma forcinha... Se quiser pedir, peçam, mas que fique claro que isso realmente é muito chato, e que isso costuma nos remeter à uma "noobice" das piores...
Eu tenho aaaaaanos de curso de inglês, mas mesmo assim, meu dicionário tá sempre do lado do monitor...
E o pessoal vai ver, com a prática acabamos pegando "as manhas" e evitamos o tal "BR" e os bans por desrespeitar as regras. ;D

Tchaus

"Your time will come!"

Impurity Eyes
29-09-2004, 12:50
Eu já reparei nisso também, interessante o post.
Eu acho que os estrangeiros nos vêem com olhos distorcidos. Eles devem achar que os brasileiros são todos nOOb´s, a julgar por alguns que não dominam a línguagem em inglês e muitas vezes cometem erros.
Por isso eu sempre tento ajudar como posso aqueles que têm problema em conseguir falar com NPC´s ou até mesmo com outros jogadores de outras nacionalidades.

Wikifi
29-09-2004, 13:39
Comigo jah eh diferente.. se eu vejo qualquer um de caveira , MORRE, tendo feito merda ou nao... :huh:

Sério? Bá Sports, tinha pensamentos melhores sobre sua conduta. ;/

Miro Scarlet Heart
29-09-2004, 14:13

Seu cha deve ser o guerreiro negro dos deuses das trevas rsrs
Sao poucas pessoas que naun ligam se alguem deu miss click,as outras ja veem con sete pedras na mao para matar,ja outros ate protegem pq sabem que foi miss click,mas fazer o que neh?cada um é dono de seu propio char.

Anderslash
29-09-2004, 14:18
Seu cha deve ser o guerreiro negro dos deuses das trevas rsrs
Sao poucas pessoas que naun ligam se alguem deu miss click,as outras ja veem con sete pedras na mao para matar,ja outros ate protegem pq sabem que foi miss click,mas fazer o que neh?cada um é dono de seu propio char.
O char dele é fdp assumido... :joyeux15:

Cyrus
29-09-2004, 15:04
Concordo, mas em partes.

A maioria dos jogadores que tem pelo menos 15 anos, ja sabe falar um ingles melhor, e nao eh tao criança... n to falando isso pq eu tenho 16 nao, mas sim pq qdo eu começei a joga tibia, eu tinha 12 e nao era mongol igual esses novos players. Acho que vc generalizou demais, assim como tem pessoas de baixa renda q roubam, tb tem as pessoas dignas.

Logo, pude concluir, que vc esta tendo uma visao errada de como as coisas realmente sao.

Cyrus

MiNdUiM
29-09-2004, 20:15
realmente eh uma lastima...

por causa de poucos.. todos sao criticados,
a lingua eh realmente algo q realmente influencia.... Pode-se ver que a maioria dos high lvl Br, tem dominio fluente da lingua, ou um bom dominio, q pelo menos consiga conversar e ENTENDER uma conversa,
Nao posso colocar a culpa nos brasileiros, pois no brasil o ingles nao eh visto como idioma oficial nem secundario.... e sim opcional

e ASSIM, acho q a falta d uma comunicação CLARA entre ambas as partes, resulta no q dá.... pois como um jogador vai c explicar q deu missclick por exemplo.. ate lá jah ta morto( c nao tiver dominio razoavel do ingles).

tmb há a falta d vontade de aprender... muito nem ligam para o idioma ingles...(patritismo), porem num mundo altamente globalizado q influencia ate esse jgo Tibia®,porem, no meu caso, estou aprefeiçoando meu espanhol, aprendendo sueco e um poko d polones....
no fundo.. Tibia eh cultura.

Have Fun..

--->Peace<---
//Daniel

Crosfin
29-09-2004, 20:27
ehrrr... BR? :blink:
huahuaa, seilá pq falam isso, só sei que é chato bagaray =;/

Yours,

Crosfin

Spider-man
29-09-2004, 20:34
:pukey: muitas pessoas flam "BR" pq eles q so pq eles sao do mesmo pais tem a obrigraçao de ajudar eles :closedeye

Largatixa
29-09-2004, 20:39
É mais fácil a gente traduzir do inglês por português do que eles do português pro inglês.

Eu não axu que seja mais facil pois é a mesma dificuldade. Eu mesmo so sei o basico do basico de ingles e pra mim é muito dificil entender Ingles.

Tem uma sutil diferença: Lá é regra falar em inglês. Aqui a gente não tem restrição nenhuma de idioma.

Porem se tive-se restrição ele não ia ler a regra pois esta em portugues assim como muita gente que naum sabe que isso é proibido la no forum deles.

Gold Dust Woman
30-09-2004, 09:53
Vcs estão confundindo "br" com "fri itams", "ow, me arranja alguma coisa aih, sou br tb" etc

Youko Klaus
01-10-2004, 08:24
Vcs estão confundindo "br" com "fri itams", "ow, me arranja alguma coisa aih, sou br tb" etc

Concordo com vc Goldie. As vezes isso a um stress... quando eu comecei a jogar tibia a galera como eu colocava BR no nick para identificar que era Brasileiro. Pensem como acham e se todas as pessoas que falam isso são idiotas, todos vc´s são por falar o português tb.

Qual a diferença de perguntar "BR" para "Qual a lingua ofical do seu País?", "VocÊ fala o português Brasileiro?" Não confundam Fanta com Sukita. :snore:

Anderslash
01-10-2004, 08:28
Concordo com vc Goldie. As vezes isso a um stress... quando eu comecei a jogar tibia a galera como eu colocava BR no nick para identificar que era Brasileiro. Pensem como acham e se todas as pessoas que falam isso são idiotas, todos vc´s são por falar o português tb.

Qual a diferença de perguntar "BR" para "Qual a lingua ofical do seu País?", "VocÊ fala o português Brasileiro?" Não confundam Fanta com Sukita. :snore:
Tudo seria normal se o "br?" não tivesse virado sinônimo de noobice.

Gold Dust Woman
01-10-2004, 09:10
Se virou sinônimo de noobice não é problema dos brasileiros, é problema dos ESTRANGEIROS que adooooram esteriotipar uma nação tda por culpa de alguns poucos indivíduos. Já vi entrangeiro falando que não é br q tem q mudar, e sim os estrangeiros

Anderslash
01-10-2004, 09:14
Se virou sinônimo de noobice não é problema dos brasileiros, é problema dos ESTRANGEIROS que adooooram esteriotipar uma nação tda por culpa de alguns poucos indivíduos. Já vi entrangeiro falando que não é br q tem q mudar, e sim os estrangeirosCammy, discordo de você. Todos nós sabemos que na grande maioria das vezes o "br?" aparece antes de um ato de noobice. Isso irrita até os brasileiros "não-brs".

Sports
01-10-2004, 10:28
O char dele é fdp assumido... :joyeux15:
uhAUHAUHAUHAUHAUHUHA :lol: :lol:

Tudo seria normal se o "br?" não tivesse virado sinônimo de noobice
Ou se nao viesse acompanhado com algum pedido chato...
Eu que vivo vendendo item e comprando runa sei disso, nao veio um kra falando "BR?" até hj que compro um item descente...
Nao veio um que falo "br?" que fez algo descente, a nao ser pedi item..

Se virou sinônimo de noobice não é problema dos brasileiros, é problema dos ESTRANGEIROS que adooooram esteriotipar uma nação tda por culpa de alguns poucos indivíduos. Já vi entrangeiro falando que não é br q tem q mudar, e sim os estrangeiros

Discordo, pq sempre que alguem fala "br?" tem mal intenção, pedi item, coisa do tipo, Nunca eh uma conversa normal.. NUNCA

bob luiz
01-10-2004, 10:39
pow kra eh facil aprender ingles, eh so se matricular nm curso... :D

The Bull
01-10-2004, 10:49
Participando da polêmica, nem sempre os brasucas que perguntam se vc é br te pedem um favor. As vezes perguntam a nacionalidade para melhorar a comunicação, já que não são todos que dominam o inglês (eu por exemplo). Então prá que ficar se comunicando porcamente em inglês se o seu interlocutor também é brasileiro.
Concordo que em muitos casos, como o Ander falou, a pergunta (vc é br?), vem acompanhada por um pedido de esmola ou a mórbida curiosidade em saber os skills, mas não vamos generalizar. Sobre esse ponto concordo com o David, os jogadores que fazem isso (as chamadas noobisses), são na sua grande maioria crianças entre 10 e 16 anos, pois a maioria dos jogadores acima dessa idade, ou passam sua personalidade ao char ou interpretam seu char como em um RPG.

koeh kara vai fikar me chamando d criança?? tenhu 14 anos sim e dai?

Gold Dust Woman
01-10-2004, 11:37
Tá bom, então eu sou noob assumida, já q SEMPRE falo "br?" pra um monte de gente. Tenho ótimos amigos estrangeiros e ninguém nunca se keixou de algo q eu tenha feito de noob. Mas já q estão classificando tda e qquer pessoa q fale "br", entendam minha posição em Tibia como quiserem... Só falo que esteriótipo é uma das piores coisas que um ser humano pode dar ao outro

Sports
01-10-2004, 12:13
Tá bom, então eu sou noob assumida, já q SEMPRE falo "br?" pra um monte de gente. Tenho ótimos amigos estrangeiros e ninguém nunca se keixou de algo q eu tenha feito de noob. Mas já q estão classificando tda e qquer pessoa q fale "br", entendam minha posição em Tibia como quiserem... Só falo que esteriótipo é uma das piores coisas que um ser humano pode dar ao outroNa minha opiniao... :huh:

Acho br desnecessario e desagradavel, um "where are u from" seria muito mais apropriado...

Eh horrivel quando alguem vem começa uma conversa e vem com o tradicional "br?", se viesse com um "hi, where are u from" eh aceitavel, agora le na tela akele "BR?" da arrepios..

|¯¯\ |¯¯\
|__/ |__/
| \ | \
|__/ | \

HuGo_LoL
01-10-2004, 18:17
PRIMEIRAMENTE EU QUERIA DAR OS PARABENS AO CRIADOR DESSE TÓPICO, EH MUITO BOM AGENTE DISCUTIR ALGO INTELIGENTE!

EU TBM Q A PRINCIPAL RAZÃO D TD ISSO EH A IMATURIDADE, + NAUM TEM NADA AVER COM A IDADE, PQ EU TENHU 15 ANOS E NAUM PENSO ASSIM, DEPENDE MUITO DA KBEÇA DO JOGADOR, E TBM ACHO Q OS BR's GOSTAM D GUERRA, PQ JA TEVE GUERRA EM TENEBRA E FOI D BR CONTRA BR, E TBM TENEBRA PARA QUEM NAUM SABE EH UM SERVER BR, EU ACHO Q ISSO ACONTECE PQ ALGUNS BR's NAUM CONSEGUEM FAZER ALGO CERTO SEM BAGUNÇA, SEM FAZER ALGO ERRADO! ISSO EH CAUSADO PELA IMATURIDADE DO PENSAMENTO D VARIOS JOGADORES!
EU NAUM VOU DIZER Q NAUM GOSTO D UMA GUERRA, + SO PARTICIPO DA GUERRA QD AH UM MOTIVO, E Q NAUM SEJA UM MOTIVO QUALQUER, TEM Q TER FUNDAMENTO!

Tunner
01-10-2004, 18:25
E tenebra,o server br,que expulsou os gringos.

Sports
03-10-2004, 20:41
E tenebra,o server br,que expulsou os gringos.
Eh Julera a guerra itj vs rj, isso pq dps de 3 guerra pra mata gringo falto com quem guerriar..

Gold Dust Woman
04-10-2004, 10:17
Acho mto mais prático digitar 3 letrinhas q falar uma frase em inglês sendo q o cara pode nem saber responder essa frase em inglês pq nem msm vai saber ler

~~xD~~
04-10-2004, 23:47
Olha eu so tenho 8 anos e consigu fla mtu bem ingles o bastante suficiente pra intendder tibia vlwsss (Fui hackeado,c alguem pode me da um char dividi um char ou me ajuda pelo menos passar pro lvl 18 sorc PM msg)

krol
05-10-2004, 00:38
Quando eu vo fala algo pra alguem eu falo em ingles e quando eu naum sei fala o q to querendo dize pergunto se eh br mas isso em ultimo caso, muitas vezes as pessoas deixam de conversar comigo soh pq eu pergunto se eh br...acho isso uma descriminaçao contra os brasileiros!!Já vi tb no comment da pagina do char no tibia.com carinha mandando br e se fude!!Tudo bem naum gosta de br mais precisa de manda e se fude?
isso me deixa :angry: e :angryfire !!!

Duke
05-10-2004, 02:06
É um tema complicado de discutir... pq se nós pensarmos bem... se o Tibia fosse um jogo brasileiro em que os norte-americanos entrassem pra jogar tbém... todo mundo no jogo iria falar português... de repente vem um cara e começa a falar em inglês... é a mesma coisa que acontece... a gente tbém iria ficar irritado com um monte de estrangeiro falando numa lingua que nem todos dominam... mas a questão é só maneirar e fala em português qdo for certo...

Quanto a perguntar pra algum char se é BR... não tem nada de mais... mais com respeito... afinal o jogo é norte-americano.

Yanno_Yammel
05-10-2004, 05:15
Sinceramente...Vou tentar explicar em quesitos...
1-Sim, eu diria que 90% dos jogadores brasileiros de tibia tem entre 10 e 16 anos, sao do sexo masculino e devem ter algum problema mental grave para serem tao inconvenientes.
2-Youko, apesar do jogo ser criado por alemaes, eles pedem o uso do ingles por ser a "lingua universal". Devemos mostrar pelo menos um pouco de respeito e nao sair falando portugues com todo mundo, e ainda querer q todo mundo entenda. Mas em uma coisa vc tem razao, falar portugues nem eh o pior, e sim as noobadas q fazem.
3-SEMPRE, mas sempre mesmo que alguem te pergunta BR e vc diz Sim, essa pessoa vai pedir esmolas ou ajuda. Eh irritante, e muitas vezes fere meu patriotismo me obrigando a dizer "Nao" para o noob.

Tesdey
05-10-2004, 06:54
sempre quando um kra pergunta pra mim c sou BR eu falo q naum sou :happy:
a maioria dos BRs são tudos estupidos, grossos, deliquentes e n00bs
eu amo meu pais brazileiro....
mas em Tibia fica dificil de gostar dele :12:

Fenix
05-10-2004, 13:08
Eu num vejo nda d+ em dizer "br", naum. No default intaum... Se eu kero me comunicar com pessoas da minha própria nação usando maneiras de falar q SOH EXISTEM NA LÍNGUA PORTUGUESA eu vou falar, essa é a liberdade q o roleplay permite

concordo plenamente com vc, acho que o default é o canal que serve para facilitar a comunicação dos jogadores, e não para complicar, se tivesse que ser falado o inglês obrigatório.

Cross Bow Master
05-10-2004, 13:39
Hum , pior qndo o kra já vem falando em br.... tipo:

00:00 Cross Bow Master: Sell Dragon Shield!
00:00 mlk br: qnto q custa???
00:00: Cross Bow Master:What?

eu prefiro dizer q eu não sou br....

Freedom Hawk
05-10-2004, 13:58
Eu simplesmente não respondia nesse caso, quando me perguntavam em qualquer outro língua fora a inglesa.