PDA

View Full Version : [Artigo] Arquitetura tibiana em 10 atos.

Mathias
27-10-2006, 16:50
Olá gente,
Estou aqui para anunciar o meu mais novo trabalho de pesquisa, desta vez na area de arquitetura das cidades tibianas.

Mas como será?
Como o título diz, retratarei o estilo da arquitetura de cada cidade, sistema de esgotos, sisternas, enfim, toda a estrutura das cidades.

Porque em 10 atos?
Porque irei retratar cada aspecto interesante das 10 cidades, porém, não vou esquecer vilarejos como Fibula e Rookgaard entre outros.

Como vai funcionar?
Uma de cada vez, estarei tirando fotos com minha recém adquirida câmera medieval e dando a descrição, para que funciona, razões e hipóteses sobre o tema tratado.

Índice das cidades
Para free accounts:
-Venore; Clique aqui para visitar esta cidade (http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=126400)
-Thais;
-Ab'dendriel;
-Kazzordoon e
-Carlin. Clique aqui para visitar esta cidade (http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=126399)
Para premium accounts:
-Edron;
-Darashia;
-Ankrahmun;
-Port Hope e
-Liberty Bay.

Então é isso pessoal, continuem ligados para novas atualizações e cidades. Fiquem ligados na enquete feita no Tibia Geral para selecionar a próxima cidade.

Obrigado,
Mathias

Thanks to ImageShack for Free Image Hosting (http://imageshack.us)
Thanks to Tibia.pl (http://en.tibia.pl) for images of the Tibian Earth.

Algumas palavras sobre essa edição:

Bom gente, aqui estou outra vez para falar com vocês sobre essa edição, Thais. A pessoa que vê-se ao meu lado é Thorn Merces (http://www.tibia.com/community/?subtopic=character&name=Thorn+Merces), meu pai em Aldora e meu amigão na vida real. O char dele em aldora é Thorn Thala (http://www.tibia.com/community/?subtopic=character&name=Thorn+Thala), a quem agradeço a ajuda nas fotos.
Para Thais, tirei nada mais nada menos que 19 fotos. Deu um trabalhão, mas o resultado está ai. Aproveitem.

Thais
Onde tudo começou.

Visão resumida de Thais
Thais. Como explicar a magnitude desse nome? Talvez possamos começar por dizer que é a capital do maior império do Tibia? Podemos dizer que é o berço de nossos antepaçados também. Até dizer que é o berço da arquitetura moderna, ou das grandes idéias que vemos no tibia hoje em dia. Podemos apenas classificar como sendo apenas singular. Dentre as grandes coisas presentes nesta cidade, podemos destacar o tamanho. Tamanho sempre foi o forte desta cidade, porém, no quesito espaço físico, esta cidade está decaindo. Grande parte de suas construções não tem espaço para onde crescer, o que faz desta cidade, digamos, morta.

http://img158.imageshack.us/img158/3866/screenhunter001ik8.jpg
Visão aérea da Thais atual. Enorme.

O começo de tudo
O começo de Thais é incerto. Alguns antropólogos locais indicam que Thais foi o primeiro vilarejo de tibia que evoluiu. O local era como um ponto de encontro de todos os vilarejos existentes na época, que fez com que thais crescesse. Um dos pontos que ajudaram a cidade nesse sentido foi, sem dúvida, a ausência de grandes pragas, o clima ameno temperado e, principalmente o seu povo hospitaleiro.

http://img312.imageshack.us/img312/66/screenhunter016uq5.jpg
Um dos campos de trigo de Thais, muito fértil.

Falando em fertilidade, esse que é um dos grandes trunfos de thais sobre as demais regiões, o trigo é uma das grandes fontes de riquesa de Thais. Não se limitando ao trigo, os povos em thais se dedicavam também à coletade frutas nos aredores mas também a fabricação de carne seca e o curtimento do coro de lobo e urso, (animais com forte prescença perto de thais) para confecção de diversas roupas e acessórios, muito requisitados para caçadores inexperientes na época.

http://img239.imageshack.us/img239/4876/screenhunter017ul0.jpg
Os habitantes ainda se dedicam à fabricação de farinha em grandes moinhos, como na antigüida dedistante. Esta prática é ensinada aos jovens como manda a tradição. Os moinhos principais também são usados pelos menos favorecidos para obter o que comer.

Muitos criadores de ovelhas e porcos nômades, com o crescimento da cidade, se instalaram em Thais, criando um tipo de instalação tão inovadora quanto a própria cidade, como assim era chamada a partie de agora. As fazendas, como assim foram chamadas, criavam animais de pequeno porte até que atingissem a maturidade, então ocorria a reprodução e o pai ou mãe eram abatidos para o suprimento de carne na região. As fazendos hoje em dia, muito melhor organizadas e produtivas, reproduzem pomáres e outros ramos também.

http://img56.imageshack.us/img56/4388/screenhunter019ig0.jpg
Uma fazenda em Thais. Criação de porcos, ovelhas e pomar são os pontos fortes além de proverem emprego a muitos habitantes.

Um ponto que marcou de vez o crescimento definitivo da cidade, é uma coisa que passa desapercebida por nos atualmente. Tão importante quanto simples, a casa foi uma das invenções mais bem sucedida para as pessoas que moravam em barracos e outras moradias rudimentres até então. Além de bonitas, as casas serviram de grande escola. Tudo o que sabemos sobre arquitetura e engenharia no tibia hoje em dia se deve à essa simples invenção. No começo, muitas casas desmoronavam facilmente, mas com o aperfeiçoamento das técnicas, hoje as casas de thais são bonitas e, principalmente, rígidas.

pssssiuuu, gente, só mais um pouquinho! jajah estou de volta!

...

Paladino-Ryan
27-10-2006, 17:07
faz de ab'dendriel aquela arquitetura meio elfica rula :D

Abili
27-10-2006, 17:17
Boa idéia do tópico, mas você tem que atualizar logo...

Mathias
27-10-2006, 17:27
Primeira parte de venore pronta, agora vcs já tem uma idéia de como vai ser ^^

Imhotep Flamell
27-10-2006, 17:45
Muito interessante, resgata o role play :)
Contnue fazendo suas pesquisas, elas são interessantes!
Cya

Mathias
27-10-2006, 17:49
Conforme o tópico vai ganhando incentivos, vou liberando um pouco mais. Aí vai: A náutica.

Aproveitem.

kinasossegado
27-10-2006, 17:57
Mtu bom tópico auhsahsu ^^ gostei!!!
enqnt vc vai pondo as otras cidades eu edito :P

AndreFe
27-10-2006, 18:01
Nice Topic :)
Queremos ver o resto!

Mathias
27-10-2006, 18:08
Nova área liberada:
-Comércio

Em breve:
-Casas

E logo após:
-Considerações sobre a cidade

Leohant
27-10-2006, 18:12
Belo trabalho.
Se continuar com isso será um bom tópico. ^^
Ab'dendriel rulez. :D

Mathias
27-10-2006, 18:15
Nova área liberada:
-Apartamentos

Em breve:
-Casas individuais

E logo após:
-Considerações sobre a cidade

Kamus re
27-10-2006, 18:35
Muito bom mesmo.
Inclusive usarei algumas ínformações aí...
Continue, pois está bastante interessante.

Parabéns pela bela iniciativa.

··Hail the prince of Saiyans··

Meteorus
27-10-2006, 19:19
Ae homem paciencia,ficou mt bom o topico td bem organizado i tals se continuar assim tenho ctz que os proximos topicos ficarão ótimos

kibedoido
27-10-2006, 19:28
achei increvel sua ideia, bem interessante ^^.
e por favor faz Thais na proxima, cidade do coraçao ^^".

_palma
27-10-2006, 20:02
na minha opiniao o melhor topico das ultimas 5 ou 6 paginas
muito bom mesmo :D

Guedes
27-10-2006, 20:02
Mto boa sua ideia...espero pelas otras cidades:riso:

Gouge
27-10-2006, 20:08
O povo fala "Viva ao roleplay!", mas nem sabe o que é e, às vezes, nem pratica.

Tópico GENIAL.

Sero
27-10-2006, 20:47
Novamente tenho que dizer, gratz pelo topic, adoramos suas pesquisas!:P

É bom resgatar o roleplay:rolleyes:

Mathias
27-10-2006, 20:49
Obrigado pelo reconhecimento gente... Amanhã deverei postar a próxima cidade... Valeu mesmo gente :)

Nyltro Luminera
27-10-2006, 20:54
Nunca tinha pensando no que aquele outro barco poderia servir
Tirando Thais , então as outras cidades tem barcos feitos em venore?

NyltrO

Alexandre X's
27-10-2006, 21:06
Muito bom tópico!!!
Parabéns!!

Abs

Mathias
27-10-2006, 21:23
@Nyltro Luminera:
Você deve ter em mente de que os barcos tem alta rotatividade, o barco de thais trocou várias vezes (pode ser que não aparente, mas um barco eterno não é o que eu chamaria "real"), e como o único dick de construção presente no tibia é em venore, tenho uma tendencia de acreditar que eles vem de venore sim :)

InaaKun
27-10-2006, 22:35
É, Mathias... Seu tópico é BRILHANTE ^^

E já é a segunda vez que você vem com ótimos tópicos, sendo o primeiro aquele sobre a mana. Adoro a narrativa q vc adota pra ilustrar as idéias, e.. e.. e isso é mto lekaw x.x

Mais, mais, MAAAIS!!! :'O

Rafazords
27-10-2006, 22:48
Faz um bom tempo que não vejo um tópico tão útil e com informação tão leve por aqui (não aqueles tópicos longos, que apesar de serem úteis, são cansativos de ler).
Meus parabéns e continua ae que tá muito bom o tópico! \o\

Flw's

Mathias
27-10-2006, 22:54
É gente, valeu pelos elogios. Se continuar assim tenho certeza que teremos os 10 atos completos em pouco tempo, porém levem em conta o trabalho que dá para fazer as imagens e criar um texto que atraia o leitor (se é que me entendem).

Obrigado e fiquem atentos por atualizações.

Termometro Carlin: Fazendo fotos.

Zephirdd
27-10-2006, 22:57
omg :O

mt bem feito kra, gogo kazz XD soh quero ve vc tira SS q nem vc fez com Carlin e Venore ;p

mas kra, tah mt bem feito o.o'

AdorEi :D

CONTINUA!
CONTINUA!

lol...

Mestre Sagatiba
27-10-2006, 23:01
mto rox sua matéria
parabens

InaaKun
27-10-2006, 23:13
omg :O

mt bem feito kra, gogo kazz XD soh quero ve vc tira SS q nem vc fez com Carlin e Venore ;p

mas kra, tah mt bem feito o.o'

AdorEi :D

CONTINUA!
CONTINUA!

lol...

Kazz? Nossa, isso dá mto o que falar... Todos os tesouros escondidos, o grande forte e toda a história de dominação que os anões sofreram... hihi, me parece interessante. Quero é ver como ele vai arrumar tudinho num post

NineTails
27-10-2006, 23:17
Muito bom tópico, imaginação fertil a sua =p

Espero que as outras cidades (prox edit) fiquem tao boas quanto esse =)
Hail Paciencia =]~~!!

você deveria contar da estória dos NPCs.. EX: Strange Fellow, é 1 velho ilusionista que acabou decaindo devido a bebidas alcoolicas =p.. blá blá blá..

vlw ai! ^.^v

Digo'Roots
27-10-2006, 23:25
original e bem construído.
Gostei da idéia e acho que se você se aplicar e fizer da todas as cidades, vai interessar a muitos e consequentemente fará um tópico popular!

parabéns!

Mathias
28-10-2006, 00:15
Quero me fixar mais na arquitetura em carlin, pois acho muito bonita... sobre a história, vou fazer um breve resumo.

e a propósito: as imagens estão prontas, só falta o texto...

angel of the nightmare
28-10-2006, 08:40
é por isso que eu gosto de Carlin!
uma cidade livre do pode monarca do Rei!!!
ótimo topico!

Abili
28-10-2006, 10:52
Ficou bem legal a descrição de carlin e venore, parabéns =)

Maldorca Saeli
28-10-2006, 11:19
Grande trabalho. Próxima cidade é Thais, que tanto está sendo falada?:) ;)

rafaelpl26
28-10-2006, 11:20
topico bom, interessante

os comentarios nas fotos tao rox
mas esse é o melhorr: Um problema foi detectado no esgoto e uma agente da saúde foi verificar.

SHUahsauAHU XD

Mathias
28-10-2006, 12:43
Bom gente, não sei qual será a próxima cidade... queria dicas e motivos porque fazer, pq é muito vaga a escolha.. talvez uma premmy desta vez?

Krono
28-10-2006, 12:57
Bem,eu qria q vc falasse sobre kazz ou ank, mto intereçante as cidades...
Kazz tem mtos minas de pedras preciosas oq fas os anões deixar de lado a intelectualidade e só qrer fik rico :)

Mathias
28-10-2006, 13:17
Se alguém de pacera estiver interesado a ser meu assistente de fotografias, me mande uma mp :) agradeço desde ja.

Maldorca Saeli
28-10-2006, 13:21
Eu tenho um char em Pacera, posso ajudar.:) ;)

Mathias
28-10-2006, 14:33
Gente, mudei um pouco o tópico para melhor organização.
Obrigado e respondam à enquete :)

Zephirdd
28-10-2006, 21:04
vo posta pra ele fik lah em cima e td mundo ve :D

eh mt bommm!!!! =)

Mathias
29-10-2006, 10:43
Gente, estou tirando as fotos de thais neste exato momento.... Fiquem ligados o post sobre thais pode sair a qualquer momento

Desculpem pela demora tmb :p

Obrigado

Aragorn of Tenebra
29-10-2006, 11:25
Bom tópic. Qdo completado vai merecer ser fixado:riso:

_palma
29-10-2006, 11:42
Bom tópic. Qdo completado vai merecer ser fixado:riso:

acho q ngm falou isso pq parecia mto obvio de tao bom q eh o topic :D

Nati
29-10-2006, 12:05
que rox isso..quem não é premmiun pode ver como são as cidades p.a's ^^ xPP

Mathias
29-10-2006, 12:13
Pronto! Imagens prontas... Agora vou hostear, fazer meu strogo pq toh com fome e depois é só fazer o tópico!

KEEP TUNNED FOLKS!

Mathias~

PS: gostaam do meu novo avatar e assinatura?

Mathias
29-10-2006, 14:25
ATUALIZADO!

Thais

Kamus re
29-10-2006, 14:34
Podia ter muito mais coisa sobre Thais...
Tente botar mais aspectos da cidade, como o econômico, a relação com as outras cidades, seus governantes...

··Hail the prince of Saiyans··

Mathias
29-10-2006, 15:17
Veiu visita... E a propósito, thais não tá pronta ainda :p jaja eu completo :)

Rufus Scrigemour
29-10-2006, 15:38
Isso aew
Go Go Explorar ! :P

continua ai tamo aqui pra ajudar
flws !

resgate o role play !

Felipe Aileron
30-10-2006, 13:50
Kara topico muito bom parabens to esperando o resto :P

Maldorca Saeli
30-10-2006, 14:05
Thais tá ficando legal. Seu irmão aquele ali?:) ;)

LuduinII
30-10-2006, 14:25
caraio
role play interessante
isso que da vontade de jogar tibia de volta xD

Aoshi sharpmind
30-10-2006, 15:22
Isso sim é um tópico.

Parabéns cara deve ter dado muito trabalho ><.

Muito interessante como você conseguiu estabelecer uma conexão entre os fatores em volta da cidade com sua evolução.

Na parte de Criadores de Porcos e Ovelhas, parece que os porcos são nômades xD

Heenett
30-10-2006, 17:59
Eu comentei nos outros tópicos também, e tão todos ficando ótimos!

Mas aqui.. duas sugestões:

1- Complete a parte de Thais :P
2- Faça a parte de Thais separada, como as outras, pra ficar mais organizado.

Por enquanto é só! Dou o maior apoio cara! Até mais ae!
~Heenett

Amagaad
31-10-2006, 19:19
Eu só fiz esse post pro topico voltar pra 1ª pagina, grande topico

Heenett
02-11-2006, 15:21
Ae! Seu tópico virou uma matéria, parabéns!

Agora falta só terminar as cidades pra fechar com chave de ouro!:)

Até mais,
~Heenett

Liobonaz
03-11-2006, 00:02
Gostei bastante da matéria. É um pouco jornalístico, parecido com a rl. Mas eu gostaria de pedir para que mais pessoas se mudassem para venore, o comércio lá é baixo comparado a Carlin. É lógico, é bom ara pessoas ricas e de Level alto, pois das 4 pessoas que eu já vi vender Magic Plate Armor desde que jogo tibia 3 foi de lá, mas comparando a coisas para lvls baixos...

Iori Orochi
07-11-2006, 23:10
**le o tópico todo
**:eek:
cara, você abusou "Oo
fico EXCELENTE o tópico um dos mais interessantes q ja li aqui no tibiabr, mas me interessou especialmente por tratar-se da arquitetura
brigadão pelo topico
kiss~

Niclos
09-11-2006, 14:02
topico perfeito
o melhor que vi aq no forum
continua
kazz :rolleyes:

rafaelpl26
14-11-2006, 14:00
aff n vai mais fazer n?

Mathias
16-11-2006, 11:11
Gente, desculpa pela demora, mas estou tentando atualizar... é que agora estou fazendo muitas provas não tenho muito tempo para dedicar ao tibia :(

Cristofer Ferreira
20-11-2006, 18:51
puxa cara , vc é dez.
adoro todas as materias do tibiabr,
sao muito boas,

meus desjos:
ml 50
lvl 50
chegar ate ai em janeiro
vlw pessoal de amera!:)

Sirivoador
24-11-2006, 11:39
Porra logo se vê que você não entende nada de arquitetura, eu faço faculdade de arquitetura e acho que posso dizer isso... Deleta o tópico porque tá me dando até vergonha de ler, fora o português que você usou tá horrível tabmém... De fé, eu sei que a idéia foi boa mas o teu vício em Tibia tá ficando ridículo cara!

Falou ae!

Heenett
26-11-2006, 17:58
Porra logo se vê que você não entende nada de arquitetura, eu faço faculdade de arquitetura e acho que posso dizer isso... Deleta o tópico porque tá me dando até vergonha de ler, fora o português que você usou tá horrível tabmém... De fé, eu sei que a idéia foi boa mas o teu vício em Tibia tá ficando ridículo cara!

Falou ae!

An?

Cara, sinceramente, o português dele tá ótimo, e você deve ter percebido que o título "arquitetura" é artístico, não? Você tá exagerando muito...

Maldorca Saeli
27-11-2006, 15:40

Falou ae!
Cara, você pode não ter gostado do tópico, mas não tem direito de tratar alguém desse jeito.:) ;)

drachen
27-11-2006, 16:58

Falou ae!

HEHEHEHEEH

Aff, ta parecendo q vc em vez de fazer faculdade tem 13 anos e ta revoltado pq morreu :X
Noob entrando no forum so pode dar nisso xD

l-rueles
29-11-2006, 20:06
o carah em vez de fikah criticando devia da umas dicas pra mim se ta errado em vez de so criticah ajudah poh:P :10: :confused: :eek: :mad:

Sirivoador
02-12-2006, 12:04
Tá bom cara, devo admitir que eu exagerei um pouco, mas a questão é que no seu tópico você falou de tudo, menos da arquitetura. Você falou a história de cada cidade, a sistema de esgoto e distribução das obras, isso tudo faz parte da macro-arquitetura, conhecida como urbanismo, mas a arquitetura pura, o estilo de cada casa e loja você não falou.
Acho que nem que você quisesse você poderia, porque a arquitetura do Tibia realmente lembra muito pouco o que se espera de um mundo medieval, na idade média existiram basicamente dois estilos, o românico e o gótico e nenhum está bem representado no Tibia, o que dá pra dizer é que as construções em pedra pura, sem o uso do concreto que eram usadas ne europa medieval estão presentes, raras vezes você pode ver algum arco em alguma construção e as outras características brutais do gótico ou românico foram totalmente deixadas de lado.
Eu não posso culpar a Cipsoft por isso, os caras têm que fazer o que é mais funcional para o jogo, não iam conseguir fazer uma catedral gótica perfeita com os níveis gráficos de que dispõe.
Acho que vale a pena dizer um pouco sobre a criatividade dos caras na criação de algumas cidades exóticas, com Kazz e Ab', na qual a arquitetura foi usada para dar um contexto para a cidade e sobre o povo que nela vive, mas nada de muito foda.

Bom, tá aí o que eu acho sobre a arquitetura de Tibia, mais uma vez peço desculpas por ter exagerado no outro post, abraço a todos, vejo vcs no Tibia.

Sir Pudin
16-12-2006, 20:00
AWe lek, blz de topico sobre thais!
Resumido, mas foi direto ao ponto. GZ
Como disseram ai resgata um pouco do Role play ;)
No mais, tem um leve erro,....
"Alguns paleontólogos locais indicam que Thais foi o primeiro vilarejo de tibia que evoluiu,"
Nesta frase ao invez de paleontologos, seria melhor vc colocar "antropologos"
uma vez q este eh o proffisonal q trabalha na area. ;)
Vlw lek, parabens, boa iniciativa !
PS.: Tem um caras q são bem bobos msm... entram no topico e ficam com raiva pq n tiveram a boa ideia antes, ele pode ter tantas faculdades quanto kiser... mas n pdoe perder a humildade!

Menphisis
18-01-2007, 16:27
Gostei da análise ^^
Continue fazendo ae hehehehehe
Flwsss :P

Dard Drak
18-01-2007, 16:43
Acabei de ver a de minha cidade favorita, venore, que antes nem tinha reparado que existia algo dela..

Adorei XD.

...

Poderia eu colocar o link pra matéria dessa cidade no meu mtópico "Tutorial da Cidade de Venore"?¿

Com devidos créditos, claro...

Dard* :)

Joe Joe
29-01-2007, 19:16
Muito bom. Parabéns.

kibedoido
30-01-2007, 21:52
Fim de Topico \o_

xwclx
01-02-2007, 13:00
odeio o mapa da desert quest.....cai em um buraco so sai dele morrendo...

Yully
01-02-2007, 17:19
boaaa... beim organizadinhu...

parabens ae pelo topico

:silly:

Ikas~
01-02-2007, 18:18
Nice tópic, irá ajudar muita gente õ\

Ikas.

Rubysword
02-02-2007, 01:27
cade ab???
=(

lallau
06-02-2007, 14:12
eu axo q vcs deviam colocar no início para mais pessoas verem... na minha opinião as matérias ficam aonde geralmente as pessoas naum olham por isso nao da tanta "audiência" flws

eu leio tudo oq aparece aqui no tibiabr.com intao axo q vcs deviam colocar bem mais coisas :happy:

Mathias
15-02-2007, 20:00
Gente o fim de fevereiro está próximo e devido às várias msgs particulares pretendo continuar com a matéria ok? vlw.

Tafex
04-03-2007, 20:47
muito bom...
to lendo todos
:P

Luhh
06-03-2007, 14:34
http://r2.fodey.com/1b107a1a4b3f64b06a863c6da0b22b54f.1.gif (http://www.fodey.com/generators/animated/ninjatext.asp)

Arcaia Kykemnadil
31-03-2007, 14:45
Gostei do tópico parabéns é mto legal!!!
xD:riso: :yelrotflm

Hugo M
06-04-2007, 01:29
Gostei dessas entrevistas! faça agora de venore e principalmente..de AB Dendriel...:riso:

wh173 4n63l
10-04-2007, 15:24
Parabens

^^

ASuhasuhA

Thais imunda
^^

ASAUShiAUS

XD...

Ti Tiu
21-04-2007, 13:10
Conforme o tópico vai ganhando incentivos, vou liberando um pouco mais. Aí vai: A náutica.

Aproveitem.

CARAA ACABA LOGO o trabalho q eu MAL POSSO ESPERA PRA LE!!!MTO MASSAAAA

soul hunter
06-05-2007, 14:05
meu esse topico ta parado libera mais reportagem ai q ta mto loko seus topico

vlw

fuuuuuuuiiiiiiizzzzzzz

Morgoth Bauglir
07-07-2007, 15:41
gostei
gz

Breaker
13-07-2007, 21:46
Excelente! Quando terminar todas as cidades com certeza será um guia muito interessante. Gostei bastante pois nunca vi esse tipo de abordagem. :)

Ronaldo hoch
10-08-2007, 18:07
Ei, quando vc vai Atualizar esse tópico?

Drikus
10-12-2007, 16:22
faz 10 anos que lancou....ta abandonado

um super topico hiper maneiro desse

bora faze outras cidaedes!