View Full Version : Mundo do tibia em portugues!!!
arielmartins
27-11-2006, 13:17
Todos nois sabemos que a maioria esmagadora dos jogadores de tibia são brasileiros, e mesmo assim a cip nunca pensou em fazer 1 ( um unico e mizero mundinhu) em que as falas dos npcs e todas as coisas estivessem em portugues e nao em ingles! é muito dificil pra um brasileiro (mesmo que compreenda bem o ingles) entender todas as falas dos npcs e tbm torna se muito dificil a resolucao das quests para nois!
Por isso eu proponho que façamos um abaixo assinado, com a ajuda do tibiabr e tentemos consiguir a ajuda de alguns gms para pleitear isso junto a cip!!!
Quem aprovar a ideia e quiser melhora la deixa uma opiniao ou simplesmente o seu apoio!
só se for pra vc porquê pra mim tá bom eu entendo e eles me entendem:P .
se a Cip fazer um mundo soh em português, os pl, swe, etc... vão querer tb e vai virar um caos.
Sem chance sua idéia.
DanHibiki
27-11-2006, 13:22
Todos nois sabemos que a maioria esmagadora dos jogadores de tibia são brasileiros, e mesmo assim a cip nunca pensou em fazer 1 ( um unico e mizero mundinhu) em que as falas dos npcs e todas as coisas estivessem em portugues e nao em ingles! é muito dificil pra um brasileiro (mesmo que compreenda bem o ingles) entender todas as falas dos npcs e tbm torna se muito dificil a resolucao das quests para nois!
Por isso eu proponho que façamos um abaixo assinado, com a ajuda do tibiabr e tentemos consiguir a ajuda de alguns gms para pleitear isso junto a cip!!!
Quem aprovar a ideia e quiser melhora la deixa uma opiniao ou simplesmente o seu apoio!
HUAEHHEUHEHEAIHOEAHAEOHIEA
"OI
VENDER
MAÇA
SIM
TCHAU"
k..sonha meu filho
cip ta cagando e andando pra esses players q n sabe ingles.. e muito menos pra brs..
eles n iriam mudar a programaçao inteira do tibia pra portugues nem q tivesse 90% de players brs
Maldorca Saeli
27-11-2006, 13:22
Cara, não gostei.
Todos sabem com é Tenebra né?
Então, imagina um server assim só que 40 vezes pior :P.:) ;)
Anderslash
27-11-2006, 13:24
Tô fora, não concordo. Acho que Tibia é um jogo em que o principal atrativo é a possibilidade de vc interagir com jogadores de vááárias outras culturas, e o game sendo em português ia restringir muito esse recurso. Por isso que eles não fizeram o game em alemão (que é a lingua-materna deles). Inglês é muito mais acessível pra todo mundo.
Acho que vc deveria fazer um curso de inglês, ou então se esforçar um pouco pra aprender sozinho. Dá até pra aprender jogando Tibia! =)
Scorpion
27-11-2006, 13:25
A ideia é boa para quem é ruim de ingles, faria com que as pessoas parassem para ler as coisas que os NPCs falam, porque se uma pessoa não é boa de ingles ela nem le os livros e as historias.
Lembro até que quando falaram que ia sair 1 mundo brasileiro(Tenebra) eu pensei que ia estar tudo em portugues e quando entrei quebrei a cara :cool:
Anderslash
27-11-2006, 13:27
A ideia é boa para quem é ruim de ingles, faria com que as pessoas parassem para ler as coisas que os NPCs falam, porque se uma pessoa não é boa de ingles ela nem le os livros e as historias.
Lembro até que quando falaram que ia sair 1 mundo brasileiro(Tenebra) eu pensei que ia estar tudo em portugues e quando entrei quebrei a cara :cool:
Não sei pq vc se decepcionou. Tenebra era um servidor brasileiro, e não um servidor exclusivo para brasileiros. ;)
Sua idéia foi horrível, uma das piores que eu já ouvi, lol
"Oi
vendo elmo de metal
tchau"
QUE TOSCO!
valmir_pr
27-11-2006, 13:34
pah eh meio dificil..
mais eu axei boa a ideia!!!
ou entaum q os npc's entendendençem as linguas principais pelo menos!!
porra, tbm num goistei ... eh q nem c vc vosse pros estados unidos e naum soubece fala em ingles, vc acha q ia cria uma cidade em portugues ???
porra os kra ja sao alemao, ja acho q fizeram mtu em fazo o jogo em ingles...
e me diga, vc ja foi vende alguma coisa a um NPC e vc naum entendeu o preço q o NPC falo ?
e os player (nao BRs) naum iam dexa de fala ingles pq eh server eh BR ...
fala serio
é muito dificil pra um brasileiro (mesmo que compreenda bem o ingles) entender todas as falas dos npcs
Eu compreendo bem o ingles e entendo a maioria esmagadora das falas dos NPCs
Dá até pra aprender jogando Tibia! =)
:rolleyes: Conheço um exemplo... :rolleyes:
Tipo eu, o problema agora é que me bato com verbos...
Snoozleberg
27-11-2006, 14:18
Horrível
Inglês é a língua oficial, é a língua que todos devem saber e assim ta ótimo. Quanto aos que disseram que ficaria tosco, se você tivesse a língua inglesa como materna paterna fraterna você também acharia meio tosco... a diferença é que você não para para traduzir o nome do seu item, a tosquisse é a mesma no inglês então não faria bosta de diferença alguma.
Anakin Kenobi
27-11-2006, 14:19
Pra que?
Os brasileiros tem a mesma dificuldade no português também..
Exemplo:
Ola (Já dá merda merda que se escreve "Olá")
Vendu caussa de coro (Vixe)
Sim
Xau (Não sabe falar tchau)
Esse exemplo é pros brasileiros burros..
Mas e pros brasileiros inteligentes, Anakin?
Esses sabem falar inglês com o NPC!
Ash Katchup
27-11-2006, 14:54
cara, na boa
c axa q ia ficar bom um npc dizendo:
-oi
-ola Ash Katchup, que posso fazer por você?
-vender 10 capacetes de vikings
-você deseja vender 10 capacetes de vikings por 666 peças de ouro?
-sim
-obrigado, aqui está seu dinheiro.
ou gente dizendo
-kra, toma cuidado que o dragao te taca onde de fogo
-o0, mas vc ja viu o demonio do fogo? as bolas de fogo e explosoes dele sao fodas:eek:
-isso n eh nda, o problema eh quando aparece um esqueleto demonio, porr* ele suga a vida e tira muito...
na boa, ficaria HORRIVEL
B robe -> Roupao, ou capa azul, ou otra merd*
d-shield -> escudo do dragao
gs -> espada gigante
sd-> morte súbita
:eek:
pensa bem se vale a pena ouvir isso
pra min me doi os ouvidos soh em pensa "VENDO ROUPAO [FALE COMIGO RAPIDO]":eek:
Ash Katchup
27-11-2006, 14:56
cara, na boa
-oi
-sim
ou gente dizendo
-o0, mas vc ja viu o demonio do fogo? as bolas de fogo e explosoes dele sao fodas:eek:
-isso n eh nda, o problema eh quando aparece um esqueleto demonio, porr* ele suga a vida e tira muito...
na boa, ficaria HORRIVEL
gs -> espada gigante
sd-> morte súbita
pra quem acustumou a jogar RPGS em ingles, o portugues vem como injeção na testa: NEM DE GRAÇA!
EDITED:
malz por postar duas vezes, cliquei mas n funcionou, entao cliquei denovo =p
Guardian the return
27-11-2006, 15:02
Vale + a pena aprender na marra o ingles do que jogar em portugues.
Suteba Dark Hell
27-11-2006, 15:06
Há, ia ter gente vendendo loot todo errado auihIUHEIUheiuHIEH, pessoal num sabe escrever no bom português xD.
Oi!
Vendu massa (mace)
Npc diz: Hein?! Não estou comprando esta arma!
VENDU MASSA!!!!11!!!
Npc: O próximo, por favor.
Ia ser bom, muita gente ia ter que escrver sertinho HIUEHiuehiuehE.
Imagina no Canal de Trocas (Trade channel): Vendo mochila contendo runas de "Morte Súbita" xDDD
se a Cip fazer um mundo soh em português, os pl, swe, etc... vão querer tb e vai virar um caos.
Sem chance sua idéia.
faço minhas as palavras do spawnlp..
sem chances lek!
Davi Roldan
27-11-2006, 15:21
Todos "nois" sabemos que a maioria esmagadora dos jogadores de tibia são brasileiros, e mesmo assim a cip nunca pensou em fazer 1 ( um unico e mizero mundinhu) em que as falas dos npcs e todas as coisas estivessem em portugues e nao em ingles! é muito dificil pra um brasileiro (mesmo que compreenda bem o ingles) entender todas as falas dos npcs e tbm torna se muito dificil a resolucao das quests para nois!
* NOIS ? NOIS QUEM, EU NAO TO AI NO MEIO NÃO!
* CONSIGUIR? CONSEGUIR MEU FILHO... !!!
* PLEITEAR? ESSA FOI SEU PAI QUE TE CORRIGIU NÉ? FALA A VERDADE ! :10:
e sem contar os inúmeros erros de acentuação e pontuação, enfim, inglês é a lingua universal do momento sacou!? e como o tibia é MUNDIAL, é necessário falar em uma lingua que a grande maioria entenda, se você não entende deveria ser mais esforçado para conseguir entender. E aqui vai uma dica, para o mercado de trabalho atual é INDISPENSÁVEL o conhecimento intermediário de inglês, não sei se você quer ser lixeiro, mas aposto que ninguém aqui quer, então meu rapaz ESTUDE e não seja preguiçoso.
obrigado.
Ia ser bom, muita gente ia ter que escrver sertinho HIUEHiuehiuehE.
Desculpa, mas inclusive você né!?
obrigado²
Mendanha
27-11-2006, 15:26
Ah, eu prefiro do jeito que está. Se traduzissem o Tibia, algumas coisas ficariam muito estranhas.
Fora o detalhe que tem muita gente que assassina o Português, seria bizarro. ._.
Usar dicionário, tradutor ou fazer um curso (pra quem tem condições) não faz mal a ninguém. Dá pra aprender muitas coisas jogando Tibia. :]
bernardofcs
27-11-2006, 15:39
Foi com o tibia que aprendi boa parte do meu inglês :rolleyes:
Se não consegue se virar que tal fazer um curso?Ia ajudar...enquanto essa idéia não é muito boa...seria um tanto estranho!!!
cara, na boa
-oi
-sim
ou gente dizendo
na boa, ficaria HORRIVEL
gs -> espada gigante
sd-> morte súbita
Adaptar a tradução?
@topic..
jajaja uma lug ou ongame da vida traz o tibia pro Brasil... é só esperar.
Anderslash
27-11-2006, 15:53
jajaja uma lug ou ongame da vida traz o tibia pro Brasil... é só esperar.
Não mesmo, pode apostar. Vc não conhece os caras da CipSoft, por nada.
E outra, eles não poderiam trazer pra cá, pq os direitos da marca "Tibia" no Brasil são do TibiaBR. Teriam que entrar em contato com a gente pra negociar, coisa que não aconteceu e eu aposto que está longe de acontecer.
Marcos Paulo Aires
27-11-2006, 15:59
Kra q tópico Scroto eim
Vamo Fazer tópicos que valem apena...
Pra q isso ... O tibia Insina muito A lingua Inglesa pros BRs....
ja pensou vc no NPC...
Player: Olá
NPC: Olá caro jogador de tibia. O que voçê quer?
Player: Eu gostaria de comprar uma Calça trançada
NPC: Boa escolha guerreiro. Esta calça Custa 400Gps
Player: Urra... Ta muito caro.
NPC: São os Impostos de Tradução; Reclame com o Programador.
Player: V*NC, F*P, Que P**RA cara.
NPC: Voçê Insultou minha Honra, agora sofra as Consequências.
Player: You Lose 1 HitPOint By NPC.
You Are Dead.
Suteba Dark Hell
27-11-2006, 16:00
@Davi Roldan
HJEIUHAIUEHIuhe... DROGA!
Iscriví erradu xD
Acontece, acontece.
Viu, por isso que num ia dar para ter um servidor brasileiro. Nem eu saberia me virar lá (quem sou eu para falar de bom português).
ps.: Você também teve erros de acentuação e pontuação :~. Fora que para ser lixeiro precisa ter 2º Grau completinho ;D
zacaloco
27-11-2006, 16:18
imagina velho...ia da um puta dum trabalho pra eles...pq eles tem a database de tdos os servers iguais, qdo fazem update etc, ele só atualizam...imagina, se tivesse 1 em port, teria q se feito tdo um trabalho a parte...e ia fica ridiculo...agr vc vem me dize q eh dificil intende ingles??? afff...a lingua mais facil do mundo de se aprender...e se vc num sabe, é pq fugiu da escola...ainda se o ingles usado no tibia fosse foda, mas eh ingles basico...
angel of the nightmare
27-11-2006, 16:34
nossa, seria o kaos total... quanto mais pessoas que não falam inglês, maior o numero de noobs no mundo... (minha relação)
imagine agora um mundo onde ninguem fala inglês!!!
Paladino-Ryan
27-11-2006, 16:53
Imagina o trabalho que ia dar traduzir todas as falas dos NPC's e ainda deixar elas com sentido,nunca vai ter isso eu acho
Cara inglês é uma língua quase universal, eu entendo muito bem o tibia. Se tu não entende é porque tu não prestou atenção nas aulas de inglês que ensinam desde a primeira série do ensino fundamental...
aposto que de 100% dos brasileiros que jogam 70% no mínimo sabem ler inglês
Older Istari
27-11-2006, 17:21
Por mais que a idéia possa vir a ser boa, é impossível. Tem milhares de livros nas bibliotecas no continente que teriam que ser traduzidos, o que demoraria bastante. Mais algumas centenas de NPCs. Outras centenas de itens e quests. Todas as placas e magias. E para completar, traduzir todo o client, os botões e funções, e é claro, o site oficial com as regras e estatísticas.
É inviável ;D
rafaelpl26
27-11-2006, 17:27
pois eu gosto q o jogo seja em ingles
aprendi mto ingles jogando tibia
rox seria um mundo q os npcs falassem alemao XD
LuduinII
27-11-2006, 17:31
aprenda a falar ingles ou morra de fome
qalqer emprego exige o minimo de ingles.
can i have it sir? ;S
ate a cip faze isso kra..nossa vai demora mt viu
euaHEUhaehU
mas n eh pq brasileiros tem quantidade de players..
u problema eh u servidor i talz..manutenção..etc.etc.etc
Lynk Fawke
27-11-2006, 17:42
aeiuaeueahuaeh imagina só... ia ser mt bizarro
mestre do yellow
27-11-2006, 17:53
Seria bom se houvesse um servidor em japones, em arabe, chines.Isso porque pessoas com esses idiomas dificilmente dominam inglês, por suas palavras terem pouco(ou nenhuma) influencia saxonica.Mesmo o latin possui algumas palavras parecidas no ingles.Fora o fato de utilizarem alfabetos distintos.
Ja quem fala portugues, espanhol, frances ou mesmo alemão sabem algo em ingles(mesmo que pouco), dado a similariedade de algumas palavras e o mesmo alfabeto.
Então é isso.Economicamente falando, por servidores desses idiomas só faria a cip lucrar, pois incluiria mais nações jogadoras de tibia.Mas servidor em portugues, espanhol, afffffffff.Só iria ficar full e cheio de noobs. u_u
Alan figueiredo
27-11-2006, 18:10
tibia eh tudo escrito, imagina quanto tempo demoraria pra traduzir tudo pro portugues.
Mas se o tibia fosse em potugues, todos os brasileiros iriam jogar nele, e com ctz teria umas mil pessoas on line no server.
tibia eh para todos
jpacardosinho
27-11-2006, 18:41
eu nao acho tao dificil assim...
Davi Roldan
28-11-2006, 07:17
@Davi Roldan
HJEIUHAIUEHIuhe... DROGA!
Iscriví erradu xD
Acontece, acontece.
Viu, por isso que num ia dar para ter um servidor brasileiro. Nem eu saberia me virar lá (quem sou eu para falar de bom português).
ps.: Você também teve erros de acentuação e pontuação :~. Fora que para ser lixeiro precisa ter 2º Grau completinho ;D
Não vi erro algum.
eu te libero do seu erro rapaz, hahahahahaha....
falando nisso, eles fizeram isso para incentivar os estudos, já que os lixeiros de tempos atrás só precisavam estudar até a 4ª série( e tem alguns que ganham + de 2000 reais).
vai pensando vai.
Ryan Forgget
28-11-2006, 11:16
só se for pra vc porquê pra mim tá bom eu entendo e eles me entendem:P .
De pleno acordo. Nunca fiz nenhum curso de inglês mas falo muito bem a língua, nunca vi problema nisso.
Pra vocês que não satisfazem-se apenas com o inglês básico aprendido nas escolas, existem vários lugares em que você poderá matricular-se pra aperfeiçoar-se na linguagem.
[]'s
concordo a graça do tibia é poder jogar com pessoas de todo o moundo
Traduzir toda Data Base do tibia? lol? Demoraria uma cara pra isso, sem contar que todo mundo ia querer um server pra sua nação. Mano entra num cursinho de inglês "And you will understand all in mystic world of tibia" :)
Eu axu que seria legal se um player kuandu fizese a conta colocava la o pais dele ai kuandu um kra fala com ele vem trazudiu na lingua do pais dele(um br poem la o pais br ai um kra fala hi ai sai oi no pc dos brs por exemplo)i´deia loka plx =X
Eu axu que seria legal se um player kuandu fizese a conta colocava la o pais dele ai kuandu um kra fala com ele vem trazudiu na lingua do pais dele(um br poem la o pais br ai um kra fala hi ai sai oi no pc dos brs por exemplo)i´deia loka plx =X
precisa dar mais algum motivo para que n fassa isso??
...
Se essa idéia fosse adotada, Tibia teria que ser traduzido para várias línguas...
Eu já estou acostumado, e acho ótimo como está. Não faço questão disso, talvez atrapalhe mais do que ajude. Além disso, os "mundos traduzidos" vão permanecer lotados.
É cara desculpe-me mas vou concordar com muitos, e até como o próprio Anderslash disse, eles são alemães e fizeram o jogo em inglês porque é a língua mais falada no mundo, e imagina para eles decidirem isso porque para quem não sabe a língua alemã é a que tem mais países que a fala. Os alemães fizeram muitas colônias, principalmente na África, pode ver que quase toda África fala alemão, porém o inglês continua sendo a mais falada =Pp. Eu tenho uma idéia sobre o que brasileiros gostariam e que não afetará em nada, vou fazer um tópico xD!
Obs.: Pensem se eles fossem traduzir todos os livros xD! E também nem português eles devem saber falar!
...flws! ;*
Dookie Mestrebug
29-11-2006, 13:08
Nãos eria uma boa
imagina
"Oi
vender
espada
sim
tchau"
e alem do amis o ingles eh amis acessivel para todas as partes do mudnbo.por ser uma lingua universsal..
°°°Amigo das pessoas°°°
29-11-2006, 13:20
Idéia péssima, iria ser muito ridiculo ._.
E Tibia é bom que melhora seu inglês.. alias, antes de você começar a jogar você aceitou que deveria saber falar inglês para jogar, então nem reclame u.u
Rano Zomka
29-11-2006, 13:23
Acho que eles teriam que modificar basicamente tudo no jogo, para um servidor só, e se você pensar bem, viraria uma espécie de segregação racial, o que tira o atrativo do tibia que é interagir com todos.
KakoSapo
30-11-2006, 10:08
eu axu q eh num eh uma boa fala com os npc em portugues, mas que eles podiam fazer o um mundo Brazil, em ves de EUA e por caso do fuso horario, e pra ser mais facil falar com os amigos
Bom, é q eu tenhu um poko de dificuldade pra fala com gnt q fala mais coisas, alem do basico
o q vc axam dessa, aaa, eh claro, mundo pvp e non-pvp
nathanmanero
30-11-2006, 15:57
traduzir todo o tibia, isso só em sonho, no inicio parece facil(ja que não é você que vai fazer), mas duvido que você consigua traduzir e adaptar pelo menos metade do tibia sozinho
sem contar que é muito legal falar:
hi
sell chain armor
yes
bye
do que:
oi
vendo armadura de corrente(não tenha certeza se "chain" significa corrente)
sim
tchau
se isso acontecese eles teriam que traduzir o tibia para todas as linguas
além disso, alguém com condição para usar internet, não sabe o inglês basico é brincadeira
hii!!! esquese a tradução!!!! ia ficar muito ruim...
minha proposta é a sequinte: Por que ao inves de traduzir o jogo, mas sim criar um mundo(server) no brasil, como a cip tinha prometido uma vez a uns anos atraz, isso iria diminuir muito os lags, insentivaria os tibianos brasileiros, que são muitos, a jogar no server do brasil e assim teria mas brs que outras nacionalidas e assim ficaria mas facil trabalhar em equipe e superar as dificuldes de quem ñ sabe falar ingles...
oque vcs acham?
mestre do yellow
03-01-2007, 23:14
jouber, parabens por reviver o tópico. :P
@topic:pessima ideia.Seria bom se traduzise em lingua de alfabeto/fonte diferentes(ex:japones, chines, arabico, etc).Ja os países que usam o alfabeto comum(a, b, c, ...) em grande parte possuem pessoas que sabem ingles basico, o necessario pra jogar tibia.
MR.Coelho
04-01-2007, 07:10
pelo amor di Deus cara
essa ideia eh ridicula
ate parece
ai todos os jogadores dos outroa paises iriam querer tbm
c vc nao sabe falar ingles
fassa um curso
eu tbm nao sabia mais aprendi na escola e no tibia
Não não não, péssima idéia...inglês é muito melhor
um mundo só com brasileiros seria um caos :S
Tô fora, não concordo. Acho que Tibia é um jogo em que o principal atrativo é a possibilidade de vc interagir com jogadores de vááárias outras culturas, e o game sendo em português ia restringir muito esse recurso. Por isso que eles não fizeram o game em alemão (que é a lingua-materna deles). Inglês é muito mais acessível pra todo mundo.
Acho que vc deveria fazer um curso de inglês, ou então se esforçar um pouco pra aprender sozinho. Dá até pra aprender jogando Tibia! =)
concordo com o cara q me deu um alerta por flood, melhorei 350% em ingles depois q começei a jogar tibia :D
quanto ao topico, alguem jah jogou em tenebra??:rolleyes:
guizin_kina
06-01-2007, 15:40
uashasuh custa nada sonha ne cara.....mais isso com ctz eh impossivel us cara da cipdeve ate axa q us br falam brasileiro i nao portugues uahsduahduash
Seya The Knight
06-01-2007, 16:26
A cara, acho que nem rola mundo português...
STK
Sir Drayk Maximus
06-01-2007, 17:34
meu deus, tibia português ia ser uma bosta. imagina no trade aparecer assim.
vendo uma espada grande e uma espada luminosa.
kacilda, ia ser zuado demais.
o tibia inglês é bom assim, pois força as pessoas a pelo menos aprender um poko do inglês e jah treina a língua.
flwss
NOIS JA NUM SABEMO INGLES I TIRAM O NOSSO MUNDO AI LASCA
:) :) :) :)
Achei horrível sua ideia...eu sinceremente não tenho muitas dificuldades de entender os npcs....se vc tem...taca um hunted nele e ja era ! ioueAUIOehAUIOHeA
Imagina que escroto:
Oi
Vendo Capacete Real
Sim
Tchau
Sem conta que ta todo mundo acustumado a fala hi...sell royal helmet...yes..bye...
Lord Crollum
14-01-2007, 19:41
horrível...
pra começar a maioria eh d polones, depois br, depois americanos.
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.